sexta-feira, 30 de julho de 2010

Curadora cubana faz leitura de portfólios e palestra no IAP


Fotografia: Alexandre Sequeira - participante da última bienal.


São 20 vagas para artistas visuais para leituras de portfólios com Ibis Hernández Abascal, curadora da Bienal de Havana. As leituras serão dia 05 de agosto, pela manhã e à tarde. Para se inscrever os interessados deverão enviar currículo para o e-mail iapvisuais@gmail.com até o dia 04 de agosto, às 14h00. Serão selecionados apenas 20 artistas.
Já a palestra será dia 06 de agosto, às 19h, onde a famosa estudiosa de arte abordará a produção artística de seu país.

Exposições em Agosto

O Prêmio Secult de Artes Visuais apresenta nesse mês de Agosto, duas exposições no Museu de Arte Contemporânea da Casa das Onze Janelas, que serão "Mais rapidamente para o paraíso", de Luciana Magno, e também, "Obrigação do Horizonte II... vista inevitável...", de Bruno Vieira. Abaixo, estão os convites de cada exposição. A vernissage ocorrerá no dia 04 a partir das 19h30 com entrada franca.



Outra exposição no mesmo Museu, será a do fotógrafo Luis Braga, com abertura no dia 18 às 19h30.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Paraense participa da 29ª Bienal de São Paulo

Guy Veloso busca no ensejo de cada manifestação religiosa imagens que revelam a subjetiva relação do homem com o plano espiritual. Confirmado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série “Penitentes”, ele conta que foi preciso ler três vezes o e-mail de convite para participação em um dos eventos de arte mais importantes da América Latina. A densa pesquisa sobre os grupos que mantêm até hoje a prática secular da penitência levou oito anos para que fosse considerada completa. Guy queria encontrar os penitentes em todas as cinco regiões brasileiras. Depois de quase uma década, feito alcançado. Na Semana Santa deste ano, ele foi até o último grupo, em Goiás. Foram 117, mas um não permitiu que...
Leia o resto da entrevista aqui.

LOMOGRAPHY


Você já ouviu falar em Lomography? Não!? Esse é o termo para designar câmeras antigas que entraram no rol cult de alguns fotógrafos e entusiastas da low tecnology. As fotos nem sempre saem como o lomografo (fotógrafo que utiliza as câmeras) pretende, mas, isso só faz agregar interesse as imagens que elas produzem, há nelas o quesito surpresa.  

O movimento Lomographic começou  após a descoberta da Lomo Kompakt Automat (aka a LC-A) em 1991. 

de tamanho compacto. A câmera russa tornou-se famosa pelo seus efeitos exclusivos, como vazamentos de luz, sombra vinheta, e cores ricas e saturadas. Como seus fãs cresceu exponencialmente, a comunidade mundial expandiu-se em um fenômeno. Então, a comunidade não parou de crescer com todos os tipos de idéias criativas.
Mais informações no site:

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ARTE E SURF

A artista Danielle Fonseca, consegue entrevista com Rico de Souza, surfista das antigas. A conversa será utilizada no trabalho "As Ondas: Um encontro de escorrego entre arte e surf" Segue a matéria abaixo.

  
 

Five minutes com Danielle Fonseca

O CRAUD conversou com a Bodyboard Danielle Fonseca, Artista Visual do IAP, e descobriu que Danielle vem desenvolvendo um projeto envolvendo a Filosofia e a  Arte no universo do Surf, com o título "As Ondas: Um encontro de escorrego entre arte e surf".
O trabalho da artista resultará em um filme e poderá ser visto em dezembro durante a  mostra Arte Final do IAP (Instituto de Artes do Pará).
Acompanhe a seguir com exclusividade o depoimento de Danielle para o site.

CRAUD-Você surfa?
DANI: Sim, de Bodyboard, há uns 19 anos.

CRAUD- Como surgiu a idéia de falar sobre filosofia e arte do esporte surf em um filme?
DANI: Li um texto do filósofo Daniel Lins, chamado: Deleuze:O Surfista da Imanência, e fiquei encantada, resolvi pesquisar mais a respeito dessa relação surf e filosofia, e escrevi o projeto "As Ondas: Um encontro de escorrego entre arte e surf", que foi selecionado na Bolsa de Criação, Experimentação e Pesquisa do Instituto de Artes do Pará. Sou artista visual, e venho sempre tentando aproximar a arte da natureza, literatura,música e agora de algo que considero muito especial, o surf.

CRAUD- Conta um pouco sobre este projeto, em uma capital sem ondas e distante a 200 km do mar?
DANI: Pois é, acho que essa dificuldade nos torna mais soul surfers ainda...com o Projeto pretendo mostrar as possibilidades de ondas e praias do Pará, e tentar desmistificar a lenda de que surfistas são seres inúteis, são como diria Daniel Lins "dançarinos de uma cena líquida". E acho-os muito parecidos com os artistas em geral.

CRAUD- Quais as dificuldades que você vem encontrado para falar sobre o tema?
DANI: Acho que as distâncias entre os lugares é a maior dificuldade. No mais, as pessoas, sobretudo, os filósofos estão interessadíssimos no tema, e muito curiosos, é claro.

CRAUD- Quando poderemos ver o trabalho pronto, assitir o filme?
DANI: No mês de dezembro durante a  mostra Arte Final do IAP (Instituto de Artes do Pará).

CRAUD- Você conta com uma equipe para ajudar na realização do projeto?
DANI: Como o filme terá cenas de diversos lugares,não apenas do Pará, conto com a colaboração dos próprios entrevistados,que enviam via internet suas cenas e falas, e conto com a participação da artista visual Keyla Sobral, na parte da captação das imagens.

CRAUD- Conta para nós como foi fazer uma entrevista com uma das figuras mais lendárias do surf brasileiro o mito Rico de Souza?
DANI:Nossa, foi muito emocionante, o RICO é minha referência desde que comecei na década de 80, conhecê-lo foi constatar tudo que a imagem dele dizia, é uma pessoa extremamente humilde, inteligente, carismática, foi super atencioso, um verdadeiro water man, devo adiantar que foi uma entrevista muito emocionante. Nesse dia contei com a colaboração da artista visual Keyla Sobral e da designer Júlia Lima, que fez as fotos.
Para conhecer mais o trabalho de Danielle Fonseca acesse:http://www.culturapara.art.br/artesplasticas/daniellefonseca/

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contra o medo da violência, a arte - no Diário do Pará

Saiu uma matéria no jornal Diário do Pará sobre um trabalho que eu já tinha apresentado aqui no blog algumas vezes, então disponibilizei ela aqui para os interessados.
Clique nas imagens para ampliar.

A matéria

“Espaço de não-violência”. Você já deve ter lido estas palavras por aí, grafadas em um pedacinho de papel. O pequeno adesivo, que em muito se assemelha às habituais placas de sinalização, com seus bonequinhos estilizados e suas proibitivas tarjas vermelhas, vem ganhando paredes, postes e bancos das praças da cidade pelas mãos dos artistas visuais Bruno Cantuária, Luciana Magno e Ricardo Macedo. Nem os carrinhos de ambulantes escaparam. “As pessoas têm um sentimento excessivo de insegurança e queremos transmitir a ideia de poder criar áreas livres do medo, da violência – seja verbal, psicológica, moral, física ou familiar. Livres de qualquer tipo de agressão”, diz Bruno.

A ideia surgiu ao final do ano passado, quando os três artistas idealizaram o adesivo e passaram a distribuí-lo pelas ruas da cidade. Escolhidas de maneira aleatória, as paredes recebiam a figura para então serem fotografadas.

As imagens ganharam o ambiente virtual por meio do blog de Bruno, que postou uma sequência de registros da ação seguidos da sugestão: “Copie e reproduza, leve para casa, para a escola, para o trabalho. Leve sempre com você!”. Em resposta, o pequeno adesivo vem se multiplicando em várias páginas na internet.

“A ideia é que qualquer pessoa possa copiá-los e reproduzi- los à vontade, desde que não seja para fins lucrativos. Está lá, disponível, para quem quiser fazer circular essa iniciativa”, diz Bruno, que no último mês ficou surpreso com a dimensão do projeto, quando descobriu que um artista de Belo Horizonte, em Minas Gerais, copiou a figura do seu blog e começou a espalhar pela cidade.

ARTE URBANA
Segundo Cantuária, em Belém, sobra criatividade, mas ainda falta incentivo para que boas ideias relativas à arte de rua ganhem corpo. “A galera que curte arte urbana - tanto a gente quanto o pessoal do grafite, do stêncil - ainda esbarra na questão financeira, tem que suar a camisa pra poder levar adiante. Algumas pessoas falam ‘ah, mas é só um adesivinho’. Não é só um adesivo, mas vários, tudo isso tem um custo”, diz. “Apesar de ter consciência de que o trabalho está na rua, suscetível à ação do tempo, da chuva e das pessoas que transitam por ali, é chato voltar ao local e ver que foram arrancados. Mas arte urbana é isso mesmo”.

Quem torce o nariz para a profusão de outdoors e cartazes que tomam conta da cidade, pode não ver com bons olhos a iniciativa do trio de artistas. E a questão da poluição visual? Para o artista e pesquisador Orlando Maneschy, a ação com os adesivos está bem longe desse conceito. “Não é um cartaz de propaganda, um santinho de candidato, mas uma quebra do olhar comum sobre a cidade. A intervenção urbana é uma iniciativa válida justamente pelo seu caráter subversivo”, diz.

Para Maneschy, acompanhando uma tendência global, Belém também assiste ao surgimento de grupos de artistas que optaram pelas ruas como espaço expositivo. “Já há algum tempo os artistas começaram a realizar proposições em que a arte ganha a rua, abdicando dos espaços tradicionais como os museus e galerias. Isso é resultado do estudo e do contato com novas linguagens”, diz, destacando neste cenário, além de Bruno, Luciana e Ricardo, nomes como Carla Evanovich, Murilo Rodrigues e Armando Queiroz. “Todos eles vêm desenvolvendo trabalhos substanciais dentro dessa perspectiva”, avalia. (Diário do Pará)
Amanda Aguiar.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Simpósio Especial Museu e Antropologia


SIMPÓSIO ESPECIAL MUSEU E ANTROPOLOGIA
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA), tendo a parceria do Sistema Integrado de Museus e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Local: Igreja de Santo Alexandre - Museu de Arte Sacra/SIM
Data: 30 e 31 de julho.

BRASIL PLURAL: CONHECIMENTOS, SABERES TRADICIONAIS E DIREITOS À DIVERSIDADE.

01 a 04 de Agosto de 2010

Simpósio Especial Museu e Antropologia

Organização:
Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

30, 31 de julho e 1º de agosto de 2010
Local: Museu de Arte Sacra do Pará, Belém - PA

PROGRAMA

30 de julho

MANHÃ- 9h - Abertura

José do Nascimento Jr. (Presidente do IBRAM)
Carlos Caroso (Presidente da ABA)
Jane Beltrão (Secretária da ABA)
Cincinato Marques Júnior (Secretário Executivo de Cultura do Estado do Pará)
Heitor Márcio Pinheiro Santos (Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém - FUMBEL)

9h40 às 11h - Conferência: Ciraj Rasool (University of the Western Cape – UWC, África do Sul)
Mediador: José do Nascimento Júnior

(INTERVALO)

11h15 às 12h30 
Mesa 1 - Museodiversidade: direito à memória e direito à criação
Antônio Carlos Pinto Vieira - Museu da Maré – Rio de janeiro/ RJ
Caroline Soares – Ponto de Memória – Brasília/DF
Neder Charone – (Diretor da Faculdade de Artes Visuais e Coordenador do Curso de Museologia da UFPA)
Representante do Ponto de Memória Terra Firme
Mediador: José Ribamar Bessa Freire (UNIRIO/UERJ)

TARDE

14h15 às 15h30
Mesa 2 - Cidades e processos museais
Cornélia Eckert (UFRGS)/ Ana Luiza Rocha (UFRGS)
Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Claudia Storino (IBRAM)
Mediador: Bela Feldman-Bianco (UNICAMP)

(INTERVALO)

15h45 às 17h
Mesa 3 - Memória e movimentos sociais
José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNIRIO)
Joana D’Arc Fernandes Ferraz (UFF)
Patricia Hayes (University of the Western Cape – UWC, África do Sul) -
Mediador: Claudia Rose (IBRAM)

(INTERVALO)

17h15 às 18h30
Mesa 4 - Amazônia Plural: museu, memória e diversidade
Renata Maués (SIM) – Sistema Integrado de Museus –
Nelson Sanjad (MPEG) - Museu Paraense Emílio Goeldi –
Lucia Hussak van Velthem (MPEG) - Museu Paraense Emílio Goeldi –
Mediador: Terezinha Resende (Ecomuseu da Amazônia/SME/Belém)

18h30 às 20h30
Pontos de Memória: Narrativas de Experiências
Marcelle Pereira (IBRAM) -
Cláudia Rose (IBRAM) -

Cinema e Museu
Regina Abreu (UNIRIO)
Izabela Tamaso (UFG)

31 de Julho

MANHÃ
9h às 11h00
Mesa 5 - Museus e Povos Indígenas: saberes tradicionais e contemporaneidade
Rita Potiguara - (Experiências no Ceará)
Nino Fernandes – (Museu Magüta)
Tonico Benites (Terra e Cultura na pesrpectiva indígena)
João Pacheco de Oliveira (UFRJ/MN)
Mediador: Mário Chagas (IBRAM/UNIRIO)

(INTERVALO)

11h15 s 12:30h
Mesa 6 - Museus imaginários e novas tecnologias
Myrian Sepulveda dos Santos (UERJ)
Livio Sansone (UFBA) –
Antonio Motta (UFPE) –
Mediador: Cornélia Eckert (UFRGS)

TARDE

14h15 às 15h30
Mesa 7 - Museologia Social: memória, patrimônio e território
Mário Chagas (UNIRIO/IBRAM)
Paula Assunção (Reinwardt Academy, Amsterdã/Holanda)
Regina Abreu (UNIRIO) –
Mediador: Antonio Motta (UFPE) -

(INTERVALO)

15h45 às 17h40
Mesa 8 - Processos museais no mundo contemporâneo
Julie Cavignac (UFRN) – Natal/RN –
Angel B. Espina Barrio (Universidade de Salamanca, Espanha)
Jorge Costa de Freitas Branco (Instituto Universitário de Lisboa - Portugal)
Mediador: Mário Chagas (IBRAM/UNIRIO)

(INTERVALO)

18h
Conferência: Os usos da diversidade: estética e política em museus no mundo pós-colonial.
Benoît de L'Estoile (École Normale Supérieure - França)
Debatedor: Regina Abreu (UNIRIO)

Coquetel de Encerramento do evento

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bate Papo com artistas das Exposições Cores no Dique e Através dos Outros

Na Galeria Theodoro Braga as exposições Cores no Dique de Mauricio Adinolfi - SP e Através dos Outros de Irley Leal - BA

Horários Especiais:
Visitação: de 20 a 26/07/2010 de 11h às 20h
de 27/07/2010 a 30/08/2010 de 9h às 15h

Bate-Papo com os artistas: dia 22/07 às 19h - na Galeria

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vídeo "Crédito nº 5" tem produção coletiva


Produção artística baseada na confiança. Eis o mote do Projeto “Crédito Nº 1-7”, do artista plástico Suíço Johannes Burr, cujo resultado desta experiência na cidade de Belém pode ser conferido no vídeo “Crédito Nº 5”, no Museu da UFPA, com visitação até o dia 08 de agosto. A programação faz parte do VII Congresso Mundial do Idea.

O processo de concepção do vídeo “Crédito Nº05” ocorre desde o mês de junho na cidade de Belém através da circulação de uma “mala de crédito”, composta de uma câmera de vídeo e uma fita cassete, no qual o artista passa a uma pessoa. Em sete dias, ela deverá filmar em 30 minutos seu cotidiano e cumprir 4 tarefas. Após este prazo, ela deve enviar a mala para outra pessoa, para que ela repita o processo. Em sete semanas a mala é devolvida ao artista, fechando o ciclo.

Surgido a partir de um estudo realizado por Johannes Burr sobre estratégias alternativas de financiamento para a criação artística, o projeto “Crédito Nº 1-7” tem como principal objetivo estimular a criatividade através da cooperação e colaboração entre os participantes. Em sua quinta edição, é a primeira vez que o projeto é realizado em uma cidade brasileira. Os vídeos anteriores foram produzidos em países europeus como Suíça (Crédito N°1) e Alemanha (Crédito Nº 2,3 e 4).

Na exposição no Museu da UFPA, o projeto será exibido em forma de vídeoinstalação com o material gravado pelos três primeiros participantes, sendo o restante exibido quando a mala retornar. A exposição poder conferida até o dia 08 de agosto.

Serviço:
Crédito N°5 – FilmeEmRede, de Johanes Burr
Visitação: 16 de julho a 08 de agosto
Horários: terça a sexta: 9h às 17h
sábados e domingos: 10h às 14h
Local: Museu da UFPA – Av. Governador José Malcher, 1192 – Nazaré
Informações: (91) 3224-0871


--
Adriele Silva da Silva

terça-feira, 20 de julho de 2010

Exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, no Sesc Boulevard


Nesta quinta-feira, 22/07, às 19h, o Centro Cultural SESC Boulevard abre as portas para o Mestre das Bandeirinhas, inaugurando a exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, que marcará o início da série de exposições que o Centro Cultural vai abrigar.
Com a exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, o Serviço Social do Comércio (SESC) Pará se propõe a oferecer um painel da produção desse conceituado artista, mais conhecido como o “mestre das bandeirinhas”. Através do Projeto Arte SESC, reproduções fotográficas de 33 obras do pintor estão na exibição itinerante, contribuindo para a ampliação do acesso às obras de arte em suas diversas manifestações.

Alfredo Volpi nasceu na cidade de Lucca, na Itália, em 1896. Veio para o Brasil com apenas 01 ano de idade. Na adolescência trabalhou como decorador e pintor de paredes em construções, mas sua verdadeira paixão era a pintura de cavalete, que praticava nas horas vagas. Autodidata, começou a vender algumas telas, o que fez com que trocasse, pouco a pouco, a pintura decorativa de paredes pela pintura artística. Até que em 1951 passou a viver só dessa pintura.
Sua obra pode ser dividida em dois períodos: naturalista e construtivista. O primeiro, que vai até a década de 40, é representado por trabalhos figurativos e paisagens, onde a predominância do colorido amarelado e amarronzado ainda não revelava o que Volpi seria para a pintura brasileira.
Entre as décadas de 40 e 50, Volpi passa gradativamente do naturalismo ao construtivismo, onde começa a se revelar como um inato e excepcional colorista. Seus temas mais freqüentes são madonas, arranjos de flores, figuras isoladas e alguns conjuntos de casa.
O período construtivista, que se subdivide em três fases, estática, concreta e dinâmica, marcou Volpi como sendo um excepcional e original pintor brasileiro, e vai da década de 50 até sua morte, em 1988.

Inauguração Exposição Alfredo Volpi: Múltiplas Faces
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523).
Dia: 22/07
Horário: 19h
ENTRADA FRANCA

Sarau Brasil
E, como é quinta-feira, também acontecerá o projeto “Sarau Musical”, que irá mostrar, em todas as quintas de julho até o dia 05/08, o melhor da nossa música popular brasileira e paraense, além da música instrumental, com uma temática composta por compositores da Música Popular Brasileira e também por gênero musical, sobretudo, choro e samba, sob o comando de Yuri Guedelha e Sarau Brasil, às 19h30.
“Sarau Musical” no SESC Boulevard
Datas: 22/07; 29/07 e 05/08 de 2010.
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523).
Horário: 19h30 às 21h30
ENTRADA FRANCA

--
Thais Pimenta
Jornalista/ Sesc-Pa
(91) 8830-4642

I JOPACine realiza discussão de eixos temáticos


Neste mês de julho, o movimento cineclubista paraense poderá celebrar mais uma conquista através de um evento pioneiro no estado. Trata-se da I Jornada Paraense de Cineclubes (JOPACINE), evento que ocorre entre os dias 23 e 25 de julho, na Escola Estadual Davi Salomão Mufarrej.

Organizado por representantes de diversas entidades cineclubistas como O INOVACINE/FAPESPA e a APJCC (Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema), o JOPACINE irá tratar de assuntos de interesse comuns ao movimento, tais como a fundação da Federação Paraense de Cineclubes (ParáCINE) , a aprovação de seu estatuto, eleição da diretoria, além da discussão de políticas públicas de incentivo aos cineclubes, e estratégias de desenvolvimento da atividade cineclubista no Estado do Pará, entre outros tópicos.

Podem participar do JOPACINE todas as organizações cineclubistas atuantes no Estado do Pará, filiados ou não ao CNC (Conselho Nacional de Cineclubes), representantes de instituições públicas e particulares, entidades da sociedade civil e outras nas quais sejam desenvolvidas atividades de caráter cineclubista. As inscrições estão abertas até o dia 23 de julho, 19 horas, no Colégio Davi . O material de inscrição pode ser enviado para o e-mail jopacine@gmail.com ou para a Comissão Organizadora da Jornada Paraense de Cineclubes – JOPACINE – Presidente Vargas, 1020, Centro – CEP: 66017-000 Belém – PA.

Serviço:
I Jornada Paraense de Cineclubes
Data: 23 a 25 de julho (sexta a domingo)
Horário: A Partir das 8h
Local: Escola Estadual Davi Salomão Mufarrej - Av. Alm. Tamandaré, 256

Inscrições até 22 de julho


Luciana Kellen
Assessora de Comunicação
Ascom / Fapespa
4009 2514 / 82641996

sábado, 17 de julho de 2010

One Minute Soundsculpture


Encontramos no Vimeo um cara que trabalha com espaço físico, mas, organiza dentro dele esculturas virtuais pautadas em sonoridades, como na obra One minute. O nome do artista é Daniel Franke. Ele tem vários trabalhos postados lá. Arte e tecnologia, interatividade, música e dispositivos emergênciais. Confira em http://vimeo.com/6429328


http://vimeo.com/6429328

sexta-feira, 16 de julho de 2010

37º Salão de Humor de Piracicaba abre inscrições!


O tradicional salão de humor está com as inscrições abertas até o dia 3 de agosto. Como em outras edições, o ato é gratuito. Quem curte?

O regulamento, a ficha de inscrição e outras informações ficarão disponíveis no SITE. Os trabalhos em papel podem ser postados para o endereço: 37º Salão de Humor de Piracicaba/ Secretaria da Ação Cultural - Av. Maurice Allain, 454, CEP: 12.405-123 – Piracicaba – São Paulo – SP.

JORNADA DE CINECLUBES SERÁ NO CINEMA OLÍMPIA



ENTREM NO GRUPO JOPACINE: jornadaparaensedecineclube@grupos.com.br

LEIAM O TEXTO ABAIXO:

Secretário do CNC virá para jornada de Cineclubes em Belém

O secretário geral do Conselho Nacional de Cineclubes, João Batista Pimentel Neto, foi a primeira pessoa a confirmar presença na Jornada que vai fundar a Federação Paraense de Cineclubes, dias 23, 24 e 25 de julho, em Belém. Honrado pelo convite, conforme e-mail endereçado á comissão organizadora, o secretário do CNC vai arcar com a viabilização da própria passagem aérea para garantir a sua participação em toda a Jornada, propondo-se, inclusive, em aceitar acomodações disponibilizadas através da hospedagem e alimentação solidárias.

Além do estímulo ao movimento cineclubista, a presença de Pimentel, segundo a comissão organizadora do encontro, confirma que a articulação de eventos em rede, de forma aberta, transparente e democrática, fortalece o sentimento e a sinestesia colaborativa dos participantes. A comissão organizadora avalia que a presença de Pimentel, assim posta, poderá estimular a militância cineclubista para a o entendimento de que a JOPACINE, por resultar de um esforço coletivo e por ser organizada com enormes dificuldades estruturais, os seus participantes serão convocados a assumir eles próprios diversas responsabilidades com este evento, histórico pela sua própria natureza.

Assim sendo, a presença de Pimentel em Belém na JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES é sem dúvida a primeira de uma série de confirmações que estão se desenhando e que devem estar consolidadas até meados da próxima semana. Até o presente momento, a JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES conta com apoios do IDEA 2010, REDE NORTE DE CINECLUBES, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CASA CIVIL, PRODEPA, FAPESPA, SEDECT e SECULT.

Objetivamente, estão garantidos o espaço de realização do evento (Cinema Olímpia), o alojamento dos participantes (na Escola estadual Paes de Carvalho), transporte dos participantes entre o local do evento e a escola onde ficarão alojados. A partir de segunda-feira, dia 12, serão intensificadas as chamadas aos cineclubistas, gestores de entidades da sociedade civil, ativistas do setor audiovisual, realizadores e produtores de cinema e mídias digitais, de forma a garantir a maior representatividade possível deste encontro.

A JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES é convocada por cerca de 30 entidades e projetos que participaram do ii DIÁ-logos cineclubistas, realizado em maio no instituto de Tradição Afro-Religiosa Mãe Nangetu. Sem orçamento e ao mesmo tempo sem economia de esforços, o evento vem sendo estruturado em rede, de forma colaborativa, com os seus passos sendo permanentemente publicitados de forma a que a sociedade possa acompanhá-los.

Assim sendo, estão disponibilizados no site www.jopacine.wordpress.com todas as informações sobre a JORNADA, entre as quais: programação, ficha de inscrição, proposta de regimento interno da JOPACINE e ainda a proposta de estatutos da Federação Paraense de Cineclubes. A meta da comissão organizadora é aparar as arestas e solucionar todos os impasses entre teorias e práticas antes da JOPACINE, para que a mesma se transforme num espaço de conversas entre as vivências e de proposições afirmativas para o desenvolvimento da atividade cineclubista no Estado do Pará.

©
FONTE: COMISSÃO ORGANZIADORA DA JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES

--
Comissão Organizadora da Jornada Paraense de Cineclubes - JOPACINE

--
Luciana Kellen
Assessora de Comunicação
Ascom / Fapespa
4009 2514 / 82641996

Inscrição Vivo ARTE.MOV 2010 / MOSTRA COMPETITIVA


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A QUINTA MOSTRA COMPETITIVA DO VIVO ARTE.MOV.

ESTE ANO, OS TRABALHOS INSCRITOS CONCORREM A PRÊMIOS NAS 5 (CINCO) REGIÕES DO BRASIL, ALÉM DE PARTICIPAREM DA COMPETITIVA NACIONAL. PODEM INSCREVER-SE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS, COM DURAÇÃO DE 20 (VINTE) SEGUNDOS A 3 (TRÊS) MINUTOS, NO PERÍODO DE 31 DE MAIO A 23 DE AGOSTO DE 2010.

SÃO ACEITOS TRABALHOS EM QUAISQUER TIPOS DE MÍDIA OU SUPORTE PARA CAPTAÇÃO DAS IMAGENS. PARA ENVIAR SEU TRABALHO, LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO / EDITAL E PREENCHA A FICHA NO SITE http://www.artemov.net/.

--

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nova geração de games


Acabou a novela, a Microsoft batizou o Project Natal, agora ele chamará Kinect. E também devem ter terminado o desenvolvimento do aparelho que será lançado em novembro deste ano.

Nesta segunda-feira a Microsoft mostrou uma prévia do item com que a empresa pretende revolucionar o mundo dos jogos, onde os jogadores não precisarão mais utilizar controles para desempenhar as funções do personagem no game.

O Kinect é um sistema que é acoplado a um console, inicialmente só o Xbox 360. Apesar de sofisticado, seu funcionamento é relativamente simples: a partir de uma câmera colocada junto ao aparelho de TV, todos os movimentos do jogador são captados e enviados para o console. Dessa forma, todas as reações do jogador - como movimentos dos braços, pernas e cabeça - são interpretadas como comandos para o game. Pode ser o fim do joystick.


A câmera funcionará ainda como porta de entrada à Xbox Live, serviço de entretenimento on-line da Microsoft, que já oferece jogos, filmes e acesso a redes sociais. A partir de agora, o usuário poderá acessar seus games e também perfis em sites como Last.fm, Facebook e Twitter por meio de comando de voz ou simplesmente agitando a mão no ar.


No lançamento, o grupo do Cirque du Soleil foi convidado para ilustrar as possibilidades do sistema. Ginastas corriam no meio do público, saltavam, se contorciam e davam voltas demonstrando os jogos do Kinect.

Neste mundo místico, que mistura videogame e fantasia, uma frase ficou marcada. “Após anos de inúmeras invenções e descobertas, o homem descobriu que a evolução da tecnologia é o próprio homem”. Assim, esquecendo por um momento que o joystick existe, o Kinect foi apresentado ao público. Seus games captam os movimentos do jogador por meio de câmeras, permitindo que ele interaja com os jogos apenas com os movimentos do corpo.

Fonte: 












segunda-feira, 12 de julho de 2010

LIFE IN A DAY

De Um Dia em Setembro para um dia em julho. Mais especificamente: o próximo dia 24, um sábado, será tema de "Life in a Day" (A Vida em um Dia), filme a ser dirigido pelo premiado Kevin MacDonald (Oscar de Melhor Documentário em 1999). Produzido por Ridley Scott, em parceria com o YouTube, o longa-metragem será, na verdade, um videodocumentário feito em parceria com milhares de internautas de todo o mundo.




Idealizado por MacDonald para comemorar os cinco anos do YouTube, o filme será formado por trechos de vídeos captados em todos os cantos do mundo no dia 24. "Mais que uma colagem de imagens aleatórias, quero que este filme faça sentido na vida de quem produzir as cenas", comentou o diretor.



A tarefa de MacDonald não será fácil. Afinal, o material a ser editado é, além de volumoso, aleatório em seu conteúdo e heterogêneo na forma. "Vão chegar desde cenas filmadas com câmeras de alta qualidade quanto vídeos feitos com aparelhos celulares. Mas a graça está nesta mistura. Não acho que vídeos em formatos amadores não possam ser chamados de 'cinema'. Veja Bruxa de Blair e o Dogma dinamarquês. Todos tinham suporte em vídeo e isso fazia parte do charme."



Para completar o trabalho de edição que MacDonald e equipe terão pela frente, além da participação via internet pelos usuários do YouTube, cerca de 500 câmeras de vídeo serão enviadas a comunidades onde o acesso à internet é restrito ou inexistente. "Mandaremos câmeras para gente de baixa renda, locais onde não há internet. E isso inclui desde o Iraque e Afeganistão até a América Latina. Os colaboradores enviam cartões de memória e podem ficar com as câmeras", contou o diretor. O resultado da empreitada poderá ser conferido em janeiro, quando o documentário terá sua première mundial no Festival de Sundance. Em seguida, deve ser lançado nos cinemas em cópias 35mm e, mais tarde, entrará no ar online via YouTube.


Inscrições



O documentário "Life in a Day" vai contar como é a vida em um dia na Terra e compilar imagens registradas por colaboradores de vários países do mundo. As inscrições podem ser feitas no site www.youtube.com/lifeinaday nas próximas duas semanas. Todos os vídeos devem ser filmados no próximo dia 24, não conter trilha sonora (para evitar problemas de direitos autorais) e serem enviados pela internet.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Férias no Museu - Casa das Onze Janelas


O setor Educativo do Museu Casa das Onze Janelas preparou para o mês de julho o programa Férias 2010 oficinas voltadas para crianças , adolescentes e público em geral. Confira abaixo a programação:

Oficina 1: Iniciação Artística - experimentação plástica com Desenho, Pintura, Colagem , Dobradura em papel
Educadora: Bianca Shiguefuzi
Público: Crianças, jovens, adultos e melhor idade, todos juntos para o cultivo da interatividade familiar e novas amizades.
Obs.: Crianças menores de 10 anos devem estar sempre acompanhadas por responsáveis.
Período:de terça a domingo
Horário: 14:00h às 15:30h

Oficina 2: Arte Transfer
Educadora: Milena Claudino
Faixa etária: 10 até 14 anos
Período : de terça a domingo
Horário:10:30 às 11:30

Inscrições:

Gratuita. A ser realizada no dia e horário da Oficina, na Sala de Educação com as educadoras Milena Claudino e Bianca Shiguefuzi. Basta apresentar-se na recepção do Museu com Tiago ou Denise.

Grupos interessados podem agendar através da Coordenação Educativa do SIM : 4009-8845

Funcionamento do Museu:
de terça-feira à domingo, aberto de 10:00 às 16:00 h. Feriados das 09 às 13h.

Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha. Belém. PA. 66020-310.
Fones:(91) 4009-8821 (Recepção) 40098825 (direção)

E-mail: educacao11janelas@gmail.com
Blog http://museucasadasonzejanelas.blogspot.com/

"Toda nudez será castigada" na Sessão Maldita


CINEMA FORA DO SHOPPING 3

"Toda nudez será castigada", de Arnaldo Jabor (BRA, 1973 )

SEXTA– 09 de julho- às 21:30
Entrada Franca

Título Original: Toda nudez será castigada. 
Direção: Arnaldo Jabor. País/Ano: Brasil /1973. 
Gênero: Drama. Roteiro: Arnaldo Jabor, baseado em peça de Nélson Rodrigues. Fotografia:  Lauro Escorel.  
Música: Astor Piazzolla. Edição: Rafael Justo Valverde. Produção: Arnaldo Jabor e Roberto Farias.  
Elenco: Paulo Porto , Darlene Glória , Paulo Sacks , Paulo César Pereio , Isabel Ribeiro. Figurino: Régis Monteiro. Estúdio: Ipanema Filmes / Ventania Filmes. Cor: Colorido. Duração: 107 min. Classificação etária: 18 anos.

Sinopse: Em uma família tradicional Herculano (Paulo Porto), um homem puritano que só tinha tido uma mulher na vida, prometeu para Serginho (Paulo Sacks), seu filho, enquanto a esposa agonizava, que jamais teria outra mulher. Já o irmão de Herculano, Patrício (Paulo César Pereio), vive às custas do irmão e faz de tudo para que Herculano dependa cada vez mais dele e assim possa explorá-lo cada vez mais. Aproveitando uma crise de desespero do irmão, Patrício coloca junto à mesa de Herculano uma fotografia de Geni (Darlene Glória), uma cantora de inferninho e meretriz. Após se embebedar Herculano vai ao bordel, onde encontra Geni e passa a noite com ela. Porém, depois renega a ligação, mas ele e Geni já estão apaixonados. Herculano promete se casar com ela, mas para isto precisa fazer Serginho viajar. Porém, sentindo o que está acontecendo, Serginho se recusa a partir, mas algo ainda muito maior vai torturar Herculano.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

SELEÇÃO PARA BAILARINOS NA CIA. EXPERIMENTAL DE DANÇA WALDETE BRITO


A CIA.EXPERIMENTAL DE DANÇA WALDETE BRITO FAZ SELEÇÃO PARA PREENCHER 02 VAGAS PARA BAILARINOS (RAPAZES) COM IDADE ACIMA DE 18 ANOS. PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO BASTA ENVIAR CURRICULO ARTÍSTICO PARA ciaexperimentaldedancawb@hotmail.com  - ATÉ O DIA 20 DE JULHO. DIVULGUEM!


PARA CONHECER UM POUCO SOBRE A CIA. VISITE O SITE ABAIXO.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Festival HTTPvideo: Inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o Festival HTTPvideo 2010.O tema desta edição é “Em Trânsito: Mobilidade e Entropia”.  Para saber mais, acesse a página aqui.
Para participar, é preciso disponibilizar o vídeo no canal pessoal do participante e fazer a inscrição, seguindo as instruções disponíveis aqui.

Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas


Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563) Tylon Maués (9942-2806)
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

Cine Líbero estreia "Os famosos e os duendes da morte"


CINEMA FORA DO SHOPPING 2

O Cine Líbero Luxardo estreia nesta quinta (08/07) “Os famosos e os duendes da morte”. O primeiro longa de Emir Filho (dos curtas Tapa na Pantera, Saliva entre outros), traz um adolescente de uma cidade minúscula que quer apenas ser livre e encontrar seus pares. As exibições acontecem sempre de quinta a domingo (08 a 18/07), às 19h30, com ingressos a R$ 5,00. Ás quintas estudantes com carteira de meia entrada não pagam.

Em seu primeiro longa Esmir nos mostra como o cinema consegue estimular nossos sentidos primários, a ponto de o filme se transformar em uma experiência completamente sensorial e intimista, e ainda nos remete a uma nova e empolgante tendência nas produções brasileiras: investigar os conflitos universais. 

Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, o longa conta a história de uma cidade em que cada um sonha em segredo. Ambientado em uma cidadezinha gaúcha habitada por descendentes de alemães, o filme mostra um jovem sem nome e sem rumo que conhece uma garota. Ela lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Assim, Mr. Tambourine Man, codinome com o qual ele se apresenta na internet, expressa seu descontentamento com a vida e procura se abrir com contatos virtuais que compartilham de sua angústia, sempre guiado pela música de Bob Dylan. 

Ganhador do Troféu Redentor no Festival do Rio 2009 e destaque em vários outros eventos ao redor do mundo, o filme segue criteriosamente o estilo de Esmir. A maioria dos planos é realizada lateralmente ou de costas, preferindo os frontais geralmente nas externas, que são poucas, causando um maior deslocamento das personagens com o mundo em que vivem.

Ao falar das distâncias que separam e aproximam o protagonista de seus problemas, Esmir Filho opta por construir um filme que, apesar da narrativa linear e da estrutura comum, consegue transmitir com naturalidade as “alucinações” desencadeadas pelos pensamentos do garoto. Com isso, a mistura entre realidade e ilusão não se torna forçada ou irregular, e a inserção de devaneios como a visão de Dylan em um palco deserto contribui para a identificação entre espectador e personagem. Como não pretende focar seu filme em nenhuma ação ou acontecimento específico, o cineasta entende que precisa concentrar seus esforços em retratar toda a aflição que arrebata o menino e que é, no fim, o grande elemento perturbador de sua obra.

A trilha sonora original, produzida por Nelo Johann e orientada pela famosa canção de Dylan que carrega a essência do filme, é um instrumento fundamental para o efeito que o longa exerce sobre seu espectador, além de corroborar com a estética nostálgica escolhida por Filho. O clima retrô se junta ao uso de imagens digitais com pouca resolução, explicitando que o deslocamento do protagonista não é só espacial, mas também temporal. “Os Famosos e os Duendes da Morte” nos faz entender porque estar perto não é físico, e estar longe não é definitivo. Enfim, é o espelho de uma juventude desnorteada que precisa do auxílio das bebidas e das drogas para extravasar seus anseios.

Serviço:
Os famosos e os duendes da morte,
de Esmir Filho (BRA / FRA, 2009)
De quinta a domingo   - 08 a 11e 15 a 18/07- às 19h30
Ingressos R$ 5,00
(Meia Entrada para estudantes)
Quinta-feira: Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia-entrada

Título Original: Os famosos e os duendes da morte. Direção: Esmir Filho. País/Ano: Brasil / França / 2010. Gênero: Drama. Roteiro: Esmir Filho e Ismael Caneppele, baseado em livro de Ismael Caneppele. Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Música: Nelo Johann. Produção: Sara Silveira e Maria Ionescu. Elenco: Henrique Larré, Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Samuel Reginatto, Áurea Baptista. Distribuidora: Warner Bros Pictures Cor: Colorido. Duração: 95 min. Classificação etária: 16 anos.

Sinopse: Um garoto de dezesseis anos fã de Bob Dylan acessa o mundo através da internet, enquanto vê seus dias passarem em uma pequena cidade alemã no interior do Rio Grande do Sul. A chegada de figuras misteriosas na cidade traz lembranças do passado e o leva para um mundo além da realidade.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com


terça-feira, 6 de julho de 2010

I Edital Fotoativa de Videoarte

InformeAtiva


Já estão abertas as inscrições para o I Edital Fotoativa de Videoarte.

Artistas residentes na região metropolitana de Belém interessados na experimentação audiovisual poderão se inscrever gratuitamente até o dia 15 de julho. O regulamento estará disponível na sede da Fotoativa e também poderá ser baixado por meio do blog da Associação.

Serão selecionados dois projetos e a premiação se dará por meio de serviços e disponibilização de equipamentos.

O resultado será divulgado no dia 20 de julho, no site Ecleteca, parceiro da iniciativa, no qual também serão postados os vídeos premiados.

Associação Fotoativa - 25 anos
Utilidade Pública Estadual e Municipal
Praça Visconde do Rio Branco (Praça das Mercês), 19 - Campina
Cep. 66010-110
(91) 3225-2754

fotoativa@amazon.com.br
a.fotoativa@gmail.com
fotoativa@amazon.com.br
http://www.fotoativa.blogger.com.br/

Cinema fora do shopping nas férias 1

Cine CCBEU: programação de julho

Dia 08 - Filme da plateia: "Clube dos Cinco" de John Hugues

Dia 22 - "Ivan, O Terrível" de Sergei Eisenstein

Serviço:
Sessões quinzenais às quintas-feiras - 18h30
No Cine-teatro do CCBEU (Padre Eutíquio, 1309)

ENTRADA FRANCA

Realização: CCBEU
Parceria: APJCC
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Contato: 88131891