sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Circuito Nazaré em todo canto - IAP


O Circuito Cultural Nazaré em Todo Canto, realizado pelo Governo do Estado do Pará, terá a participação do IAP, que terá uma extensa programação nas diversas linguagens artísticas. O Circuito será nos dias 4, 5, 6 e 7 de outubro e terá sessões de cinema com filmes selecionados pelo Núcleo de Produção Digital/Belém, Feira de Moda e Artesanato de artistas paraenses, poesias, apresentações musicais da Banda Sinfônica do Lauro Sodré e voz e violão com Salomão Habib, apresentações do Grupo de dança Clara Pinto e Cia. de dança Ana Unger e teatro com a Cia. Dos Notáveis Clows.

Confira a programação completa:

PERÍODO: 4, 5, 6 E 7 DE OUTUBRO
Local: IAP – Instituto de Artes do Pará
Horário: 14 às 21h

ENTRADA FRANCA.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Obscena



Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Davi Pantuzza, Erica Vilhena, Joyce Malta, Leandro Acácio, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano e Saulo Salomão, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra dos artistas plásticos Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Atualmente, o Obscena realiza seu projeto Corpos públicos, espaços privados: invasões no corpo da cidade em parceria com o CCUFMG, dentro do projeto Cena Aberta. Como parte da residência artística, mostras processuais de compartilhamento da pesquisa têm sido realizadas ao longo do ano. A próxima mostra está prevista para final de setembro. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 14 às 18 horas, na sala 03 do CCUFMG e, nesses dias, são realizados tanto experimentos práticos de invasão no corpo da cidade, quanto discussões teóricas e práticas corporais internas ao agrupamento.
A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.


Como o Obscena lida com a questão da localização de sua produção artística, no que diz respeito ao diálogo com a Performance, o Teatro, a Intervenção [Ocupação] Urbana e como estas fronteiras dialogam com a produção do grupo?
Acredito que fazemos e investimos numa prática cênica bricoladora com variadas formas de se fazer arte. Dialogamos com o teatro, a Performance, o vídeo, a literatura, a filosofia, a fotografia e a intervenção urbana. Uma produção híbrida, rizomática, fronteiriça, horizontalizada e muito pautada pelos interesses do agrupamento. Somos um agrupamento de pesquisa e a relação entre as inúmeras linguagens nos interessa muito.
Como se dá o processo criativo?
Por uma rede colaborativa na qual se cruzam desejos pessoais e acordos coletivos. Nos reunimos para leituras, discussões, práticas internas e ações e vivências na cidade. Também trocamos provocações em nosso blog, espaço no qual relatamos e refletimos sobre nossas pesquisas. Realizamos mostras de trabalho abertas ao público, convidamos pessoas para dialogarem com as pesquisas, enfim, o processo de criação está sempre em movimento e descoberta. Como numa rede, as pesquisas se interligam, se comunicam o tempo todo. Atualmente trabalhamos sobre a questão do espaço público, o poder, os corpos, e debaixo deste enorme guarda-chuva temático se abrigam diferentes abordagens de um mesmo assunto.
Como vocês enxergam dentro do agrupamento à relação Coletivo/Individual e a relação Cidade/Artistas?
Na questão coletivo/individual estamos sempre transitando entre esses dois pólos. Tentando achar um lugar de pesquisa e trabalho que se ligue nessas duas instâncias. Então é importante eu desejar algo individualmente e ainda assim levar isso para uma fricção com o coletivo. São acordos que fazemos quando decidimos investigar determinada temática. De alguma forma é o individual que alimenta o coletivo e vice-versa. Tem um diálogo aí também.
Já a questão do artista e sua relação com a cidade, acho que desejamos criar brechas nos espaços públicos. Tentar fazer da cidade nosso cenário expandido, criando ações e intervenções que provoquem as relações estabelecidas. A rua é um lugar de risco e me interessa muito atuar ali sem estar protegido pelo rótulo de artista. É uma invasão que busca ser “anti-espetacular”, e que pode tensionar as fronteiras entre realidade e ficção. Criando momentos de estranhamento, caos, e se possível, desordem.
Lembro-me que no ano passado propus ao agrupamento a prática de algumas ações que chamei de “exercícios de desorientação”. Experimentávamos por exemplo formar filas em lugares como uma faixa de pedestre, um poste, ou então filas para lugar nenhum. Enfim, filas em lugares os quais não se formam filas. Foi muito interessante ver a reação das pessoas. De alguma forma complicávamos a ação cotidiana das pessoas na cidade. O tecido urbano tem multiplicidades invisíveis, pessoas interessantes, lugares diferenciados, é um campo aberto, relacional, tenso e até mesmo poético. E na rua perdemos a autoria da obra, uma vez que o transeunte é convidado a atuar também. Na rua estamos em relação o tempo todo, nela uma ação artística se amplia, se transforma, ganha diferentes contornos..

(Belo Horizonte, Março de 2011).

Entrevista chupada do blog: http://www.obscenica.blogspot.com/

Exposição "Dentro da Mata" de Miguel Penha na Galeria Theodoro Braga - Centur

.
“Dentro da Mata”, exposição de pinturas do mato-grossense Miguel Penha na Galeria Theodoro Braga em parceria com o SESC-Pará
Aspectos da flora e da fauna do cerrado brasileirosão os assuntos apresentados pelo pintor Miguel Penha nas obras que integram aexposição “Dentro da Mata”, em cartaz na Galeria Theodoro Braga entre os dias04 e 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 9 às 19h, uma parceria entre oSESC-Pará e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
 
Marcadas pelo apuro técnico, pelo realismo e usosurpreendente das cores, as pinturas reunidas em “Dentro da Mata” se destacampela forma como natureza é retratada, em tons de imponência e a partir de umagama de cores deslumbrante. A exposição, que integra o projeto “SESC Amazôniadas Artes 2011 – Intercâmbio Cultural da Amazônia Legal”, já passou por cidadesbrasileiras como Manaus, Porto Velho, Teresina e Macapá, eaporta em Belém este mês para seguir a São Luiz em novembro.
Miguel Penha nasceu em Cuiabá (MT), em 1961, naregião do Sucuri. Autodidata, iniciou sua carreira artística influenciado pelosurrealismo de Salvador Dali, participando posteriormente do curso livre depintura na Escola de Belas Artes de Goiânia (GO). Desde 1981, o pintor vem realizandoexposições pelo país afora e no exterior.  Motivado pelas belezas da Amazônia e doCerrado, Miguel passou a viajar pelo centro oeste do Brasil visitando váriasnações indígenas: Bakairi, Xavantes, Kaiapó e Apurinã, onde estabeleceu contatocom a cultura local e obteve conhecimento mais apurado acerca das plantas decada região. É parte desse conhecimento, e da percepção delicada e atenta danatureza pelos olhos e pinceis de Miguel Penha, o que se poderá vislumbrar em “Dentroda Mata”.
A vernissage da exposição será dia 4 de outubro, terça-feira, com a realização de um bate-papo com Miguel Penha, às 19:30h, seguido de um coquetel de abertura.
Visitação de 05 a 28 de outubro, de segunda a sexta, das 09:00 as 19:00hs. Entrada franca!
A GaleriaTheodoro Braga está localizada na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves,Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo, em Belém. Contatos: (91) 3202 4313 | galeriatheodorobraga@gmail.com

Equipe GTB
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inscrições até hoje para a Mostra Círio de memórias

Memória do Círio é tema de Mostra Fotográfica no SESC Boulevard.

Foto: Miguel Chikaoka
O Centro Cultural SESC Boulevard inicia o período de recebimento das fotografias para integrar a segunda edição da Mostra “Meu Primeiro Círio”.
O interessado em participar com fotografias dentro da tema-título da mostra poderá se inscrever até o dia 20 de setembro.

Memória
Reunir, selecionar, organizar e compartilhar leituras a partir dessas lembranças/imagens é o objetivo da Mostra “Meu Primeiro Círio II” a ser inaugurada no mês de outubro pelo Centro Cultural SESC Boulevard. A participação nesse evento é aberta a qualquer pessoa, sejam fotógrafos amadores ou profissionais, pesquisadores e turistas, brasileiros ou estrangeiros.
A Mostra “Meu Primeiro Círio II” integra o projeto “Círio de Memórias”, que foi criado  com a finalidade de apresentar anualmente diferentes versões sobre a cultura do Círio, tratada por diferentes linguagens e disciplinas. O objetivo do projeto é propiciar a leitura crítica como forma de estimular a prática da preservação e valorização da memória como bem cultural de responsabilidade coletiva.
Foto: Fatinha Silva / Cirio de Memórias 2010
Primeiro Círio
Uma experiência inesquecível: essa é a sensação que fica na lembrança de quem vivencia a festa do Círio de Nazaré pela primeira vez. Além dos elementos da tradição religiosa, a festa do Círio reúne outros bens materiais e imateriais, compondo um autêntico retrato da cultura amazônica paraense. Por isso, todos que dela participam, sejam eles devotos, curiosos, estudiosos ou turistas, produzem, direta ou indiretamente, registros em imagens desses momentos que acabam guardados na intimidade dos álbuns de fotografias.

Mostra "Meu Primeiro Cirio", no Centro Cultural Sesc Boulevard, Belém, Outubro 2010

Como participar da seleção
Os interessados podem se inscrever com até 06 imagens representativas do tema, levando-as diretamente no SESC Boulevard ou enviá-las como arquivo anexo para sescboulevard@gmail.com. As imagens devem ser identificadas com o nome do autor ou do acervo (quando pertencentes a álbuns pessoais ou de família, cuja autoria seja desconhecida), bem como o local e ano do registro.
Os interessados em inscrever imagens de acervos que necessitem de auxílio para digitalização podem solicitar o apoio técnico de uma equipe do SESC Boulevard, constituída especialmente para esse fim, que fará o escaneamento. Para que isso se produza é necessário fazer um cadastro e agendamento prévio por telefone ou email e marcar dia e horário para visita. Uma cópia do arquivo digitalizado e tratado dessas imagens será disponibilizada para o seu proprietário.

SERVIÇO:
“Meu Primeiro Círio” – Mostra de Fotografias
Período de Inscrição: até 20 de setembro
Horário de atendimento: 10h às 19h, de terça à sabado
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Ou por email: sescboulevard@gmail.com
Mais informações:
(91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
(91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)
Email: fecomercio.sesc.senac@gmail.com ou sescboulevard@gmail.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

night flight

Vídeo composto com 600 fotografias tiradas pela Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) mostra como seria voar sobre a Terra.

As imagens foram feitas enquanto a ISS orbitava o planeta à noite. O passeio começa no Oceano Pacífico, passa pelas Américas até chegar próximo à Antártida, ao amanhecer.

kfgjldfbmdfkbvmdfkvmfkd


“Mas e aí, o Keith ainda tá numas de ayahuasca?” “Sim, mas até que ele tava bem da última vez que nos vimos.”

sábado, 17 de setembro de 2011

Site da artista Drika Chagas


Em breve faremos uma entrevista com a nossa querida amiga Drika Chagas.
Por enquanto, passeie no site que mostra um pouco de sua produção.

Colóquio Ver-o-Peso​: Arte e Patrimônio

O Colóquio é produto do Projeto VER-O-PESO: Tessituras de arte, imagens epatrimônio que tem apoio da UNAMA, financiamento da FIDESA e CNPq e envolvedocentes e discentes dos cursos de Artes Visuais e do  Mestrado emComunicação, Linguagens e Cultura. Integram o projeto os professoresJanice Lima, Jorge Eiró, Mariano Klautau Filho, Marisa Mokarzel e os bolsistasCarol Lisboa,  Heldilene Reale,  Marise Maués, Sérgio Bruno Leitee Shirley Penaforte. Tabém contribuiram com a pesquisa as professorasLarissa Latif, Ana Del Tabor e os ex-bolsistas Paola Maúés e Elias Santos.

Aintenção do Colóquio é justamente discutir arte, cultura e patrimônio sob aperspectiva do Ver-o-Peso, patrimônio cultural da cidade que desde o finaldos anos 1990 tornou-se um lugar no qual os artistas temrealizados importantes proposições artisticas. Para discutir as questõesrelativas a arte e cultura convidamos Ana Mae Barbosa que tem vários livrospublicados e é uma referência no campo da arte e educação, além de tersido diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, que possui um dos maioresacervos de arte conceitual do Brasil. Ana Mae, fará uma conferência na aberturado Colóquio, no dia 22 de setembro, às 19h no Museu de Arte Sacra. No diaseguinte, 23 de setembro, às 19h, na UNAMA da Alcindo Cacela haveráuma mesa-redonda mediada por Ana Del Tabor, com as palestrantes DoróteaLima, Superintendente do IPHAN no Pará e Rosangela Brito,artista, museóloga e professora da UFPA .

 
Colóquio Ver-o-Peso: Arte e Patrimônio
Programação:
 22/09 - Conferência de Abertura - Dra. Ana Mae Barbosa
Apresentação - Dra. Marisa Mokarzel
Horário: 19:00h
Local: Igreja de Santo Alexandre

23/09 - Mesa de Debate: Ver-o-Peso: Arte e Patrimônio
 M.Sc. Dorótea Lima e M.Sc. Rosangela Brito.
Mediação: M. Sc. Ana Del Tabor
Horário: 19:00h
Local: Auditório D-200 - UNAMA


Toda a programação é aberta ao público.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Domingo na TV




Apresentador - Vc troca uma intervenção artística novinha feita na rua por uma intervenção novinha feita dentro do Museu?
Participante na cabine- NNNNÃÃÃOOOO!!!
Apresentador - Vc troca uma intervenção artística novinha no Museu e com um prêmio aquisição por uma intervenção feita na rua??
Participante na cabine - NNNNÃÃÃOOOO!!!!
Apresentador - Vc troca o que eu penso sobre isso pelo que vc pensa sobre isso?
Participante na cabine - NNNNNNNÃÃÃOOOOO !!!!!

Projeto "Espaços Compartilhados" no IAP


IAP e Espaços Compartilhados

O Instituto de Artes do Pará lançou o projeto "Espaços Compartilhados" no mês de abril último, com o objetivo de fomentar o pensamento estético contemporâneo. O Instituto dará início ao projeto que, a cada mês, abordará um tema central sobre arte e temas correlatos por meio de diálogos entre artistas, especialistas em arte e o público interessado.

A primeira palestra terá como tema "Mercado Cultural", e será com Leonardo Brant no dia 20/09 às 19h.

Pesquisador cultural independente, editor do site Cultura e Mercado, o mais influente do setor cultural no Brasil, Brant é também idealizador e coordenador do programa Empreendedores Criativos, o primeiro reality show colaborativo do Brasil. Consultor estratégico especializado no desenvolvimento de negócios culturais sustentáveis, auxilia gestores públicos e privados de cultura a planejar e ativar  seus empreendimentos culturais.

Na área de Patrocínio Cultural atua no planejamento e desenvolvimento de ações culturais em ambiente empresarial. Entre as empresas já atendidas por Brant estão Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale e Vivo. Presidiu duas edições do Fórum de Cultura e Cidadania Corporativa, com presença de inúmeros empresários do setor e do ex-ministro Gilberto Gil. Com forte presença nas redes sociais e culturais, é um renomado consultor nas áreas de mídia e convergência, tendo atuado em inúmeras empresas digitais, como iG (Internet Group) e Starmedia, e mídias tradicionais, como Rede Bandeirantes, TV Cultura e ESPN, entre outras. Foi diretor da revista Imprensa.

Fundou e presidiu entre 2000 e 2003 o Instituto Pensarte, tendo desenvolvido um plano de articulação e fortalecimento do setor cultural no Brasil. Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity, entre 2002 e 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. Fundou o Instituto Diversidade Cultural (Divercult), com sede em Barcelona, na Espanha. Fundou o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura – CEMEC, que desenvolve pesquisas, programas de formação e rede de gestores culturais, onde coordena cursos de formação na área cultural.

Criou e coordenou o Projeto Asa, oficina de arte e tecnologia voltada para crianças e jovens de baixa renda que já atendeu mais de 5 mil crianças desde 2001, além de um Centro de Estudos especializado no assunto e a revista eletrônica ArteCidadania, publicada entre 2003 e 2006. No início dos anos 90 atuou como realizador audiovisual, roteirizando, produzindo e dirigindo para produtoras como Argumento e VTCine, além de dirigir a rede interna de TV na Procuradoria Geral do Estado de SP.

Desde 2006 vem produzindo inúmeros curta-metragens, webcasts, programas de webTV, um longa-metragem e um documentário, sempre sobre temas relacionados à pesquisa no campo cultural. "Os Quatro Elementos em Si ou o Guru Selvagem", estrelado por Jorge Mautner e dirigido por André Martinez, "Metii Enkare" e "Pequena Serenata Diurna", gravados no Quênia; e "Jardins de Clarice", inspirado na obra de Clarice Lispector, estão entre os ciberfilmes realizados por Leonardo Brant. É também diretor do documentário Ctrl-V, videopesquisa sobre as relações de poder da indústria audiovisual hegemônica, seus efeitos sobre as culturas locais e o fenômeno da convergência.

Informações:
Ascom IAP 91-40062918

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Encerramento da exposição Ciclos

A Galeria Theodoro Braga Gtb tem o prazer de convidar a todos para a programação de encerramento da exposição Ciclos, de Diogo Vianna. Palestra, exibição de filme de animação, projeto Atrito (com os artistas Netto Dugon, Ulisses Parente, Leo Chermont e Pedro Vianna), intervenção (com Drika Chagas), e passeio ciclístico pela cidade estão entre as atrações, que começam amanhã, 16 de setembro, às 15h, na galeria. A entrada é franca para toda a programação.
--
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Artistas selecionados no Arte Pará 2011

Conheça os artistas selecionados e premiados do maior salão de artes da região norte do Brasil – Arte Pará Ano 30.

Alberto Bitar (Pa) - PRÊMIO AQUISIÇÃO;
Anderson Pereira Silva dos Santos (Ba) - SEGUNDO GRANDE PRÊMIO;
André Luís Andrade Pinto (Rj);
Beanka Mariz (Rj);
Elvis Almeida Oliveira (Rj);
Elza Lima (Pa).
Fábio Barbosa de Oliveira (Rj);
Fabíola Scaranto (Sc);
Fernanco Cidade Broggiato (sp);
Fernanda Griolin (sp);
Fernanda Rappa (Sp);
Fernando Ancil de Souza Gaed (Mg);
Fernando Figueiroa/ Coletivo Cia de Foto (Sp);
Flavya Mutran (Rs);
Geraldo de Souza Dias Filho (Sp) - GRANDE PRÊMIO;
Gilvan Tavares de Oliveira (Pa);
Gisela Mota e Leandro Lima (Sp);
Gordana Manic (sp) - PRÊMIO AQUISIÇÃO;
Hernandes F. da Silva (Pa);
Hugo Houayek (Rj);
Ivan Delforno Grilo (Sp);
James Seiji Kudo (Sp);
Jardineiro André Feliciano (Sp);
Jocatos Torres da Silva (Pa);
José Luiz stefano Mianutti (Pr);
Karina Zen (Sc);
Keyla Sobral (Pa) - PRÊMIO AQUISIÇÃO;
Laércio Redondo (Rj);
Lívia Paola Gorresio (Sp);
Luciana Magno (Pa);
Paula Márcia Mendes de Podestá (Sp);
Paulo Cezanne Souza Cardoso de Morais (Go) - PRÊMIO AQUISIÇÃO;
Renato Bezerra de Mello Junior (Rj);
Rubens Ferreira do Espírito Santo (sp);
Silvan Kalin (Pe);
Val Sampaio (Pa);
Victor de La Rocque (Pa);

Parabéns a todos e que nos mostrem belíssimos trabalhos.

sábado, 10 de setembro de 2011

Entrevista com um marginal






Cada vez mais na cidade de Belém, assistimos com grande afã o aparecimento de artivistas, críticos e libertários que passam noites a fio, dedicando suas insônias a esse mundo tão carente de revolução, dormem nas praças, tentando se sentir um Oiticica bandido. Imaginam que a Arte poderia ser mais do que já é, se ela saísse da galeria e dos salões para, assim, se dedicar as dores do mundo, e a problemática do capitalismo que mesmo em colapso, ainda faz muitas vítimas nesse planeta.

Bom, conversamos com um desses artivistas e gravamos tudo em um MP4, chamaremos o entrevistado de VP, que fez questão de não se identificar, por receio de ser alvo de represália em meio a seu grupo.

NM – Oi, td bem?
VP – Oi, td bom.
NM – Diz aí, tô te vendo meio angustiado, meio amargurado, a que se deve isso?
VP – Olha, pra início de conversa, te digo que só tô aqui por que tô puto com umas estórias aí e não vou citar nome de ninguém e não adianta achar que só porque topei isso, deixei de acreditar em uma realidade menos mercadológica pra arte.
NM – Ok, sem problemas. Mas, diz pra gente, contra que tu te rebelas?
VP – Não me rebelo, apenas me uno a outras pessoas que também estão insatisfeitas como a forma como tudo está, no campo das artes e da política. Acredito que podemos fazer mais e não apenas nos vender para uma elitizinha que patrocina salões e oferece chazinho pra artistas.
NM – Hum, sei. Quantos anos você tem?
VP – 25 anos.
NM – E em que momento teve contato com esse tipo de idéia, quando te veio em mente que tu podes fazer a diferença?
VP – Teve uma época que eu expunha meus trabalhos em galerias...
NM – Ah, olha, que interessante.
VP – Daí eu vi que alguma coisa estava errada, eu não estava feliz.
NM – Ah, é? Sabemos que você participou de vários salões de arte, mas, não conseguiu entrar no ARTE PARÁ.
VP – Pôrra nenhuma!! Eu quis sair desse sistema por livre vontade, quis sentir o cheiro das ruas, lembrar da Falange, da Gang do Subúrbio: um abraço Pif!! Abraço Plebe!!! Sentir o cheiro decrépito dos esgotos e o cheiro do ralo.
NM – Um lance assim meio Bob Cuspe?
VP – Quem é Bob Cuspe?
NM – Bom, deixa pra lá. Então, tens um forte vinculo com o underground? Não achas que ele está hoje mais pra udigrudi?
VP – Mas, é essa a questão. Tudo virou mercadoria, inclusive eu e você, tudo se compra , é uma merda.
NM- Hum, mas, vendes um ideal e esperas que o outro o compre, isso não é meio alienante também?
VP – Claro que não! Se é para o bem dele, se é para retirá-lo da alienação.
NM – Você é meio radical, deve ser difícil andar do lado de gente que não pensa como você, não? Tipo, você é daqueles que não adicionam “artistas de galeria” no Facebook?
VP – Olha, tenho umas amigas que são assim, elas tem preconceito mesmo, fodam-se os artistas de galeria.
NM – Preconceito não escolhe ideais né?
VP – Pode ser.
NM – Não soa meio contraditório lutares pela liberdade e conscientização dos outros e não dar direito de liberdade de escolha a algumas pessoas?
VP – Sabe, tenho alguns amigos que tem problemas em casa, com a família, problemas monetários e de saúde, e descontam em algum Judas. Nesse caso, acho que o Judas são alguns artistas daqui.
NM – Olha que interessante.
VP – É, isso que me deixou puto, por que eu estava saindo com uma gata, que é do circuito de artes e aí os caras começaram a me zoar por que estava indo com ela nas vernissages direto.
NM – Amor bandido.
VP – (risos), não, eu sou o bandido.
NM – Ah é ! (risos)
VP – A questão é que to meio em crise.
NM – Bom, nesse caso, você deve ser alguém independente e autônomo. Admiramos a autonomia.
VP – Sim, eu trabalho duro, mas, moro com minha avó.
NM – Hum, parece ser algo muito típico. Não são poucos os que mandam a polícia se foder e em seguida ligam pra casa pra mãe ou o pai pagar a fiança.
VP – Mas, eu não sou desse tipo, sou um cara consciente. Só me apaixonei pela mulher errada.
NM – Ok, boa sorte, e valeu pela conversa.

fjgkjfdnbkdfmb,cv b,dxn




E aí, Rick Kravitz-Navarro! Que que tá pegando? Espero que você não se envolva num acidente de carro hoje à noite!

Retrô

E se a publicidade se valesse de pôsteres retrôs para vender produtos como MacBook, Nitendo Wii e Guitar Hero? A ideia de aliar a propaganda oldscholl à vanguarda tecnológica foi do site Worth 1000, famoso por realizar concursos para designers.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bate-papo com os jurados do Arte Pará 2011, dia 10/09

Aos artistas interessados em saber mais detalhes do processo de seleção do Salão Arte Pará poderão comparecer nesse sábado (10/09/2011) a partir das 19h30 no auditório da TV Liberal para um bate-papo com os jurados Paulo Hekenhoff, curador e crítico de arte, Éder Chiodetto, jornalista e curador, Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo e Curador Geral do Arte Pará 2011, Marcelo Silveira, artista plástico e Lilia Chaves, poetiza e professora de literatura.

SERVIÇO
Bate-papo com os jurados do Arte Pará 2011
Dia: 10/09/2011
Hora: 19h30
Local: Auditório da TV Liberal (Av. Nazaré, 350, Nazaré | Belém-PA)

Abertura da Exposição Microorganismos, de João Atanásio, dia 10/09






A Elf Galeria abre nesse sábado (10/09/2011) a exposição Microorganismos de João Atanásio, que desenvolve um trabalho experimental e investigativo com a gravura. Sendo essa a produção mais recente do artista, detalhando um processo de criação em que materiais alternativos são incorporados às técnicas tradicionais da gravura em metal.

Aos apaixonados por gravura, não podem perder também a oportunidade de conversar com o artista ainda na sexta (09/09/2011) a partir das 18h sobre o seu processo de produção e experiência acumulada ao longo de anos entre a academia e a poética.

SERVIÇO:
Encontro com o artista João Atanásio
Dia: 09/09/2011
Hora: 18h
Local: Elf Galeria (Passagem Bolonha, 60. Nazaré | Belém - Pará)

Abertura da Exposição Microorganismos, de João Atanásio
Dia: 10/09/2011
Hora: 11h
Local: Elf Galeria (Passagem Bolonha, 60. Nazaré | Belém - Pará)
Mais informações:
Tel: +55 (91) 3224-0854

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Palais de Tókio


En 2011, le Palais de Tokyo rénove ses espaces en vue d’une réouverture générale au printemps 2012. Toute contrainte étant source de création, le Palais de Tokyo innove et invite les artistes à investir de nouveaux espaces et interstices du bâtiment. Son programme se fonde notamment sur l’histoire d’une salle appelée à se transformer au gré des interventions artistiques.


Le programme des Modules Fondation Pierre Bergé - Yves Saint Laurent, qui a permis la découverte de plus de 150 artistes, bénéficiera en outre d’une visibilité accrue. En 2011 pendant les travaux, les expositions du Palais sont ouvertes de midi à 21h00.

The Palais de Tokyo is undergoing in 2011 a partial remodeling of its exhibition spaces and will reopen in its entirety in spring 2012. These constraints birth new creativity and the Palais de Tokyo improvises and invites artists to develop the building’s new and intervening spaces. The program is built around the progress of one room, which is constantly being transformed through each artist’s intervention. In addition, the program for the Modules Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, which has brought to light more than a hundred new artists, will also benefit from heightened visibility. In 2011, during the renovation, the exhibitions continue and are open from noon to 9 pm.


Curso

Cultura Contemporânea: uma introdução


A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, abre inscrições para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Literatura, com o Professor Alfredo Cordiviola da Universidade Federal de Pernambuco. O módulo a ser realizado em Bélem/PA: 27 a 30 de Setembro, faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura e tem por objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens. Composto por cinco módulos: literatura, cinema, dança, artes plásticas e música, a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

Literatura:


A proposta desse curso é apresentar e mapear, a partir de um olhar necessariamente interdisciplinar, as tradições, as práticas e os mais recentes desdobramentos presentes na literatura contemporânea. Tomando como foco principal da análise a produção literária brasileira e latino-americana, o curso pretende abordar as principais tendências e autores que tem caracterizado essa produção ao longo dos últimos trinta anos.

INFORMAÇÕES:



Realização: Fundação Joaquim Nabuco
Apoio: IAP (91) 4006-290
Local: Teatrinho do IAP
Data: 27/09/2011
Horário: 18h às 22h

Salão Xumucuís de Arte Digital abre inscrição para três workshops

Salão Xumucuís de Arte Digital abre inscrição paratrês workshops

Com visitação até o próximo dia 18 de setembro, noMuseu Casa das Onze Janelas, o 1º Salão Xumucuís de Arte Digital está com asinscrições abertas para os workshops oferecidos gratuitamente ao público peloprojeto, que ganhou patrocínio do Instituto Oi, por meio da Lei Semear doGoverno do Estado.

O primeiro workshop acontece nos dias 13 e 15 desetembro. “Audiovisual em Mídias Digitais” seráministrado por Homero Flávio Fortunato, roteirista e diretor de cinema,especialista em trabalhos de mídia digital.

Nos dias 14 e 16 de setembro acontecerão mais doisworkshops. Pela manhã, das 09h às 12h, o artista plástico Ruma Albuquerqueministra “Gravura digital” e à tarde, das 16h às 19h, é a vez de ValérioSilveira que irá ministrar o workshop “Fotografia e a Pintura Digital”.

I Salão Xumucuís de Arte Digital – Workshops
Inscrições e informações em xumucuis@gmail.com
Local: Museu Casa das Onze Janelas

Workshops – 09 às 12h
14 e 16/09 – “Gravura digital” com Ruma Albuquerque
Carga horária 6h

Formado em Arquitetura pela UFPA, pós-graduado em Marketing pela FGV/Ideal, Belém-PA. Cursou a Escola de Artes Visuais no Parque Lage, Rio de Janeiro-RJ. Participa, desde 1979, de Salões e coletivas no Brasil (PA/RJ/SP/MG/AM/BA) e exterior (Portugal e Alemanha), incluindo o Projeto Macunaíma FUNARTE/RJ e Evidências, na Kunsthaus, Wiesbaden-Alemanha.

Prêmios de aquisição  no XII e no XXV Salão Arte Pará (1993 e 2006) e no V Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Belém-PA (1999) e Grande Prêmio no X Salão UNAMA de Pequenos Formatos (2004). Participou como convidado no XXVII Salão Arte Pará (2008). Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, Instituto de Artes do Pará (2010).
Possui obras em acervos no Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A principal vertente de sua obra é a pintura, com incursões no objeto, desenho e gravura digital. Também é ilustrador.

Workshops – 16 às 19h
14 e 16/ 09 – “Fotografia e a Pintura Digital” com Valério Silveira
Carga horária 6h

Formado em Artes com Habilitação em Desenho. Durante o período de 1990 a 2002, fez uma série de exposições individuais e coletivas, mas com as técnicas desenho e pintura.  De 2005 pra cá, utiliza a fotografia e seus desdobramentos tecnológicos, sempre de algum modo fazendo uso da manipulação digital. Faz parte do grupo de instrutores da Fotoativa e curso mestrado no ICED/UFPA, tendo como objeto de pesquisa a fotografia de infância da primeira metade do século XX em Belém do Pará.

Workshops – 16 às 19h
13 e 15/ 09 –  “Audiovisual em Mídias Digitais” com Homero Fortunato
Carga horária 6h

Homero Flávio, roteirista e diretor de cinema, é especialista em trabalhos de mídia digital. Em 2002 sagrou-se vencedor do 1º FESTIVAL FILMES DO MINUTO.1 (júri popular e oficial) com o curta “O Xis”. No ano seguinte realizou outros trabalhos: “Bala Perdida” e “A Primeira Idéia”, este premiado em terceiro lugar, concorrendo com outros 103 filmes no Festival UM AMAZONAS. Seus trabalhos, assim como outros curtas realizados no Amazonas, participaram de mostras em alguns festivais, como o FestCine Belém, 14º Cine Ceará, mostras internacionais em universidades do EUA, Canadá e no Festival de Cannes em 2005, onde teve três de seus filmes selecionados, em 2008 sagra-se vencedor com “Raiz dos Males” no 5 FestCine Belém, em junho de 2009 o mesmo trabalho ganha 5 prêmios no 32 Cine Guarnicê nas categorias, melhor roteiro, direção, ficção, ator e melhor vídeo nacional. Como diretor documentarista, produziu trabalhos de extrema relevância social, como os projetos “Sob as Águas”, “O Saber que a Gente Sabe” e “Direito Sóciobiodiversidade e Soberania na Amazônia”, ambos realizados para a Universidade do Estado do Amazonas, e também o documentário “Justiça nos Reinos das Águas”, produzido para o Tribunal de Justiça do Amazonas. Coordenador das mostras “Um Fora da Lei”, realizado em Manaus nos anos 2004, 2005 e 2006 e da 1ª e 2ª edição da mostra “Curta Beira Rio”, que aconteceu em espaço aberto ao público, no Anfiteatro da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci na cidade Belém , nos anos de 2006 e 2007, contando com o apoio de entidades públicas e privadas e com sucesso de platéia. Hoje é o atual Diretor da ABDeC - PA (Associação Brasileira de Documentarista e Curtametragista - Seção PA).

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Vem brincar com a gente... Danny!"






Meninas vestidas de domingo, série: O homem e a terra - Lalo de almeida

O iluminado - Stanley Kubrick, 1980.

CINEMA: "Soul Kitchen" no Cine Líbero Luxardo

O filme do cineasta alemão de ascendência turca Fatih Akin, entra em cartaz nesta quarta-feira (07/09) no Cine Líbero Luxardo, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (CENTUR). As sessões são de quarta a domingo, às 19h00. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

A estória é sobre o universo gastronômico. O protagonista é o grego Zinos (Adam Bousdoukos), proprietário de um restaurante chamado Soul Kitchen, localizado em uma região decadente de Hamburgo. Ele é um péssimo cozinheiro, sabe basicamente fritar congelados, ainda assim atrai uma clientela pequena, mas fiel.
Zinos está em uma fase negra: sua namorada decide trabalhar em Xangai; seu irmão, presidiário, pede um emprego de fachada no restaurante para poder entrar em regime semi-aberto; um antigo amigo que virou corretor tenta sabotar o restaurante para comprá-lo por um preço baixo e vendê-lo a um shopping center; e ele tem um problema nas costas que o impede de continuar cozinhando. A solução é contratar o excêntrico chef Shayn (Birol Ünel), mas quando tudo começa a dar certo, surgem problemas ainda maiores que ameaçam o sucesso do restaurante.

sábado, 3 de setembro de 2011

8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Inscrições para o Edital poderão ser feitas até 3 de outubro
A Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) está recebendo, até 3 de outubro, as inscrições para a 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. O Edital promoverá  o intercâmbio interregional por meio de um conjunto amplo de atividades  e experimentações ligadas às artes visuais como oficinas artísticas, workshops, oficinas  de qualificação, palestras, performances, audiovisual, instalações,  novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades  pedagógicas e pesquisas de linguagem.
Este ano, serão selecionados 45 projetos em todo o país. Cada um dos  contemplados receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. O programa visa  fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver  instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a  circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o  país e estimular a formação de público. Será permitida a inscrição de  pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, em  nome próprio ou como representante de pessoa física. 
Veja aqui o edital

Saiba mais
http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/19/8%C2%AA-edicao-do-programa-rede-nacional-funarte-artes-visuais/

Memória do Círio é tema de Mostra Fotográfica no SESC Boulevard.

O Centro Cultural SESC Boulevard inicia o período de recebimento das fotografias para integrar a segunda edição da Mostra “Meu Primeiro Círio”. O interessado em participar com fotografias dentro da tema-título da mostra poderá se inscrever até o dia 20 de setembro.


Memória
Reunir, selecionar, organizar e compartilhar leituras a partir dessas lembranças/imagens é o objetivo da Mostra “Meu Primeiro Círio II” a ser inaugurada no mês de outubro pelo Centro Cultural SESC Boulevard. A participação nesse evento é aberta a qualquer pessoa, sejam fotógrafos amadores ou profissionais, pesquisadores e turistas, brasileiros ou estrangeiros.
A Mostra “Meu Primeiro Círio II” integra o projeto “Círio de Memórias”, que foi criado  com a finalidade de apresentar anualmente diferentes versões sobre a cultura do Círio, tratada por diferentes linguagens e disciplinas. O objetivo do projeto é propiciar a leitura crítica como forma de estimular a prática da preservação e valorização da memória como bem cultural de responsabilidade coletiva.

Primeiro Círio
Uma experiência inesquecível: essa é a sensação que fica na lembrança de quem vivencia a festa do Círio de Nazaré pela primeira vez. Além dos elementos da tradição religiosa, a festa do Círio reúne outros bens materiais e imateriais, compondo um autêntico retrato da cultura amazônica paraense. Por isso, todos que dela participam, sejam eles devotos, curiosos, estudiosos ou turistas, produzem, direta ou indiretamente, registros em imagens desses momentos que acabam guardados na intimidade dos álbuns de fotografias.

Como participar da seleção
Os interessados podem se inscrever com até 06 imagens representativas do tema, levando-as diretamente no SESC Boulevard ou enviá-las como arquivo anexo para sescboulevard@gmail.com. As imagens devem ser identificadas com o nome do autor ou do acervo (quando pertencentes a álbuns pessoais ou de família, cuja autoria seja desconhecida), bem como o local e ano do registro.
Os interessados em inscrever imagens de acervos que necessitem de auxílio para digitalização podem solicitar o apoio técnico de uma equipe do SESC Boulevard, constituída especialmente para esse fim, que fará o escaneamento. Para que isso se produza é necessário fazer um cadastro e agendamento prévio por telefone ou email e marcar dia e horário para visita. Uma cópia do arquivo digitalizado e tratado dessas imagens será disponibilizada para o seu proprietário.

SERVIÇO:
“Meu Primeiro Círio” – Mostra de Fotografias
Período de Inscrição: até 20 de setembro
Horário de atendimento: 10h às 19h, de terça à sabado
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Mais informações:
(91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
(91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Kaza Vazia

 Conhecí há pouco tempo um cara chamado Tales Bedeschy, ele é integrante do Kaza Vazia, um grupo de Belo Horizonte que tem em suas prerrogativas ocupar espaços da cidade de forma efêmera, grupo nômade que testa possibilidades de alargamento e apropriação de ruas, casas abandonadas, galões, etc. Além disso, em seus encontros, professores da UFMG participam das reuniões coloborando com falas e palestras. Cabe aqui um porém: não são exclusivamente interventores urbanos, há vínculos com o sistema de arte e com a crítica, se isso é bom ou ruim cabe a vocês decidirem. Segue um texto sobre o Kaza Vazia, vale a pena visitar o blog dos caras.

"A Kaza Vazia não tem uma sede, uma galeria, ou um galpão. Na sua trajetória, ocupou diversos espaços que eram abandonados pouco tempo depois. Seus projetos são sempre ocupações temporárias articuladas a residências artísticas. Apropriações de casarões abandonados (kv I, II e V), lojas comerciais (kv III), conjuntos habitacionais (kv IV), vias públicas (kv VI) parques públicos (kv VII), mercados municipais (kv VII), casarões já ocupados (kv 8), apartamentos particulares (kv 613) e comunidades-assentamentos ilegais de famílias (kv X). Esses espaços ocupados, encarados como próprios para a produção/reflexão/mostra de arte, viram um centro de referência para incorporação das dinâmicas locais em processos artísticos, sejam elas de comércio, despejo, abandono, invasão de propriedade, lutas de movimentos sociais ou de passeio dominical. Nesse sentido, é difícil definir uma natureza específica da Kaza, que não a de itinerância, movimento constante e de ser constituída com elementos mutáveis a serem rearranjados a cada ocupação..."
 
 
1 – Anekso I Sesc Palladium - Kaza Vazia , 07 de agosto 2011.
1 – Anekso I Sesc Palladium - Kaza Vazia , 07 de agosto 2011.
1 – Anekso I Sesc Palladium - Kaza Vazia , 07 de agosto 2011.
Kafé da manhã, 08 de agosto 2011.
Kafé da manhã, 08 de agosto 2011.
http://kazavazia11.blogspot.com/