quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Palestra O MARCO AMADOR, com Paulo Meira (PE). Dia 30/10/2013 às 19h30 no IAP

http://iap.pa.gov.br/noticias/83-destaques/1020-palestra-o-marco-amador-com-artista-visual-paulo-meira

Intitulada “O Marco Amador”, a palestra do artista visual Paulo Meira, é voltada a todos os interessados no assunto, desde estudantes, entusiastas, críticos, apreciadores e artistas profissionais. É nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2013, às 19h, no Teatrinho do IAP. Entrada franca.
Em Belém desde a segunda, 28, quando começou a ministrar a oficina “Narrativas em vídeo performance”, o artista pernambucano Paulo Meira também vai falar sobre sua carreira na palestra “O Marco Amador”, onde vai mostrar obras em vídeo, fotografia, instalação e pintura. De acordo com o artista, trata-se de uma exposição comentada das cinco de “O Marco Amador”, que permeiam os 10 anos de sua carreira.
Considerado um dos grandes performer audiovisuais do Brasil, Paulo Meira tem  formação em design gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco. Nascido no município de Arcoverde, em 1966, o artista  realizou sua primeira exposição individual no Museu do Estado de Pernambuco em 1993. Dois anos depois participou de residência artística no Museu Het Domein na cidade de Sittard, Holanda. No mesmo ano realizou exposição individual na Galeria Vicente do Rego Monteiro do Instituto Mauro Motta, Fundaj. 
Em 1997 fundou, junto com Oriana Duarte, Marcelo Coutinho e Ismael Portela o Grupo Camelo, período em que também realizou individual no Instituto de Arte Contemporânea. De 1999 a 2001 participou do 1º Rumos Visuais Itaú em diversas mostras pelo Brasil. Em 2002 participou da residência Faxinal das Artes – PR. Também recebeu prêmio aquisição no VII e X Salão MAM – Bahia de Arte Contemporânea - BA. 
Em 2004 realizou exposição individual no Observatório Cultural Torre Malakof - PE e em 2005 no Paço das Artes em São Paulo (projeto Hermes e Três Sambas), e ainda do Panorama da Arte Atual Brasileira. Em 2006 foi premiado com bolsa estímulo no 46º Salão de Arte contemporânea de Pernambuco. 
Em 2007 realizou exposição individual na galeria Marília Razuk, pela qual recebeu indicação ao Prêmio Bravo de melhor exposição do ano. Neste mesmo ano recebeu o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Durante o primeiro semestre de 2009 participou de residência artística no LABMIS/ MIS-SP.
Toda essa trajetória, aliada às importantes mudanças e evoluções no campo das artes visuais, será tratada em “O Marco Amador”.
Serviço
Palestra “O Marco Amador” com artista visual Paulo Meira
Quarta-feira, dia 30, às 19h.
Teatrinho do IAP – Entrada franca.

Dani Franco  - Jornalista DRT-Pa 1749

Nenhum comentário: