quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Exposição "Meu Álbum de Retratos" da artista plástica Keyla Sobral

Que notícia legal receber por email sobre uma bela exposição com uma de nossas colaboradoras.


Meu álbum de retratos apresenta quatorze trabalhos da artista do Pará, entre desenhos, gifs animados, objeto e instalação. Faz parte da mostra a série Desenho Fotográfico, selecionada para o 2° Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia no ano passado.
A série pensa a fotografia sem a fotografia em si. Feita com nanquim sobre papel, é composta de anotações da artista de uma relação vivida, na qual a fotografia é a memória afetiva, o único bem que restou.
“Keyla Sobral vem constituindo um percurso de consistência ao longo de sua produção artística, no qual o desenho emerge como forma de relação com o ambiente em que se encontra, em um reflexo do seu estar no mundo e fruto de uma resposta atenta e ética a ele”, analisa o também paraense Orlando Maneschy.


-- 
Marina Medeiros
Apresentações artisticas
SESC Centro

CONVITE: SEXTA ASSIM - Como Nasce um Roteiro, por Adriano Barroso

Como Nasce um Roteiro


Sexta Assim é o momento de conversas descontraídas com artistas, amigos e interessados em arte, cultura, técnicas, troca de experiências, ofícios e desafios... Um momento especial que o Espaço Oficina Assim criou para reacender a vontade de fazer e pensar Arte, sem obrigações ou compromissos estabelecidos.
O primeiro Sexta Assim é com o ator, diretor e roteirista, Adriano Barroso sobre “Como Nasce um Roteiro”. Muitas ideias e a arte de mostrar histórias com imagens... Possibilidades de realização, especialmente neste momento de novas mídias e produções audiovisuais independente também fazem parte do bate-papo.
Adriano Barroso tem o maior número de roteiros filmados no Pará, entre os quais: A Onda – Festa na Pororoca, dirigido por Cássio Tavernard; Matinta, co-dirigido por Fernando Segtovitch e Promessa em Azul e Branco, de Zienhe Castro, atualmente em cartaz. Além do vasto currículo de ficção, documentário, participações em filmes, novelas e espetáculos teatrais, o premiado roteirista também é dono de excelente prosa e alto astral.


Serviço
SEXTA ASSIM – Como Nasce um Roteiro
Por Adriano Barroso
Local: Espaço Oficina Assim – Trav. Frei Gil, 215 (entre Manoel Barata e Ó de Almeida)
Data: 1º/11/2013
Horário: 20h

Entrada Franca

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Palestra O MARCO AMADOR, com Paulo Meira (PE). Dia 30/10/2013 às 19h30 no IAP

http://iap.pa.gov.br/noticias/83-destaques/1020-palestra-o-marco-amador-com-artista-visual-paulo-meira

Intitulada “O Marco Amador”, a palestra do artista visual Paulo Meira, é voltada a todos os interessados no assunto, desde estudantes, entusiastas, críticos, apreciadores e artistas profissionais. É nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2013, às 19h, no Teatrinho do IAP. Entrada franca.
Em Belém desde a segunda, 28, quando começou a ministrar a oficina “Narrativas em vídeo performance”, o artista pernambucano Paulo Meira também vai falar sobre sua carreira na palestra “O Marco Amador”, onde vai mostrar obras em vídeo, fotografia, instalação e pintura. De acordo com o artista, trata-se de uma exposição comentada das cinco de “O Marco Amador”, que permeiam os 10 anos de sua carreira.
Considerado um dos grandes performer audiovisuais do Brasil, Paulo Meira tem  formação em design gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco. Nascido no município de Arcoverde, em 1966, o artista  realizou sua primeira exposição individual no Museu do Estado de Pernambuco em 1993. Dois anos depois participou de residência artística no Museu Het Domein na cidade de Sittard, Holanda. No mesmo ano realizou exposição individual na Galeria Vicente do Rego Monteiro do Instituto Mauro Motta, Fundaj. 
Em 1997 fundou, junto com Oriana Duarte, Marcelo Coutinho e Ismael Portela o Grupo Camelo, período em que também realizou individual no Instituto de Arte Contemporânea. De 1999 a 2001 participou do 1º Rumos Visuais Itaú em diversas mostras pelo Brasil. Em 2002 participou da residência Faxinal das Artes – PR. Também recebeu prêmio aquisição no VII e X Salão MAM – Bahia de Arte Contemporânea - BA. 
Em 2004 realizou exposição individual no Observatório Cultural Torre Malakof - PE e em 2005 no Paço das Artes em São Paulo (projeto Hermes e Três Sambas), e ainda do Panorama da Arte Atual Brasileira. Em 2006 foi premiado com bolsa estímulo no 46º Salão de Arte contemporânea de Pernambuco. 
Em 2007 realizou exposição individual na galeria Marília Razuk, pela qual recebeu indicação ao Prêmio Bravo de melhor exposição do ano. Neste mesmo ano recebeu o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Durante o primeiro semestre de 2009 participou de residência artística no LABMIS/ MIS-SP.
Toda essa trajetória, aliada às importantes mudanças e evoluções no campo das artes visuais, será tratada em “O Marco Amador”.
Serviço
Palestra “O Marco Amador” com artista visual Paulo Meira
Quarta-feira, dia 30, às 19h.
Teatrinho do IAP – Entrada franca.

Dani Franco  - Jornalista DRT-Pa 1749

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dica NOVAS MEDIAS de Filme: O Som ao Redor





Chegou nas locadoras, para quem não conseguiu pegar nos cinemas, o filme pernambucano "O Som ao Redor", dirigido por Kleber Mendonça Filho. Este título, indicado brasileiro para concorrer por uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma das mais certeiras produções nossas dos últimos tempos, e, provavelmente, um dos melhores filmes do ano, aqui, para o NOVAS MEDIAS.

O longa metragem de Mendonça Filho, cheio de costuras metalinguísticas, quando o próprio som e o silêncio ganham ares protagonistas, deixa visível e problematiza os males das cidades urbanizadas da América Latina: as suas ilhas-condomínios, constantes em todas as nossas metrópoles, construídas irregularmente na paisagem urbana, sem qualquer sentido de integração visual e arquitetônica, refletem o caos da segurança pública, a deseducação visual das construtoras e a violência inesperada às soltas pelas ruas.

De certa forma, nós, presos nesta rede de cidades-neuroses, podemos sim reconhecer no filme e nos seus personagens, os quais contratam uma equipe de segurança de ruas para lhes prestar serviços, como somos reféns de nossas naturezas no concreto, no meio do tráfego barulhento, dos outdoors visualmente cancerígenos, de maneira a  inverter a lógica do quem é prisioneiro e quem não é; do quem é a necrose e quem não é.

Não, não é todo dia que conseguimos ter a chance de nos sensibilizar com um trabalho cinematográfico tão bem resolvido conceitualmente, ainda mais com essa overdose de produções canhestras da Globo nos empurrando uma qualidade duvidosa e cheia de fórmulas pasteurizadas todos os dias. Lembre-se, com esta película em questão, e seus ótimos atores, a edição inteligentíssima, a direção de arte surpreendente e um roteiro nada menos que instigador,  que é possível acharmos o tal do cinema para se ter prazer de ver, do começo ao fim.

Eu, pessoalmente, tenho sentido tanta falta de mais produções como esta. Nossa...! E o pior é que diretores como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Sérgio Machado, só para citar alguns contemporâneos de produtividade sofisticada, ainda tem de combater incansavelmente, mesmo com suas qualidades cinematográficas tão claras, para produzir mais trabalhos em nosso mercado frágil e cheio de feroz publicidade.

Que façamos nosso papel, então. Divulguemos e procuremos consumir nosso cinema. O cinema brasileiro deve mostrar sua cara.

John Fletcher

domingo, 27 de outubro de 2013

"Pietá", estreia nas Sessões Regulares do Cine Líbero

"Pietá", produção do diretor sul coreano Kim Ki-duk estreia nas Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo

A violência e o incondicional amor de mãe em filme que retrata a vida de um pequeno delinquente que tenta se redimir do crime em uma sociedade corrompida pelo dinheiro



Pietá
Título original: Pieta | Direção: Ki-duk Kim | Roteiro: Ki-duk Kim | Gênero: Drama | Ano: 2012 |  País: Coreia do Sul | Elenco: Min-soo Jo, Eunjin Kang, Jae-rok Kim, Jeong-jin Lee, Ki-Hong Woo, Jin Yong-Ok | Fotografia: Jo Yeong-jik | Música: In-young Park | Produção: Kim Soon-Mo | Distribuidora: Califórnia Filmes | Cor: Colorido | Duração: 106 min. |  Classificação etária: 18 anos

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fotografia e perspectiva arranjada.

Esse aqui eu tinha de postar rapeize. Trabalho q parece fácil, mas é extremamente meticuloso. Tenta fazer! Michael Paul Smith é fotográfo e constrói seus próprios pequenos cenários. Confira o trabalho do cara:





http://www.designerd.com.br/fantasticas-fotografias-perspectiva-forcada-michael-paul-smith/






quinta-feira, 24 de outubro de 2013

além do arco-íris, dia 24.out no IAP


Breezy, romance raro do gigante Clint Eastwood, na Sessão Maldita!

Imagem inline 1

Breezy, romance raro do gigante Clint Eastwood, na Sessão Maldita!


O filme abre apresentando a personagem feminina central, Breezy, interpretada com muita singeleza por Kay Lenz. A menina, uma representação da geração "flower power", no ombro leva seu violão, chapéu de cowboy na cabeça e calça jeans, pega uma carona em uma estrada na Califórnia. A melodia doce de Michel Legrand enfeita o momento, uma luz e o harmonioso suspiro através dos créditos iniciais. Alguns planos são suficientes, o cineasta e gigante Clint Eastwood instaurou sua heroína. Filmado em 1972, Breezy marca a carreira do audacioso e multifacetado cineasta Clint Eastwood. A imagem embrutecida dos cowboys que o também ator ajudou a forjar se aproxima da mão intimista que seu terceiro filme, realizado em sua produtora Malpaso, enverga na tela. A sensibilidade e a ternura sentidas nas últimas obras do diretor são mensuradas em Breezy. 
A obra é um massacre interior sobre o amor e o desejo sexual. Dois amantes e suas diferenças de idade. Um homem de meia-idade, interpretado magistralmente pelo soberbo Willian HoIden, buscando reagir. Uma garota liberando luz. A essência de um filme de Clint Eastwood é liberada através do não dito, dos olhares. A emoção flutuante que o quadro fílmico capta entre os personagens reflete uma das inúmeras características de seus filmes; almas escondidas na escuridão. O homem chega do trabalho e nas sombras recebe a mão doce, em seu peito, de seu recomeço; o horizonte próximo gritando ternura. O envelhecimento, o peso da idade, são meditações recorrentes em toda a filmografia do cineasta, nada mais encorajador do que seguir em frente, empunhar a irremediável passagem do tempo sentindo o sopro sereno e devastador do amor e seus caminhos.  
Aerton Martins (APJCC- 2013)

100Grana e Cine Líbero Luxardo apresentam: O CINE LISO!

OBS: Nova programação no Cine Líbero e bem diferente hehehe. Os saudosistas vão se esbaldar.

100Grana e Cine Líbero Luxardo apresentam: CINE LISO!

Novo projeto estreia com  "Os Aventureiros do Bairro Proibido", de john Carpenter
Cansados da mesmice da programação de cinema da cidade? Entediados com os incríveis filmes de bichinhos falantes e comédias sem graça da TV aberta?
VOCÊ SENTE MUITA FALTA DOS CLÁSSICOS DA SESSÃO DA TARDE?

Pois é, lisos. Nós também. A partir de outubro o 100Grana e o Cine Líbero Luxardo, por meio da Fundação Tancredo Neves, lançam o CINE LISO! Uma vez por mês vamos exibir grandes clássicos dos anos 70, 80 e 90, que simplesmente sumiram das reprises da TV aberta, mas marcaram nossa nossas memórias. E olhem só qual será a sessão de estreia!!!

"Curso Narrativas em Vídeo Performance" no IAP

"Curso Narrativas em Vídeo Performance" com Paulo Meira_inscrições abertas


Inscrições no IAP ou por e-mailiap.artesvisuais@gmail.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Show Festa do Círio no IAP

O Instituto de Artes do Pará (IAP) faz o encerramento da programação Nazaré em Todo Canto nesta sexta-feira (25), às 19 horas, com o show “Festa do Círio”, produzido após oficina ministrada em setembro com o músico José Luiz Mazziotti. Participam da apresentação os cantores paraenses Larissa Leite, Pedrinho Cavalléro, Leonardo Meneses, Rosemary, Alba Maria, Eraldo Costa, Jeferson Medeiros, Agostinho Filho, Deyse Addário e Ziza Padilha, Ivan Cardoso, Edmilson Cadete e Iva Rothe.
Iva Rothe
O show será apresentado no palco do montado no anfiteatro do IAP, em uma produção para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Cada músico interpretará em média três canções, entre sucessos da música nacional e paraense, em ritmos que vão do samba ao carimbó, passando pelo xote bragantino, choro e MPB. O show tem entrada franca.
Larissa Leite
Serviço: Musical Festa do Círio. Sexta-feira (25), às 19h, no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará (IAP), que fica na praça Justo Chermont, 236, em Nazaré. Entrada franca.
-- 

Equipe Ascom - IAP
Telefones: 4006-2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Site: www.iap.pa.gov.br

Twitter: @iap_pa

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Curso "Narrativas em Vídeo–performance" com Paulo Meira no IAP

O Instituto de Artes do Pará realizará de 28/10 a 1/11 (das 15 às 19h) o Curso "Narrativas em Vídeo–performance", com o artista plástico e performer Paulo Meira*.
Será um curso com caráter interativo reflexivo, com atividades teóricas e práticas, com análise e compreensão de todas as etapas de realização de um filme de curta metragem. 

As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas no próprio IAP, ou preenchendo a ficha anexa e enviando a este e-mail até o meio dia de sexta-feira (25/10/13). A confirmação de participação acontecerá na sequência, ao final da inscrição, por e-mail e contatos telefônicos.

Paulo Meira vai realizar também, dia 30/10, às 19h30 a palestra O Marco Amador, onde vai comentar os últimos 10 anos de sua produção: serão mostradas obras em vídeo, fotografia, instalação e pintura. 

Att.
GGAPAV/IAP


-- 

Gerência de Artes Plásticas e AudiovisuaisInstituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont, 236 (Ao lado da Basílica de Nazaré)
66035-140 / Belém - Pará
(91) 4006-2904/2910/2911

As Ferramentas do Humor: Como ser engraçado mesmo que você não seja

Programação de Cursos
Audiovisual
As Ferramentas do Humor  
Como ser engraçado mesmo que você não seja


com John Vorhaus 
Roteirista da célebre série Anos Incríveis e do sitcom Um Amor de Família, consultor internacional de roteiros para cinema, autor de The Comic Toolbox: How to be Funny Even if You’re Not, considerado uma bíblia do humor.
O curso pretende introduzir o aluno no universo do texto de comédia, oferecendo técnicas simples e eficientes para que ele possa dispor dos artifícios necessários para encarar qualquer desafio humorístico.
Este curso destina-se à roteiristas interessados no gênero, dramaturgos, escritores ou mesmo se você é o “engraçado da turma” e quer aproveitar melhor o seu talento. Saiba mais
Data 
Dia 2 de novembro, das 10h às 17h (com pausa para almoço)
INSCREVA-SE

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Coletiva de Imprensa - IAP e FCPTN - Implantação do Sistema Estadual de Cultura


Coletiva de Imprensa – Formação da Comissão Paritária para Implantação do Sistema Estadual de Cultura

Nesta terça-feira, 22 de outubro, os presidentes do Instituto de Artes do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, respectivamente Fábio Souza e Nilson Chaves, concedem entrevista coletiva à imprensa onde anunciarão a formação da comissão paritária, composta por membros do governo e da sociedade civil, para definição das ações de implementação do Sistema Estadual de Cultura do Pará, ancorados pelo Instituto de Artes do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Conselheiros Nacionais.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cursos Especiais de Produção Audiovisual | b_arco

