sábado, 24 de outubro de 2009

JOGOS PARA PENSAR

Novos tipos de jogos invadem o mercado, estamos diante do aparecimento dos jogos conceituais. Sim, deixe de lado os gráficos mirabolantes e os efeitos 3D, agora o lance é complexificar o conteúdo do jogo e não somente suas formas. Misturas e hibridizações entre áreas de conhecimentos diversos ocorrem durante as partidas desses novos jogos. Games como "Patapon"(http://www.us.playstation.com/patapon/ ), espécies de "Pequenos guerreiros que possuem uma característica curiosa: o domínio da música e do ritmo em suas batalhas. Para derrotar os inimigos Zigoton, os jogadores devem utilizar suas habilidades musicais para obter sucesso nas batalhas contra diversos monstros do adversário" e se movimentar a partir de conhecimentos prévios de composição musical.

Outro jogo interessante é o chamado "Mitosys", onde uma célula tem de se "comunicar" com outras para evoluir levando em conta os elementos químicos para fazer as ligações adequadas, caso contrário, a célula murcha ou morre. Existe também um outro chamado "World of Goo" que tem como objetivo construir grandes estruturas utilizando seres redondos chamados "goo". O jogo é dividido em cinco capítulos, cada um com diversos níveis. Cada nível possui seu tema visual e musical diferente, criando uma atmosfera ímpar. Existe ainda um jogo extra, chamado World of Goo Corporation, cujo objetivo é construir a maior torre utilizando os "goos" que o jogador coleciona ao passar de níveis. Jogadores de todo o mundo podem competir, enquanto suas torres são enviadas para o servidor do jogo.(fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/World_of_Goo). Um jogo on line, de plataforma aberta e expandida.

Jogos com design mais simples, mas, que pedem mais raciocínio e habilidade ligados a conhecimentos científicos começam a surgir nos meios alternativos, no underground dos nerds, se assim podemos dizer, e impelem as grandes empresas como a Nintendo, por exemplo, a criar a partir desse novo filão. Endereços de jogos retrô, como: http://distractionware.com/blog/?cat=53 ou http://news.retroremakes.com/remakes/ recuperam jogos antigos de empresas como Atari e Taito para criar remakes de clássicos como: HERO, Adventure, Pitfall, Asteroids, enfim. Ao que parece, há uma rede alternativa e underground de criadores de jogos sendo absorvida pelas corporações. Conversei com um amigo (jogador inveterado), sobre isso e ele me disse que "Acho que eles (os jogos) tão surgindo agora pq em parte o grande desafio dos games virtuais já está praticamente vencido, que era alcançar um alto grau de realismo. Eles já dominaram a técnica, agora podem se dar ao luxo de relaxar e experimentar"(Fernando Carvalho).

Ricardo Macêdo

Nenhum comentário: