quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Salão Xumucuís de Arte Digital abre inscrição para três workshops

Salão Xumucuís de Arte Digital abre inscrição paratrês workshops

Com visitação até o próximo dia 18 de setembro, noMuseu Casa das Onze Janelas, o 1º Salão Xumucuís de Arte Digital está com asinscrições abertas para os workshops oferecidos gratuitamente ao público peloprojeto, que ganhou patrocínio do Instituto Oi, por meio da Lei Semear doGoverno do Estado.

O primeiro workshop acontece nos dias 13 e 15 desetembro. “Audiovisual em Mídias Digitais” seráministrado por Homero Flávio Fortunato, roteirista e diretor de cinema,especialista em trabalhos de mídia digital.

Nos dias 14 e 16 de setembro acontecerão mais doisworkshops. Pela manhã, das 09h às 12h, o artista plástico Ruma Albuquerqueministra “Gravura digital” e à tarde, das 16h às 19h, é a vez de ValérioSilveira que irá ministrar o workshop “Fotografia e a Pintura Digital”.

I Salão Xumucuís de Arte Digital – Workshops
Inscrições e informações em xumucuis@gmail.com
Local: Museu Casa das Onze Janelas

Workshops – 09 às 12h
14 e 16/09 – “Gravura digital” com Ruma Albuquerque
Carga horária 6h

Formado em Arquitetura pela UFPA, pós-graduado em Marketing pela FGV/Ideal, Belém-PA. Cursou a Escola de Artes Visuais no Parque Lage, Rio de Janeiro-RJ. Participa, desde 1979, de Salões e coletivas no Brasil (PA/RJ/SP/MG/AM/BA) e exterior (Portugal e Alemanha), incluindo o Projeto Macunaíma FUNARTE/RJ e Evidências, na Kunsthaus, Wiesbaden-Alemanha.

Prêmios de aquisição  no XII e no XXV Salão Arte Pará (1993 e 2006) e no V Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Belém-PA (1999) e Grande Prêmio no X Salão UNAMA de Pequenos Formatos (2004). Participou como convidado no XXVII Salão Arte Pará (2008). Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, Instituto de Artes do Pará (2010).
Possui obras em acervos no Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A principal vertente de sua obra é a pintura, com incursões no objeto, desenho e gravura digital. Também é ilustrador.

Workshops – 16 às 19h
14 e 16/ 09 – “Fotografia e a Pintura Digital” com Valério Silveira
Carga horária 6h

Formado em Artes com Habilitação em Desenho. Durante o período de 1990 a 2002, fez uma série de exposições individuais e coletivas, mas com as técnicas desenho e pintura.  De 2005 pra cá, utiliza a fotografia e seus desdobramentos tecnológicos, sempre de algum modo fazendo uso da manipulação digital. Faz parte do grupo de instrutores da Fotoativa e curso mestrado no ICED/UFPA, tendo como objeto de pesquisa a fotografia de infância da primeira metade do século XX em Belém do Pará.

Workshops – 16 às 19h
13 e 15/ 09 –  “Audiovisual em Mídias Digitais” com Homero Fortunato
Carga horária 6h

Homero Flávio, roteirista e diretor de cinema, é especialista em trabalhos de mídia digital. Em 2002 sagrou-se vencedor do 1º FESTIVAL FILMES DO MINUTO.1 (júri popular e oficial) com o curta “O Xis”. No ano seguinte realizou outros trabalhos: “Bala Perdida” e “A Primeira Idéia”, este premiado em terceiro lugar, concorrendo com outros 103 filmes no Festival UM AMAZONAS. Seus trabalhos, assim como outros curtas realizados no Amazonas, participaram de mostras em alguns festivais, como o FestCine Belém, 14º Cine Ceará, mostras internacionais em universidades do EUA, Canadá e no Festival de Cannes em 2005, onde teve três de seus filmes selecionados, em 2008 sagra-se vencedor com “Raiz dos Males” no 5 FestCine Belém, em junho de 2009 o mesmo trabalho ganha 5 prêmios no 32 Cine Guarnicê nas categorias, melhor roteiro, direção, ficção, ator e melhor vídeo nacional. Como diretor documentarista, produziu trabalhos de extrema relevância social, como os projetos “Sob as Águas”, “O Saber que a Gente Sabe” e “Direito Sóciobiodiversidade e Soberania na Amazônia”, ambos realizados para a Universidade do Estado do Amazonas, e também o documentário “Justiça nos Reinos das Águas”, produzido para o Tribunal de Justiça do Amazonas. Coordenador das mostras “Um Fora da Lei”, realizado em Manaus nos anos 2004, 2005 e 2006 e da 1ª e 2ª edição da mostra “Curta Beira Rio”, que aconteceu em espaço aberto ao público, no Anfiteatro da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci na cidade Belém , nos anos de 2006 e 2007, contando com o apoio de entidades públicas e privadas e com sucesso de platéia. Hoje é o atual Diretor da ABDeC - PA (Associação Brasileira de Documentarista e Curtametragista - Seção PA).

Nenhum comentário: