quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

8 dicas para dias, leituras, estudos ou o que você quizer

Chegou até mim essa semana MUITA coisa que merece ser espalhada. Então para tentar dar conta de tudo vai novamente um post em forma de combo de informações interessantes que podem se transformar, de acordo com o seu interesse, em conhecimento e (re)conhecimento da nossa "realidade"/ vida.


1º - A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, disponibilizou muitos dos títulos da biblioteca pessoal de Fernando Pessoa em formato PDF. Livros que fizeram parte da vida de Pessoa - e que possuem anotações, grifos, poesias, comentários - agora estão ao acesso de todos que tiverem um ponto de internet. O site pode ser lido em português ou inglês, mas os títulos não necessariamente, pois trata-se da Biblioteca Pessoal de Fernando Pessoa.
Mais informações: Casa Fernando Pessoa


2º - Um novo espaço PÚBLICO destinado a arte será inaugurado nessa sexta (02.mar.2012) a partir das 16h. Ele chama-se Espaço Cultural Conselheira Eva Andersen Pinheiro e pertence ao Ministério Público de Contas do Estado, que convida e apresenta a primeira exposição individual de Irene Almeida com curadoria de Mariano Klautau Filho. Transitório, nome da exposição, segundo o curador trás ao público “fotografias que revelam não só as transições entre filme e digital, entre cor e P&B, entre internos e externos, mas sobretudo o desejo de uma cidade imaginada.”.
Mais informações: Deborah Cabral - debbrabelo@gmail.com | 8832-0485 / Irene Almeida - irene.imagem@gmail.com | 9136-6479
Exposição "Transitório" de Irene Almeida

Foto: Irene Almeida

Foto: Irene Almeida
3º - Entre os dias 05 e 08.mar.2012 a UFPA estará promovendo uma programação que mescla Cinema, Debates e Livros em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A programação acontecerá no auditório do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e é gratuita.
Mais informações: Mulheres Amazônidas


4º - Trata-se da programação - (até onde eu entendi) aberta ao público, mas focada nos calouros e estudantes da FAV - da Semana do Calouros de Artes Visuais da UFPA que acontecerá na própria FAV entre os dias 02 e 09.mar.2012 no Ateliê de Artes. Dentro da programação estão mini-oficinas, mesas redondas, palestras, comunicações de pesquisa e mostra de filmes.
Mais informações: CAAV


5º - Nesse domingo estará acontecendo um ato público/cultural na Praça da República a parti das 10h em prol da criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém. "O objetivo da criação do Sistema Municipal de Cultura como componente do Sistema Nacional de Cultura é o estabelecimento de princípios e diretrizes comuns, a divisão de atribuições e responsabilidades, a estruturação de um esquema de repasse de recursos e a criação de instâncias de controle social que assegurem maior efetividade e continuidade das políticas públicas." Todos os produtores da cidade devem estar atentos a essa movimentação que é interesse de todos para um futuro muio próximo. É um exercício não só de cidadania, mas de caminhada inevitável rumo a sobrevivência.
Mais informações: Fórum Municipal de Cultura


6º - Uma novidade para os "fotógrafos, artistas, entusiastas e o público amante da fotografia". Em novembro do ano passado foi lançado o Wikifoto Brasil. Um site wiki que se propõe a escrever e disponibilizar de forma colaborativa a História, as Características e os Mecanismos de difusão da Fotografia Brasileira. Fica o convite a colaborar ou a apenas olhar.
Mais Informações: Wikifoto Brasil


7º - Um momento quase classificados =} Nossa colega Fatinha Silva me enviou um email solicitando a seguinte divulgação: "Fotógrafo que tenha projeto aprovado na Lei Tó Teixeira. Manter contato comigo Fatinha Silva (9116-4988/8893-7650). aguardando retorno, abraços, Fatinha".


8º - São duas dicas de leitura. Uma sobre "as 20 mais belas livrarias do mundo" e outra sobre "labs e o futuro". Seguem os respectivos links: Flavorwire e Archivo.


Abç

Um comentário:

Anônimo disse...

eXPOSIÇÃO DA IRENE, GENTE BOA A IRENE, ACHO Q NÃO VOU PODER IR.
OUTRA COISA É SOBRE ESSE ARQUIVO DISOPNIBILIZADO DO PESSOA, Q COISA BOA CÉUS.