Programação de Cursos
Audiovisual
Cursos Especiais de Produção Audiovisual

O b_arco realiza em série de cursos sobre produção audiovisual para profissionais deste crescente mercado, que vão desde a ideia, a produção criativa, do planejamento estratégico ao mercado internacional. Confira...
Distribuição Audiovisual – Planejamento Estratégico para Produtores 
com Sabrina Nudeliman

Este curso irá abordar o promissor mercado do audiovisual nacional hoje, as possibilidades de distribuição e ressaltar os pontos importantes de um projeto de audiovisual visando um resultado comercial. Saiba mais

Sabrina Nudeliman é Diretora e Co-fundadora da ELO COMPANY – distribuidora brasileira de cinema. Tem grande experiência em distribuição e programação audiovisual no Brasil e no Exterior. Administradora de empresas com experiência na Consultoria Estratégica McKinsey. Ministra aulas na FGV e ministrou palestras no Festival de Cinema de Cannes sobre distribuição audiovisual, fez parte do júri e pitchings  na Secretaria de São Paulo, TV Cultura.Data 
Dias 30 e 31 de outubro | Quarta e quinta, das 19h30 às 22h30
INSCREVA-SE
Me interessei, mas quero saber mais antes de me inscrever.

Oficina de Canto com Madalena Jorge Aliverti

Foto | Bruno Cantuária
Nosso Estado é rico em natureza e em talentos ainda adormecidos. Acesso à informação e educação musical gera no ser humano qualidade de vida e melhoria pessoal. Integrando a escuta, a produção e a reflexão sobre o fazer musical este curso em questão garante a construção de um prévio conhecimento vocal, prazeroso e significativo.
Em encontros mensais, em grupo, os alunos desenvolvem competências para escutar, estudar, escolher repertório, interpretar etc. Trabalhando com a voz e com o corpo os alunos terão acesso às técnicas necessárias ao desenvolvimento de seus talentos.

Objetivos
• Geral: Levar aos alunos o conhecimento básico do aparelho fonador e seu uso na voz cantada.
• Específico: Oportunizar aos alunos através de técnica vocal o desenvolvimento e aperfeiçoamento da voz.

Período

Sextas-feiras 01, 08,15, 22 e 29 de novembro, de 9 às 11h.
Investimento: R$ 300,00
Local: Spazzio D’Arte- Av. Gentil Bitencourt n° 982 Casa 06- fone 8118-2330

Conteúdo Programático:
História e evolução do canto; Fisiologia vocal; O que é impostação vocal; Respiração para cantores; Definição dos tipos de vozes humanas; Escolha de repertório; Saúde Vocal, escolha de repertório; Vocalizes e exercícios diversos para o desenvolvimento vocal; Interpretação; Técnicas Cênicas; Aquecimento e desaquecimento vocal.

Os alunos serão acompanhados pelo Professor e baixista Edir Paes. Formado em Música pela UEPA, baixista e compositor, atua no cenário musical paraense acompanhando artistas conhecidos.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

NOVEMBRO COM QUATRO OPÇÕES PARA PENSAR E PRATICAR FOTOGRAFIA

Aos interessados em fotografia, iniciantes ou iniciados, a Fotoativa oferece as oficinas “Fotografia Pinhole”, “Olhar Digital I”, “Olhar Digital II” e “Do Poético ao Prático”. As oficinas serão realizadas no Fórum Landi, na Cidade Velha e as inscrições já estão abertas. 
A oficina “Fotografia Pinhole” será ministrada pela fotógrafa e educadora Joyce Nabiça e é destinada tanto para  iniciantes quanto aos curiosos. Nela os participantes aprendem, entre jogos e exercícios sensoriais, a construir e utilizar câmeras fotográficas produzidas com caixas de fósforo. A leitura e tratamento dos resultados buscam pensar a prática da fotografia enquanto possibilidade. As aulas serão realizadas no Fórum Landi, de 15 às 18 horas, nos dias 4, 5 e 8 de novembro de 2013.

Foto: Joyce Nabiça

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Informe do IAP | Outubro 2013

Imagem inline 1
OFICINA DE ROTEIRO COM GERALDO MORAIS
Oficina Técnica de Roteiro para Cinema: Eneagrama - Uma Ferramenta do Roteirista.
Voltada para roteiristas, estudantes de cinema e interessados em cine-dramaturgia com experiência comprovada. Inscrições até o dia 17/10.
Saiba Mais

NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA SESSÃO ESPECIAL NO CINE ALEXANDRINO MOREIRA
Em parceria com o Itaú Cultural  será exibido “JARDS” de Eryk Rocha.
Antes, o curta de Fernando Bélens “ANIL”, abre a sessão de nosso cineclube.
Saiba Mais

CONTINUA A EXPOSIÇÃO “LIZ BABETH TAYLOR” NO IAP
A mostra é resultado do Circuito da Diversidade realizado em setembro passado dentro dos preparativos da Parada do Orgulho LGBT 2013, e fica até o dia 25 de outubro no Instituto de Artes do Pará, das 8h às 16h. Aberto ao público.
Saiba Mais

Workshop de curadoria com Rejane Cintrão - Paço das Artes


terça-feira, 15 de outubro de 2013

@s professor@s

Hoje é oficialmente em nosso país o Dia dos Professores.

O que fazer com essa informação?

Que validade essa data comemorativa efetivamente tem?

Ser professor ou professora no Brasil é motivo de angustia e alegria. Essa alegria deve-se unicamente aos sujeitos que, no meu caso, vão a escola cheios de vontade de viver aquela experiência que pode estar na brincadeira ou na feitura de um exercício, que aos poucos vão descobrindo palavras e significados para seu próprio mundo e se encantando com isso, e encantando a todos com suas próprias descobertas tão sinceras.
Mas a angústia muitas vezes, infelizmente, parece ser maior. Pois muitos são os outros sujeitos já formados - ou como diria minha avó "mal-formados" - que tratam essa escolha em ser professor ou professora com desprezo, pesar ou pior com soberba.
Por esses motivos acredito muito no que Saramago (2013, 19) diz: "Instruir é, obviamente, transmitir conhecimentos acerca das distintas matérias que estão no programa; educar é, segundo o dicionário, dirigir, encaminhar, doutrinar, e os professores, tenho de dizê-lo, ainda que isso possa incomodar alguém, não estão lá para educar mas para instruir, não podem educar porque não sabem e porque não tem meios para fazê-lo. Para instruir sim, para isso receberam o encargo da sociedade, que lhes proporcionou os meios científicos, as ferramentas adequadas e os programas pertinentes, o necessário para transmitir um nível de conhecimentos que permita aos alunos progredir técnica e científicamente na sociedade."
Mas acredito também que podemos e devemos mudar essa condição de meros instrutores no dia-a-dia, na busca pela (re)ligação dos diferentes saberes, na luta pela construção de uma verdadeira democracia.

Esses são apenas alguns desabafos/reflexões sobre a real validade dessa "data comemorativa!?". Abaixo deixo outra reflexão do colega Valter Machado Fonseca que chegou essa mesma manhã a minha caixa.

Abç a tod@s
Adriele Silva da Silva
Em: 15.out.2013

Dia do professor: o que temos a comemorar?
Valter Machado da Fonseca*
Neste dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor. Mas, aqui cabe a indagação: o que comemorar? É com tristeza e decepção que refletimos sobre nossa profissão e chegamos à desoladora conclusão que não temos nenhum motivo para qualquer comemoração.
A profissão docente tem sido enxovalhada, colocada em segundo plano, enquanto a educação tem sido, sistematicamente, transformada em mera mercadoria a serviço do lucro. É notório que toda a sociedade passa, necessariamente, pela escola e, consequentemente, pelas mãos dos professores. No entanto, esta honrada profissão é humilhada, subjugada, como se fosse um mero acessório, um bem descartável a serviço da reprodução do capital. Os governos e os “especialistas” dos currículos das escolas, em todos os níveis, vêm substituindo os conteúdos necessários para a compreensão do mundo, para o enfrentamento da vida, por valores superficiais e/ou meramente técnicos.  A escola tem sido transformada em mais uma ferramenta que serve apenas para capacitar para o mercado de trabalho. É a “lógica” da técnica substituindo os valores humanos. Esta é a escola do século XXI que se preocupa com a formação dos sujeitos apenas para saciar a ganancia da mais valia e não para prepará-los para enfrentar sua aventura maior: o mundo, a vida.
Por isso as disciplinas que tratam das ciências humanas, como a Filosofia, Geografia, Artes, Antropologia e a Sociologia, dentre várias outras, têm sido relegadas a segundo plano. As disciplinas que tratam dos valores humanos são perigosas para os detentores do poder político, pois elas ensinam os sujeitos a pensar e, ao capital, aos donos do poder não interessam formar sujeitos pensantes, pois estes vão questionar seu poder, sua “justiça”, seus valores hipócritas, oriundos da sociedade do consumo e do culto ao supérfluo, ao descartável. Trata-se da relação saber/poder, conforme enfatiza Michel Foucault em sua “Microfísica do Poder”.
Dentro desta lógica, a profissão docente é subjugada aos anseios dos donos do poder. A eles interessam a formação de professores que não pensam, não questionam. Interessam a eles formar professores “enlatados”, “enquadrados”, “acomodados” dentro de seus projetos de perpetuação do modelo de reprodução do capital, de manutenção do status quo da ganancia exponencial da mais valia capitalista. Seguindo esta lógica, a formação de professores para atender uma educação que, a cada dia mais, se transforma em mercadoria, também têm que se submeter aos salários aviltantes do mercado da “indústria do vestibular”, dos governos capituladores, ou dos grandes grupos inter/multi/transnacionais que tomam conta das escolas e das universidades brasileiras.
Por fim, neste dia 15 de outubro, mesmo não tendo o que comemorar, fica o convite aos colegas professores: vamos partir para uma séria reflexão sobre a nossa prática em sala de aula e nossa profissão. Faz-se urgente que ergamos a cabeça e comecemos a olhar a escola para além de seus muros, repensando seu papel social. Faz-se urgente que entendamos nosso papel enquanto sujeitos formadores de valores éticos, morais e de sujeitos que podem ser agentes, cidadãos transformadores da dura realidade socioeconômica e cultural em que vivemos. É urgente que percebamos qual é o nosso relevante papel, no interior de uma sociedade cada vez mais carcomida, deteriorada pela imoralidade em todos os níveis e que caminha, a passos largos, para a barbárie. Vamos passar a limpo nossa profissão e a escola no Brasil, visando à formação de sujeitos que sejam agentes de transformação social, ao longo de um processo histórico e cultural. 






* Escritor, Técnico em Mineração, Licenciado em Geografia, Mestre e doutorando em Educação pela Universidade pelo Programa Mestrado/Doutorado da Faculdade de Educação da Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU/CAPES).

"Antes da Meia-Noite", de Richard Linklater, "Ferrugem e Osso", de Jacques Audiard, na programação do Cine Líbero Luxardo

"Antes da Meia-Noite", de  Richard Linklater, "Ferrugem e Osso",  de Jacques Audiard, na programação do Cine Líbero Luxardo


Confira a programação do Cine Líbero Luxardo para esta semana!

Informativo do IAP - Outubro/ 2013

Imagem inline 5                                                                              
                                                                                                                                                                                                     Edição#4
                                                                                                                                                                                      15/ Outubro/ 2013

Cineclube Alexandrino Moreira exibe Documentário "Jards" de Eryk Rocha e "Anil" de Fernando Bélens.

Nesta segunda-feira, 21, às 19h, o Cineclube Alexandrino Moreira exibe o documentário "Jards" de Eryk Rocha, além do curta "Anil" de Fernando Bélens. A classificação é 12 anos. Entrada Franca.

Imagem inline 2


IAP promove nova edição da oficina “Percepção do Olhar” com Elza Lima e Geraldo Ramos.

Nos próximos dias 21 a 25, o Instituto de Artes do Pará realiza novamente a oficina “Percepção do olhar, técnica de fotografia e texto”, ministrada pelos fotógrafos Elza Lima e Geraldo Ramos. São 25 vagas destinadas a fotógrafos, estudantes de jornalismo e demais profissionais interessados em trabalhar a literatura em conjunto com a fotografia. As inscrições já estão abertas.

Imagem inline 3