quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Abertas as inscrições de propostas para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana


Estão abertas as inscrições de propostas de atividades para todas as áreas do Festival Inverno de Ouro Preto e Mariana 2011. Nesse ano as inscrições e o envio de documentação acontecem on-line, pelo site do Festival.

Os eventos deverão ser propostos apenas por pessoas jurídicas. Já oficinas e mostras podem ser propostas também por pessoas físicas. As mostras incluem produção audiovisual, banda independente e fotografia. As oficinas, por sua vez, estão classificadas de acordo com cada uma das sete curadorias: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Infanto Juvenil, Literatura, Música e Patrimônio.

O período de inscrições vai do dia 15 de fevereiro a 21 de março de 2011. Para se inscreverem os proponentes devem preencher antes um cadastro no site: www.festivaldeinverno.ufop.br

Vilas de Minas
Em 2011, o eixo temático do Festival são as vilas de Ribeirão do Carmo (Mariana), Vila Rica (Ouro Preto) e Vila Real Nossa Senhora da Conceição (Sabará). Também conhecidas como “Vilas do Ouro”, são hoje reconhecidas pelos historiadores como representantes da terceira “onda civilizatória” nas Américas, antecedida apenas pelos Astecas e Incas.

Esse ano o Festival acontece mais uma vez durante o mês de julho. Museus, exposições, filmes, peças teatrais, oficinas, seminários, gastronomia, artesanato, ecoturismo e shows vão formar um grande circuito de arte e cultura brasileira em Minas Gerais.

Por dentro do Festival
O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto ocorreu em 1967. Foi formatado inicialmente por um grupo de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com o intuito de levar a arte à coletividade. Realizado em Ouro Preto como atividade de extensão, o festival teve uma segunda e consolidada edição em 1968. Apesar da forte repressão da ditadura militar, o evento realizado neste e nos anos seguintes propiciaram espaços para o debate e reflexão, englobando questões políticas em âmbito nacional e internacional. Em 2004, a Universidade Federal de Ouro Preto assume a realização do festival, envolvendo também a cidade de Mariana com a proposta de integração das atividades culturais nas duas primeiras capitais de Minas Gerais.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, mantém sua visão de extensão universitária, tendo uma preocupação especial com a comunidade. Compreendido como uma forma de concretização das manifestações culturais abre à população e visitantes diversas possibilidades de encontro, descobertas, conhecimento e intercâmbio. A cada ano o festival de inverno se firma como um dos maiores festivais do gênero nos país, tornando a região dos inconfidentes um dos principais roteiros culturais do Brasil durante o mês de julho.

Todas as atividades do festival são pensadas e executadas a partir de um eixo temático que incorpora as peculiaridades regionais, as inovações em todo o país e os ecos de propagação internacionais. O caráter artístico e educacional valoriza o espírito coletivo e garante a continuidade do processo de repensar praticas salvaguardando as bases culturais que constituem a sociedade, seus valores e a continuidade de sua história.

Serviço:
Inscrições para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Período de inscrição: 15 de fevereiro a 21 de março de 2011.
Período do Festival: 08 a 24 de julho de 2011
Mais informações e inscrições: http://www.festivaldeinverno.ufop.br

Nenhum comentário: