quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

International News


Duas notícias me chamaram a atenção nessa quinta feira, as vésperas de um feriado de fim de semana, pelas relações internacionais que essas estabelecem.

A primeira refere-se a Inter-America Foundation que está interessada em financiar principalmente projetos na região norte do Brasil. Esses projetos podem variar de 25 mil a 400 mil dólares º° e são recebidos em forma de doação. A avaliação pode levar de 5 a 12 meses e só permite propostas de grupos de base e organizações não-governamentais. A Inter-America Foundation possui um representante no país que pode ser consultado para mais informações e um site onde encontram-se os formulários de inscrição e outros documentos.

A segunda refere-se ao Programa Ciência Sem Fronteiras 2012 que esse ano está com edital aberto e com disponibilidade para propostas vindas da Universidade Federal do Pará através de suas pró-reitorias para estudantes de GRADUAÇÃO em bolsas/estágios sanduíche para instituições dos Estados Unidos da América, da Alemanha, da França, da Itália e do Reino Unido. As áreas de interesse do programa transitam em todas a áreas do conehcimento como: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Produção Agrícola Sustentável; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Indústria  Criativa  (arquitetura,  design,  software,  jogos  de  computadores,  publicação  eletrônica, publicidade, artes, filme, vídeo, fotografia, música e artes performáticas, televisão, rádio, editoração); Formação de Tecnólogos; e muitos outros.
Para saber mais visitem o blog do Fórum Landi.

Que cada um possa fazer sua própria avaliação das international news e seguir bem.
Boas Festas!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Há um mês do encerramento, mostra fotográfica sobre o Brasil vira referência na Bélgica




A exposição ‘Extremos”, inaugurada em outubro em Bruxelas, tem revelado um Brasil de múltiplas caras, cores e formas: que é indígena (com um Yanomami em êxtase ritualístico em foto até então inédita de Claudia Andujar) e ao mesmo tempo  industrial (imagem aérea de Cássio Vasconcelos com dezenas de automóveis perfilados em uma montadora), por exemplo.

A mostra faz parte da 23ª Bienal Europalia, um dos mais famosos eventos de arte e cultura da Europa e do mundo. Dentro da maior exposição de arte brasileira realizada fora do país nas últimas décadas, a fotografia contemporânea brasileira, curada por Guy Veloso e Rosely Nakagawa, tem espaço privilegiado: três galerias no Centro de Belas Artes, o BOZAR, na capital belga, museu onde se concentram as principais exposições do Europalia.

São retratos, instantâneos e fotopinturas que exploram esse Brasil desconhecido por parte dos europeus; fugindo do estereótipo do país de belezas tropicais e festas exuberantes, mas que é como seu povo, singular, simples, cheio de contrastes, contraditório, apaixonante, em uma seleção laboriosamente estudada de imagens de Adenor GondimAnderson SchneiderAndré Cypriano,Andre VieiraCarlos MoreiraCássio VasconcellosClaudia AndujarCristiano MascaroGustavo LacerdaJosé BassitMestre Julio SantosLuiz BragaMaureen Bisilliat, Paula SampaioPedro Lobo,Ricardo LabastierThomaz FarkasTiago Santana e Walter Firmo.

A mostra “Extremos” fica em exibição até 15 de janeiro de 2012 no Museu Bozar em Bruxelas e é dedicada a Thomaz Farkas, falecido no inicio de 2011. 
<
Twitter: @europalia

Texto/assessoria de Imprensa: Deborah Cabral |debbrabelo@gmail.com.












quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Exposição na França apresenta Paraenses e produção atual de gravura em Belém.


A gravura em Belém sempre teve um espaço consolidado na produção artística local, seja via instituições governamentais ou por conta dos ateliês particulares. Nomes como o de Valdir Sarubbi, Armando Sobral e Ronaldo Moraes Rêgo estão associados à uma tradição gravurista e educativa que hoje comemora pelos resultados que vem colhendo a partir de uma nova geração, pequena, mas, significativa de novos gravuristas que vem dar novo fôlego ao cenário local. Nomes como Pablo Mufarrej, Elaine Arruda, Jocatos, Alexandre Sequeira e Eliene Tenório propuseram novos caminhos aos processos de execução ou apresentação da gravura, seja pela implementação do tecnológico e da instalação ou pela inserção de outros tipos de suporte e temas, enveredam por uma prática flexível dentro de um sistema que valoriza o canône rígido. 
A produção atual desses artistas desembarca em dois locais para exposição: São Paulo e Sarcelle (França). A exposição em São Paulo é uma coletiva dos nomes citados acima mais a canadense residente em Belém Veronique Isabele e a exposição em Sarcelle é uma coletiva com vários artistas do Brasil, tendo na sala especial: Belém. 

Os links abaixo são respectivamente, da exposição em Sarcelle e do blog do atelier do Porto.


Oswaldo Goeldi


"As mais importantes obras de Oswaldo Goeldi (1895-1961),considerado um dos mais representativos nomes brasileiros da gravura em madeira, chegam a Belém (PA) para uma exposição inédita, patrocinada pela empresa Vale. Os 50 anos da morte do desenhista, ilustrador, gravador e professor serão relembrados em “Oswaldo Goeldi: poesia gravada”, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), de 13 de dezembro de 2011 a 19 de fevereiro de 2012, por meio de gravuras, painéis, objetos, desenhos e livros. A curadoria é de Lani Goeldi, sobrinha-neta do artista e presidente do Projeto Goeldi, e a produção é assinada pela Cult Arte Comunicação.

Os visitantes da exposição terão a oportunidade de ver 59 gravuras originais (sendo 35 da Pinacoteca do Estado de São Paulo), assinadas pelo artista entre 1927 e 1960, além de desenhos, painéis, objetos, livros ilustrados e um vídeo inédito, especialmente feito para essa exposição. Entre as xilogravuras, estão “Chuva” (cerca de 1957), a mais famosa xilogravura do artista, que encabeça uma lista formada por obras como “Auto- retrato” (cerca de 1950), “Tarde” (1950), “Arraia” (1955) e “O ladrão” (cerca de 1955). “Nesta mostra será possível observar todas as fases do artista, desde os desenhos até as gravuras em preto-e-branco e coloridas”, explica Lani Goeldi."

Texto: imprensa UFPA

Continua em http://portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5346



Blog 666





Esse blog é muito bom!! Nele dá pra baixar várias bandas de vários estilos musicais e também algumas raridades. Confiram. 

http://geracao666.blogspot.com/search/label/Sonic%20Youth

sábado, 10 de dezembro de 2011

Só mais cinco dias de prazo para inscrições na “Mostra Competitiva” do Vivo arte.mov


Festival Vivo arte.mov prorrogou até o dia 12 de dezembro o prazo para inscrever projetos audiovisuais em sua edição 2012. É possível participar em duas categorias: Mostra Competitiva eMídias Locativas (edição nacional).
Mostra Competitiva é destinada a trabalhos audiovisuais em qualquer tipo de mídia, com vinte segundos a três minutos duração. O candidato pode inscrever quantas obras desejar, desde que todas sejam sua autoria. Os quarenta melhores trabalhos, escolhidos pela curadoria do programa, serão exibidos no site artemov.net e também no Festival Vivo arte.mov, que vai acontecer em Belo Horizonte entre os dias 25 e 29 de abril de 2012. Dentre os trabalhos selecionados, a comissão julgadora vai escolher dez finalistas. Estas obras vão participar da Mostra Competitiva Nacional, onde os três primeiros colocados recebem prêmios em dinheiro.
O Vivo arte.mov incentiva ainda a produção de novas vertentes ligadas a arte e comunicação para mídias móveis, contempladas na categoria Mídias Locativas. O candidato deve propor a criação de conteúdos digitas por meios de aparelhos portáteis como celulares, palm tops, GPS e afins, além de experimentações com imagens, sons e troca de informações.
As inscrições podem ser feitas pelo site artemov.net, onde também se encontram os editais e demais informações.

Fonte: BCBnews

Vivo arte.mov premiará Ecorregião Amazônica


Atenção, artistas e pesquisadores amazônidas: suas ideias podem se transformar em um projeto realizado, muito em breve, através do Prêmio Mídias Locativas Vivo arte.mov 2011/2012 – Ecorregião Amazônica, que contemplará conteúdos digitais criados por meio de recursos tecnológicos disponibilizados por aparelhos portáteis, como celulares, tablets, GPS e afins.
A iniciativa, patrocinada pela Vivo, busca incentivar a criatividade associada a recursos antes de alto custo e apenas disponíveis a grandes produtoras, incentivando desta forma a produção de novas vertentes ligadas à arte e à comunicação.
O Prêmio Mídias Locativas contempla duas modalidades: R$ 20 mil a um projeto desenvolvido na cidade de Belém, e outros R$ 30 mil ao segundo, contemplando a Ecorregião Amazônica.
Podem concorrer todos aqueles estabelecidos no bioma partilhado entre Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia, que deverão baixar e preencher a ficha de inscrição, disponível em português e espanhol no site artemov.net, a partir do dia 09 de dezembro.
O candidato deverá enviar a ficha de inscrição, junto com o material adicional (fotos, vídeos, etc), desde que não ultrapassem o limite de 25 MB, para o email amazonialocativa@artemov.net, impreterivelmente até as 23h do dia 09 de janeiro de 2012.
As propostas serão avaliadas e selecionadas por um júri composto pela organização do Vivo arte.mov, convidados internacionais e nomes de prestígio no campo das novas mídias. O regulamento completo pode ser encontrado também no site.
O Prêmio Mídias Locativas Vivo arte.mov - Ecorregião Amazônica é uma iniciativa do programa Vivo arte.mov em parceria com a Barba Cabelo & Bigode Produções Culturais, com patrocínio da Vivo,Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Estado do Pará, através da Lei Semear, incentivando a difusão e a produção de “mídias locativas”, e promovendo o trabalho de novos talentos artísticos espalhados pela região.

Fonte: BCBnews

IAP - Circuito das Artes 2011 (resultados das bolsas) - PARTE II


Programa de liderança seleciona organizações e militantes negros do Nordeste - Correio Nagô


Foram prorrogadas até o dia 20 de dezembro, as inscrições para a seleção pública do Programa Equidade Racial do Nordeste. Voltado para organizações e militantes negros dos nove estados do Nordeste, o Programa é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, o Instituto Cultural Steve Biko e o Instituto Mídia Étnica – IME.O Programa prevê a seleção de 30 pessoas, representantes de organizações negras do Nordeste que participarão de um curso de formação política na área de Liderança e Comunicação. O curso acontecerá em Salvador, em março de 2012, com todas as despesas pagas pelo Programa. Desses 30 participantes, 10 organizações serão selecionadas para receber apoio financeiro e acompanhamento das ações de fortalecimento institucional. Outros nove candidatos irão integrar a rede de comunicadores do Portal Correio Nagô, realizando atividade remunerada de produção de conteúdo comunicacional (textos, vídeos, fotos etc). No ato da inscrição, os candidatos devem informar o interesse apenas na formação e/ou no financiamento para fortalecimento institucional e/ou a rede de comunicadores. Neste caso último caso, os interessados terão que apresentar suas experiências no uso das ferramentas da comunicação.Podem concorrer somente candidatos/as que tenham disponibilidade para encontros presenciais em outros Estados e que integrem ou forem devidamente recomendados por organizações cuja sede principal esteja localizada na região Nordeste. Para participar, acesse o formulário de seleção clicando aqui. O envio dos formulários deve ser feito unicamente pelo e-mail: editais@cese.org.brEste Programa busca desenvolver ações efetivas que contribuam para mudanças estruturais no quadro de desigualdades da região Nordeste e tem como principal foco o combate ao racismo e às desigualdades raciais e de gênero”, explica Rosana Fernandes, assessora de projetos da CESE.Para mais informações entre em contato: Raquel L. de Souza (71)8767-9956 / (71)9150-9678 / (71)9990-5565 e Luciana Reis: (71)8614-7764.


Fonte: Etetuba

Fotografia, fotografia e fotografia

O Centro Cultural SESC Boulevard (CCSB) que tem se consolidado enquanto ponto de encontro de apaixonados por cinema, música, teatro, artes visuais (e dentro dessa fortemente a fotografia) está divulgando três eventos consecutivos ligados a fotografia nessa semana.

A oficina de Câmera Obscura comandada por Évila Nascimento, Juan Guimarães, Larissa Cavalcanti, Paula Corrêa e Pablo Dias acontecerá no período de 13 à 16.dez.2011, em até quatro turmas do público interessado a partir de 14 anos, em horários de manhã e a tarde. Enquanto as palestras do "Projeto Máquinas Para Filosofar" acontecerão nos próximos dias 13 e 16.dez.2011, sempre a partir das 19h, trazendo respectivamente Marília Palhares Fernandes e Pedro Vasquez para falar de "Conservação Preventiva de Coleções de Fotografia" e "Fotografia e Ciência".








Vamos lá conferir de perto!?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EXPOSIÇÃO: Fotoativa apresenta em Dezembro "Mostra fotográfic​a Outubro"


A abertura acontece no dia 09 de dezembro, às 19h, no Fórum Landi, com visitações até o dia 22.

O calendário de ações do Projeto Fotoatividades, realizado pela Associação Fotoativa durante o segundo semestre de 2011, chega ao seu final com a realização da Mostra Outubro, que abre ao público na próxima sexta-feira (09) no Fórum Landi, em Belém.

A exposição coletiva traz cerca de 80 imagens selecionadas de mais de 300 fotografias submetidas pelos 42 fotógrafos, amadores e profissionais, que participaram da Jornada Fotográfica Outubro. A curadoria da mostra tem a assinatura dos 26 participantes da oficina de Curadoria, sob a coordenação do fotógrafo e professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará Alexandre Sequeira.

A Jornada Fotográfica, que teve como instrutores o próprio Alexandre Sequeira e o fotógrafo Miguel Chikaoka, visou estimular e exercitar o olhar das pessoas com a realização de saídas fotográficas. A atividade aconteceu em outubro, mês que foi escolhido para ser o tema da atividade e, dessa forma, também deu nome à exposição final.

A Mostra Outubro reúne fotografias que abordam sub-temas como o Círio de Nazaré, tanto no seu lado religioso quanto no profano, memórias de viagens, infâncias e passagens. A abertura acontece a partir das 19h, e é aberta ao público. Na ocasião, serão distribuídas, gratuitamente, edições de quatro revistas culturais selecionadas pelo Programa “Cultura e Pensamento” do Ministério da Cultura, cuja rede de distribuição inclui a Fotoativa.

Projeção multimídia - Na noite de abertura também haverá projeção de vídeo-arte apresentada pela Revista Não-Lugar, publicação online sobre arte contemporânea brasileira idealizada por Roberta Carvalho, Danielle Fonseca e Keyla Sobral. A projeção coordenada pela revista apresenta vídeo-arte de Cao Guimarães, Solon Ribeiro, Daniele Fonseca e Cristiano Lenhardt.

O Projeto Fotoatividades tem patrocínio da Oi, via Lei Semear e Governo do Estado, e apoio da Oi Futuro.

SERVIÇO

Mostra Outubro
Abertura: 09 de dezembro de 2011, às 19h
Local: Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, nº 60 - Praça do Carmo - Cidade Velha - Belém/PA).
Visitações: 12 a 22 de dezembro de 2011, de segunda a sexta, de 10h às 18h.
Entrada Franca

Fotógrafos participantes da Mostra Outubro:
ABRAÃO CARNEIRO DOS SANTOS • ALAN MARTINS DA SILVA • ROSANA ITAPARICA DE
CARVALHO • ANDRÉ LUIS VALADARES DE AQUINO • ANTONIA NAYANE MUNIS DE OLIVEIRA • BRENDA VENINA PAIVA DA SILVA • DANIEL HUDSON CARVALHO VIEIRA • ELIZABETH TAVARES VIANA • EVNA MOURA • HELTON NASCIMENTO LOBÃO • IRENE ALMEIDA • JOÃO VITAL • JOELMA REIS VIEIRA RODRIGUES • JOSÉ SENA FILHO • KEILA RÉGIA RODRIGUES • LENA MÔNICA FRANÇA DE ARRUDA • LUIZ AUGUSTO PEREIRA DE SOUZA • MARA TAVARES • MARCELO MAGALHÃES • MARCIO AVELINO S. DE MIRANDA • MARISE GOMES MAUÉS • MICHAEL KLINGLER • MAYCON VIDAL • NATACHA JACCOUD BITAR • OTAVIO HENRIQUE NASCIMENTO • PANMELLA ARAUJO • PAULA PETRUCCELLI • REGINA LÚCIA DA COSTA PETRUCCELLI • SILVIA AKEMI KASAHARA OMI • TCHELLO D'BARROS • TEONÍLA BEZERRA LIMA • WAGNER OKASAKI • WALTER GOMES • ZOÉ FONSECA • LEIDIANE MACIEL LEAL

Curadores:
ANDRÉ LUIS VALADARES DE AQUINO • ANTONIA NAYANE MUNIZ DE OLIVEIRA • ÁTILA DE ARAÚJO SILVA • CAROL ABREU • CAROLINA VENTURINI • CINTHYA MARQUES • CYRO ALMEIDA • DURVAL MONTEIRO SOEIRO • FABIO ANTONIO OLIVEIRA HASSEGAWA • IRENE ALMEIDA • JANDUARI SIMÕES • JOSÉ SENA FILHO • KAROL KHALED • LUCIANA BARBOZA MORAIS • LUCIANA MAGNO • MARA TAVARES • MÁRCIO JOSÉ CAMPOS • MARISE MAUÉS • MARTA DE LOURDES COSMO MACEDO • NATACHA JACCOUD BITAR • RAFAEL JOSÉ BANDEIRA DA PENHA • RODRIGO JOSÉ CASTRO CORREIA • SAMANTHA RAISSA CUNHA DA SILVA • SISSA ANELEH • TCHELLO D’ BARROS • ALEXANDRE SEQUEIRA

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cultura, Educação e Artivismo


Hoje em um passeio breve pelo território da internet encontrei duas coisas importantes a quem se interessa por Cultura e/ou Educação. Trata-se de uma plenária que acontecerá amanhã em Belém a fim de dar continuidade a pressão pela criação do Fundo Municipal de Cultura que será obrigatório no momento que o Sistema Nacional de Cultura for aprovado. A segunda coisa é referente ao plebicito que reinvidica o aumento de 5% para 10% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro investido na Educação, tendo em vista que está em tramitação no Congresso o PNE (Plano Nacional de Educação) que irá definir as metas da educacão brasileira para a próxima década.
Fica a dica.



IAP - Circuito das Artes 2011 (resultados das bolsas)

Começa amanhã (07.dez.2011) em Santarém a maratona de lançamentos dos resultados das bolsas 2011 do Instituto de Artes do Pará (IAP). Vamos nessa conferir!!!


Bilhete de Passagem - XX Salão Primeiros Passos CCBEU



Quem nunca selou um bilhete de passagem, abrindo a possibilidade de viajar com paisagens instantaneamente modificadas pela ação de um tempo, de um dia, de um momento? Bilhete de Passagem é uma instalação presente na 20ª edição do Salão de Artes Primeiros Passos CCBEU, revelando trechos de imagens que foram filmadas no decorrer de um ano em um deslocamento diário que faço de Belém-Castanhal-Belém. Neste tempo diversas imagens se presentificaram em minha memória, e na memória de um celular que acompanhou a sequência destes registros em diversas situações. Memórias estas que se encontram não somente nos trechos da janela de imagens apresentadas no vídeo presente na exposição, mas no livro onde estão colados todos os bilhetes que fizeram parte destas e outras passagens. Com a instalação abro a participação do visitante da exposição através da presença de um livro em branco, o qual está sendo preenchido, selando um novo bilhete de passagem, o divulgado no blog: http://bilhetedepassagem.blogspot.com, transformando a memória individual em memória coletiva tanto no espaço expositivo, como no espaço virtual.

Convido você a visualizar parte do meu trabalho acessando o Blog: http://bilhetedepassagem.blogspot.com o qual será semanalmente atualizado, abro o convite também para a visita a exposição que vai até o dia 30 de Janeiro no 20º Salão Primeiros Passos CCBEU.

Grande abraço, 

Heldilelene Reale

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Palestra "O papel do Museu na afirmação da fotografia como Arte" no SESC Boulevard


Clique  na imagem para ampliar.

DEBRET GALERIA - 31 ANOS DE ARTE


A Debret Galeria de Arte inugura, na próxima terça-feira, dia 6 de dezembro de 2011, às 20 horas, a Exposição "31 anos de Arte", onde será homenageado (in memorian) o artista plástico Paolo Ricci.


Os artistas convidados para essa mostra são: Correa, Elieni Tenório, George Venturieri, Geraldo Teixeira, Jocatos, Jorge Eiró, Nina Matos, Paulo Andrade e Ruma.

A exposição ficará à disposição do público de 06 de dezembro de 2011 à 25 de janeiro de 2012, das 15 às 19 horas, de segunda a sexta.

Galeria Debret de Arte, Arcipreste Manoel Teodoro, 630 (ferro de engomar), tels: 3222-4046 e 3252-0493.

A obra da capa do convite é de Paolo Ricci, "Dia Completo".

Entrevistas




Senhores (as), estamos com algumas entrevistas novas e logo logo as postaremos aqui inaugurando uma nova sequência para 2012. Fiquem atentos!!!!!!

Abraços

Novas Médias !?