sexta-feira, 29 de julho de 2011

Inscrições de oficinas, cursos e trabalhos artísticos no 1º CLIC – Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas





Observar e discutir temas, fronteiras e processos nos mais diversos campos, como o das ciências sociais, da comunicação, das artes, filosofia e história: esse é o grande objetivo do1º CLIC – Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas, encontro que será realizado do dia 27 ao dia 30 de setembro, na Universidade Federal do Pará.

Com uma temática inovadora, o evento pretende se tornar centro das discussões sobre as linguagens e culturas contemporâneas na região, observando que as relações contemporâneas estão muito mais presentes na vida de todos do que se possa imaginar. Daí temas como o uso do corpo na dança e teatro, identidades e tatuagens, música e novas mídias, migrações, juventude e cidade, gênero e artes, relações entre cinema e literatura, entre tantas outras temáticas relacionadas ao período contemporâneo.

Embora seja um evento principalmente acadêmico, o 1º CLIC receberá também objetos artísticos como fotografias, gravuras e curtasmetragens, para serem apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) e ficarem em exposição. As inscrições para os GTs vão até dia 07 de setembro. Interessados em ministrar minicurso ou oficina também podem enviar suas propostas até o dia 05 de setembro. Todas as informações estão no blog do evento:https://portalclic.wordpress.com/.

Em agosto serão realizados os primeiros Pré encontros (os chamados Pré CLIC), com discussões sobre temas relacionados ao encontro. Nestas discussões os convidados poderão se inscrever no evento e conhecer mais a temática do mesmo. Em todos os Pré CLIC a entrada será gratuita.

O 1º CLIC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA e também da Livraria Saraiva, Gráfica Delta e Pindorama Cine-Educação.

SERVIÇO

1º CLIC

Blog: https://portalclic.wordpress.com/

Twitter: @Clic_News

Quando? 27 a 30 de setembro de 2011

Onde? Ufpa, Belém.

Inscrições: As inscrições devem ser feitas no blog do evento. Valores: R$ 15,00 (estudantes de graduação) e R$ 30,00 (estudantes de Pós-Graduação, professores e demais interessados).



Fonte: portaliclic@gmail.com

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quinta-feira, 28 de julho de 2011

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Você já conversou com uma pessoa que só sabe falar de um tipo de assunto? E ela por sua vez espera que vc fale sobre o mesmo assunto? Taí uma boa imagem que vale por - desculpem o clichê - mil palavras.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Oficina Fotografia e Pintura, por Ricardo Macêdo na FotoAtiva

Nosso caro coleguinha de novas medias!? Ricardo Macêdo estará no início desse mês de agosto ministrando uma oficina na Associação FotoAtiva. A oficina denominada "Fotografia e Pintura: imagens e vertigens" tratará de questões da arte contemporânea, da fotografia, da pintura, da hibridizacão de linguagens e da composição visual.
Segundo o coleguinha "Se imagem é informação como diria Flusser, como podemos fazer para perceber paisagens e objetos como elementos visuais? A oficina lançará mão de duas linguagens: fotografia e pintura em aquarela para trabalhar aspectos compositivos da imagem, levando em conta seus dados constitutivos: texturas, cor, forma, etc, a partir da idéia da necessidade de uma educação do olhar e da percepção." Então caros leitores sintam-se convidados a realizar suas inscrições e costruir junto com o Ricardo mais essa etapa de educação em arte.
SERVIÇO

Oficina Fotografia e pintura: imagens e vertigens
Instrutor: Ricardo Macêdo
Período: de 03 à 07 de agosto de 2011.
(dias 03, 04 e 05, de 18h a 21h e dias 06 e 07, de 08h às 11h)
Investimento: R$ 120,00 | 10 vagas
Informações e inscrições
Associação FotoAtiva
Praça Visconde do Rio Branco (Praça das Mercês), nº19
Campina – Belém/PA
Telefone: 91 3225-2754
Email: a.fotoativa@gmail.com
Blog: www.fotoativa.blogger.com.br

Bicicletas Priti Baiks.








"Faz uns dias, estávamos navegando pela internet e descobrimos umas fotos de alguns rapazes latinos com ares orgulhosos e desafiadores, todos montados em bicicletas transadas de tal forma que eram bem capazes de fazer inveja aos carros tunados mais extravagantes. O nome, “Priti Baiks”, é, obviamente, uma paródia do inglês pretty bikes (bicicletas bonitas). Só que no Panamá—país onde foram tiradas essas fotografias—a palavra priti não quer só dizer bonito. Também pode significar engenhoso e gracioso. Sem dúvida, engenho não falta a essas magrelas, algumas chegando até mesmo a ter sistemas de som, luzes néon e telas LCD. Mais do que isso é complicado (....) "  ver mais em:


http://viceland.virgula.uol.com.br/br/blog/?p=8525

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Terruá Pará

Terr Pará em Belém

Data/Local: Dias 26, 27 e 28 de julho, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa (Centur).

Avenida Gentil Bittencourt, 650, Nazaré.
Sugestão de entrevistados: Adelaide Oliveira, presidente da Rede
Cultura de Comunicação, e artistas paraenses
Contatos: Márcia Carvalho (assessoria de comunicação): 9999-4563
Quarenta e cinco artistas paraenses participam do show,
que será apresentado nos dias 26, 27 e 28 no Centur
Depois da grande repercussão em São Paulo, o show Terruá Pará será apresentado em Belém, nos próximos dias 26, 27 e 28, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur. O mesmo show será apresentado nos três dias.
O Terruá Pará reúne vários ritmos, do carimbó ao tecnomelody, da guitarrada ao chorinho, explorando a multiplicidade sonora da Amazônia. Quarenta e cinco artistas estão no palco, entre eles, Gaby Amarantos, Edilson Moreno, Charme do Choro, Dona Onete, Sebastião Tapajós, Pio Lobato, Solano, Felipe e Manoel Cordeiro, Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Amazônia, Paulo André Barata, Gang do Eletro, Carimbó Uirapuru de Marapanim e ainda as cantoras Lia Sophia e Luê Soares. Eles serão acompanhados por uma banda base que reúne alguns dos maiores músicos paraenses.

O Terruá Pará integra a política de valorização e difusão cultural do Governo do Estado e é realizado pela Rede Cultura de Comunicação. Mais informações sobre o projeto estão no site www.terruapara.com.br.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Rede Cultura de Comunicação
Márcia Carvalho (9999-4563)
4005-7706/ 7759/ 7704
http://www.portalcultura.com.br




Reconhecimento da Palestina como Estado...

Caros amigos, 



O povo palestino está reivindicando o reconhecimento da Palestina como Estado. Mais de 120 países já endossaram essa reivindicação, mas os Estados Unidos e Israel se recusam a unir-se a eles e as lideranças de países importantes da Europa estão em cima do muro. Se conseguirmos persuadir a Europa a apoiar essa proposta não-violenta e legítima agora, isso poderá gerar uma drástica mudança rumo à paz. Clique aqui para assinar a petição

Assine a peticao
Dentro de quatro dias, o Conselho de Segurança da ONU se reunirá e o mundo terá oportunidade de aceitar uma nova proposta capaz de reverter décadas de fracasso nas negociações para a paz entre Israel e Palestina: o reconhecimento da Palestina como Estado pela ONU.

Mais de 120 países do Oriente Médio, África, Ásia e América Latina já endossaram essa iniciativa, mas o governo de direita de Israel e os Estados Unidos opõem-se veementemente a ela. Portugal e outros importantes países europeus ainda estão indecisos, mas uma gigantesca pressão pública agora poderá convencê-los a votar a favor dessa importante oportunidade de dar fim a 40 anos de ocupação militar.

As iniciativas de paz lideradas pelos EUA têm fracassado há décadas, enquanto Israel tem confinado o povo palestino a pequenas áreas, confiscando suas terras e impedindo sua independência. Esta nova e corajosa iniciativa poderá ser a melhor oportunidade de impulsionar a solução do conflito, mas a Europa precisa assumir a liderança. Vamos construir um apelo global em massa para que Portugal e outros importantes países europeus endossem imediatamente a proposta de soberania e vamos deixar claro que cidadãos de todos os cantos do mundo apoiam essa proposta legítima, não-violenta e diplomática. Assine a petição e envie esta mensagem a todos os seus contatos:


http://www.avaaz.org/po/independence_for_palestine_9/?vl 


Embora as raízes do conflito entre Israel e Palestina sejam complexas, a maioria das pessoas em todos os lados concordam que o melhor caminho rumo à paz imediata é a criação de dois Estados. Porém, vários processos de paz têm sido arruinados pela violência em ambos os lados, pela ampla construção de assentamentos na Cisjordânia e pelo bloqueio humanitário na Faixa de Gaza. A ocupação israelense diminuiu e fragmentou o território onde se poderia construir um Estado palestino e transformou a vida cotidiana do povo palestino em um suplício atroz. A ONU, o Banco Mundial e o FMI recentemente anunciaram que os palestinos estão prontos para administrar um Estado independente, mas eles dizem que a principal restrição ao sucesso dessa empreitada é a ocupação israelense do território palestino. Até mesmo o presidente norte-americano pediu o fim da expansão dos assentamentos e o retorno às fronteiras de 1967 com trocas de territórios em comum acordo, mas o primeiro-ministro israelense Netanyahu, furioso, recusou-se a cooperar. 

Chegou a hora de uma drástica mudança, deixando de lado um processo de paz inútil e partindo para um novo caminho de progresso. Enquanto os governos de Israel e Estados Unidos classificam a iniciativa palestina de “unilateral” e perigosa, a verdade é que a esmagadora maioria das nações do mundo apoiam essa proposta diplomática não-violenta. O reconhecimento mundial da Palestina como Estado poderá derrubar os extremistas e fomentar um crescente e não-violento movimento palestino-israelense em consonância com a arrancada da democracia em toda a região. E o mais importante é que ele retomará um caminho rumo a um programa de assentamento negociado, permitirá aos palestinos acesso a diversas instituições internacionais que podem ajudar a promover a liberdade da Palestina e enviará um sinal transparente ao governo de Israel, que é favorável aos assentamentos, de que o mundo não mais aceita a impunidade e intransigência dos israelenses.

Israel já passou tempo demais enfraquecendo a esperança de criação de um Estado palestino. Os Estados Unidos já passaram tempo demais satisfazendo as exigências de Israel, com o apoio da Europa. Neste momento, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e o Alto Representante da UE estão indecisos quanto à soberania palestina. Vamos fazer um apelo para que eles assumam o lado certo da história e apoiem uma declaração palestina de liberdade eindependência, prestando ampla assistência e ajuda financeira. Assine a petição urgente agora mesmo para pedir que a Europa apoie a proposta e endosse essa iniciativa de paz duradoura entre Israel e Palestina: 

http://www.avaaz.org/po/independence_for_palestine_9/?vl 



Com esperança, 

Alice, Ricken, Stephanie, Morgan, Pascal, Rewan e toda a equipe da Avaaz 



Mais informações:


Israel: demanda palestina na ONU será fim do processo político
http://bit.ly/pb7W3o 

Palestina: Estado Número 194?
http://portuguese.ruvr.ru/2011/07/15/53280044.html 

Israelenses e palestinos se unem em manifestação por independência palestina
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110715_palestinos_manifestacao_gf.shtml 

Lista de países que reconhecem o Estado da Palestina (em inglês)
http://www.avaaz.org/en/countries_recognizing_palestine/?info










Orion house





Encontramos há pouco tempo esse vídeo "paseando" pelo Facebook. Ele é de um cara (Chris Hewitt ) que, entre uma produção capenga e outra, faz umas pérolas, esse aqui é uma delas. O nome dessa produção é "Orion house". Belíssima no sentido mais plástico do termo e extremamente atmosférica.


http://www.vimeo.com/17158409

sexta-feira, 22 de julho de 2011

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Beavis and Butt-Head tem trechos divulgados.

"Depois de muita espera, a MTV norte-americana decidiu divulgar um trecho da nova versão da série Beavis and Butt-Head. A estreia e o encerramento do programa aconteceu nos anos 90 (ele foi ao ar nos Estados Unidos de 1993 a 1997), mas, como divulgado anteriormente (leia aqui), a dupla de adolescentes está de volta, no mesmo formato que a consagrou. O vídeo de quatro minutos traz cenas inéditas e ainda resgata Cornholio (famoso alter ego de Beavis). "Assista:
...quer dizer....se tivessemos o vídeo vc assistiria...

O programa estreia nos Estados Unidos neste segundo semestre, ainda sem data certa divulgada.
Fonte e texto:
http://www.blogger.com/goog_776446745


quinta-feira, 21 de julho de 2011

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Ganha um beijo de língua aquele que adivinhar quem é o cara com o charuto estropiado e qual a situação que o deixou desse jeito. Vcs querem uma dica? : a década é a de 60....acho.

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica chega à São Paulo

Um dos eventos de arte mais aguardados do ano no Brasil é o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - o File, que acontece em São Paulo entre os dias 19 de julho e 21 de agosto. Em sua 12º edição, o público poderá conferir projeções em tablets, animações, instalações imersivas e interativas, web arte, jogos, vídeos, documentários e experimentações, inclusive as exclusivamente sonoras.

O artista Lawrence Malstaf é uma das atrações do File

A principal mostra está no prédio do Centro Cultural Fiesp- Ruth Cardoso, localizado na Av. Paulista, em frente ao metrô Trianon- Masp. Porém há instalações espalhadas por toda esta avenida, como no vão livre do Masp, no Conjunto Nacional e nas Estações de metrô Trianon-Masp e Consolação, além de outros pontos.
Durante os dias 19 e 22 tem workshop no período da manhã - com pré-inscrições, e palestras e mesas-redondas a tarde e noite - lotação por ordem de chegada, tudo grátis, no Centro Cultural SP. Para quem não conseguir acompanhar o evento in loco, o festival transmite ao vivo pelo site. Neste Centro também têm apresentações de performances nos próximos dias 23 e 24.
O File Pai- Paulista Avenida Interativa- acontece de 19 a 28 de julho em espaços abertos e de grande circulação de pessoas por esta via que é o coração da cidade. Fnac, Cine Livraria Cultura, além das estações de metrô já citadas, incluindo as Vila Madalena e Brigadeiro, serão pontos de proposição de reflexão entre o público e as obras abertas.

Neste ano lançaram o File Anima +, festival de animação e criatividade digital em seu "interrelacionamento entre as diversas vertentes artísticas das linguagens eletrônicas". Um total de 406 animações traz a parceria com alguns dos maiores festivais do mundo, tais como o Sicaf e o Japan Media Arts, exibindo desde clássicos até produções independentes, vídeos profissionais e de estudantes.
O File tablet, que também está em sua primeira edição, inclui aplicativos que propõem novas maneiras o real, bem como jogos de raciocínio. O suporte tecnológico que virou "febre" em todo o mundo é apresentado interagindo arte, música, imagens, grafismo e tecnologia. Através da obra "Art in motion", o artista Pavel Doichev defende a concepção de arte deve ser desenvolvida com tecnologia dentro de um iPad.

File Hipersônica é o nome da apresentação com experimentos sonoros que acontece de de 19 a 22 de julho, a partir das 20h, no teatro do Centro Cultural Fiesp- Ruth Cardoso. Com manifestações visuais, sonoras, musicais e performáticas da arte eletrônica, o evento divide-se em Hipersônica Screening - contendo obras audiovisuais com suporte em meios digitais de produção, como videoclipes, visual music e animações. Já o Hipersônica Participantes conta com experiências exclusivamente sonoras proporcionadas ao grande público. SynDyn, dos artistas de Portugal André Rangel, Anne-Kathrin Siegel e Fernando Alcada executam movimentos semelhantes a partidas esportivas, com dispositivos que vão marcando o ambiente com luzes coloridas e formatos diversos.

SynDyn, performance dentro do
Hipersônica Screening

File Maquinema propõe novas possibilidades de desenvolvimento de narrativas, contendo vídeos realizados em diferentes suportes. Sua programação está dentro do File Pai.
Para os aficionados por jogos eletrônicos, o File Games é uma boa pedida. Produzidos principalmente com técnicas 2d, os jogos programados por artistas de diversos lugares do mundo, buscam atender um público de todas as idades, envolvendo-os de maneria lúdica e criativa e estimulando o raciocínio e a brincadeira. O objetivo é proporcionar uma nova experiência artística através dos games.
Cada artista- programador-matemático- físico- compositor-desenvolvedor- multimídia (ou qualquer outra atuação que possuam) utilizam diferentes técnicas e meios: linguagem html, algorítimos, ondas tesla, notações musicais e muito mais.

Entre coletivos e nomes consagrados, Clarissa Lambert, 39 anos, em parceria com o jovem estudante de 19 anos Irae Brasil, são uns dos artistas brasileiros com trabalhos no festival. O austríaco Andreas Muk Haider montou a instalação "Skia" que simula e projeta sombras artificialmente - no Espaço Cultural Instituto Cervantes. Já na estação Trianon- Masp do metrô os pedestres podem visualizar em um painel de LEDs o grau de intensidade das micro-ondas emitidas pelo celular.

A instalação "Skia" do austríaco Andreas Muk Haider
simula a criação de sombras artificialmente

O site do evento fornece uma lista completa dos eventos, busca por nome de artistas e/ou país de origem, obras, fotos, vídeos e explicativos, além do acervo dos anos anteriores. Vale lembrar que o File também tem edições no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. É só ficar ligado. Evento imperdível.

Trampo legal.



Descobrí um site muito legal. Lá encontrei links para vários outros e um em particular me chamou a atenção, o trabalho de Takashi Murakami. Esse link é de um vídeo dele:    http://www.ubu.com/film/murakami_superflat.html

Mostra Hitchcock chega ao fim em São Paulo




Uma parceria entre Centro Cultural do Banco do Brasil, Ministério da Cultura e Governo Federal, apoiados pela Lei de incentivo à Cultura e correalização do Sesc, promove desde o início do mês de junho uma mostra cinematográfica em homenagem ao grande mestre do suspense, Alfred Hitchcock.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro receberam uma retrospectiva completa com 59 filmes, 127 episódios de séries de TV, cursos, debates, master class e eventos distribuídos em 8.954 minutos de suspense.
O público, na casa dos milhões, pôde acompanhar obras raras e pouco divulgadas. O Maestro Júlio Medaglia ministrou uma palestra na sábado último sobre a importância da música nas obras de suspense, uma preocupação constante do autor em parceria vitalícia com o notável compositor Bernard Herrmann. Quem não se lembra daquelas notas agudas no crime do chuveiro, famosa cena do filme "Psicose"?! Aliás, falando deste filme, há uma mostra fotográfica na entrada do Cinesesc da Av. Augusta contendo uma reprodução da cena citada acima, representadas por uma boneca Barbie, que é exibida em formato de curta-metragem antes da projeção dos filmes no mesmo cinema.
Os 326 lugares do Cinesesc foram palco de muitas emoções do público, que misturava êxtase, pavor, angústia e risadas, marcas indiscutíveis de Hitchcock. Para quem deseja tomar um café, o cinema possui um bar com um janelão de frente para a tela para as pessoas que gostam de bater um papo durante as exibições.
Sessões especiais, como a do filme "Chantagem e confissão" acompanhados de um DJ, lotaram o cinema. Esta obra foi a primeira sonorizada do diretor e também da Inglaterra. Contudo, devido aos custos da época, Hitchcock também fez uma cópia muda, e esta foi a vista pelo público paulistano.
O mestre do suspense Alfred Hitchcock

Outro hit da Paulicéia são os horários da madrugada durante os finais-de-semana, que sempre lotam de amantes da sétima arte. No horário de 23h59 se via gente de todas as idades, desde a melhor idade até jovens acompanhados dos pais.
Devido a raridade de algumas obras em película, algumas continham determinadas cenas com muito chiado, arranhões e legendas já previamente marcadas nas cópias- em línguas como espanhol e francês. Para resolver o problema, a organização do evento fez legendas extras em português que ficavam localizadas logo abaixo da tela.
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo- CCBB, localizado no centro da cidade em um belíssimo prédio, comportou os primeiros dias da programação, bem como foi responsável pela exibição de curtas e episódios de séries de TV, poucos conhecidos por muitos. O espaço ainda terá programação até o dia 24 deste mês, quando poderão ser vistos "Festim diabólico" e "Trama macabra". Cópias em DVD e Beta SP têm entrada gratuita.
Já o Cinesesc irá exibir neste sábado, dia 23, uma maratona extra com os filmes badalados "Janela Indiscreta" - às 21h30, "Disque M para matar" (com a inesquecível presença de Grace Kelly, grande parceira e amiga do diretor) - às 23h59, e "Pássaros" - às 02h. As vendas de ingressos para estas sessões começam amanhã, dia 22, a partir das 14h. Era possível comprar ingressos com antecipação de dias, diferente do CCBB, que abria a bilheteria por dia de sessão, desde as 09h da manhã. O valor dos tickets é de apenas 4 reais, com a opção de meia entrada.
Cartaz do filme "Os pássaros"

Outro fator notável da mostra era o clima amistoso entre o público, compartilhando cenas e trocando ideias antes e depois das exibições. Para quem não está em São Paulo, mas mora perto de uma locadora de filmes, é recomendável ir alugar algumas das obras deste grande diretor, e se reúna com amigos para comentar, debater e se assustar juntos.

I Salão Xumucuís de Arte Digital – Últimos dias para inscrições

As inscrições serão feitas baixando e preenchendo a ficha de inscrição e enviando junto com os arquivos referente as obras para xumucuis@gmail.com. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho para trabalhos nas diversas áreas da arte digital como vídeo-arte, vídeo-instalação, vídeo-objeto, gravura digital, performance e web-arte. Os resultados serão divulgados no dia 27 de julho e abertura do Salão será no dia 18 de Agosto na Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas.
Uma realização do site Xumucuís, com produção da Espiral Multimeios, patrocínio da Oi, Secretaria de Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Pará via Lei Semear, tecnologia da SOL Informática e apoio cultural da Oi Futuro. O Salão é uma iniciativa do curador independente Ramiro Quaresma e da produtora Deyse Marinho.

Serviço:
Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital, inscrições até 25 de Julho, em xumucuis.wordpress.com.
Abertura dia 18 de Agosto às 20h.
Visitação de 19 de Agosto a 18 de Setembro no Museu Casa das Onze Janelas.
Informações 8239 2476 - @xumucuis
Envio de inscrições xumucuis@gmail.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Marc Riboud e Rumos Cinema e Vídeo

Depois de um pequeno período em branco nas programações de artes visuais na nossa Belém as exposições fazem suas aberturas de uma só vez. Para os que não tiraram férias é bom aproveitar!
Hoje no Sistema Integrado de Museus serão duas vernissages. No Museu Histórico do Estado do Pará a partir das 18h teremos a exposição "Marc Riboud" que é uma produção da Aliança Francesa em parceria com o Governo do Estado.


E no Museu Casa das Onze Janelas a partir das 20h teremos a exposição da 6ª edição do "Rumos Cinema e Vídeo" que é uma produção do Instituto Itaú Cultural.


SERVIÇO:
Abertura da exposição "Marc Riboud"
Local: Museu Histórico do Estado do Pará - MHEP | Praça Dom Pedro II, s/n. Palácio Lauro Sodré. Cidade Velha. Belém-PA.
Hora: 18h

Abertura da exposição "Rumos Cinema e Vídeo"
Local: Museu Casa das Onze Janelas | Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha. Belém-PA.
Hora: 20h

“Não é minha revolução se eu não puder colocar no Lattes!”

“Não é minha revolução se eu não puder colocar no Lattes!”

In artefatos on julho 12, 2011 at 16:03
Emma Goldman, importante anarquista e feminista, em meio a Revolução Russa ao ser repreendida em uma festa por dançar alegremente teria dito: “Se não posso dançar não é minha revolução“. Tal frase contem o cerne do que ansiamos em nossas lutas, nunca esquecendo da liberdade pessoal, auto-expressão e longe de qualquer martírio revolucionário.
Mas eis que em um mundo feito de editais, concursos e bolsas já não é mais possível sustentar as lutas apenas pelo prazer, pela diversão e por nossas crenças em uma vida melhor. Mais do que agir se tornou necessário provar que se esteve lá, que participou e de preferência com certificados e fotos.
Então nós do [conjunto vazio] propomos que aconteça uma mudança na frase de Emma Goldman, já que ela não se mostra condizente com o atual cinismo de nossas lutas, devendo ser substituída por: “Não é minha revolução se eu não puder colocar no Lattes!”.
Este trabalho de web art dá continuidade às “pesquisas” do coletivo [conjunto vazio] em masturbação teórica, charlatanismo crítico e plágio.
(clique na imagem)
Em um mundo realmente invertido
o verdadeiro é uma página no lattes


Texto copiado diretamente do blog http://comjuntovazio.wordpress.com/


SESC Pará incentiva pesquisa que vai documentar a obra de Tó Teixeira


Quem foi Antônio Teixeira do Nascimento Filho, o Tó Teixeira? Muitos em Belém já devem ter ouvido este nome, mas ele fica restrito apenas ao conhecimentodesta lei homônima criada pela Prefeitura de Belém em 2000 que serve deincentivo aos artistas. Porém, ao se aprofundar na história de Tó, veremos queantes desta lei em sua homenagem, Tó Teixeira foi um célebre violonista quedeixou um grande legado à nossa cultura.

E foi isso que Salomão Habib fez: aprofundou-se na história por trás deste músico, que até o presente nada havia sido feito para documentar a trajetóriade Tó. Na quinta feira passada, 07, Salomão Habib ganhou um reforço para darcontinuidade ao seu trabalho, Salomão assinou contrato com o Serviço Social doComércio (SESC) Pará que permitirá o andamento do projeto intitulado de “TóTeixeira: vida e obra”.

O primeiro contato de Salomão com a obra do músico ocorreu há 25 anos, quando Habib ouviu um original de Tó Teixeira. O encanto foi imediato e com o passardos anos, Salomão viu-se apaixonado pela obra daquele músico e com anecessidade de resgatar a memória de Tó Teixeira. “Vejo como uma obrigaçãoreanimar a memória dele. Música é o retrato do seu tempo e através destapesquisa pretendo restaurar a história da Amazônia por meio das obras de Tó”, ressalta Salomão Habib.
Salomão Habib - Foto by Marcos Barbosa
Atualmente, são quase nulos os registros documentados da obra deste músico que tanto contribuiu para a nossa cultura. Muitos destes registros estão dispersos, o quedificultou o processo de pesquisa realizada por Salomão. “Era costume delefazer músicas e dar para seus alunos treinarem. Tó Teixeira não teve herdeiros,sua obra é pulverizada, o que dificultou a reunião de material para apesquisa”, conclui Salomão Habib.

Além da dificuldade para reunir fontes para a conclusão do projeto, outra problemática enfrentada por Habib foi a falta de incentivo para darprosseguimento ao seu trabalho. “A minha pesquisa é baseada por amor ao violãoe respeito ao Tó Teixeira, pois é muito difícil realizar um trabalho como este,principalmente, pela falta de incentivo”, confessa o pesquisador. Durante 22anos Habib vem colhendo material, a sua pesquisa foi feita através de diversasfontes baseadas em entrevistas, análises de partituras, recortes de jornais erevistas e depoimentos. Paolo Ricci, advogado, artista plástico e violonistafoi um dos alunos de Tó Teixeira e um grande contribuinte para a pesquisa queestá sendo realizada por Salomão.

Devido a abrangência doprojeto, Salomão pretende fazer o lançamento de diversos materiais que revelama importância do legado de Tó Teixeira e um registro histórico do violão no Pará. O projeto reunirá um documentário em DVD sobre o violão no Pará; 3 CD’scom algumas obras de Tó Teixeira (01 CD de folias, 01 CD de peças solo paraviolão e 01 CD de peças variadas); um livro de partituras e um livro sobre oviolão no Pará intitulado “De Tó a nós”.
Salomão Habib e Carlos Marx Tonini
O projeto, incentivadopelo SESC através do presidente Carlos Marx Tonini, será pioneiro ao reunir um vasto material sobre este poeta do violão paraense. “Tó Teixeira: vida e obra”será um projeto sobre um dos maiores compositores, instrumentistas eprofessores de violão que o Pará já teve e servirá no futuro para que músicos,estudantes e a sociedade paraense conheçam realmente a história deste músico.
--
Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Pará.

DA interação ao agenciamento - Giselle Beiguelman





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O século 21 entrará para os livros de história como marco zero da era do pós-virtual. Uma era em que as redes se tornaram tão presentes no cotidiano e que o processo de digitalização da cultura tornou-se de tal forma abrangente, que se tornou anacrônico pensar na dicotomia real/virtual.
O mundo da Internet das Coisas já se anuncia no presente e a interação mediada por dispositivos de conexão é sua senha de acesso. Pequenos celulares que habitam nossos bolsos nos ciborguizam e expandem nossos corpos para além do aqui, inserindo-nos num tempo de eterno agora.
Telas flexíveis e de diferentes portes remodelam as noções de espaço doméstico e privacidade e aplicativos de Realidade Aumentada inserem camadas de informação no ambiente urbano, redefinindo o espaço público.
Vivemos mediados por redes sociais, como Twitter e Facebook, e a Internet se consolida como um dos palcos privilegiados de controle, consumo e mobilização política.
Nesse contexto, interação e interatividade tornam-se palavras mais que recorrentes. Invadem o discurso publicitário e transformam-se em commodity da indústria de informática e das telecomunicações e consolidam-se como uma das dimensões da sociabilidade mediada e midiatizada que sustenta redes de relacionamento como o Facebook e afins.
Isso faz com que produzir, avaliar e refletir criticamente sobre projetos artísticos alinhados sob a rubrica da “interatividade” transforme-se em um desafio e uma tarefa complexa. Afinal, em um mundo em que do telefone ao aparelho de TV, passando pela geladeira, tudo promete interação e conexão, o que pode ser digno de nota e reflexão.
O que já não foi entregue e prometido pelos sedutores gadgets que nos rodeiam e pelas instâncias corporativas por meio das quais expressamos e construímos nossas subjetividades? (...)

ver mais
http://www.desvirtual.com/da-interacao-ao-agenciamento/

terça-feira, 12 de julho de 2011

CINEMA: "Acossado" no Cine Libero

Godard com "Acossado" no Cine Líbero Luxardo
Quarta a domingo às 19h com ingressos a R$ 5,00

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural
MinC destinará R$6,6 milhões para auxílio financeiro de viagens em atividades culturais

O Ministério da Cultura triplicou, neste ano, os recursos destinados ao Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Serão R$6,6 milhões dividos em dois editais. O primeiro edital, com investimentos de R$ 3,3 milhões, foi publicado  hoje (08) no Diário Oficial da União (Seção 3, a partir da página 19) e  contempla viagens que ocorrerão entre outubro deste ano a março de 2012.
Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na  concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à  participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades  culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
A ação tem o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio da cultura  brasileira em todas as áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, música,  audiovisual, memória, movimento social negro, patrimônio museológico, patrimônio  cultural, novas mídias, design, serviços criativos, humanidades, diversidade  cultural, entre outras expressões.
Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de  trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou  participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como  premiações e homenagens. O resultado esperado é a difusão, a capacitação e a  multiplicação da cultura brasileira.
“É uma ação imprescindível para o desenvolvimento do setor cultural  brasileiro porque promove a possibilidade de vivências dos nossos artistas no  Brasil e no exterior. Com a ampliação dos recursos, fortalecemos ainda mais  o Programa”, destacou o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC),  Henilton Menezes.
No ano passado, o Programa beneficiou 767 pessoas em 282 requerimentos (180  individuais/102 grupos), totalizando volume de R$ 2,3 milhões.

Novidades
Se antes o proponente recebia o auxílio exclusivamente para custear despesas  com o transporte pessoal, agora o benefício fica livre para ser utilizado  conforme as necessidades. A flexibilização da utilização dos recursos visa  facilitar e viabilizar a participação do beneficiário nos eventos culturais.
Além do transporte pessoal, o benefício poderá ser utilizado para custear  despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na  realização da atividade; estada durante o período de participação no evento;  inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento;  entre outras despesas, devendo o candidato apenas informar, no ato da inscrição,  de que forma utilizará o auxílio financeiro.
Outra mudança é que, em observância às particularidades, às necessidades e  aos teores das atividades culturais participantes dos editais anteriores, foram  estabelecidos quatro eixos: “Artes”, “Diversidade Cultural”, “Formação e  Capacitação” e “Economia Criativa”, cada um com características específicas e  cotas estabelecidas. O objetivo é garantir que todos os setores sejam  contemplados de forma proporcional.
O eixo “Artes” abrange iniciativas que resultam da criatividade de indivíduos  e grupos, e que possuem conteúdo artístico. Atende artistas, produtores,  diretores, dramaturgos, compositores, roteiristas, técnicos, estudiosos e grupos  artísticos das áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, música  e áreas afins. O audiovisual, incluído neste eixo, foi um avanço do edital, já  que o anterior não contemplava o segmento.
Iniciativas que promovam a valorização e difusão da diversidade cultural  brasileira, levando-se em conta os recortes de etnia, da raça, do gênero, da  idade, da religiosidade, da ancestralidade, da orientação sexual, da  territorialidade e de atividades laborais se encaixam no eixo “Diversidade  Cultural”, que atende, entre outros segmentos, grupos e comunidades populares,  mestre e ofícios da cultura e movimentos sociais, como movimento negro, LGBT e  pessoas com deficiência.
Já o eixo “Formação e Capacitação” abrange iniciativas e ações que promovam a  formação, a capacitação, o fortalecimento de políticas públicas e o  desenvolvimento social e comunitário na área da cultura, seja por meio de cursos  de curta duração, residências, seminários, pesquisas, oficinas, palestras ou  exposições de trabalhos científicos. Atende agentes culturais, pesquisadores,  técnicos, profissionais, estudantes e gestores da área artística e cultural.

O último eixo, “Economia Criativa”, contempla iniciativas que promovam  empreendimentos culturais, fortalecimento e capacitação dos empreendedores  culturais dos setores criativos, inovação na economia criativa, desenvolvimento  regional, difusão e circulação de bens e serviços criativos culturais e produção  de conceitos e conteúdo de economia criativa, entre outros, atendendo agentes  culturais, empreendedores, design, serviços criativos e produção de games.
Avaliação e seleção

A Comissão de Avaliação e Seleção do edital é composta por representantes do  Ministério da Cultura e suas vinculadas. As candidaturas serão avaliadas e  pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos  receberão bonificação em sua pontuação de acordo com alguns critérios. Um deles  leva em conta a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das  capitais estaduais e de Brasília, ou cujas participações ocorram em eventos  nacionais fora das referidas localidades.
Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais,  incluindo, entre outros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de  terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores  artesanais, caiçaras, pantaneiros e ribeirinhos. Também serão bonificados os  requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do  Caribe e naqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua  Portuguesa.
“Os critérios de bonificação visam minimizar desigualdades e promover a  descentralização das ações culturais, assim como fortalecer e difundir ações  culturais no interior do país, em consonância com as prioridades da política  internacional brasileira e da política cultural do MinC”, explicou Menezes.
Para viagens em outubro, as inscrições de propostas vão até o dia 25 de  agosto. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do SalicWeb,  disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. O resultado será  divulgado no endereço eletrônico do Ministério.


Leia aqui matéria sobre a 1ª reunião da Comissão do FNC, no dia 05 de julho.



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festival Cultural de Verão



Festival Cultura de Verão


O Núcleo de Produção Digital do IAP exibe curtas-metragens, documentários e animações no Píer da Casa das Onze Janelas antes das apresentações musicais em todos os dias do Festival Cultura de Verão de Belém.

Dia 12/07

- Visagem, de Roger Elarrat

- Vamos Dançar Carimbó?, de Afonso Gallindo

Produzido em 2006, “Visagem” foi o curta-metragem pioneiro em produção stop-motion no Estado do Pará. O filme foi resultado de uma bolsa de criação artística do Instituto de Artes do Pará, dirigido pelo cineasta Roger Elarrat, roteiro de Adriano Barroso, bonecos de Nelson Nabiça, cenários de Paulo Emílio, fotografia de Adalberto Júnior, trilha sonora original de Leonardo Venturieri, logo e storyboards de Otoniel.
O curta é uma adaptação de sete contos do livro “Visagens e Assombração de Belém” de Walcyr Monteiro, baseado em lendas sobrenaturais da cidade mangueirosa. “Sempre quis fazer um filme em stop motion. E como acho que essa técnica combina bem com o terror, escolhi adaptar a obra do Walcyr Monteiro”, explica o paraense Roger Elarrat.

Nesta terça-feira (12) o público terá a oportunidade de assisti-lo no Píer da Casa das Onze Janelas antes das apresentações musicais e o melhor: tudo de graça. O Núcleo de Produção Digital do IAP proporciona através do Festival Cultura de Verão a valorização da produção audiovisual paraense e possibilita o público a conhecer obras que valorizam a cultura regional tanto do Pará, quanto de outros Estados brasileiros.

Além de “Visagem” a noite contará também com a exibição do documentário “Vamos dançar carimbó?” que é um registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Com duração de aproximadamente 12 minutos, o documentário fala sobre esta forma de expressão da cultura paraense, o Carimbó. Com direção de Afonso Gallindo, “Vamos dançar carimbó?” teve exibição nacional pela TV Brasil no quadro Outro Olhar e acompanhando as novas tendências de interatividade, em parceria com a M1ND o documentário possibilitou o acesso por celular pelo Canal TIM.

Dia 13/07

- O Dia em que Padim voltou ao Crato, de Rodrigo Aben-Athar

- Brega S/A., de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho

Com 1 minuto de duração, o curta-metragem cearense “O Dia em que Padim voltou ao Crato” é uma animação muito bem produzida, que retrata em pequenos detalhes a cultura regional e exibe um símbolo de Juazeiro do Norte, o Padre Cícero andando pela cidade e voltando para Crato, sua cidade natal. Com direção de Rodrigo Aben-Athar e trilha sonora de Daniel e Vicente Salvia.
Em seguida será exibido o documentário paraense “Brega S/A” que divulga a expansão do tecnomelody, a fusão da música de festa paraense que se tornou um fenômeno cultural e social, que é retratado por meio de entrevistas com personagens desse meio, como o Dj Dinho que mantêm até mesmo um programa de TV que ele mesmo denomina como “semi-profissional” que tem como objetivo divulgar as festas de tecnomelody, que é totalmente difundida pela pirataria.


Jeferson Medeiros

Instituto de Artes do Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 4006-2918 / 8352-2524
Email: comunicacao@iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa
Site: www.iap.pa.gov.br

Inscrições CEL.U.CINE


O CEL.U.CINE é uma competição de talento entre novos realizadores que devem elaborar os melhores roteiros e produzir imagens criativas, capazes de gerar uma promissora safra de micrometragens de até 3 minutos feitos para celulares a partir de tecnologias digitais. Um novo cenário, uma nova janela.

O regulamento do festival tem como base a abertura de inscrições e chamadas temáticas seguindo um calendário de festivais pré-selecionados ao longo de 2011. Os micrometragens deverão ser inéditos em qualquer mídia e realizados a partir da temática apresentada pelo CEL.U.CINE

O três primeiros colocados concorrem a prêmios de R$ 18 mil, 10 mil e 8 mil reais e o júri popular 4 mil reais.

Tema da Primeira Etapa:           
DITADO POPULAR

São muitos os ditados que expressam a sabedoria popular. O desafio desse tema aqui lançado é de buscar um ou mais ditados populares de livre escolha, como inspiração para a sua realização. Os filmes podem ser nos mais variados formatos possíveis: ficcionais, dramatúrgicos, documentais, mistura de formatos, técnicas diversas, animação, live action, etc, sempre com muita criatividade.



 INSCRIÇÕES ATÉ 30/07!!

"Atenção! Pessoal, os filmes enviados para concorrer a premiação da 4ª edição do Festival CEL.U.CINE precisam abordar explicitamente na produção, seja através de áudio, imagem ou escrita, a temática deste ano: ditado popular. É importante também especificar o dito abordado na própria sinopse do curta."   

OFICINA PINHOLE – CÂMERA PINLUX

INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ
GERÊNCIA DE ARTES VISUAIS
PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS PRO-PAZ

Foto by Rodrigo Uriatt
OFICINA PINHOLE – CÂMERA PINLUX
Período : 12 a 28/7/11 (segundas a quintas-feiras)
Horário: 8h às 11h
Release:
A oficina propõe que os participantes aprendam a montar suas próprias câmeras obscuras e a  construir uma câmera fotográfica Pinhole, feita com caixinhas de fósforo. Esta oficina mostrará como a luz é projetada e percebida por nossos olhos e pela câmera. O suporte para gravação da imagem será o filme fotográfico e os alunos ficarão com suas câmeras após o término da oficina e poderão continuar fotografando com elas, revelando seus filmes em qualquer laboratório fotográfico do bairro, dando continuidade ao trabalho começado. Os resultados da oficina serão apresentados em um fotovaral.
Instrutores:
Emídio Contente – Fotógrafo, membro do FotoAtiva, atualmente coordena o Pinholeday Belém. Realizou várias exposições fotográficas e produziu alguns vídeos e documentários.
Joyce Nabiça – Fotógrafa, membro do FotoAtiva, participou de várias coletivas em Belém, São Paulo e uma no País de Gales.
MOSTRA DE FILMES
Dias: 14,21 e 28/7/11 (quintas-feiras)
Horário: 9h às 10h30
Filmes:
14/07
·         Muragens, de Andrei Miralha – Animação
·         Guamá de Todos os Olhares – Resultado de oficinas de áudio visual no Guamá; Documentário/22minutos
·         Invisíveis Prazeres Cotidianos, de Jorane Castro/26 minutos
21/07
·         O Rapto do Peixe Boi, de Cássio Tavernard – Animação/
·         Histórias de gente a caminho do lixo – Resultado de oficina de áudio visual no Aurá; Documentário/30minutos
·         Todos os olhares, Direção Coletiva/20 minutos

28/07
·         O Dia em que Padim Voltou ao Catro, de Rodrigo Aben-Athar – Animação/
·         All you need is Love – Ficção, de Wagner Depintor (SP) Ficção, PB/Cor, 17’30”- 2011
·         Fórum Internacional do Churrasquinho de Rua – Tosco Filmes
Enviado por
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Jeferson Medeiros
Instituto de Artes do Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 4006-2918 / 8352-2524
Email: comunicacao@iap.pa.gov.br
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Site: www.iap.pa.gov.br