segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Identidade, canto e fotografia no Fotoativa Portas Abertas

Portas Abertas para 'Universo de Si: canto e fotografia'

Projeto Universo de Si em bate-papo e experimentação de imagem e som com o público

Os sons e imagens do próprio corpo, mesmo aqueles já esquecidos, fazem parte do que somos. Em um passeio pela própria identidade esta edição do Fotoativa Portas Abertas traz oUniverso de Si: canto e fotografia, uma experimentação de som e imagem que vai se estender ao público na quinta-feira (18), às 19h, com uma performance sonora interativa, bate-papo e pocket show.
A mostra é resultado de uma vivência de dois meses, realizada no Casulo Cultural, espaço de arte independente, com dinâmicas técnicas e intuitivas abordando a própria identidade utilizando expressões de canto e fotografia. “Foram momentos de investigação de si mesmo, procurando ouvir a sua voz e a voz do outro. Procurando enxergar o mundo de olhos vendados”, afirma a jornalista e idealizadora da experiência, Yvana Crizanto.

Processo de pesquisa - Universo de si: canto e fotografia
A experimentação reuniu professores, fotógrafos, músicos, artistas e criativos que se desafiaram a investigar a si mesmo. As práticas de fotografia foram aliadas a exercícios de canto, como forma de motivar o conhecimento da voz, hoje acessória em um mundo moderno de teclados de smartphones.
“As relações com o uso da voz e da imagem no contexto atual, de revolução da tecnologia. Uma proposta alinhada ao nosso tempo, em que as culturas digitais supervalorizam a imagem, e possibilitam uma onda de informações constantes e instantâneas”, afirma Yvana. Com o aparato de dispositivos móveis que mantêm a todos conectados sempre, somos levados a nos confrontar cada vez menos com o contato direto, com a voz, com a luz.
Experimentação no Casarão Floresta Sonora
Experimentação no Casarão Floresta Sonora
O despertar da voz no corpo e como expressão de si moveu diversas dinâmicas ao longo da experimentação, como formas de provocar a audição destes sons, reconhecê-los, relacioná-los e observar o impacto que causam na construção da própria identidade e convívio social. Quais seriam os primeiros ruídos e imagens que registramos conscientes e quais emoções trazem consigo.
Toda a experiência foi registrada em imagens, áudios e vídeos, e uma mostra criativa que contou com a participação do público: tudo está compartilhado na exposição. O processo teve participação da professora de canto, Angela Rika, e da artista visual Renata Aguiar. “Compreender o corpo, a voz, como portador dessa ferramenta e associá-lo à fotografia foi um desafio”, expõe Angela.
Experimentação no Casarão Floresta Sonora
Apresentação no Casulo Cultural
A experimentação também faz parte do estudo “Universo de si: o canto e a fotografia como fontes de identidade”, de Yvana Crizanto, apresentado no II Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, nem junho, no PPGARTES/UFPA, como uma forma de intercâmbio com o saber acadêmico.
O projeto tem a identidade como foco, utilizando-se das duas expressões e suas conexões para uma vivência sensorial que será também de um artigo científico sobre a experiência. “Vamos passear em diálogos mais remotos, como com a infância em que se canta e registra o mundo sem compromissos estéticos”, afirma Yvana. Paisagens sonoras, canções de afeto, imagens registradas sem uso de câmera foram algumas das abordagens da experiência.
Experimentação no Casarão Floresta Sonora
Exercícios de experimentação em canto

SERVIÇO

Fotoativa Portas Abertas para ‘Universo de Si: canto e fotografia'
performance, bate-papo e pocket show
acontece quinta-feira, 18 agosto, a partir das 19h
na Fotoativa, Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém
entrada gratuita



Associação Fotoativa


Associação Fotoativa
desde 1984

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Praça das Mercês, 19 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: