terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inscrições até hoje para a Mostra Círio de memórias

Memória do Círio é tema de Mostra Fotográfica no SESC Boulevard.

Foto: Miguel Chikaoka
O Centro Cultural SESC Boulevard inicia o período de recebimento das fotografias para integrar a segunda edição da Mostra “Meu Primeiro Círio”.
O interessado em participar com fotografias dentro da tema-título da mostra poderá se inscrever até o dia 20 de setembro.

Memória
Reunir, selecionar, organizar e compartilhar leituras a partir dessas lembranças/imagens é o objetivo da Mostra “Meu Primeiro Círio II” a ser inaugurada no mês de outubro pelo Centro Cultural SESC Boulevard. A participação nesse evento é aberta a qualquer pessoa, sejam fotógrafos amadores ou profissionais, pesquisadores e turistas, brasileiros ou estrangeiros.
A Mostra “Meu Primeiro Círio II” integra o projeto “Círio de Memórias”, que foi criado  com a finalidade de apresentar anualmente diferentes versões sobre a cultura do Círio, tratada por diferentes linguagens e disciplinas. O objetivo do projeto é propiciar a leitura crítica como forma de estimular a prática da preservação e valorização da memória como bem cultural de responsabilidade coletiva.
Foto: Fatinha Silva / Cirio de Memórias 2010
Primeiro Círio
Uma experiência inesquecível: essa é a sensação que fica na lembrança de quem vivencia a festa do Círio de Nazaré pela primeira vez. Além dos elementos da tradição religiosa, a festa do Círio reúne outros bens materiais e imateriais, compondo um autêntico retrato da cultura amazônica paraense. Por isso, todos que dela participam, sejam eles devotos, curiosos, estudiosos ou turistas, produzem, direta ou indiretamente, registros em imagens desses momentos que acabam guardados na intimidade dos álbuns de fotografias.

Mostra "Meu Primeiro Cirio", no Centro Cultural Sesc Boulevard, Belém, Outubro 2010

Como participar da seleção
Os interessados podem se inscrever com até 06 imagens representativas do tema, levando-as diretamente no SESC Boulevard ou enviá-las como arquivo anexo para sescboulevard@gmail.com. As imagens devem ser identificadas com o nome do autor ou do acervo (quando pertencentes a álbuns pessoais ou de família, cuja autoria seja desconhecida), bem como o local e ano do registro.
Os interessados em inscrever imagens de acervos que necessitem de auxílio para digitalização podem solicitar o apoio técnico de uma equipe do SESC Boulevard, constituída especialmente para esse fim, que fará o escaneamento. Para que isso se produza é necessário fazer um cadastro e agendamento prévio por telefone ou email e marcar dia e horário para visita. Uma cópia do arquivo digitalizado e tratado dessas imagens será disponibilizada para o seu proprietário.

SERVIÇO:
“Meu Primeiro Círio” – Mostra de Fotografias
Período de Inscrição: até 20 de setembro
Horário de atendimento: 10h às 19h, de terça à sabado
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Ou por email: sescboulevard@gmail.com
Mais informações:
(91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
(91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC-PA)
Email: fecomercio.sesc.senac@gmail.com ou sescboulevard@gmail.com

Nenhum comentário: