quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

"Traços Entrelaçados", exposição individual de Elieni Tenório na Galeria Elf


Elf Galeria convida:

"Traços Entrelaçados",
exposição individual de Elieni Tenório

Sábado, 01 de fevereiro de 2014, das 10 às 14h.



Os entrelaços na vida de Elieni trazem historias dos tempos de infância vividos em Macapá, sob a custódia do pai, um guarda territorial do Amapá e da mãe, uma costureira, e de todo processo de (des)costuração que precisou fazer na própria vida, quando decidiu desafiar os comandos enérgicos que aprisionavam seu inquieto temperamento e expandir suas vivencias para além dos horizontes que se avizinhavam.

Sempre teimosa e com o espírito independente, fugia das regras da casa e cosia suas próprias roupas, experiência que trouxe para a arte, já entranhada nas suas veias, desde menina.
Elieni cursa extensão em artes plásticas na Universidade Federal do Pará, frequenta escolas de artes e oficinas e inicia no meio das artes com a mostra “Suburbano Coração”(1998), onde retrata o cotidiano da periferia e a dores e os amores da mulher suburbana; seguidamente, começa pesquisas utilizando várias técnicas e suportes na busca da ampliação do seu universo plástico. Assim, reapareceram os tecidos, as agulha e linhas, materiais de corte-costura que se confundiram com a xilogravura, provocando as intervenções que tanto gosta de realizar em sua obra. Deles vieram as exposições Espelhos da Alma” e “Vivências” (1999),“Reflexos”( 2000), “O Silêncio que Evoca”, “O Olhar que Plasma”e “Nós, soluço que desata” (2001), “Por Ela”, “Nos Bastidores da Vida”, “Essência do Feminino”, “Nos Tempos do Apagão: aventuras e desventuras”,-“Sob Medida” e “Corpo” (2002), “Mostra de Pinturas” (Sob Medidas, Nos Bastidores, Olhar, Reflexos, Espelhos e Outras Segundas Intenções (2003), Vestida de Obsessão” (2004), “Pinturas e Gravuras” e “Ponto a Ponto” (2005), “Objeto do Desejo” e “Entrelinhas”  (2006) , “Linhas, Agulhas e Moldes – A arquitetura do ser”.(2007), “Universo da Mulher”, “Obsessão”, ”Sobre a Pele”(2008), Razões do Corpo (2010),“Coberta de Razões”(2011), “Alegoria do Feminino”(2012), -“Fragmentos do Corpo” e “Volúpia” (2013), Bienal de Sarcelles (França, 2011) e participações e premiações em Salões de Arte locais, nacionais e internacionais.

Na mostra deste fevereiro de 2014, que acontece na Elf galeria, 18 trabalhos estão expostos; são seis objetos e 12 gravuras sobre tela e tecido, que contam um pouco do amor traçado e entrelaçado sem convencionalismo, de uma paixão que se instala na alma da artista-gravadora e dela sai para embelezar as vidas dos demais amantes da arte, tecendo com todos uma teia que não se esgota e se retroalimenta pelos desejos crescentes e cada vez mais extasiados, que resultam do apreciar as peças que produz. É este entretecer extremamente pessoal e autentico que assegura a ela o merecido lugar de destaque que conquistou. Sua gravura impressiona por ser traço inesgotável e incansável de combinações, pelos gestos entrelaçados no passado, mas que trazem ao futuro a arte como o seu maior presente.

A mostra permanece aberta a visitação até 28 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 10 às 13h e das 15 às 19h. Aos sábados, das 10 às 17h.

Nenhum comentário: