segunda-feira, 5 de maio de 2014

Café Fotográfico recebe ‘Navegante da Luz’ de Marisa Mokarzel e Miguel Chikaoka

Miguel Chikaoka
Embalado pelo recente lançamento do livro Navegante da Luz, escrito pela pesquisadora e curadora Marisa Mokarzel sobre o artista e educador Miguel Chikaoka, o Café Fotográfico deste mês recebe ambos para um bate-papo. Aromatizado pelo sabor do café, o encontro acontece no Cine Teatro do Centro Cultural Sesc Boulevard, na próxima terça-feira, 6 de maio, às 19h, e tem entrada franca. Na ocasião, teremos o relançamento do livro.
Lançado no início de abril na Kâmara Kó, galeria de arte especializada em fotografia, Navegante da Luz tem como foco a produção artística do Miguel Chikaoka e foi realizado a partir de textos já escritos sobre o artista e seu trabalho, levantamentos de notícias em periódicos, catálogos, acervos fotográficos, vídeos, entrevistas, tomando como base uma bibliografia que aborda questões culturais, de fotografia, de imagem e, em especial, de processo de percepção diferenciado, tão importante para o Miguel. O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013.
Marisa Mokarzel é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora e pesquisadora do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA e leciona História da Arte no curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem na mesma instituição. Também atua como curadora independente.
Miguel Chikaoka é paulista, vive e trabalha em Belém desde 1980, onde idealizou os projetos de criação da Associação Fotoativa e Agência Kamara Kó Fotografias. Suas obras transitam entre imagens, instalações e objetos de caráter conceitual, pautados na experiência de religação dos sentidos. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural - MINC por sua contribuição à fotografia brasileira. 
O Café Fotográfico, evento tradicional na cidade que já ocorre há seis anos ininterruptos, busca tornar acessível ao grande público pesquisas acadêmicas, experiências colaborativas, projetos de arte e educação ligados à linguagem fotográfica e audiovisual. Este ano acontece em uma parceria entre a Associação Fotoativa e o Centro Cultural Sesc Boulevard, que para esta edição se juntam à Kâmara Kó em sua realização.


Serviço
Café Fotográfico “Miguel Chikaoka, o navegante da luz”
Com Marisa Mokarzel e Miguel Chikaoka
Terça-feira6 de maio de 2014
Boulevard Castilho França, 522/523 – Campina
Belém, Pará – Brasil

Entrada Franca!

Nenhum comentário: