quarta-feira, 28 de maio de 2014

“Melodia das Chuvas” no palco do Sesc Boulevard com Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band

“Melodia das Chuvas” no palco do Sesc Boulevard com Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band

Neste sábado, 31 de maio, Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band levam o concerto “Melodia das Chuvas” ao Sesc Boulevard. O show começa às 19h e a entrada é franca.

Apresentado pela primeira no Teatro Gasômetro  no último dia 16, o espetáculo “Melodia das Chuvas” da Zarabatana Jazz Band segue agora para o palco do Sesc Boulevard, num repertório prioritário de canções autorais de Ziza Padilha, interpretados por sua parceira Dayse Addario.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Tributo ao Barão Vermelho com banda Inside Acustic


Tributo ao Barão Vermelho em nova festa com banda Inside Acustic
 Por problemas técnicos o show em tributo ao Barão Vermelho foi transferido para a próxima sexta, dia 30 de maio, encerrando o mês com o melhor do rock Brasil no palco do Palafita, com a Festa da Música Brasileira. Começa às 22h e o ingresso é apenas R$10,00.

Eles têm 23 anos de carreira e 15 discos gravados. Algumas de suas canções se tornaram hinos que seguem eternizados geração após geração, como “Pro Dia Nascer Feliz” do primeiro álbum de 1981, ou “Por Você” de 1999.  São várias as músicas que encontram eco com o público, confirmando o sucesso da banda. “São muitos momentos importantes da banda, por isso resolvemos montar um show inédito, com músicas de todas as fases”, explica Júnior Venturieri, vocalista da Inside Acustic, que sobe ao palco do Palafita para homenagear a banda de Cazuza e Roberto Frejat.

O show “Tributo ao Barão Vermelho” é o primeiro montado pela Inside Acustic com direcionamento para apenas um artista. Tocando na noite de Belém há mais de um ano, a banda tem um repertório exclusivamente oitentista e desta vez focalizou diretamente na produção de uma banda consistente e grande representante do rock produzido no Brasil. “ O Barão é uma grande banda, todos os discos tem sucessos e músicas importantes, por isso resolvemos montar esse show com repertório apenas deles”, ressalta Venturieri.

Segundo o vocalista da Inside Acustic clássicas como “Maior Abandonado”, “Down em Mim”, “Declare Guerra”  e  “Cuidado” estão no line up. “O que nós queremos é colocar o máximo de músicas do Barão, passando por todas as fases, desde o Cazuza”, explica.  Formada por Júnior Venturieri no vocal, Arthur Cunha no baixo, Lentos Bacelar na guitarra e Ricardo Ramone na bateria a banda promete 2 horas de festa, entoando canções pra dançar e matar saudades. “Acho que Belém precisa de mais espaços para a música dos anos 80 e homenagens como essa são muito importantes pra isso”, afirma Júnior.

O show  “Tributo ao Barão Vermelho” integra o projeto “Festa da Música Brasileira”, coordenado pelo sambista Arthur Espíndola. A estreia do projeto foi em abril passado com homenagens a Benito De Paula e Chico Buarque. Segundo Arthur, a ideia é mostrar o máximo da musicalidade nacional, com o máximo de vertentes, fazendo do Palafita uma casa para a celebração da música do Brasil.

Serviço
Festa da Música Brasileira com Banda Inside Acustic em Tributo ao Barão Vermelho
Quando: sexta-feira, 30 de maio de 2014
Onde: Bar Palafita – Rua Siqueira Mendes, ao lado da Casa das 11 Janelas, na Cidade Velha
Quanto: R$10,00 (valor único)
Assessoria de imprensa: (91) 8889 3639
Informações para o público: (91) 8265 2393

Danielle Franco  - Jornalista DRT-Pa 1749

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Associação de Artistas do Pará


Informações: Cledyr Pinheiro 81812523​ 
http://migre.me/jhe8z

Janduari Simões fará palestra no Museu da UFPA



Fotógrafo é o artista convidado do 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

            O público terá a oportunidade de participar na terça-feira (27) de um bate-papo com Janduari Simões, no Museu da UFPA, lugar que abriga a exposição individual “Cidade Invisível”, que apresenta série inédita de restos da Fábrica Palmeira, em 1975, e a grafia de fachadas populares e apartamentos no centro da cidade. Janduari é o artista convidado da 5ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. O evento acontece às 19h e tem entrada franca.
            Ele nasceu em 1949, em Itabuna, no interior da Bahia, e chegou a Belém em 1975, querendo viver a vida. Naquela época tinha uma câmera Pentax SP a tiracolo, era fotógrafo autodidata e aprendia muito do que sabe hoje devorando livros e revistas de fotografia. Entre as muitas indas e vindas de sua trajetória, se fixou na cidade, trabalhou para o Museu Paraense Emílio Goeldi e viajou muito pela Amazônia, pelas capitais e pelos interiores.
            Seu trabalho autoral se desenvolve na área de pesquisa da cultura popular brasileira, as músicas, danças e atividades presentes nos múltiplos desdobramentos de nossa cultura. Ele constituiu um grande acervo de imagens sobre cultura e o homem da Amazônia, de onde se destacam as produzidas no estado do Pará, que chamaram a atenção de Mariano Klautau Filho, curador do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, e resultou em um convite para ter uma mostra individual nesta edição.
            O encontro, nas palavras do fotógrafo “será um relato de experiência, falando sobre o começo de trajetória em Belém, ilustrado com fotos e paginas das publicações nas quais foi veiculado meu trabalho jornalístico, sem muita teoria acadêmica”. 
            A exposição reúne 50 fotografias. Em uma parte um recorte pontual de sua sensibilidade sobre o espaço urbano e as mutações que ocorrem na arquitetura, com um olhar atento para a estrutura formal das moradias, e as semelhanças que anulam o limite entre centro e periferia; do outro lado, um trabalho muito significativo e tocante: o registro da destruição da quadra que abrigava a Fábrica Palmeira, no final dos anos 70. A destruição marca também o nascimento de uma das maiores cicatrizes urbanas que Belém já produziu e que hoje tem o nome de "Buraco da Palmeira".
            Segundo Mariano, “as pessoas preferem ver os desenhos, rótulos, marcas dos antigos catálogos da Palmeira como se fossem bibelôs românticos e com isso poderem suspirar exercitando seu gozo nostálgico, mas não querem enxergar que houve um massacre de uma quadra inteira e que isso está relacionado hoje com o poder das construtoras e incorporadoras que continuam destruindo a cidade diante de gestões e institutos de patrimônio subservientes. As fotografias de Janduari vão muito além disso, e recolocam nesse contexto a invisibilidade de uma cidade, uma cidade que a gente não quer ver ou não consegue mais ver”.
            Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.


SERVIÇO: 
Janduari Simões fará palestra no Museu da UFPA. Data: 27 de maio de 2014. Horário: 19h. Local: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher (esquina com Generalíssimo Deodoro). O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 83672468; premiodiario@gmail.com e http://www.diariocontemporaneo.com.br.


Fonte: Debb Cabral / Assessora de Comunicação / Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bate-papo sobre poesia é realizado no IAP

Ciclo de Conversas Poéticas do Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará

Programação integra o Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará e o primeiro da série de Ciclo de Conversas Poéticas realizado pela A Senda em parceria com o Instituto de Artes do Pará. Nesta quinta-feira, 22, às 19h, no Teatrinho do IAP.



Nesta quinta-feira, 22 de maio, o Instituto de Artes do Pará recebe o primeiro encontro do Ciclo de Conversas Poéticas do Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará. O bate-papo terá a presença dos poetas Dand M, Clei de Souza e Harley Dolzane, finalistas da edição 2013 do Prêmio, além de Pedro Vianna, coordenador do projeto e bolsista da edição 2014 do Edital Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Artes do Pará.
Com o formato de uma grande roda de conversa sobre poesia, os autores farão leituras de poemas e discutirão com o público questões acerca do fazer literário, enfatizando a poesia contemporânea.
Vencedor do concurso em 2013 com “Antmor o a morte de maio”, o poeta Dand M. é escritor, compositor e cantor; foi duas vezes vencedor do Prêmio “Max Martins” do Instituto de Artes do Pará, categoria dentro do Prêmio IAP de Artes Literárias. Clei de Souza, segundo colocado em 2013, é poeta há mais de 10 anos e já foi premiado com o “Inglês de Souza” da Universidade Federal do Pará, nas edições de 2010 e 2012. O terceiro colocado e integrante da mesa Harley Dolzane, advogado e mestrando em Teoria Literária pela UFPa. De acordo com Pedro Vianna, coordenador do Prêmio, a ideia é que Ciclos tenha uma continuidade, tendo o IAP como grande parceiro nesta realização.
O Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará 2014 é promovido pela A Senda Produções,e objetiva premiar livros inéditos na categoria “poesia”, escritos em língua portuguesa, por autores paraenses ou residentes no estado do Pará. O resultado do Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará 2014, será divulgado no próximo mês de junho.

Serviço
Ciclo de Conversas Poéticas com Dand M., Clei de Souza, Harley Dolzane e Pedro Vianna.
Quinta-feira, 22 de maio de 2014 – 19h
Teatrinho do IAP
Entrada franca

-- 

Equipe Ascom - IAP
Telefones: 4006-2918
E-mail:
 iapcomunicacao@gmail.com 
Site:
 
www.iap.pa.gov.br

Twitter: @iap_pa

sexta-feira, 16 de maio de 2014

FotoAtiva abre inscrições para os últimos cursos do semestre - fotografia, graffiti e viagem

Dando continuidade ao programa de cursos em fotografia, promovido pelo Núcleo de Formação e Experimentação, a Associação Fotoativa abre inscrições para Photograff, com Jeyson Martins, destinado a quem quer experimentar o encontro entre fotografia e graffiti, e Fotografia de Viagem, com Rafael Araújo, para quem deseja exercitar o olhar viajante entre técnica e prática. Os cursos começam no início de junho, e as vagas são limitadas.
Photograff, nas palavras de Jeyson Martins, propõe "repensar a fotografia a partir da estética da desordem estabelecida na atualidade pela arte urbana e pelo graffiti", tendo na fotografia "uma possibilidade de eternizar o instante preciso e delimitado", e no graffiti "a escrita perversa, registro fundamentalmente político e efêmero". Para ele, juntas, as duas linguagens podem estabelecer "um diálogo entre o efêmero e o eterno, entre luz e tinta”, tendo como eixo norteador da prática, seu caráter experimental onde a cidade se apresenta como um espaço livre para o fazer artístico. No curso, os dispositivos fotográficos são criados pelos participantes a partir do reaproveitamento de latas de spray descartadas por grafiteiros. Sua estrutura vertical possibilita a formação de imagens em formato alongado, o que remete ao processo de verticalização que as cidades vêm sofrendo. A cidade e todo seu caos imagético passam pelo pequeno buraco de agulha da câmera artesanal e um outro paradigma de visão urbana é proposto; a cidade é agora vista como uma grande galeria de possíveis imagens a céu aberto.

Já o curso de Fotografia de Viagem, com Rafael Araújo, tem por objetivo apresentar os conceitos fotográficos no contexto de viagem, desde seus preparativos iniciais, fornecendo informações necessárias à otimização de equipamento, dicas e recursos do fluxo de imagem na fotografia de campo, à reflexão sobre a relação existente entre o "fotógrafo", "o outro" e "o lugar" a fim de despertar o senso crítico acerca do lugar visitado, seus habitantes e o papel do fotógrafo viajante nesse contexto. Na prática, a ideia é que cada participante construa uma narrativa própria durante sua “viagem fotográfica” e atente para as possibilidades de difusão e compartilhamento do material produzido. Nesta edição, a intenção é viajar até o município de Curuçá, no Estado do Pará, onde os fotógrafos-viajantes serão recebido por moradores locais que devem apresentar as atividades comuns de sua cultura cotidiana.

Os dois cursos encerram o programa de formação da Fotoativa do primeiro semestre deste ano. O convite está aberto a públicos diversos, sendo este um dos maiores interesses de ambos os ministrantes, pois enriquece as propostas trazidas, além transformar o resultado inicialmente pensado. Para maiores informações sobre as oficinas, acesse o site fotoativa.org.br
A Fotoativa, instituição cultural que vem continuamente transformando o cenário da cidade, já está desenhando seu calendário de cursos para o segundo semestre e começa a se preparar para a celebração de seu 30º aniversário em agosto deste ano.
Photograff com Jeyson Martins
Período: 07 de junho a 05 de julho (terça, quinta e sábado)
Local: Fórum Landi
Carga Horária: 20h
Horários: terças e quintas das 19h às 22h / sábados das 9h às 12h
Público alvo: jovens e adultos (não requer conhecimento prévio em graffiti e/ou fotografia)
Investimento: R$ 200,00
Taxa de material: R$ 170,00
Fotografia de Viagem com Rafael Araújo
Período: de 11 a 24 junho (segunda à sexta)
Local: Fórum Landi
Carga Horária: 60h
Horário: das 19h às 22h
Público alvo: fotógrafos iniciantes
Investimento: R$550,00
Saídas fotográficas: 15 de junho - viagem a Curuçá por 1 dia (R$ 448); 20, 21 e 22 de junho (feriado), viagem a Curuçá por 3 dias (R$ 680,00)


*Com informações do Núcleo de Comunicação e Difusão da Associação Fotoativa

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O EGITO SOB O OLHAR DE NAPOLEÃO, NA COLEÇÃO ITAÚ CULTURAL

Clique para ampliar

Prefeitura de Belém, através de seu 
Museu de Arte de Belém- MABE/Fumbel , o Itaú Unibanco Holding S.A. 
e o Itaú Cultural ,convidam para a abertura, da exposição,
  
" O EGITO SOB O OLHAR DE NAPOLEÃONA COLEÇÃO ITAÚ CULTURAL"  
com a curadoria de Wagner Carvalheiro Porto.

dia 15 de maio às 19h , na Sala Theodoro Braga do MABE
  
A mostra reúne uma seleção de 13 volumes da monumental obra  "Description de I Egypte", pertencente ao acervo do Itaú  Unibanco. Fruto da expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito, a coleção contém trabalhos de estudiosos sobre a arqueologia, a topografia, a religião e a história natural daquele país. Também fazem parte dessa mostra 14 reproduções fotográficas realizadas com base nas matrizes de cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vem aí o CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte!


A arte mais uma vez será destaque no calendário do Rio de Janeiro - que tem setembro, mês da ArtRio e dezenas de exposições paralelas, como sua principal data. Acontece entre os dias 16 e 18 de maio, a primeira edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte, nos moldes de eventos que já são tradicionais em cidades como Paris, Nova York e Berlim.

Para saber mais clique AQUI

Edital Prêmio IAP de Artes Literárias 2014


Prêmio IAP de Artes Literárias encerra inscrições na próxima sexta-feira, dia 16.
Na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, encerram as inscrições para o Prêmio IAP de Artes Literárias 2014. Ao longo do mês de abril o Instituto de Artes do Pará recebeu várias obras de literatura das diversas categorias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 9h às 17h no IAP

2014 celebra a 13ª edição deste que é um dos mais importantes prêmios de literatura do país. Com oito categorias, o Prêmio IAP de Artes Literárias contempla os gêneros de dramaturgia, conto, romance, ensaio, poesia, literatura infantil , livro-reportagem e memorialística, tendo cada um o nome de um importante escritor paraense, respectivamente:  Prêmio Nazareno Tourinho, Prêmio Maria Lúcia Medeiros, Prêmio Haroldo Maranhão, Prêmio Vicente Salles, Prêmio Max Martins, Prêmio Heliana Barriga, Prêmio Euclides “Chembra” Bandeira, Prêmio José de Campos Ribeiro.

Em 12 anos de publicações, o Prêmio IAP de Artes Literárias já colocou a disposição do público obras de nomes como Daniel da Rocha Leite, Aílson Braga e Carlos Correia Santos, entre outros.

Premiado em 2012, o escritor Denis Bezerra, teve seu livro “Memórias Cênicas: poéticas teatrais da cidade de Belém”, selecionado na categoria memorialística, para ele “o prêmio IAP é uma oportunidade de divulgação do nosso trabalho, fazendo assim com que várias pessoas tenham acesso ao nosso título. O conteúdo é meu projeto de pesquisa de TCC, pude transformar em um livro e hoje em dia é tido como referência para estudos sobre teatro”, conta o escritor.

Outro trabalho que também importante é o de Raimundo Nonato, selecionado na categoria conto com o livro “Os estrangeiro e os outros andarilhos”. O autor destaca a “ visibilidade que o prêmio dá para novos escritores e a qualidade do material que é divulgado, que sem o apoio do IAP o escritor não conseguiria”, afirma.

Para as inscrições na edição 2014 do Prêmio, o escritor deve apresentar – no ato da inscrição –a obra em duas vias originais, encadernadas, com texto em língua portuguesa e legível, não contendo emendas, rasuras e ressalvas, e com todas as páginas numeradas. Além das cópias, devem ser apresentadas também: uma cópia da obra gravada em CD ou DVD e a ficha de inscrição. Os escritores selecionados este ano terão os livros publicados com a tiragem de 500 exemplares cada. O lançamento será feito na sede do IAP, em data a ser divulgada após o resultado da seleção.

O edital com todas as informações do Prêmio IAP de Artes Literárias está disponível no link: http://www.iap.pa.gov.br/editais/1106-edital-premio-iap-de-artes-literarias-2014.

Serviço:
13ª edição do Prêmio IAP de Artes Literárias.
Período de inscrição: de 1º de abril a 16 de maio de 2014, das 9h às 17h.
Inscrições gratuitas.

Equipe Ascom - IAP
Telefones: 4006-2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Site: www.iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa

Premiado longa uruguaio 'Tanta Água' estreia dia 14 de maio no Cine Líbero Luxardo


Sinopse: Nas férias de verão, Alberto planeja uma viagem com seus dois filhos, com os quais não convive desde que se separou da mãe deles. Mas, ao chegar no local escolhido, um parque termal, chove sem parar e eles têm de encontrar outras formas de diversão

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Típicos de humanos - Lúcia Gomes



Lúcia Gomes não descansa, e no transcorrer dos dias e noites sua percepção aguçada ultrapassa as paredes de pedra e carne para nos trazer, da profundeza dos afetos, proposições de simplicidade fervorosa e pujante. Sim, nada mais potente que a naturalidade de um dia qualquer, da vida, dos caminhos ordinários que nos levam ao trabalho, à escola, ao passeio.

E é nesse momento e nesse lugar, quando outros olhares querem algo para além das montanhas, que ela nos obriga a ver a vida e a beleza que se encerra em cada coração, em cada gesto e olhar, sem pressa, mas sem perder tempo, como nos sugere Saramago.
E assim é Típico de Humanos, uma performance que não fica em si mesma, que vai ao Homem e propõe a abdicação da zona de conforto, que convida à ação, sem ensaios ou roteiros, sem combinações. É estar lado a lado, é o toque leve, o sorriso como um presente; é o ser simplesmente, e viver em plenitude para o que se foi criado, para o amor e o amado.

Brasileira e amazônida, 47 anos, artista desde sempre, militante pela paz e pela igualdade, Lúcia Gomes é protagonista de sua própria vida, e vem imprimindo em sua trajetória aspectos singulares de proceder dentro do campo da arte, denunciando desmandos e dirigindo sua voz a todos sem distinção. Ela acredita na revolução da educação – por isso faz arte!

Desde os anos 1990 propõe reflexões por meio de desenhos, pinturas, objetos, esculturas, performances e instalações, participando de projetos e exposições no Brasil e no exterior mergulhando sempre nos aspectos políticos do viver e deixar viver, nos dizendo que o respeito e a valorização à vida e ao meio ambiente é o único caminho para a salvação. Vive e trabalha em Santo Gallo, na Suíça.

Maria Christina
Primavera de 2014
















terça-feira, 6 de maio de 2014

III SALÃO XUMUCUIS DE ARTE DIGITAL- MÍDIAS SELVAGENS


A Diretoria Executiva do Banco da Amazônia convida V.sa para a abertura da Exposição:
"III SALÃO XUMUCUIS DE ARTE DIGITAL- MÍDIAS SELVAGENS"

Coordenação Geral: Deyse Marinho
Curadoria: Ramiro Quaresma

Abertura: 08/05/2014
(quinta-feira, às 18h)

Visitação:
De 09 de maio a 13 de junho/2014.
(Segunda a Sexta das 10h às 17h)

Thaís Lima
Relações Públicas do Banco da Amazônia
Gerência de Imagem e Comunicação- Gicom
Coordenadoria de Patrocínios
(91) 4008-3193


'Las Acacias', de Pablo Giorgelli, segue em cartaz no Cine Líbero Luxardo


Las Acacias
Título original: Las Acacias | Direção: Pablo Giorgelli | Roteiro: Pablo Giorgelli, Salvador Roselli | Gênero: Drama | Ano: 2011 |  País:  Espanha , Argentina | Elenco: Germán de Silva, Hebe Duarte, Nayra Calle Mamani, Monica Coca, Lili Lopez | Fotografia: Diego Poleri | Produção: Alex Zito, Ariel Rotter, Pablo Giorgelli | Distribuidora: Vitrine Filmes | Cor: Colorido | Duração: 82 min. |  Classificação etária: 12 anos

Sinopse: Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Asunción, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, ele aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor.

Datas e horários das sessões:
De 07 a 10/05 (quarta a sábado) - 19h
11/05 (domingo) - 17h e 19h
Ingressos: R$ 8,00 (com meia entrada para estudantes) 


O Cine Líbero Luxardo dispõe de 86 lugares, com espaços para cadeirantes
Realização:
Governo do Estado do Pará | Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
_________________________________________________
Cine Líbero Luxardo
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves | Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém, Pará

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Café Fotográfico recebe ‘Navegante da Luz’ de Marisa Mokarzel e Miguel Chikaoka

Miguel Chikaoka
Embalado pelo recente lançamento do livro Navegante da Luz, escrito pela pesquisadora e curadora Marisa Mokarzel sobre o artista e educador Miguel Chikaoka, o Café Fotográfico deste mês recebe ambos para um bate-papo. Aromatizado pelo sabor do café, o encontro acontece no Cine Teatro do Centro Cultural Sesc Boulevard, na próxima terça-feira, 6 de maio, às 19h, e tem entrada franca. Na ocasião, teremos o relançamento do livro.
Lançado no início de abril na Kâmara Kó, galeria de arte especializada em fotografia, Navegante da Luz tem como foco a produção artística do Miguel Chikaoka e foi realizado a partir de textos já escritos sobre o artista e seu trabalho, levantamentos de notícias em periódicos, catálogos, acervos fotográficos, vídeos, entrevistas, tomando como base uma bibliografia que aborda questões culturais, de fotografia, de imagem e, em especial, de processo de percepção diferenciado, tão importante para o Miguel. O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013.
Marisa Mokarzel é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora e pesquisadora do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA e leciona História da Arte no curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem na mesma instituição. Também atua como curadora independente.
Miguel Chikaoka é paulista, vive e trabalha em Belém desde 1980, onde idealizou os projetos de criação da Associação Fotoativa e Agência Kamara Kó Fotografias. Suas obras transitam entre imagens, instalações e objetos de caráter conceitual, pautados na experiência de religação dos sentidos. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural - MINC por sua contribuição à fotografia brasileira. 
O Café Fotográfico, evento tradicional na cidade que já ocorre há seis anos ininterruptos, busca tornar acessível ao grande público pesquisas acadêmicas, experiências colaborativas, projetos de arte e educação ligados à linguagem fotográfica e audiovisual. Este ano acontece em uma parceria entre a Associação Fotoativa e o Centro Cultural Sesc Boulevard, que para esta edição se juntam à Kâmara Kó em sua realização.


Serviço
Café Fotográfico “Miguel Chikaoka, o navegante da luz”
Com Marisa Mokarzel e Miguel Chikaoka
Terça-feira6 de maio de 2014
Boulevard Castilho França, 522/523 – Campina
Belém, Pará – Brasil

Entrada Franca!

domingo, 4 de maio de 2014

Entrevista com Henry Burnett

Para adentrarmos o universo em que a música e o músico da campanha “Oswald Canibal” encontram-se inseridos, uma breve entrevista ao cantor Henry Burnett, concedida à Enderson Oliveira, do CLIC:




 01. Quais as motivações para a composição da música? De quem é?


- O “mote” da letra foi a leitura do livro “Um homem sem profissão”, primeiro e único volume da autobiografia de Oswald Andrade, que seria escrita em 5 volumes, mas interrompeu-se pela morte do autor. Benedito, ao escrever o livro “Oswald Canibal”, tornou-se um dos principais interpretes daquele que é conhecido pela criação, no Brasil, do movimento literário da Antropofagia. Daí a referência ao “canibalismo” na letra da canção e no título do livro de Benedito.



02. O cenário apresentado na canção pode ser atribuído tanto a Belém quanto SP. Acreditas que as cidades se assemelham em alguns pontos, especialmente nos problemas?
- Acho que o Brasil - principalmente suas capitais - estão cada vez mais parecidas; infelizmente elas se igualam pela destruição, e não pela incorporação de elementos positivos. Por tanto tempo invejamos São Paulo, agora somos uma miniatura de seu fracasso. O cenário pode ser atribuído às artes em qualquer lugar do Brasil. À banalidade e superficialidade da produção “artística” veiculada na mídia (bunda mole, acadêmica, escultural!) e passada ao público como verdade estética universal. Lembre o verso da canção, parafraseado de uma palestra de Oswald sobre artes, “Quem vê de perto não vê, mas a distância, o binóculo, cadê!?”. Além da ponte Belém-SP mais visível no Benedito interprete de Oswald, eis outro fato relevante, que não aparece na canção: Oswald era sobrinho do escritor de Óbidos, “famoso” em Belém, Inglês de Souza, autor das Contos Amazônicos, entre outras… 



03. Como será/ quem são os envolvidos no processo de gravação e produção da música?
- A canção será produzida pelo músico Fábio Cavalcante, que também dividirá comigo a produção do álbum que virá a reboque do videoclipe, e que se chamará Belém Incidental



04. A música fará parte do álbum Belém Incidental. Há previsão para gravação e lançamento do mesmo? O que torna Belém incidental?
- Acredito que o disco possa ser lançado até o final do ano ou início de 2015



05. Como observas a canção e a produção futura do videoclipe em relação ao atual cenário da música paraense e mesmo nacional?
- Não sei bem, talvez um desvio imperceptível no meio da marcha triunfal. Acho a letra da canção muito forte, muito afirmativa, apesar de trágica; a seu modo ela reflete sobre a ambição do modernista Oswald de Andrade e, subliminarmente, cita Benedito Nunes e seu diagnóstico recorrente sobre o esfacelamento de Belém. 

Fique atento às novidades da produção do videoclipe e contribua!

Filosofia e Poesia unidas em videoclipe paraense



Da poesia modernista de Oswald Andrade à filosofia contemporânea de Benedito Nunes, passando pelo interstício que une (pelo bem, pelo mal) São Paulo e Belém do Pará, a canção “Oswald Canibal”, resultado da parceria entre o poeta Paulo Vieira e o compositor Henry Burnett apresenta estes mencionados diálogos e terá seu videoclipe gravado em junho.

Segundo Henry, a canção fala da ambição do modernista Oswald e cita o recorrente diagnóstico de Benedito Nunes sobre o esfacelamento de Belém. Em meio a efervescência cultural contemporânea da cidade, a música chama a atenção para problemas que existem e persistem na capital do estado.

Para a produção do videoclipe, que foi idealizado pelo CLIC (https://www.facebook.com/curtaclic) e terá a produção da Fóton Filmes (https://www.facebook.com/fotonfilmes), está sendo realizada, até o fim de maio, uma campanha de financiamento coletivo no site Eu Patrocino (http://eupatrocino.com.br/videoclipe-oswald-canibal-de-henry-burnett). O vídeo será lançado em setembro deste ano e anuncia o álbum “Belém Incidental”, de Henry Burnett, a ser lançado no início de 2015.






Crítica social e estética

Segundo Paulo Vieira, o mote para a composição foi o livro “Um homem sem profissão”, primeiro e único volume da autobiografia de Oswald Andrade, que seria escrita em cinco volumes, mas interrompeu-se pela morte do autor. Mesmo incompleta, a obra foi base para Benedito Nunes, ao escrever o livro “Oswald Canibal”, tornar-se um dos principais intérpretes daquele que é uma das principais figuras do movimento literário da Antropofagia no Brasil. Daí a referência ao “canibalismo” na letra da canção e no título do livro de Benedito, apesar do filósofo não ter analisado a obra “Um homem sem profissão”, mas sim a poesia de Oswald e seu caráter antropofágico. “A música não se refere ao livro de Benedito diretamente, só o título é que foi tomado 'emprestado’”, afirma Henry.

Ainda de acordo com o cantor paraense, ao referir-se ao cenário apresentado na canção, “o Brasil – principalmente suas capitais – estão cada vez mais parecidas; infelizmente elas se igualam pela destruição, e não pela incorporação de elementos positivos. O cenário pode ser atribuído às artes em qualquer lugar do Brasil”, disse.

Colabore

Para colaborar com a produção do videoclipe, basta acessar o site Eu Patrocino e lá fazer sua doação. O investimento varia de R$20,00 a R$1.000,00 e as contrapartidas vão desde inclusão do nome nos créditos da obra, CDs, DVD e camisas até ingressos para lançamento do vídeo e visita ao set de filmagem.

Mais informações

Tumblr: http://oswaldcanibal.tumblr.com/
Facebook: http://goo.gl/7EwVBT
Link da campanha: http://eupatrocino.com.br/videoclipe-oswald-canibal-de-henry-burnett
Enderson Oliveira (CLIC): 8908-8827 | 9181-8929 | enderson.oliveira12@gmail.com
Victória Costa (Fóton Filmes): 9198-7676 | 8801-1901 | victoriaetcosta@gmail.com

sábado, 3 de maio de 2014

Diário Contemporâneo abre inscrições para oficina “Olhar de Brinquedo”

O programa de atividades do projeto educativo em espaços culturais vem sendo realizado durante as exposições do 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, desde o dia 22 de abril e seguirá assim até dia 22 de junho de 2014. Dentro desse programa, intitulado “Olhos de Assombro” é proposta a oficina “Olhar de Brinquedo” que tem como público-alvo professores e educadores de diferentes disciplinas que atuem na educação básica e entendam a imagem como meio de produção de conhecimentos. As inscrições são feitas até o dia 06 de maio através da ficha de inscrição disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br. O candidato interessado deverá informar qual turma deseja participar: Turma 1: 08 de maio, das 08 às 12h | Turma 2: 08 de maio, das 14 às 18h | Turma 3: 09 de maio, das 08h às 12h. A ação acontecerá no Museu da UFPA e as inscrições são gratuitas. Vagas limitadas.
A metodologia se desenvolverá a partir de um encontro com a apresentação do material educativo e artístico da 5ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia a fim de gerar conteúdo e/ou material a ser desdobrado em sala de aula que seja equilibrado ao que se propõem pelo projeto.
O workshop de Ana Mokarzel também teve como público-alvo professores e educadores. Foto: Irene Almeida
Dessa maneira. “Olhos de Assombro” surge com a intenção de olhar cada participante como experiência, afeto, caminho, sujeito. Para isso, foi planejado um percurso que se cruza ao da própria experiência fotográfica que precisa de diferentes tempos, como o de observação, envolvimento, click, expectativa, resultado, desdobramentos e de reinício infinito desse ciclo. Assim como o cruzamento com a fotografia enquanto objeto teórico, pois o Prêmio não está apenas preocupado em executar uma ação educativa sobre obras fotográficas, mas preocupado, inclusive, com as possíveis inferências provindas das experiências com o público e com as obras de forma única ou coadunadas entre as diferentes partes.
Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
SERVIÇO: Diário Contemporâneo abre inscrições para oficina “Olhar de Brinquedo”. Turma 1: 08 de maio, das 08 às 12h | Turma 2: 08 de maio, das 14 às 18h | Turma 3: 09 de maio, das 08h às 12h. Local: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher (esquina com Generalíssimo Deodoro). Inscrições gratuitas pelo site http://www.diariocontemporaneo.com.br. Vagas limitadas. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367-2468; premiodiario@gmail.com e http://www.diariocontemporaneo.com.br.

Fonte: Debb Cabral <https://www.facebook.com/pages/Pr%C3%AAmio-Di%C3%A1rio-Contempor%C3%A2neo-de-Fotografia/544457578898096?fref=ts>