Curso "Como ler um Filme: Introdução Teórica ao Audiovisual”
O curso é atividade prévia ao Festival de Audiovisual de Belém (FAB 2014), que conta com o patrocínio do Banco da Amazônia e será realizado de 17 a 20 de setembro, no Cinema Olympia
*** Quando? De 25 a 29 de agosto, de 18h às 21h.
*** Onde?
No CLIC, que fica no Prédio da Associação Comercial do Pará (ACP), na
Av. Pte. Vargas, 158, entre Santo Antônio e Gaspar Viana. O andar é o 6º
e a sala 602 (Escola On).
*** Ministrante: Lorenna Montenegro, jornalista e crítica de cinema filiada à ACCPA.
*** Ementa:
História
da arte: os principais movimentos. Um pouco da história da fotografia.
Estabelecendo algumas regras nos primórdios do cinema. Produção e
consumo de obras cinematográficas. O desenvolvimento de uma lógica
normativa nas narrativas audiovisuais. A linguagem do cinema definindo a
técnica. Planificação e movimentos de câmera. Recursos de edição – a
criação de sentidos na montagem. A estética do filme: alguns exemplos. O espaço-tempo na tela grande; Como a arte contemporânea subverte a construção narrativa no cinema.
* Dia 01 – As sete artes e suas semelhanças
- História da arte;
- A fotografia em movimento: o cinema;
- Estabelecendo as regras do jogo ou elaborando a gramática da estética narrativa
- Exemplificações e exibição de trechos de filmes da década de 10, 20 e 30.
* Dia 02 – Cinema como produto industrial: a técnica é o fundamento
- O desenvolvimento de lógicas na narrativa audiovisual;
- Os movimentos e estilos que nascem no cinema ou se retro-alimentam de outras expressões artísticas;
- Diferenciando forma e conteúdo.
- Exemplificações
* Dia 03 – Estética e linguagem
- Leitura de trechos de “A estética do Filme”, de Jacques Aumont, e “Linguagem Cinematográfica”, de Marcel Martin;
- Cinema documentário e sua utilização em filmes de ficção;
Exemplificações: trechos de cenas analisadas pelos teóricos em seus livros.
* Dia 04 – Planificação, movimentos de câmera e a montagem – nasce o filme
- O ‘be a bá’ do cineasta: planos, movimentos, truques de câmera e de edição;
- Exemplificações: Decupando cenas de filmes – a definir
- Montagem cinematográfica: os fundamentos segundo Karel Reisz.
* Dia 05 – Filmes e a persistência da imagem na temporalidade
- Como a memória é alimentada pelo conteúdo imagético;
- Variáveis que influem diretamente no fluxo narrativo: espaço e tempo.
- Desconstrução: a arte contemporânea subverte as normas do cinema clássico;
- Experimentalismo e criatividade;
- Comentários finais e encerramento do curso.
*** Carga horária: 15 horas/aula
Os certificados serão enviados até 48h após a realização do curso.
Mais informações: https://www.sympla.com.br/curso-como-ler-um-filme-introducao-teorica-ao-audiovisual__23065
Mais informações: https://www.sympla.com.br/curso-como-ler-um-filme-introducao-teorica-ao-audiovisual__23065
Em caso de dúvidas, envie e-mail para falecomfab@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário