quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cláudia Leão apresenta Navs e Paisagens no Circuito das Artes do IAP



Projeção de vídeo encerra a edição 2013 do Circuito das Artes do Instituto de Artes do Pará. Dias 29 e 30 de janeiro, no Jardim da Casa das 11 Janelas. 20h. Entrada franca.

Na próximas quarta e quinta-feiras, 29 e 30 de janeiro, a fotógrafa Cláudia Leão exibe o vídeo “Navs e Paisagens: diários de bordo entre Belém e Chaves”. O projeto tem como convidado o artista Paulo Meira e contará com a presença dele e de Cláudia durante a exibição.


De acordo com Cláudia, seu trabalho é mais que um registro de viagem, “é uma inserção na paisagem e na delicadeza das luzes e dos escuros que permearam as viagens, registradas em védeo e fotografias, desenhadas no percurso”. O fluxo descrito pela artista iniciou em Belém para chegar a Chaves, no Arquipélago do Marajó, passando por Breves e Afuá.

Trabalho de vídeo e fotografia, seu projeto foi desenvolvido como uma inserção na paisagem e na delicadeza das luzes e dos escuros que permearam as viagens. Para a artista, a intensidade das águas no entorno das cidades, são os principais elementos, personagens dessa história. Rios, baías e chuvas constituem a matéria para uma reflexão imagética acerca do tempo, espaço e paisagem.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Cláudia Leão possui experiência na área de artes, com ênfase em fotografia, atuando principalmente nos temas: ontogênese da imagem, memória, esquecimento, saudade e esquizofrenia.

Participou de diversos salões de arte e mostras coletivas no país e no exterior, entre eles: Rumos da Nova Arte Brasileira – Entre o mundo e o sujeito - Rumos Artes Visuais; Fotografia contemporânea Paraense – Panorama 80/90; Visões e Alumbramentos - Coleção Joaquim Paiva; Fotografia Brasiliana – Centro Português de Fotografia; Fotografia no Brasil: um olhar da origem ao contemporâneo; Amazônia, a arte; Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e Entre Lugares.

Ficha técnica
Navs e Paisagens: diários de bordo entre Belém e Chaves
Um trabalho de  Cláudia Leão
Artista convidado: Paulo Meira
Video Digital: 20 minutos
Fotografia: Cláudia Leão e Paulo Meira
Edição de Imagem: Cláudia Leão e Paulo Meira
Finalização de Edição: Lucas Gouvêa
Concepção da Trilha de Som: Cláudia Leão, Paulo Meira e Lucas Gouvêa
Edição Final de som: Lucas Gouvêa
Produção: Cláudia Leão
Assistente de Produção: Wellington Romário
Dimitria Leão de Queiroz
Locações: Furo Apuiú em Breves, ruas de Afuá, rio Amazonas, baia do Marajó e cidade de Chaves.
Filmado nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2013

Serviço:
“Navs e Paisagens: Diário de Bordo entre Belém e Chaves.
Exibição: Jardim da Casa das Onze Janelas
Dias 29 e 30 de janeiro
20h
Entrada franca.

Nenhum comentário: