quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Escalas Amazônicas: Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas (09/12/2016 no MUFPA)


Projeto Escalas Amazônicas: Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas promoverá formação e pesquisa em Belém, Rio Branco e Manaus


Na última década, que ações os governos tem feito para fomentar as Artes Visuais em algumas das principais capitais do Norte, como Belém, Rio Branco e Manaus? O que são Políticas Públicas e Políticas Culturais? Debater e contribuir para responder estas e outras questões são objetivos do projeto Escalas Amazônicas: Seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas, financiado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 13° edição. As atividades presenciais previstas para as três capitais citadas serão realizadas de 09 a 16 de dezembro de 2016 (ver programação abaixo). Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral.
No geral, percebemos que as Artes Visuais costumam aglutinar e engajar um número menor de atores sociais com relação a outras linguagens artísticas, como a música e o teatro, por exemplo. Com isso, seu diálogo com os entes públicos podem ser menos constantes e intensos – o que em tempos de crise política e econômica pode significar perdas significativas para esta linguagem. Nosso projeto pretende oferecer conteúdos voltados à formação e promover um levantamento de dados inéditos a respeito das ações governamentais na última década. Assim pretendemos contribuir com as reivindicações atuais e futuras, aprimorando a participação social nos governos e um melhor emprego dos esforços públicos para atingir as necessidades da população”, explicou Ricardo Agum Ribeiro, doutor em Ciência Política, proponente e coordenador da iniciativa.
Participarão como convidados três pesquisadores que irão se debruçar sobre a estruturação das ações em Artes Visuais referente a Belém, Rio Branco e Manaus. Além de três pesquisadores em Políticas Públicas que irão desenvolver um tema desta área. Está previsto amplo debate com o público presente. Após os eventos presenciais, todos estes conteúdos serão reunidos em um livro impresso e virtual que terá distribuição gratuita. Os leitores poderão conferir a integralidade dos conteúdos, promovendo comparações sobre as realidades de Belém, Rio Branco e Manaus no que se refere às Artes Visuais e aprofundando-se nos assuntos de Políticas Públicas abordados.

Conteúdos
Começando por Belém, a pesquisadora e professora Priscila Riscado irá apresentar a palestra “O que são Políticas Públicas?” em que irá abordar as principais correntes e conceitos pertinentes ao tema das políticas públicas, resgatando a discussão teórica do tema que auxilie gestores e participantes das políticas públicas na busca por embasar possíveis reinvindicações e ações.
Em Rio Branco, o pesquisador Felipe Brasil irá apresentar a palestra “Políticas Públicas de Cultura no Brasil”. Trata-se de uma reflexão do panorama das ações pertinentes às políticas públicas no Brasil no campo da cultura. Seus marcos teóricos e uma discussão do caminho da trajetória executado entre instituições e atores na procura por evidenciar e implementar ações direcionadas a cultura, chegando a uma reflexão atual do debate.
Já em Manaus, a pesquisadora e professora Monique Menezes irá apresentar a palestra “Política Pública para quem?”, tendo como mote a interpretação do papel de instituições e atores na implementação e execução das políticas públicas. A indagação será direcionada para questões práticas no posicionamento institucional, na procura pela efetivação de ações reivindicadas por setores da sociedade. 

Em cada um desses locais pesquisadores em Artes Visuais irão apresentar levantamentos sobre as políticas públicas com relação às Artes Visuais na última década. Este levantamento ficará a cargo dos pesquisadores Danilo Baraúna, Giselle Lucena e Rômulo Nascimento que falarão sobre o contexto em Belém, Rio Branco e Manaus, respectivamente. Eles mapearam as principais ações direcionadas às artes visuais. Busca-se com isso um aprofundamento das questões relativas à temática na visibilidade das ações que podem indicar um caminho crítico das escolhas institucionais. Saber o que já foi feito e o que está sendo projetado se mostra um caminho metodológico para a reflexão da temática em termos de políticas públicas.
Além disso, na capital amazonense, será incluída uma fala sobre um importante assunto que tem mobilizado atores sociais da cultura: a implementação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Este será apresentado por Paulo Cézar Freire, realizador audiovisual e conselheiro municipal de Audiovisual.

Programação - Escalas Amazônicas: seminários de Artes Visuais e Políticas Públicas

Belém – 09/12/2016, às 14h -
Sala de Multimídia do MUFPA - Av. Gov. José Malcher, 1192, Nazaré
“O que são Políticas Públicas?” - por Priscila Riscado, doutora e mestra em Ciência Política (UFF); professora do curso de Políticas Públicas (UFF – IEAR);
- “Artes Visuais em Belém” – por Danilo Baraúna, mestre em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP);

Rio Branco – 12/12/2016, às 14h
Auditório da Biblioteca da Floresta - Via Parque da Maternidade, s/n - Centro
“Políticas Públicas de Cultura no Brasil”, por Felipe Brasil, doutorando e mestre em Ciência Política (UFSCAr);
- “Artes Visuais em Rio Branco”, por Giselle Lucena, mestra em Comunicação Social (PUC – MG); professora do curso de Comunicação Social (UFAC); e Allen Ferraz, mestrando em Letras: linguagem e identidade (UFAC); fotógrafo (UFAC)

Manaus – 16/12/2016, às 14h
Centro de Artes da UFAM - Rua Monsenhor Coutinho Nº. 724 Centro
- “Política Pública para quem?”, por Monique Menezes, doutora e mestra em Ciência Política (IUPERJ); professora de Ciência Política da graduação e mestrado (UFPI); secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Teresina;
- “Artes Visuais em Manaus”, por Rômulo Nascimento, doutorando em Designer (Esdi/UERJ), mestre em Letras e Artes (UEA);
- “Questão latente: Lei Municipal de Incentivo à Cultura”, por Paulo Cézar Freire, conselheiro municipal de cultura de Audiovisual (Manaus); realizador audiovisual.

Ficha técnica
Coordenação: Ricardo Agum Ribeiro (proponente), doutor em Ciência Política e Mestre em Antropologia (UFF); pesquisador visitante Fiocruz – Amazônia; professor colaborador do mestrado em Ciência Política (UFPI). Sávio Stoco, doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP); mestre em Artes Visuais (UNICAMP).
Comissão acadêmica: Ricardo Agum Ribeiro, Sávio Stoco, Anderson Paiva (UFRR), Orlando Maneschy (UFPA)

Contatosescalasamazonicasavpp@gmail.com - (11) 98105-0572 e (11) 98206-1989
Todas as atividades serão gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia.

Nenhum comentário: