segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inscrições Abertas para o Rumos Artes Visuais 2011-13

Acesse o edital e realize seu cadastro.

***
A quinta edição do Rumos Artes Visuais tem por objetivo incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, tomando como critérios de seleção a qualidade das obras.

Além de investigar a produção de arte contemporânea do momento, o programa propicia aos contemplados oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como concessão de bolsas de estudo, participação em palestras e ações de difusão (exposições, divulgação em mídia), contribuindo, assim, com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país.

PARTICIPAÇÃO
O candidato deve atuar no Brasil e ter iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000, o que será comprovado por participação em exposições. A inscrição, gratuita, é restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e voltada a artistas, com formações diversas.

O participante pode se inscrever individualmente ou como membro de um coletivo. No caso de coletivo, apenas um integrante deve constar como responsável pela inscrição.

Não há limite para o número de obras a ser apresentadas, mas elas devem ter sido produzidas a partir de 2008, podendo estar concluídas ou em forma de projeto.

PREMIAÇÃO
Para os contemplados, o Itaú Cultural organizará em sua sede, na cidade de São Paulo, uma exposição coletiva, prevista para 2012, em que serão exibidas as obras de todos os artistas e/ou grupos selecionados, assegurando ampla divulgação desse evento na mídia impressa e eletrônica.

Os contemplados terão ainda seus dados artísticos, curriculares e biográficos inseridos e divulgados nos catálogos e peças gráficas e virtuais produzidos em decorrência do programa Rumos e da exposição Rumos Artes Visuais.

As obras contempladas poderão ser apresentadas em exposições fora da cidade de São Paulo. Nessa hipótese, participarão somente as obras que tenham consonância com o recorte curatorial estabelecido para a itinerância, de acordo com o mapeamento regional que será realizado por curadores contratados pelo Itaú Cultural.

Na vigência desta edição (2011-2013), até quatro contemplados - que obtiverem destaque profissional diferenciado, segundo os critérios de avaliação da equipe curatorial - poderão ser agraciados com bolsas de estudo.

INSCRIÇÃO
De 23 de fevereiro a 29 de maio de 2011.

Acesse o edital e realize seu cadastro.


No site http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708 você ainda pode acessar além do Rumos Artes Visuais, também o Rumos Educação, Cultura e Arte e o Rumos Jornalismo Cultural



.

Blog Donanaza sorteia bolsa para seguidores

Oi Pessoal, é com muito carinho que realizamos o primeiro sorteio aqui no blog! Espero que vocês gostem do prêmio:

Uma linda carteira de festa da nova Coleção DonaNaza.

Segue em baixo as regrinhas para participar do sorteio:
- Ser seguidor do blog;
- Deixar 1 comentário neste post com: nome, e e-mail;
- O sorteio é válido em território nacional;
- Quem divulgar tem direito a mais 1 comentário (deixe o link)
- O sorteio começa dia 28/02 e termina dia 14/03.
- Divulgaremos quem tirou a sorte grande no dia 15/03 e mandaremos o resultado para o e-mail do ganhador.

OBS: Os meninos podem participar e se ganhar podem dar de presente para a namorada, a esposa, a mãe ou uma amiga...

Boa Sorte para todos!!!

Clique AQUI para participar do sorteio.

Coloring...

  


"How's this for a great punk rock tale? Innocent girl befriends motley gang of fellow punks who end up turning her share house into a sea of sleeping bag-clad bodies, and eventually ends up with the honours of watching over Johnny Thunders as he passes out in her living room, and preparing a dinner party for the members of Black Flag... Coloring Outside the Lines is a story of how our music finds us, beating us over the head and dragging us on a soundtracked journey into life." - Geoff Parkes, Logged Off

"A great read and a fascinating look at the early 80's Punk Rock subculture." -Bobby Schayer, Bad Religion

"This book is a must in every punk and hardcore kid's bookshelf." -Jeffx, Quebec Hardcore News


Fonte: http://www.interpunk.com/item.cfm?Item=53786&

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hokane / Aki Tsuyuko







 

A collection of musical and visual short stories, written, performed, and drawn by AKI TSUYUKO (who has collaborated with NOBUKAZU TAKEMURA, JIM O'ROURKE, ARTO LINDSAY, TORTOISE, SONIC YOUTH, and YO LA TENGO, and the first in a new series of books Thrill Jockey will be releasing. The CD features nine tracks performed with electric organ and Tsuyuko's delicate vocals and exotic, whimsical melodies. The 48-page, 4-color, 6" x 8" hard bound book features drawings and computer collages created while listening to the CD's tracks. Limited edition of 2,000 copies.

Hoje! RED BAG de Jeferson Cecim, no Reator


Enviado por Nando Lima e Latitude Produções

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cine CCBEU




CINEMA: Francis Coppola no CINESESC BOULEVARD



Sinopse
Com o casamento em crise, Hank e Frannie decidem se separar, enquanto estão em Las Vegas, durante o feriado de 04 de julho. Eles passam então a buscar outras paixões, mas descobrem que estas são tão fantasiosas quanto o falso brilho da cidade que os cerca. E agora, eles precisam decidir se devem apostar nos sonhos ilusórios ou se entregar novamente ao verdadeiro amor.


Serviço:

O Fundo do Coração

Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassja Kinski, Lainie Kazan, Harry Dean Stanton, Allen Goorwitz, Jeff Hamlin, Italia Coppola, James Dean.
Duração: 107 min
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Exibição: 26 e 27/02/2011
Horário: 16h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Informações: 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)
E-mail: sescboulevard@gmail.com

ENTRADA FRANCA

Stewart Home






STEWART HOME - radically inauthentic since 1962
Stewart Home is the most out there writer on the planet - the only person on earth who is visible to the naked eye from outer space! He really does burn that brightly. Home is also a healer and a leading advocate of personal development through Nude Swingers' Punk Yoga. His many other accomplishments include winning the world championship title for Naked Twister With Olive Oil (five times in a row between 2005 and 2010). Home first opened his Second Anus as a teenager in 1976. He is in daily contact with his inner vandal and it is this that accounts for his incredible creativity.





http://www.stewarthomesociety.org/


FORA DO EIXO !?!?

O Fora do Eixo é uma iniciativa organizada por artistas e pesquisadores independentes interessados em propor circuitos alternativos no abrangente campo denominado arte contemporânea, para contribuir com discussões acerca da experimentação entre arte, cidade e sociedade, bem como apontar outras rotas para a criação, em termos de poética, conteúdo, forma de apresentação, inserção e/ou argumento conceitual. Impulsionando, assim, o panorama local, regional e nacional ao se configurar como importante campo de experimentação, circulação, formação de público e formação artística.

Em sua versão 2011, a participação no Projeto Fora do Eixo Vol.3 poderá ocorrer de duas formas distintas, que é a Semana Fora do Eixo e o Salão/Residência Centro-Oeste. Para ambos os casos, as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

Serviço:
Inscrições para a Semana Fora do Eixo e Salão/Residência Centro-Oeste
Data: até 18 de março de 2011.
Mais Informação e Carta Convite:
Email: projetoforadoeixo@gmail.com
Site: www.foradoeixo.org.
Telefone: +5561 8108-5131

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CINEMA: Noite do Oscar no Cine Líbero Luxardo

Na semana do Oscar 2011, o Cine Líbero Luxardo apresenta uma programação com obras premiadas com o Oscar de Melhor Filme, dentre outras categorias, e que se tornaram grandes clássicos da sétima arte. A programação Noite do Oscar acontece de quarta a domingo no Cine Líbero Luxardo, a partir das 19 h, com entrada franca.Na quarta e quinta-feira serão exibidos títulos que provocam a discussão entre a qualidade estética e a premiação da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Dois filmes que estiveram presentes na cerimônia de 1942: o vencedor na categoria de melhor filme: Como era verde meu vale, de John Ford; e Cidadão Kane, de Orson Welles, obra cinematográfica que inaugura o cinema moderno, e ganhou apenas na categoria de melhor roteiro original. Na sexta-feira será exibido A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich, contemplado nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes. No sábado e domingo, os premiados que fizeram jus ao prêmio de melhor filme, com a exibição de Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan; e A Malvada, de Joseph L. Mankiewicz. A mostra Noite do Oscar no Cine Líbero Luxardo é uma parceria da Fundação Tancredo Neves, por meio do Cine Líbero Luxardo, com a ACCPA – Associação dos Críticos de Cinema do Pará. Confira abaixo mais informações sobre a programação:

SERVIÇO:

Noite do Oscar no Cine Líbero LuxardoDe Quarta a Domingo - 23 a 27/02 - com sessões às 19h
Entrada Franca


Como era verde meu vale, de John Ford (EUA/1941)
Título original: How Green Was My Valley. Direção: John Ford. País/ano: Estados Unidos/1941. Gênero: Drama. Produção: Darryl F. Zanuck. Música: Alfred Newman. Fotografia: Arthur C. Miller. Elenco: Walter Pidgeon, Maureen O'Hara, Anna Lee, Donald Crisp, John Loder, Sara Allgood. Cor: Preto e Branco. Duração: 118 min. Classificação etária: Livre.
Sinopse: A família Morgan mora em um vilarejo no País de Gales, no final do século 19. Ela trabalha nas minas de carvão, mas a crescente industrialização e a crise do desemprego mudam a vida da família e do vale onde mora. Vencedor de cinco Oscars, em 1941: Melhor Filme, Ator Coadjuvante, Direção de Arte, Fotografia e Direção.


Cidadão Kane, de Orson Welles (EUA/1941)
Título original: Citizen Kane. Direção: Orson Welles. País/ano: Estados Unidos/1941. Gênero: Drama. Roteiro: Orson Welles e Herman Manckiew. Produção: Orson Welles. Música: Bernard Herrmann. Fotografia: Gregg Toland. Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead.. Cor: Preto e Branco. Duração: 119 min. Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst. Oscar de Melhor Roteiro.

A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich (EUA/1971)
Título original: The Last Picture Show. Direção: Peter Bogdanovich. País/ano: Estados Unidos/1971. Gênero: Drama. Roteiro: Larry McMurtry e Peter Bogdanovich, baseado em livro de Larry McMurtry. Produção: Stephen J. Friedman. Fotografia: Robert Surtees. Elenco: Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Ben Johnson. Cor: Preto e branco. Duração: 115 min. Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: Entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra da Coréia, dois jovens, Duane Jackson (Jeff Bridges) e Sonny Crawford (Timothy Burrows), vivem em Anarene, uma pequena cidade no Texas. Boa parte do tempo deles é passado no cinema e no salão de sinuca. Porém, independente do que aconteça, a cidade está morrendo silenciosa e lentamente. Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan (EUA/1954)
Título original: On the Waterfront. Direção: Elia Kazan. País/ano: Estados Unidos/1954. Gênero: Drama, Policial. Roteiro: Budd Schulberg. Trilha sonora: Leonard Bernstein. Produção: Sam Spiegel. Fotografia: Boris Kaufman. Elenco: Marlon Brando, Karl Malden, Lee J. Cobb, Rod Steiger. Cor: Preto e Branco. Duração: 108 min. Classificação etária: 14 anos.
Sinopse: O Ex-lutador Terry Malloy (Brando) costumava ser um competidor, mas agora trabalha para Johnny Friendly (Lee J. Cobb), o chefão do sindicato. Terry se sente culpado por levar um grevista inocente à morte. Premiado com Oscars de melhor filme, roteiro, direção, fotografia, direção de arte, ator (Brando) e atriz coadjuvante (Eva Marie).

A Malvada, de Joseph L. Mankiewicz (EUA/1950)
Título original: All about Eve. Direção: Joseph L. Mankiewicz. País/ano: Estados Unidos/1950. Gênero: Drama. Roteiro: Joseph L. Mankiewicz. Trilha sonora: Alfred Newman. Produção: Darryl F. Zanuck. Fotografia: Milton R. Krasner. Elenco: Bette Davis, Anne Baxter e George Sanders. Cor: Preto e Branco. Duração: 138 min. Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato. Oscar de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante (George Sanders), Melhor Figurino e de Melhores Efeitos Sonoros.

MÚSICA: Renato Torres no ConexãoVivo

Para quem quiser conhecer um pouco do trabalho do nosso camarada Renato Torres, integrante do grupo Clepsidra, pode acessar agora no endereço http://renato-torres.conexaovivo.com.br/.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Acompanhe transmissão on line do Café Fotográfico com Alexandre Sequeira

http://twitcam.com/3ycsi

PALESTRA: Alexandre Sequeira na Fotoativa

Já tinhamos colocado um link sobre essa palestra do nosso amigo Alexandre, mas para quem estiver curioso, o vídeo abaixo dá uma idéia do que pode ser visto na palestra.

Alexandre Sequeira é artista plástico e fotógrafo, Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteriadade social, tendo participado de diversas exposições no Brasil e exterior, podendo-se destacar "Une certaine amazonie" em Paris/França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica; Exposição e residência artística no Centro Cultural Engramme em Quebec/Canadá; X Bienal de Havana/Cuba, Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China e Projeto Portfólio no Itaú Cultural em São Paulo/Brasil.

Confira aqui a enrevista que ele deu para o NovasMedias!?



Serviço:
Café Fotográfico "Entre lapinha da Serra e o Mata Capim" com Alexandre Sequeira
Dia: 21 de fevereiro de 2011
Hora: 19h30
Local: Associação Fotoativa - Praça das Mercês, 19 - Campina e on line.

Mais Informações:
Telefone: +5591 32252754
Twitter: @fotoativa
Facebook: Associação Fotoativa
Blog: http://www.fotoativa.blogger.com.br/

Cubo Branco 2011> Catálogo ATLAS 1997-2007

No início de 2008 o artista carioca FÁBIO CARVALHO ( http://www.fabiocarvalho.art.br/) publicou e distribuiu um catálogo eletrônico chamado "ATLAS 1997-2007", que era um recorte da sua produção neste período, focado apenas em trabalhos com cartografias, algo muito presente em sua produção por estes anos, a qual versava quase inteiramente sobre suas experiências como um estrangeiro em cidades que não eram a sua cidade natal, com um olhar de quem vem de fora, de uma pessoa que chega em um território desconhecido e busca uma forma de interpretar e entender aquele território desconhecido, torná-lo seu, reconhecível; absorvê-lo, assimilá-lo.

Recentemente este pequeno catálogo foi ampliado para incluir também os obras em imagem fotográfica do mesmo período, uma vez que estas pertencem ao mesmo universo poético, e são complementares aos mapas nesta "experiência de estrangeiro".

O catálogo ATLAS 1997-2007 (v. 2011) pode ser acessado, lido, e até mesmo baixado em:


CUBO BRANCO ação em arte
desde 1996 divulgando e promovendo a Arte Contemporânea Brasileira.
Rio de Janeiro - Brasil

EXPOSIÇÃO: Sobre o vazio_de Alberto Bitar

E toda a gente se reúne em torno daquilo que deveria vir do céu.

Sarolta Bán.

Proíba isso!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

I saw her...

A complexa forma da Nebulosa Olho de Gato, uma das primeiras nebulosas descobertas. Ela é formada por onze anéis de gás.


A Galáxia de Sombrero vista em infravermelho

A luz da estrela supergigante V838 Monocerotis

 Lançado no espaço em 1990, o Hubble é ainda hoje um dos maiores e mais versáteis telescópios espaciais do mundo. Ele não só ajudou a solucionar alguns antigos problemas em astronomia como também revelou dados inéditos, que para serem explicados precisaram de novas teorias.
Mas os registros feitos com o equipamento não são apenas úteis para a ciência: são também um deleite para os olhos. Um fascinante acervo de estrelas, planetas, galáxias, nebulosas e muito mais está disponível para consulta no site oficial do telescópio, onde ainda é possível baixar papéis de parede para o computador e produzir prints das suas fotos favoritas.


Fonte: http://hubblesite.org/

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Biblioteca virtual


No Layout é uma biblioteca virtual para editoras e publicações independentes, focada em livros de arte, zines e revistas de moda. Concebido como um suporte para as edições impressas, o site oferece visualização de conteúdo completo aos usuários, funcionando tanto como ferramenta promocional quanto como arquivo de obscuridades valiosas.
Ao cadastrar-se no site, o usuário ganha a opção de montar uma biblioteca pessoal, selecionando os títulos que mais lhe interessam dentre os disponíveis. E se você tem uma publicação independente, também pode enviá-la em PDF para o endereço info @ nolayout.com. Vale a pena conferir.

Fonte: http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/biblioteca_de_obscuridades/

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Palestra - Café Fotográfico com ALEXANDRE SEQUEIRA





Palestra com Alexandre Sequeira. "Entre o Lapinha da Serra e o Mata Capim - Fotografia e relações de trocas simbólicas.
Para os que estão por Belém e se interessam por fotografia e para os que não estão fiquem atentos ao link para transmissão on line no twitter @fotoativa, no facebook Associação Fotoativa e no blog da Fotoativa...
Café Fotográfico, dia 21 de fevereiro (segunda-feira), às 19:30h, no FOTOATIVA.
Praça das Mercês.


ENTRADA GRATUITA

A VAGA

Caros amigos e amigas,

Nesta sexta-feira o filme "A Vaga" será exibido no Canal WooHoo, transmitido Via Embratel.O Programa será o Moovies. Às 18:45h.Dia 18/02. Site: www.woohoo.com.br
Moovies: Programa voltado para o mercado cinematográfico, mostrando os lançamentos da semana do grande circuito comercial, além das novidades e dicas de DVD de esportes de ação, com entrevistas, bastidores e trechos dos filmes.
Abraços a todos,

Danielle Fonseca
http://www.youtube.com/user/DaniFonsecaChannel?gl=BR

“Rebobine, por favor” no CINESESC BOULEVARD

Hilariante e um tanto quanto maluco, o filme que estará em cartaz neste sábado e domingo (19 e 20/02), às 16h, no CineSESC Boulevard será “Rebobine, por favor”. O filme, dirigido pelo genial Michel Gondry, conta a história de um homem (Jack Black) que trabalha em um ferro-velho e, devido a um acidente, acaba tendo o cérebro magnetizado. Com isso, ele apaga todas as fitas VHS da locadora do amigo (Mos Def) e os dois têm que reproduzir clássicos do cinema como 'Conduzindo Miss Daisy', 'Ghostbusters', 'Hora do Rush', 'O Rei Leão' e qualquer outro filme que a personagem de Mia Farrow, uma fofa idosa, que é a única cliente que a loja tem.

Homenageando grandes filmes do cinema e rendendo boas risadas, o filme faz parte do projeto CineSESC que tem como objetivo de facilitar o acesso da população a filmes premiados e, em 2011, no Centro Cultural SESC Boulevard, o CineSESC terá programação todo o final de semana, com entrada gratuita.
 
Serviço:
Rebobine, Por favor
Direção: Michel Gondry
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow.Duração: 102 min
Gênero: Comédia
Classificação: Livre
Exibição: 19 e 20/02/2011
Horário: 16h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Informações: 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)

ENTRADA FRANCA

Thais Pimenta
Jornalista/ Sesc-Pa
(91) 8830-4642

Trailer:

Arte feita com teclados



Uma vez o pensador Walter Benjamin afirmou que “viver é deixar vestígios.” O trabalho da artista Sarah Foster se baseia neste preceito ao examinar a nossa cultura através da coleção de seus restos, como objetos de consumo descartados. Ao invés de fazer representações para criar um objeto de arte, a artista acumula objetos jogados fora e depois os seleciona-os observando sua história, o tipo de uso que foi dado e o que isso implicava para seus antigos usuários. A partir disso ela monta novos objetos artísticos apresentando estes itens em uma forma e contexto diferentes e que são determinados pelo lugar expositivo. Dentro de sua produção o trabalho com os materiais de lixo eletrônico também não ficam de fora. Exemplo é a série de painéis Qwerty, todos feitos com inúmeras peças de teclados de computador e que ano passado fez parte da exposição Debris, realizada pela galeria P.P.O.W de Nova York.


 Fonte: http://blog.premiosergiomotta.org.br/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Abertas as inscrições de propostas para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana


Estão abertas as inscrições de propostas de atividades para todas as áreas do Festival Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011. Nesse ano as inscrições e o envio de documentação acontecem on-line, pelo site do Festival.

Os eventos deverão ser propostos apenas por pessoas jurídicas. Já oficinas e mostras podem ser propostas também por pessoas físicas. As mostras incluem produção audiovisual, banda independente e fotografia. As oficinas, por sua vez, estão classificadas de acordo com cada uma das sete curadorias: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Infanto Juvenil, Literatura, Música e Patrimônio.

O período de inscrições vai do dia 15 de fevereiro a 21 de março de 2011. Para se inscreverem os proponentes devem preencher antes um cadastro no site: www.festivaldeinverno.ufop.br

Vilas de Minas
Em 2011, o eixo temático do Festival são as vilas de Ribeirão do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila Real Nossa Senhora da Conceição (Sabará). Também conhecidas como “Vilas do Ouro”, são hoje reconhecidas pelos historiadores como representantes da terceira “onda civilizatória” nas Américas, antecedida apenas pelos Astecas e Incas.

Esse ano o Festival acontece mais uma vez durante o mês de julho. Museus, exposições, filmes, peças teatrais, oficinas, seminários, gastronomia, artesanato, ecoturismo e shows vão formar um grande circuito de arte e cultura brasileira em Minas Gerais.

Por dentro do Festival
O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto ocorreu em 1967. Foi formatado inicialmente por um grupo de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com o intuito de levar a arte à coletividade. Realizado em Ouro Preto como atividade de extensão, o festival teve uma segunda e consolidada edição em 1968. Apesar da forte repressão da ditadura militar, o evento realizado neste e nos anos seguintes propiciaram espaços para o debate e reflexão, englobando questões políticas em âmbito nacional e internacional. Em 2004, a Universidade Federal de Ouro Preto assume a realização do festival, envolvendo também a cidade de Mariana com a proposta de integração das atividades culturais nas duas primeiras capitais de Minas Gerais.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, mantém sua visão de extensão universitária, tendo uma preocupação especial com a comunidade. Compreendido como uma forma de concretização das manifestações culturais abre à população e visitantes diversas possibilidades de encontro, descobertas, conhecimento e intercâmbio. A cada ano o festival de inverno se firma como um dos maiores festivais do gênero nos país, tornando a região dos inconfidentes um dos principais roteiros culturais do Brasil durante o mês de julho.

Todas as atividades do festival são pensadas e executadas a partir de um eixo temático que incorpora as peculiaridades regionais, as inovações em todo o país e os ecos de propagação internacionais. O caráter artístico e educacional valoriza o espírito coletivo e garante a continuidade do processo de repensar praticas salvaguardando as bases culturais que constituem a sociedade, seus valores e a continuidade de sua história.

Serviço:
Inscrições para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Período de inscrição: 15 de fevereiro a 21 de março de 2011.
Período do Festival: 08 a 24 de julho de 2011
Mais informações e inscrições: http://www.festivaldeinverno.ufop.br

Exposição Marajó de Giovanni Gallo


A exposição “O Marajó de Giovanni Gallo” reúne imagens poético-documentais que revelam o olhar e a história do italiano Giovanni Gallo, ex-padre jesuíta e criador do O Museu do Marajó que viveu nos municípios de Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari entre às décadas de 70 e 80. Grande visionário, museólogo e fotógrafo, entregou sua vida para servir um povo culturalmente rico, original que vive a margem da história, distante dos grandes centros urbanos, afastados de tudo, de difícil acesso, em localidades desconhecidas onde a ditadura da água e da terra prevalecem. Gallo tornou-se um dos maiores defensores e divulgadores da paradoxal cultura marajoara

Serviço:
Abertura da Exposição Marajó de Giovanni Gallo
Data: 17 de fevereiro de 2011.
Hora: 19h
Período de visitação: de 18 de fevereiro a 31 de março de 2011.
Hora: 10h às 19h - de terça a domingo.
--
Centro Cultural SESC Boulevard
Boulevard Castilhos França, 522 / 523
66010 - 110 - Bairro Campina
Belém - Pará - Brasil
(91)3224-5654 / 3224-5305

Recortes da alma feminina na Galeria Theodoro Braga

A alma feminina de Belém em recortes feitos por oito artistas plásticas paraenses é o que propõe a exposição "Anima", que abriu nesta quarta-feira (16), na Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur). A exposição fica aberta até o dia 11 de março, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é franca.

"Anima" é uma homenagem da Galeria Theodoro Braga ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e uma ocasião para mostrar o olhar feminino da arte plástica paraense com a heterogeneidade da produção e dos perfis artísticos marcando o tom da mostra, incluindo estilos mais contemporâneos, como a grafitagem de Drika Chagas, que produziu na Galeria uma arte inédita e voltada para a coletiva.

A vídeo-instalação "Carta para Alice ou o nome da cidade", de Maria Christina, é outro exemplo de um estilo que mistura sensações e mídias na arte. "Alice" é uma cidade imaginária criada a partir de fotos de quatro cidades paraenses (Afuá, Santana do Araguaia, Faro e Viseu) e seria, inicialmente, uma metrópole ideal, cheia de flores, crianças felizes. Quando o visitante tenta deixar a cidade, o local se transforma e muda de forma, como um sonho tentando aprisionar o apreciador.

Também participam da mostra artistas de longa estrada como Berna Reale e suas fotografias de "Entretantos améns". Berna trata da incapacidade que sente diante de fatos cotidianos como a violência e a brutalidade, fotografando-se amarrada, esperando ser levada pela maré. Os desenhos de Eliene Tenório e os trabalhos de Luciana Magno, Pamela Massoud, Luiza Cavalcante e Ana Flor também integram a mostra "Anima".

A exposição faz parte do Projeto GTB, em que a Galeria Theodoro Braga convida artistas para mostras de acervos ou coletivas. Para Renato Torres, técnico do espaço, o que o público pode esperar são recortes sutis da produção feminina paraense. "Queremos mostrar um pouco do que é a alma feminina da cidade. Queremos que o público veja o que está por trás das obras, por trás da vida das mulheres. Essa é a ideia de ‘Anima', a alma, é algo mais sutil. As pessoas devem ver o contraste das produções, o jogo entre as obras e identificar o que é a diversidade da alma feminina da cidade", afirma Renato Torres.

Serviço: A exposição "Anima" na Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur) fica aberta até o dia 11 de março.

A visitação é das 9h às 18h.
A entrada é franca.
Contato: 3202-4313

Museus


 http://www.youtube.com/watch?v=ZKPeN3ZNCOE&feature=player_embedded


 
Conheça museus como o MoMA de Nova York ou a National Gallery. O Google disponibilizou em colaboração com alguns dos maiores e mais aclamados centros de arte do mundo, um site onde podemos ter acesso á vários museus espalhados pelo planeta. Esse recente projeto é intitulado Art Project.
Através dele, é possível fazer um tour virtual (porém bem real) pelos corredores de grandes museus. No total, mais de mil obras estão disponíveis para ser vistas nos mínimos detalhes. 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Editais de Arte - Fevereiro

Programa de Exposições 2011 – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul
Inscrições até 21 de fevereiro de 2011

#

Ocupação de Espaços para Exposições da FCC – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Prefeitura de Curitiba – Fundo Municipal da Cultura
Inscrições até 28 de fevereiro de 2011

#
17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil
Estão abertas as inscrições para o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que acontece em setembro de 2011 com novo nome e mudanças estruturais importantes em relação às edições anteriores. A Mostra Competitiva Panoramas do Sul, antes restrita a obras em vídeo, passa a aceitar outras experiências artísticas, como instalações, performances e livros-objeto ou livros de artista – obras de arte que usam o suporte impresso ou publicações que se pretendem obras. A nova competição expande sua capacidade de absorver manifestações diversas, incluídas as que se afastam do padrão single channel. As obras selecionadas concorrem a um prêmio em dinheiro e a oito prêmios de residência artística, concedidos em parceria com instituições na América Latina, Europa e Ásia. As inscrições estão abertas até 10 de março de 2011.

#
 
I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea
Até o dia 25 de março de 2011 estarão abertas as inscrições para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea promovido pelo Ministério das Relações Exteriores a fim de incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e ampliar sua divulgação no exterior. São 16 prêmios que variam entre R$2.500,00 e R$20.000,00 divididos em quatro categorias (pintura, escultura, fotografia e obras em papel).
Poderão ser inscritas no Concurso quaisquer obras realizadas por artistas brasileiros. Cada artista poderá inscrever apenas uma obra no Concurso.

Para inscrever a obra de arte, o interessado deverá enviar ao endereço eletrônico artecontemporanea@itamaraty.gov.br:
I. ficha de inscrição assinada e digitalizada;
II. curriculum vitae com texto descritivo e dez imagens (em baixa resolução) de obras de sua autoria, produzidas nos últimos dois anos;
III. imagem da obra selecionada pelo artista para participar do Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, com resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF ou JPEG;
IV. declaração de autoria e propriedade da obra inscrita.

Para mais informações, consulte o edital, a ficha de inscrição e a declaração de autoria em http://www.dc.mre.gov.br/festivais-e-concursos/brasil-i-concurso-itamaraty-de-arte-contemporanea

#


EDITAL DE PAUTAS DO ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZÔNIA Nº 001/2011
O presente Edital de Patrocínios tem por objeto a seleção pública de projetos do segmento de ARTES VISUAIS para patrocínio do Banco da Amazônia para o ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZONIA no ano de 2011, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 800, Térreo, Campina, Belém-PA, CEP: 66017-901. As inscrições estão abertas no período de 24.01.2011 até 28.02.2011. O montante de recursos para este certame e de até R$ 15.000,00 para cada projeto para atender no máximo até 04 (quatro) pautas.
A execução dos projetos deverá ocorrer de acordo com o calendário de pautas abaixo:
- de 16/05/11 a 29/06/11
- de 08/08/11 a 21/09/11
- de 03/11/11 a 16/12/11
- de 22/12/10 a 03/02/12

 
#
 
Bienal Internacional de gravura - Santos 2011
A Bienal Internacional de gravura Santos - 2011 possui por objetivos divulgar, ampliar a discussão e incentivar a produção de gravura original contemporânea, além de possibilitar o reconhecimento de artistas gravadores nacionais e internacionais
Inscrições: de 14/02 a 18/03/2011
#

SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS
O Núcleo Cultural da UNAMA, sob a organização da Galeria de Arte Graça Landeira, informa que estarão abertas até o dia 04 de abril as inscrições para o 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, mostra contemporânea de artes visuais, de abrangência nacional,que será realizado no período de 19 de maio a 27 de junho, nos Espaços da Galeria.
Os artistas podem encontrar o Regulamento e a Ficha de Inscrição, no site da UNAMA ou na própria Galeria, nos horários de 9h às 12h e 15h às 18h.

Informações pelos telefones (91) 4009-3148 / 3150 ou através dos e-mails:

As inscrições são grátis e deverão ser feitas com a apresentação dos dossiês e de outros documentos exigidos pelo Regulamento.

Net art

 


 O projeto de pesquisa aplicada Owning Online Art examina as condições para a introdução da net-arte e outras obras artísticas feitas baseadas na internet no mercado de arte. Realizado pelo Instituto de Belas Artes da Northwestern UAS/Suíça, o objetivo é o de levantar uma discussão sobre a comercialização e a legimtimidade da arte on-line em diálogo com uma equipe interdisciplinar. O estudo também pretende apoiar a DACollection / DAStore, uma coleção de arte digital pertentecente à universidade e em fase de fundação. Markus Schwander e Reinhard Storz são responsáveis pelo projeto de pesquisa que também é coordenado por Isabel Zürcher. Os resultados do Owning Online Art podem ser consultados em uma publicação disponível para download e também no seu site. Recentemente, o projeto foi apresentado em forma de exposição, dentro da feira Art Basel, através de uma parceria entre o designer suíço Regula Büchel e a empresa tweaklab Basel. Eles desenvolveram um console especial que permitia o público acessar a coleção e os resultados do projeto.


Fonte: http://blog.premiosergiomotta.org.br/

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pixel show

 CONFERÊNCIA DE CRIATIVIDADE PIXEL SHOW

Palestras, workshops, feira de arte, exposições, festival de animação, sessões de live painting com artistas consagrados... Não é por acaso que o Pixel Show é o maior evento criativo do país.
Organizado pela Zupi, o evento nasceu em 2005 e atualmente acontece em três lugares do Brasil: São Paulo, Porto Alegre e Recife.
Com uma programação imperdível, o Pixel Show reúne profissionais do mundo das áreas de ilustração, games, concept art, design, animação, cinema, intervenção urbana, fotografia, novas mídias, charges, cartoons, artes plásticas e tecnologia.
Participe desse encontro e venha pensar e discutir a arte contemporânea com os melhores criativos do mercado.
Confira as datas, locais e os palestrantes desse ano. Garanta sua vaga!



.

TRAMPOLIM_ vídeos


I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea

Atenção Artistas!!!

Até o dia 25 de março de 2011 estarão abertas as inscrições para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea promovido pelo Ministério das Relações Exteriores a fim de incentivar a produção brasileira de arte contemporânea e ampliar sua divulgação no exterior. São 16 prêmios que variam entre R$2.500,00 e R$20.000,00 divididos em quatro categorias (pintura, escultura, fotografia e obras em papel).

Poderão ser inscritas no Concurso quaisquer obras realizadas por artistas brasileiros. Cada artista poderá inscrever apenas uma obra no Concurso.

Para inscrever a obra de arte, o interessado deverá enviar ao endereço eletrônico artecontemporanea@itamaraty.gov.br:

I. ficha de inscrição assinada e digitalizada;

II. curriculum vitae com texto descritivo e dez imagens (em baixa resolução) de obras de sua autoria, produzidas nos últimos dois anos;

III. imagem da obra selecionada pelo artista para participar do Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, com resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF ou JPEG; e

IV. declaração de autoria e propriedade da obra inscrita.

Para mais informações, consulte o edital, a ficha de inscrição e a declaração de autoria em http://www.dc.mre.gov.br/festivais-e-concursos/brasil-i-concurso-itamaraty-de-arte-contemporanea

Hand in hand

 

cyberTribe é uma galeria online que promove o trabalho de artistas indígenas internacionalmente. A primeira exposição foi lançada em agosto de 2000 e o projeto continua com o apoiando a produção em arte e tecnologia nas comunidades indígenas que representa. Em 2010 a galeria comemorou 10 anos de atividades trazendo obras politicamente importantes de artistas indígenas de diferentes países, tanto na sua galeria on-line como em outros espaços e galerias em todo o mundo. Ao longo dos últimos dez anos a cyberTribe reuniu artistas da Austrália, Pacífico, Américas e de outros lugares para participar em exposições de renome internacional. Para marcar a ocasião e comemorar o trabalho dos artistas envolvidos, atualmente, a galeria apresenta uma exposição na internet com destancando trabalhos de seu arquivo a partir de 2000. “Esta mostra centra-se na imagem em movimento, a mídia não-convencional e na mídia inter-disciplinar a partir desta década, com perspectivas baseadas em na transmissão a distância” afirma a fundadora e curadora da galeria, Jenny Fraser.

Fonte: http://blog.premiosergiomotta.org.br/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SESC VÍDEO BRASIL 2011


 Estão abertas as inscrições para o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que acontece em setembro de 2011 com novo nome e mudanças estruturais importantes em relação às edições anteriores. A Mostra Competitiva Panoramas do Sul, antes restrita a obras em vídeo, passa a aceitar outras experiências artísticas, como instalações, performances e livros-objeto ou livros de artista – obras de arte que usam o suporte impresso ou publicações que se pretendem obras. A nova competição expande sua capacidade de absorver manifestações diversas, incluídas as que se afastam do padrão single channel. As obras selecionadas concorrem a um prêmio em dinheiro e a oito prêmios de residência artística, concedidos em parceria com instituições na América Latina, Europa e Ásia. As inscrições estão abertas até 10 de março de 2011.

fONTE: http://blog.premiosergiomotta.org.br/

Nabiça pictures

Visagem_Stop Motion_2006.
 
Recebemos o link do blog do Nelson Nabiça, para todos aqueles que gostam de modelagem, esculturas e animação. Vale a pena dar um olho.

http://nabissapictures.blogspot.com/

Toy Division

Achamos algo entre melancólico e engraçado, para os fans do Joy division. Melancólico e soturno, o lendário grupo Joy Division ganhou uma homenagem com um quê de irreverência. Criado por um fã da banda, o vídeo abaixo cria uma nova proposta para a música Transmission usando bonecos de Playmobil no papel dos músicos.


 Veja o vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=_UQmY57qrfw&feature=player_embedded

Fonte: http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/toy_division/

Museu virtual


 
A Adobe, empresa americana de softwares para edição de imagens é a responsável pela criação do primeiro museu virtual do mundo dedicado ao universo das inovações e artes digitais. Chamado de The Adobe Museum of Digital Media (AMDM), o museu foi desenvolvido com o objetivo de criar um ambiente interativo que reunisse trabalhos super inovadores baseado em suportes digitais. O museu foi lançado em outubro de 2010, mas só no mês de fevereiro ele estreou suas exposições on-line. A primeira é um projeto do arquiteto italiano Filippo Innocenti. Ele criou um edifício que só existe no mundo virtual e teoricamente é o edifício que abriga esse museu virtual. Atualmente em cartaz, a primeira mostra oficial é uma exposição do videoartista Tony Oursler. Posteriormente, haverá uma exposição de John Maeda e Mariko Mori. A curadoria é do britânico Tom Eckler. No museu é possível encontrar depoimentos em vídeo do curador e um depoimento do próprio Tony Oursler. Tony criou uma exposição especialmente para o edifício virtual criado pelo arquiteto italianao Filippo Innocenti.

 Fonte:   http://blog.premiosergiomotta.org.br/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gift



Compre um presente. Tire uma foto. Embrulhe. Escolha um endereço aleatório no GoogleMaps e envie para “a pessoa feliz” que mora nesse local. Pronto, com esse gesto simples você participa do projeto Gift a Stranger, da agência Happiness Brussels. Ah! Mas antes de enviar o presente, é preciso fazer algo essencial: o upload da foto do presente apontando para onde você o enviou. É criando essa rede de pessoas-que-presenteiam que a iniciativa se diferencia de outros projetos semelhantes.


Gift a Stranger from Happiness Brussels on Vimeo.

Depois da tendência de deixar livros pelos cantos para um estranho e da onda de enviar cartões portais (quem conhece o Post Crossing?), o Gift a Stranger surge com a proposta de fazer feliz um estranho qualquer ao receber um presente qualquer. Lúdico define.

Graças a um mash up entre o site e o Google Maps, dá para ver quem presenteou quem e com o que. Você pode perder horas por lá vendo, por exemplo, que uma “pessoa feliz” que mora em Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro, recebeu de presente de uma outra brasileira (Nicole) um guarda-chuva.
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Janela para o passado




Não é preciso fazer nada além de digitar o nome da rua, alameda ou  vila que  você nasceu. Depois de alguns minutos é só acompanhar  as imagens que formarão um pequeno curta-metragem....o resto vc  descobre vendo.  




http://thewildernessdowntown.com/