terça-feira, 20 de julho de 2010

Exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, no Sesc Boulevard


Nesta quinta-feira, 22/07, às 19h, o Centro Cultural SESC Boulevard abre as portas para o Mestre das Bandeirinhas, inaugurando a exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, que marcará o início da série de exposições que o Centro Cultural vai abrigar.
Com a exposição “Alfredo Volpi: Múltiplas Faces”, o Serviço Social do Comércio (SESC) Pará se propõe a oferecer um painel da produção desse conceituado artista, mais conhecido como o “mestre das bandeirinhas”. Através do Projeto Arte SESC, reproduções fotográficas de 33 obras do pintor estão na exibição itinerante, contribuindo para a ampliação do acesso às obras de arte em suas diversas manifestações.

Alfredo Volpi nasceu na cidade de Lucca, na Itália, em 1896. Veio para o Brasil com apenas 01 ano de idade. Na adolescência trabalhou como decorador e pintor de paredes em construções, mas sua verdadeira paixão era a pintura de cavalete, que praticava nas horas vagas. Autodidata, começou a vender algumas telas, o que fez com que trocasse, pouco a pouco, a pintura decorativa de paredes pela pintura artística. Até que em 1951 passou a viver só dessa pintura.
Sua obra pode ser dividida em dois períodos: naturalista e construtivista. O primeiro, que vai até a década de 40, é representado por trabalhos figurativos e paisagens, onde a predominância do colorido amarelado e amarronzado ainda não revelava o que Volpi seria para a pintura brasileira.
Entre as décadas de 40 e 50, Volpi passa gradativamente do naturalismo ao construtivismo, onde começa a se revelar como um inato e excepcional colorista. Seus temas mais freqüentes são madonas, arranjos de flores, figuras isoladas e alguns conjuntos de casa.
O período construtivista, que se subdivide em três fases, estática, concreta e dinâmica, marcou Volpi como sendo um excepcional e original pintor brasileiro, e vai da década de 50 até sua morte, em 1988.

Inauguração Exposição Alfredo Volpi: Múltiplas Faces
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523).
Dia: 22/07
Horário: 19h
ENTRADA FRANCA

Sarau Brasil
E, como é quinta-feira, também acontecerá o projeto “Sarau Musical”, que irá mostrar, em todas as quintas de julho até o dia 05/08, o melhor da nossa música popular brasileira e paraense, além da música instrumental, com uma temática composta por compositores da Música Popular Brasileira e também por gênero musical, sobretudo, choro e samba, sob o comando de Yuri Guedelha e Sarau Brasil, às 19h30.
“Sarau Musical” no SESC Boulevard
Datas: 22/07; 29/07 e 05/08 de 2010.
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523).
Horário: 19h30 às 21h30
ENTRADA FRANCA

--
Thais Pimenta
Jornalista/ Sesc-Pa
(91) 8830-4642

Nenhum comentário: