O que é o NOVAS MEDIAS

Em atividade desde 2008, é um blog de artemídia[1]. Não possui rigor quanto a formatação de suas postagens, muitas de cunho artístico ou crítico, demonstrando liberdade criativa e editorial na divulgação e produção de conteúdo no blog. Como coletivo artístico já realizou exposições, intervenções urbanas e eventos multimídia.
Segundo os próprios criadores, a primeira definição do que seria o "Novas Medias!?":

O Novas Médias!? nasceu inicialmente para dar suporte ao trabalho de mesmo nome que foi exposto na Galeria Theodoro Braga em Belém, em 2008. A idéia era utilizar o blog para tratar de assuntos diversos ligados a divulgação de informações construídas, simulacros e apropriações.
Depois com o fim da exposição, resolvemos dar prosseguimento ao blog deflagrando nele informações sobre mídias novas, low tecnologia e arte contemporânea, sendo ele hoje nosso médium para divulgação de informação tendo em vista um caráter multidisciplinar.
Um espaço que não defende nenhuma bandeira(até então), talvez um espaço que represente uma bandeira deitada, horizontalizada e esticada por várias mãos. Podemos até tomar partido...por quanto tempo!? Quem sabe!? Somos um grupo a espera de novos integrantes. E por enquanto sem fins lucrativos.

Como canal cultural na internet e coletivo artístico, criado pelos artistas Bruno Cantuária e Ricardo Macêdo na cidade de Belém do Pará, sofreu alguns desdobramentos em seu percurso, estando em plena atividade divulgando, criando e informando sobre arte, cultura e assuntos diversos. Surgiu primeiramente como uma exposição artística e midiática em 2008, aprovado na pauta expositiva da Galeria Theodoro Braga, no Centur. Nesta exposição, envolveu a apresentação de bandas no espaço "Ensaio aberto", cedido pela loja Na Figueredo, e a priori uma exposição de capas de disco. O artista Erinaldo Cirino esteve ligado ao NOVAS MEDIAS durante o primeiro ano do coletivo e produzindo material plástico e gráfico para a exposição.

Antes da exposição, foi na "I Mostra Novos Contemporâneos", também na Galeria Theodoro Braga em 2008, que foi veiculado pela primeira vez o megafone que viria a ser a marca do NOVAS MEDIAS com o título de "Divulgação nº 3". Esta mostra de arte, idealizada pela própria galeria contou com a participação de vários artistas como Bruno Cantuária, Heraldo Cândido, Luciana Magno, Victor de La Rocque, entre outros.
O NOVAS MEDIAS além da exposição midiática inaugural em 2008, também teve outra edição da exposição na galeria de arte do Sesc Ananindeua em abril de 2009, e o Evento 2, também na Galeria Theodoro Braga em dezembro de 2012 com bazar de obras de arte e debates via web entre artistas das cidades de Belém e Belo Horizonte.






[1] ARTEMÍDIA: Forma aportuguesada do inglês "media arts", tem se generalizado nos últimos anos para designar formas de expressão artística que se apropriam de recursos tecnológicos das mídias e da indústria do entretenimento em geral..."(Machado, 2007. p.07)