segunda-feira, 26 de outubro de 2009



JÁ COMETEU UM CRIME HOJE?



Talvez você ainda não saiba, mas, em breve, poderá se tornar um/a
criminoso/a e, quem sabe, passar uma temporada de três anos na cadeia.

*Como isso será possível?*
Está em fase final de tramitação no Congresso Nacional o projeto queregulamenta os chamados crimes cibernéticos, ou seja, aqueles cometidosatravés do uso de computadores e da internet. A redação final é de autoriado senador mineiro Eduardo Azeredo.Com a aprovação da nova lei, uma série de atitudes cotidianas dos usuáriosde computadores, ou mesmo da população em geral, será transformada em crime. Copiar um DVD ou baixar músicas da internet poderá condenar alguéma três anos de prisão. Além disso, todo um sistema será montado paravigiar os/as usuários/as, sendo que os provedores se transformarão em verdadeiros dedos-duros, monitorando tudo o que fazemos na rede. Por tudo isso, o projeto de lei vem sendo chamado de *AI-5 DIGITAL*, uma referência à lei que permitiu o endurecimento da ditadura militar na década 1960.Para seus autores, a nova lei protegerá a população de ladrões e ladras virtuais, piratas de computador, pedófilos e outros/as contraventores, evitando a proliferação de vírus, violação de senhas de banco, circulação de pornografia infantil e compartilhamento de material ilegal ou pirateado.Mas, a verdade não é bem essa.

*A nova lei combaterá a Pedofilia e a Pornografia Infantil? *
Não. Pois já existem leis contra esses crimes. A pedofilia acontece no mundo real, deve ser combatida com investigação e condenação dosresponsáveis, que atuam nas cidades, beiras de estradas, igrejas…A pornografia infantil também já é considerada crime por lei, suacirculação acontece também por internet e os responsáveis por isso jápodem ser presos, mesmo sem o AI-5 Digital.

*Nossas contas bancárias estarão mais protegidas?*
Na verdade, não. Continuaremos tão vulneráveis quanto hoje. A lei beneficiará apenas os bancos, pois eles esperam, com a prisão dos ladrões e ladras virtuais, ficar livres de arcar com as indenizações a seus clientes. Com isso, não precisariam pagar pelo que realmente deve ser feito para nos proteger: substituir as tradicionais senhas pela assinatura digital nosserviços bancários online. Será coincidência o fato da campanha de 2002 do Senador Azeredo ter sido financiada por empresas ligadas a bancos como o Bradesco e o Safra?


*COPIAR NÃO É ROUBAR*
Furtar significar subtrair algo de alguém. Copiar não é subtrair, masmultiplicar. Impedir a reprodução do conhecimento no Brasil não faz o menorsentido, já que a maioria da população é pobre. Negar o a internet livreé impedir o acesso democrático à informação e à cultura.

*Quem ganha e quem perde com os Direitos Autorais?*
Artistas e escritoras/es não precisam dos direitos autorais. Músicos vivemde seus shows e não da venda de CDs e DVDs. Do mesmo modo, escritoras/es nãovivem dos direitos autorais. No Brasil, eles ganham pouquíssimo com isso.Você sabia que Paulo Coelho, o mais bem sucedido autor do país, apóia adisponibilização gratuita de seus livros na internet? Artistas queremque as pessoas ouçam suas músicas, leiam seus livros e vejam seus filmes.Então, a quem interessam os Direitos Autorais? Ora, apenas às indústriasde cinema, música e livros, que vivem do talento dos outros. São grandes corporações estrangeiras e nacionais como Universal, Warner, Sony, EMIMusic, Disney Enterprises, Fox e o Sistema Globo de Gravações.

*O fim da privacidade e novas barreiras para a INCLUSÃO DIGITAL*
O AI-5 Digital fará dos servidores de internet um mecanismo de vigilância.Eles serão responsáveis por manter por três anos os dados de seususuários e denunciar os supostos/as infratores/as. Caso não o façam, setornarão co-autores desses crimes. Com esse vigilantismo, todas as usuária e usuários comuns serão vistos como suspeitas/os, o que fere a Constituição.Tudo isso representará um empecilho para a inclusão digital, colocando emrisco a criação de lan houses, redes públicas de internet sem fio etelecentros. Esse mecanismo será ineficaz. Retira a privacidade dos usuários e usuarias e pode ser facilmente burlado por criminosos/as.

*Como o AI-5 DIGITAL extrapola a Internet*
O art.16 define como “dispositivo de comunicação” qualquer meio capaz de processar, armazenar, capturar ou transmitir dados utilizando-se de tecnologias magnéticas, ópticas ou qualquer outra tecnologia, segundo oprofessor de direito Tulio Vianna. O termo “qualquer outra tecnologia” é totalmente genérico. Seriam, portanto, dispositivos de comunicação, para olegislador: disco rígido, CD, DVD, pen-drive, celular, fita K7, ou até mesmo uma folha de papel!!!

*A situação lá fora e os Partidos Pirata*
O debate sobre a liberdade na Internet não é exclusivo do Brasil. Nos EUAe na França, por exemplo, diversas pessoas, inclusive famílias e crianças,foram presas e processadas por baixarem músicas e filmes ou por criarem conteúdo a partir de material protegido por direitos autorais.Apesar da perseguição, muitas conquistas pela liberdade na internet foram alcançadas. Na União Européia, depois de uma grande mobilização da sociedade o direito à livre circulação de arquivos foi garantido. Punições a sites de compartilhamento foram suspensas.A conscientização tem se expandido. Em mais de 15 países já surgiram coletivos e partidos piratas que têm em comum a defesa da livre troca de informações. O movimento acontece em diversas frentes: no Parlamento Europeu, há dois deputados na Europa que representam Partidos Pirata; em universidades, redes públicas, e iniciativas de grupos e de ativistas autônomos.

*O que tem sido feito? E o que eu posso fazer?*
Mais e mais pessoas têm se conscientizado e sentido necessidade de se mobilizar, muitas publicações na Internet e fora dela vêm sendo feitas.Articulações, eventos e manifestações acontecem por todo o país. Atos públicos contra o AI-5 DIGITAL ocorreram em São Paulo, Porto Alegre, BeloHorizonte e Rio de Janeiro.Se você preza por seus direitos e quer fazer alguma coisa, essas são algumas sugestões:

Informe-se e divulgue essas informações na Internet ou fora dela;
pressione deputados/as federais e senadoras/es para que vetem o projeto de lei; em breve formulário online no blog www.ciberativismo.wordpress.com !
converse com amigos, familiares a respeito;
aproxime-se de outras pessoas envolvidas para discutir e agir em conjunto;
assine a petição on-line; www.petitiononline.net/veto2008
faça seus próprios informativos;
seja criativa/o e invente suas próprias formas de agir! *Esse material é copyleft, ou seja, nenhum direito é reservado. Copie e/oumodifique à vontade!Esse informativo foi feito por pessoas comuns como você, livres dequalquer filiação partidária e que acreditam na liberdade da informação.Apoie a midia livre! Seja a mídia: leia e faça blogs, produza sua própria opinião!
Outras infos:

http://www.PetitionOnline.com/veto2008/
http://meganao.wordpress.com/

sábado, 24 de outubro de 2009

JOGOS PARA PENSAR

Novos tipos de jogos invadem o mercado, estamos diante do aparecimento dos jogos conceituais. Sim, deixe de lado os gráficos mirabolantes e os efeitos 3D, agora o lance é complexificar o conteúdo do jogo e não somente suas formas. Misturas e hibridizações entre áreas de conhecimentos diversos ocorrem durante as partidas desses novos jogos. Games como "Patapon"(http://www.us.playstation.com/patapon/ ), espécies de "Pequenos guerreiros que possuem uma característica curiosa: o domínio da música e do ritmo em suas batalhas. Para derrotar os inimigos Zigoton, os jogadores devem utilizar suas habilidades musicais para obter sucesso nas batalhas contra diversos monstros do adversário" e se movimentar a partir de conhecimentos prévios de composição musical.

Outro jogo interessante é o chamado "Mitosys", onde uma célula tem de se "comunicar" com outras para evoluir levando em conta os elementos químicos para fazer as ligações adequadas, caso contrário, a célula murcha ou morre. Existe também um outro chamado "World of Goo" que tem como objetivo construir grandes estruturas utilizando seres redondos chamados "goo". O jogo é dividido em cinco capítulos, cada um com diversos níveis. Cada nível possui seu tema visual e musical diferente, criando uma atmosfera ímpar. Existe ainda um jogo extra, chamado World of Goo Corporation, cujo objetivo é construir a maior torre utilizando os "goos" que o jogador coleciona ao passar de níveis. Jogadores de todo o mundo podem competir, enquanto suas torres são enviadas para o servidor do jogo.(fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/World_of_Goo). Um jogo on line, de plataforma aberta e expandida.

Jogos com design mais simples, mas, que pedem mais raciocínio e habilidade ligados a conhecimentos científicos começam a surgir nos meios alternativos, no underground dos nerds, se assim podemos dizer, e impelem as grandes empresas como a Nintendo, por exemplo, a criar a partir desse novo filão. Endereços de jogos retrô, como: http://distractionware.com/blog/?cat=53 ou http://news.retroremakes.com/remakes/ recuperam jogos antigos de empresas como Atari e Taito para criar remakes de clássicos como: HERO, Adventure, Pitfall, Asteroids, enfim. Ao que parece, há uma rede alternativa e underground de criadores de jogos sendo absorvida pelas corporações. Conversei com um amigo (jogador inveterado), sobre isso e ele me disse que "Acho que eles (os jogos) tão surgindo agora pq em parte o grande desafio dos games virtuais já está praticamente vencido, que era alcançar um alto grau de realismo. Eles já dominaram a técnica, agora podem se dar ao luxo de relaxar e experimentar"(Fernando Carvalho).

Ricardo Macêdo

sábado, 17 de outubro de 2009

Vit(r)al



O trabalho da artista Luciana Magno intitulado "Vit(r)al" encontra-se em pleno andamento. Luciana ficou com o terceiro lugar do Salão Arte Pará versão 2009. Conseguimos o link (http://www.blogtv.com/People/vitral), do local onde acontece o trabalho da artista, caso vocês queiram acompanhar o processo, que consiste em ocupar e viver durante algum tempo em um quarto de uma loja de móveis em Belém. Lembrando algumas ações do grupo Fluxus ou alguns projetos de Brunce Nauman, Vitor Acconci e Sophie Calle, onde o privado se torna público. E a intimidade junto com a vivência do artista e os processos daí resultantes tornam-se o próprio trabalho. Luciana vai ficar ocupando a loja até dia 23.10.2009.
Conversamos com a artista e pedimos uma frase para definir algo sobre o trabalho, e ela nos disse: "Todas as portas estão abertas" (frase do poeta Max Martins), insistimos em querer uma frase dela, a mesma disse "Essa frase é minha, mas quem disse foi o Max Martins".
Para aqueles que moram em Belém o endereço da loja é : Tv Rui Barbosa 1660 entre Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado. Vale a pena conferir.
Ricardo Macêdo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mp3, Filmes e Jogos de Nes no Cartucho de Super Mário Bros



Encontrei em um blog (http://100grana.wordpress.com), uma versão compacta e extremamente híbrida de um aparelho de games em formato de cartucho de Super Mário Bros, misto de super NES, Game boy, MP3 e rádio. E ainda com slot para cartão SD, conexão mini-USB, bateria recarregável, 4 GB de espaço e ainda dá para ver filmes. O aparelho é um prenúncio do que vem por aí, Christian Joachim, teórico das nanotecnologias em seu livro "Nanociências - A revolução do invisível" comenta: "Não se trata mais de inserir chips em laboratórios, mas de instalar verdadeiros laboratórios ultraminiaturizados num chip". É pagar ou jogar para ver.


Ricardo Macêdo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Selecionados no 28º Salão Arte Pará???? 2009???


Alguém viu quem foram os selecionados no 28º salão arte pará? Já digitou também "arte pará 2009" no Google e nada? Só indo ao museu pra saber se já rolou a abertura do salão, porque não parece haver uma transparência (só se for o próprio Salão transparente) sobre o maior Salão de Arte da Região Norte.
EU, Bruno Cantuária, consegui por muita insistência ver a tal lista dos selecionados, mas a muito custo e não vou divulgá-la, pois os orgãos competentes e responsáveis deveriam fazê-lo, nada mais que suas respectivas obrigações e respeito com as pessoas que procuram se informar. E os Premiados??? Não é despeito por meu projeto não ter passado, não sou movido por uma razão mesquinha. Outra coisa que me deixou intrigado foi a super rapidez em aprontar o Salão, pois a montagem leva em média umas 2 semanas para fixar ou organizar as obras, receber pelos correios, etc etc etc... foi tão rápido quanto o Círio desse ano (parece até que botaram um motor na Santa e na montagem do Salão).
Essa semana irei aos 4 Museus - Emilio Goeldi, Mabe, MHEP e Museu de Arte Sacra - e conferir se houve algo mais estranho que esse silêncio, apagamento, TRANSPARÊNCIA, que parece ser a cara do Salão Arte Pará desse ano.


Bruno Cantuária é artista visual e professor de arte.

Secult prorroga DE NOVO as inscrições para os editais de Cultura 2009


Produtores culturais do Estado do Pará que quiserem receber incentivo do Governo do Estado para desenvolver seus projetos, têm uma nova oportunidade. É que foram prorrogadas, até o dia 23 de outubro, as inscrições para os editais de Cultura 2009. São oito editais voltados para várias formas de expressão cultural, sendo cinco novos voltados para vários grupos sociais. Os editais Prêmio Secult de Culturas Indígenas - Edição Nós Indígenas e Prêmio Secult de Culturas Quilombolas - Edição Maria Felipa Aranhas, serão lançados na segunda quinzena de Novembro.


Fotografia nas Artes Visuais


De 26 a 30 de Outubro, a Associação Fotoativa promove a oficina Fotografia nas Artes Visuais - Arte expandida, com o artista visual, professor e curador Solon Ribeiro.

Período: 26 a 30 de Outubro, das 18h30 às 22h30
Número de vagas: 25
Investimento: R$ 60,00

Mais informações:
http://www.fotoativa.org.br/agenda.html

sábado, 3 de outubro de 2009

REALIDADE ESPECULAR ONTEM E HOJE

Van Eyck (1390? 1441) foi um pintor europeu que aperfeiçoou as técnicas pictóricas em pleno renascimento, ele criou a pintura à óleo. Em uma de suas mais famosas obras, "Os esponsais dos Arnolfini" de 1434, demonstra a representação do real de uma forma inteiramente nova e que, deve ter levado seus contemporaneos acostumados a técnica da têmpera, à sensações estéticas difíceis de imaginar hoje.
Na obra "Os esponsais dos Arnolfini" existe um detalhe em particular: um reflexo no espelho atrás do casal, revela o pintor testemunhando a cena e também testemunhando a própria descoberta ou invenção. Em outras palavras, ele queria deixar no espelho da história visual seu reflexo, sua imagem especular revelando a ligação entre ele (sujeito) e aquela obra, sua criação.
No quadro de Van Eyck, o artista afirma uma de suas qualidades, ele a projeta na obra, ela vale em parte por ele e por seu feito: ele estava lá, ele tanto estava, que foi parar no próprio quadro que pintou. Hoje em dia, em nosso caso, não estamos lá! Criamos simulações que devem estar e valer por nós. Ao contrário de Van Eyck, muitas vezes fabricamos informações sem fundo de veracidade, fabricar também é informar, como diria o filósofo Vilém Flusser. E aí poderíamos nos perguntar: como estamos informando o espectador? De que modo?
A realidade virtual também é especular, no sentido de que, projetamos nossos anseios nela. Ela por vezes é a perfeição que nós não somos! Lembrem das beldades nas revistas masculinas: todas retocadas por programas de imagem, hiper-reais.
Constantemente estamos nos vendo na webcam, no orkut, no facebook, etc, para frisar aquilo que queremos ser a partir do parecer: "Essa é minha imagem ideal, pois é uma imagem pensada, vendendo um valor que eu não tenho, mas, você não tem como saber e o importante é que você ache e perceba isso como uma realidade que é minha" Então, nos servimos do virtual às vezes, para salientar que, aquilo que não posso no exterior, posso facilmente no virtual. Ao contrário de Van Eyck que estava presente e fez parte de sua invenção, nos não estamos presentes e não construimos nossas invenções, simulamos invenções, e elas "falam" por nós no virtual e espelham o ideal e não uma natureza real das coisas (cheias de ruídos e imperfeições), são articulações espelhos do Eu ideal.
E a maior parte de nós acredita. Imagens, textos no Twitter, no orkut, no Deviantart, no facebook, no Flickr (Sem falar nos líderes da simulação, The Sims, Second Life, Ragnarog), valem por nós e fazem da tecnologia um filho pródigo, eufórico em apresentar somente suas qualidades.
O papel do espectador deve tornar-se então, outro. Se não temos mais certeza da veracidade da informação ao contrário de Van Eyck que realmente inventou a pintura à óleo, sendo lícito então que afirme orgulhosamente isso. Temos de olhar e ler imagens e textos com mais cautela e senso crítico, desconfiando antes de tudo e indo atrás de outras fontes. Confirmar se aquilo que está alí vale pelo que representa. Ler imagens e alfabetizarmo-nos visualmente, procurar ver para além da superficie da imagem, seu contexto, seus signos, suas referências diretas e indiretas, dar-se ao trabalho de conhecer o outro para poder realmente reconhecê-lo em sua imagem, eis o desafio.


Ricardo Macêdo é professor de Artes Visuais e é artista visual.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OUTUBRO NO PARQUE

Recebemos do colega Ruma o seguinte convite:

Caros amigos,

O Espaço Cultural Banco da Amazônia inaugura no próximo dia 05 de outubro, segunda-feira, às 18 horas, a Exposição “OUTUBRO NO PARQUE”, em comemoração a passagem do Círio de Nazaré.

A exposição reunirá imagens fotográficas de acervos particulares (artistas paraenses, funcionários do Banco da Amazônia e pessoas da comunidade) e retratam crianças paraenses nos cenários como a Praça Batista Campos, Bosque Rodrigues, Museu Emilio Goeldi e Arraial de Nazaré, conjugadas com instalações visuais interativas construídas com brinquedos populares, de fabricação artesanal montadas nos painéis expositivos do Espaço Cultural e terão, nas suas respectivas composições: pipas (papagaios), roque-roques, corrupios (cata ventos), ratinhos de papier mâché, tec-tecs (passarinhos de madeira), carrinhos de garrafa plástica, ioiôs, e outros.

O objetivo é o registro da memória afetiva e cultural do povo amazônida.

A curadoria está a cargo de Emanuel Franco, arquiteto, artista plástico, professor de artes visuais e curador.

A entrada é franca e o acontecimento é um grande incentivo aos inovadores talentos no campo visual.

Não precisa lembra com acho importante a sua presença, ou a sua colaboração na divulgação ou, ainda aquela energia positiva para o sucesso absoluto da mostra.

Atenciosamente,

Rui Albuquerque – Ruma – Responsável pelo Espaço Cultural.