quarta-feira, 13 de julho de 2011

SESC Pará incentiva pesquisa que vai documentar a obra de Tó Teixeira


Quem foi Antônio Teixeira do Nascimento Filho, o Tó Teixeira? Muitos em Belém já devem ter ouvido este nome, mas ele fica restrito apenas ao conhecimentodesta lei homônima criada pela Prefeitura de Belém em 2000 que serve deincentivo aos artistas. Porém, ao se aprofundar na história de Tó, veremos queantes desta lei em sua homenagem, Tó Teixeira foi um célebre violonista quedeixou um grande legado à nossa cultura.

E foi isso que Salomão Habib fez: aprofundou-se na história por trás deste músico, que até o presente nada havia sido feito para documentar a trajetóriade Tó. Na quinta feira passada, 07, Salomão Habib ganhou um reforço para darcontinuidade ao seu trabalho, Salomão assinou contrato com o Serviço Social doComércio (SESC) Pará que permitirá o andamento do projeto intitulado de “TóTeixeira: vida e obra”.

O primeiro contato de Salomão com a obra do músico ocorreu há 25 anos, quando Habib ouviu um original de Tó Teixeira. O encanto foi imediato e com o passardos anos, Salomão viu-se apaixonado pela obra daquele músico e com anecessidade de resgatar a memória de Tó Teixeira. “Vejo como uma obrigaçãoreanimar a memória dele. Música é o retrato do seu tempo e através destapesquisa pretendo restaurar a história da Amazônia por meio das obras de Tó”, ressalta Salomão Habib.
Salomão Habib - Foto by Marcos Barbosa
Atualmente, são quase nulos os registros documentados da obra deste músico que tanto contribuiu para a nossa cultura. Muitos destes registros estão dispersos, o quedificultou o processo de pesquisa realizada por Salomão. “Era costume delefazer músicas e dar para seus alunos treinarem. Tó Teixeira não teve herdeiros,sua obra é pulverizada, o que dificultou a reunião de material para apesquisa”, conclui Salomão Habib.

Além da dificuldade para reunir fontes para a conclusão do projeto, outra problemática enfrentada por Habib foi a falta de incentivo para darprosseguimento ao seu trabalho. “A minha pesquisa é baseada por amor ao violãoe respeito ao Tó Teixeira, pois é muito difícil realizar um trabalho como este,principalmente, pela falta de incentivo”, confessa o pesquisador. Durante 22anos Habib vem colhendo material, a sua pesquisa foi feita através de diversasfontes baseadas em entrevistas, análises de partituras, recortes de jornais erevistas e depoimentos. Paolo Ricci, advogado, artista plástico e violonistafoi um dos alunos de Tó Teixeira e um grande contribuinte para a pesquisa queestá sendo realizada por Salomão.

Devido a abrangência doprojeto, Salomão pretende fazer o lançamento de diversos materiais que revelama importância do legado de Tó Teixeira e um registro histórico do violão no Pará. O projeto reunirá um documentário em DVD sobre o violão no Pará; 3 CD’scom algumas obras de Tó Teixeira (01 CD de folias, 01 CD de peças solo paraviolão e 01 CD de peças variadas); um livro de partituras e um livro sobre oviolão no Pará intitulado “De Tó a nós”.
Salomão Habib e Carlos Marx Tonini
O projeto, incentivadopelo SESC através do presidente Carlos Marx Tonini, será pioneiro ao reunir um vasto material sobre este poeta do violão paraense. “Tó Teixeira: vida e obra”será um projeto sobre um dos maiores compositores, instrumentistas eprofessores de violão que o Pará já teve e servirá no futuro para que músicos,estudantes e a sociedade paraense conheçam realmente a história deste músico.
--
Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Pará.

2 comentários:

tecbike.info disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tecbike.info disse...

Grande mestre faz muito tempo,não sei se lembras do seu fã aprecio e sempre apreciarei a ótima e bela musica por você tocada no mais doce violão para adocicar nossas vidas meu nome e Romas técnico em informática atualmente morando em santa Catarina meu e-mail e cacoromas27@msn.com abraços e muito sucessos