quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vídeo "Crédito nº 5" tem produção coletiva


Produção artística baseada na confiança. Eis o mote do Projeto “Crédito Nº 1-7”, do artista plástico Suíço Johannes Burr, cujo resultado desta experiência na cidade de Belém pode ser conferido no vídeo “Crédito Nº 5”, no Museu da UFPA, com visitação até o dia 08 de agosto. A programação faz parte do VII Congresso Mundial do Idea.

O processo de concepção do vídeo “Crédito Nº05” ocorre desde o mês de junho na cidade de Belém através da circulação de uma “mala de crédito”, composta de uma câmera de vídeo e uma fita cassete, no qual o artista passa a uma pessoa. Em sete dias, ela deverá filmar em 30 minutos seu cotidiano e cumprir 4 tarefas. Após este prazo, ela deve enviar a mala para outra pessoa, para que ela repita o processo. Em sete semanas a mala é devolvida ao artista, fechando o ciclo.

Surgido a partir de um estudo realizado por Johannes Burr sobre estratégias alternativas de financiamento para a criação artística, o projeto “Crédito Nº 1-7” tem como principal objetivo estimular a criatividade através da cooperação e colaboração entre os participantes. Em sua quinta edição, é a primeira vez que o projeto é realizado em uma cidade brasileira. Os vídeos anteriores foram produzidos em países europeus como Suíça (Crédito N°1) e Alemanha (Crédito Nº 2,3 e 4).

Na exposição no Museu da UFPA, o projeto será exibido em forma de vídeoinstalação com o material gravado pelos três primeiros participantes, sendo o restante exibido quando a mala retornar. A exposição poder conferida até o dia 08 de agosto.

Serviço:
Crédito N°5 – FilmeEmRede, de Johanes Burr
Visitação: 16 de julho a 08 de agosto
Horários: terça a sexta: 9h às 17h
sábados e domingos: 10h às 14h
Local: Museu da UFPA – Av. Governador José Malcher, 1192 – Nazaré
Informações: (91) 3224-0871


--
Adriele Silva da Silva

Nenhum comentário: