quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Exposição "Dentro da Mata" de Miguel Penha na Galeria Theodoro Braga - Centur

.
“Dentro da Mata”, exposição de pinturas do mato-grossense Miguel Penha na Galeria Theodoro Braga em parceria com o SESC-Pará
Aspectos da flora e da fauna do cerrado brasileirosão os assuntos apresentados pelo pintor Miguel Penha nas obras que integram aexposição “Dentro da Mata”, em cartaz na Galeria Theodoro Braga entre os dias04 e 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 9 às 19h, uma parceria entre oSESC-Pará e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
 
Marcadas pelo apuro técnico, pelo realismo e usosurpreendente das cores, as pinturas reunidas em “Dentro da Mata” se destacampela forma como natureza é retratada, em tons de imponência e a partir de umagama de cores deslumbrante. A exposição, que integra o projeto “SESC Amazôniadas Artes 2011 – Intercâmbio Cultural da Amazônia Legal”, já passou por cidadesbrasileiras como Manaus, Porto Velho, Teresina e Macapá, eaporta em Belém este mês para seguir a São Luiz em novembro.
Miguel Penha nasceu em Cuiabá (MT), em 1961, naregião do Sucuri. Autodidata, iniciou sua carreira artística influenciado pelosurrealismo de Salvador Dali, participando posteriormente do curso livre depintura na Escola de Belas Artes de Goiânia (GO). Desde 1981, o pintor vem realizandoexposições pelo país afora e no exterior.  Motivado pelas belezas da Amazônia e doCerrado, Miguel passou a viajar pelo centro oeste do Brasil visitando váriasnações indígenas: Bakairi, Xavantes, Kaiapó e Apurinã, onde estabeleceu contatocom a cultura local e obteve conhecimento mais apurado acerca das plantas decada região. É parte desse conhecimento, e da percepção delicada e atenta danatureza pelos olhos e pinceis de Miguel Penha, o que se poderá vislumbrar em “Dentroda Mata”.
A vernissage da exposição será dia 4 de outubro, terça-feira, com a realização de um bate-papo com Miguel Penha, às 19:30h, seguido de um coquetel de abertura.
Visitação de 05 a 28 de outubro, de segunda a sexta, das 09:00 as 19:00hs. Entrada franca!
A GaleriaTheodoro Braga está localizada na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves,Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo, em Belém. Contatos: (91) 3202 4313 | galeriatheodorobraga@gmail.com

Equipe GTB
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

Nenhum comentário: