Depois de um ano sem maiores informações cinematográficas (ano atribulado, difícil para se organizar os arquivos referentes em um único post), chegou o momento de compartilhar as listas com as Sugestões de Filmes do Ano.
Para termos de organização, os títulos estão divididos em três etapas: 1º Semestre, 2º Semestre e Balanço Geral. Esta foi uma alternativa para dar conta de uma quantidade expressiva de títulos, em muito amparada por uma programação excelente e contínua do Cine Líbero Luxardo, em Belém, Pará. Além destas mencionadas etapas, ainda há uma relação pormenorizada em categorias (direção, ator, atriz etc.).
Para termos de organização, os títulos estão divididos em três etapas: 1º Semestre, 2º Semestre e Balanço Geral. Esta foi uma alternativa para dar conta de uma quantidade expressiva de títulos, em muito amparada por uma programação excelente e contínua do Cine Líbero Luxardo, em Belém, Pará. Além destas mencionadas etapas, ainda há uma relação pormenorizada em categorias (direção, ator, atriz etc.).
O Oscar de 2016 passou distante, com muitas obras genéricas. Outro ponto desconcertante: as continuações aumentaram. Cuidado com sua saúde mental!
Nossos vizinhos latinos trouxeram um ano muito bacana. Desde O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra, e A Terra e a Sombra, de César Augusto Acevedo. Novos rumos do Cinema estão mais próximos.
Nossos vizinhos latinos trouxeram um ano muito bacana. Desde O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra, e A Terra e a Sombra, de César Augusto Acevedo. Novos rumos do Cinema estão mais próximos.
Melhores Filmes 1º Semestre de 2016
01 – O Filho de Saul (László Nemes)
02 – Cemitério do Esplendor (Apichatpong Weerasethakul)
03 – Meu Rei (Maiween)
04 – Dheepan (Jacques Audiard)
05 – As Confissões de Marnie (Hiromasa Yonebayashi)
06 – O Clube (Pablo Larraín); Sicário (Denis Villeneuve)
07 – A Bruxa (Robert Eggers)
08 – O Abraço da Serpente (Ciro Guerra)
09 – A Terra e a Sombra (César Augusto Acevedo)
10 – Agnus Dei (Anne Fontaine)
11 – Anomalisa (Charlie Kaufman)
12 – Hail, Caesar! (Joel & Ethan Cohen)
02 – Cemitério do Esplendor (Apichatpong Weerasethakul)
03 – Meu Rei (Maiween)
04 – Dheepan (Jacques Audiard)
05 – As Confissões de Marnie (Hiromasa Yonebayashi)
06 – O Clube (Pablo Larraín); Sicário (Denis Villeneuve)
07 – A Bruxa (Robert Eggers)
08 – O Abraço da Serpente (Ciro Guerra)
09 – A Terra e a Sombra (César Augusto Acevedo)
10 – Agnus Dei (Anne Fontaine)
11 – Anomalisa (Charlie Kaufman)
12 – Hail, Caesar! (Joel & Ethan Cohen)
Melhores
Filmes 2º Semestre de 2016
01 – Aquarius (Kleber
Mendonça Filho)
02 – Francofonia (Alexandr
Sokurov); Cinema
Novo (Erik Rocha)
03 – Elle (Paul
Verhoeven); De Longe te Observo (Lorenzo Vigas)
04 – The Lobster
(Yorgos Lanthimos); Taxi Teerã (Jafar Panahi)
05 – A Comunidade
(Thomas Vinterberg); Café Society (Woody Allen)
06 – Julieta (Pedro
Almodóvar)
07 – O Clã (Pablo Trapero)
08 – Louder than Bombs
(Joachin Trier)
09 – The Handmaiden
(Park Chan-Wook)
10 – As Montanhas se
Separam (Jia Zangkhe); Incompreendida (Asia Argento)
Balanço Geral Melhores
Filmes de 2016
01 –
Aquarius (Kleber Mendonça Filho)
02 –
O Filho de Saul (László Nemes)
03 –
Cemitério do Esplendor (Apichatpong
Weerasethakul)
04 –
Francofonia (Alexandr Sokurov); Cinema Novo (Erik Rocha)
05 –
Taxi Teerã (Jafar Panahi)
06 –
Meu Rei (Maiwen)
07 –
Elle (Paul Verhoeven)
08 –
De Longe te Observo (Lorenzo Vigas)
09 –
The Lobster (Yorgos Lanthimos); A Bruxa (Robert Eggers)
10 –
Deephan (Jacques Audiard)Melhores por Categorias
1. Diretor - László Nemes (O Filho de Saul) e Kleber Mendonça Filho (Aquarius)
2. Ator – Alfredo Castro (De Longe te Observo)
3. Atriz – Emmanuelle Bercot (Mon Roi) e Sônia Braga (Aquarius)
4. Ator Coadjuvante – Irandhir Santos (Ausência)
5. Atriz Coadjuvante – Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados)
6. Montagem – De Longe te Observo (Lorenzo Vigas) e Cinema Novo (Erik Rocha)
7. Direção de Arte - O Filho de Saul
8. Fotografia – O Filho de Saul (Mátyás Erdély) e Café Society (Vittorio Storaro)
9. Roteiro – Kleber Mendonça Filho (Aquarius) e The Lobster (Yorgos Lanthimos)
10. Efeitos Especiais – A Chegada (Denis Villeneuve) e Rogue One (Gareth Edwards)
11. Animação – As Confissões de Marnie (Hiromasa Yonebayashi)
12. Trilha Sonora – Aquarius (Gustavo Montenegro) e Amor Eterno (Ennio Morricone)
13. Documentário – Francofonia (Alexandr Sokurov) e Cinema Novo (Erik Rocha)
Só para lembrar: toda lista é incompleta. Esta é uma síntese do que foi possível assistir e gostar. Espero que gostem, compartilhem e comentem.
John Fletcher
Nenhum comentário:
Postar um comentário