segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festival Cultural de Verão



Festival Cultura de Verão


O Núcleo de Produção Digital do IAP exibe curtas-metragens, documentários e animações no Píer da Casa das Onze Janelas antes das apresentações musicais em todos os dias do Festival Cultura de Verão de Belém.

Dia 12/07

- Visagem, de Roger Elarrat

- Vamos Dançar Carimbó?, de Afonso Gallindo

Produzido em 2006, “Visagem” foi o curta-metragem pioneiro em produção stop-motion no Estado do Pará. O filme foi resultado de uma bolsa de criação artística do Instituto de Artes do Pará, dirigido pelo cineasta Roger Elarrat, roteiro de Adriano Barroso, bonecos de Nelson Nabiça, cenários de Paulo Emílio, fotografia de Adalberto Júnior, trilha sonora original de Leonardo Venturieri, logo e storyboards de Otoniel.
O curta é uma adaptação de sete contos do livro “Visagens e Assombração de Belém” de Walcyr Monteiro, baseado em lendas sobrenaturais da cidade mangueirosa. “Sempre quis fazer um filme em stop motion. E como acho que essa técnica combina bem com o terror, escolhi adaptar a obra do Walcyr Monteiro”, explica o paraense Roger Elarrat.

Nesta terça-feira (12) o público terá a oportunidade de assisti-lo no Píer da Casa das Onze Janelas antes das apresentações musicais e o melhor: tudo de graça. O Núcleo de Produção Digital do IAP proporciona através do Festival Cultura de Verão a valorização da produção audiovisual paraense e possibilita o público a conhecer obras que valorizam a cultura regional tanto do Pará, quanto de outros Estados brasileiros.

Além de “Visagem” a noite contará também com a exibição do documentário “Vamos dançar carimbó?” que é um registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Com duração de aproximadamente 12 minutos, o documentário fala sobre esta forma de expressão da cultura paraense, o Carimbó. Com direção de Afonso Gallindo, “Vamos dançar carimbó?” teve exibição nacional pela TV Brasil no quadro Outro Olhar e acompanhando as novas tendências de interatividade, em parceria com a M1ND o documentário possibilitou o acesso por celular pelo Canal TIM.

Dia 13/07

- O Dia em que Padim voltou ao Crato, de Rodrigo Aben-Athar

- Brega S/A., de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho

Com 1 minuto de duração, o curta-metragem cearense “O Dia em que Padim voltou ao Crato” é uma animação muito bem produzida, que retrata em pequenos detalhes a cultura regional e exibe um símbolo de Juazeiro do Norte, o Padre Cícero andando pela cidade e voltando para Crato, sua cidade natal. Com direção de Rodrigo Aben-Athar e trilha sonora de Daniel e Vicente Salvia.
Em seguida será exibido o documentário paraense “Brega S/A” que divulga a expansão do tecnomelody, a fusão da música de festa paraense que se tornou um fenômeno cultural e social, que é retratado por meio de entrevistas com personagens desse meio, como o Dj Dinho que mantêm até mesmo um programa de TV que ele mesmo denomina como “semi-profissional” que tem como objetivo divulgar as festas de tecnomelody, que é totalmente difundida pela pirataria.


Jeferson Medeiros

Instituto de Artes do Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 4006-2918 / 8352-2524
Email: comunicacao@iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa
Site: www.iap.pa.gov.br

Nenhum comentário: