sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto "Espaços Compartilhados" no IAP


IAP e Espaços Compartilhados

O Instituto de Artes do Pará lançou o projeto "Espaços Compartilhados" no mês de abril último, com o objetivo de fomentar o pensamento estético contemporâneo. O Instituto dará início ao projeto que, a cada mês, abordará um tema central sobre arte e temas correlatos por meio de diálogos entre artistas, especialistas em arte e o público interessado.

A primeira palestra terá como tema "Mercado Cultural", e será com Leonardo Brant no dia 20/09 às 19h.

Pesquisador cultural independente, editor do site Cultura e Mercado, o mais influente do setor cultural no Brasil, Brant é também idealizador e coordenador do programa Empreendedores Criativos, o primeiro reality show colaborativo do Brasil. Consultor estratégico especializado no desenvolvimento de negócios culturais sustentáveis, auxilia gestores públicos e privados de cultura a planejar e ativar  seus empreendimentos culturais.

Na área de Patrocínio Cultural atua no planejamento e desenvolvimento de ações culturais em ambiente empresarial. Entre as empresas já atendidas por Brant estão Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale e Vivo. Presidiu duas edições do Fórum de Cultura e Cidadania Corporativa, com presença de inúmeros empresários do setor e do ex-ministro Gilberto Gil. Com forte presença nas redes sociais e culturais, é um renomado consultor nas áreas de mídia e convergência, tendo atuado em inúmeras empresas digitais, como iG (Internet Group) e Starmedia, e mídias tradicionais, como Rede Bandeirantes, TV Cultura e ESPN, entre outras. Foi diretor da revista Imprensa.

Fundou e presidiu entre 2000 e 2003 o Instituto Pensarte, tendo desenvolvido um plano de articulação e fortalecimento do setor cultural no Brasil. Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity, entre 2002 e 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. Fundou o Instituto Diversidade Cultural (Divercult), com sede em Barcelona, na Espanha. Fundou o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura – CEMEC, que desenvolve pesquisas, programas de formação e rede de gestores culturais, onde coordena cursos de formação na área cultural.

Criou e coordenou o Projeto Asa, oficina de arte e tecnologia voltada para crianças e jovens de baixa renda que já atendeu mais de 5 mil crianças desde 2001, além de um Centro de Estudos especializado no assunto e a revista eletrônica ArteCidadania, publicada entre 2003 e 2006. No início dos anos 90 atuou como realizador audiovisual, roteirizando, produzindo e dirigindo para produtoras como Argumento e VTCine, além de dirigir a rede interna de TV na Procuradoria Geral do Estado de SP.

Desde 2006 vem produzindo inúmeros curta-metragens, webcasts, programas de webTV, um longa-metragem e um documentário, sempre sobre temas relacionados à pesquisa no campo cultural. "Os Quatro Elementos em Si ou o Guru Selvagem", estrelado por Jorge Mautner e dirigido por André Martinez, "Metii Enkare" e "Pequena Serenata Diurna", gravados no Quênia; e "Jardins de Clarice", inspirado na obra de Clarice Lispector, estão entre os ciberfilmes realizados por Leonardo Brant. É também diretor do documentário Ctrl-V, videopesquisa sobre as relações de poder da indústria audiovisual hegemônica, seus efeitos sobre as culturas locais e o fenômeno da convergência.

Informações:
Ascom IAP 91-40062918

Nenhum comentário: