sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sessão Cult exibe "O salário do medo" no Cine Líbero


Uma companhia de exploração de petróleo na America do Sul contrata um estrangeiro que economiza para voltar à sua pátria para dirigir um veiculo carregado e nitroglicerina para explodir poços em chamas. O caminho que leva ao local objetivado é muito acidentado e a missão considerada suicida para trabalhadores da região.

Importância Histórica: Vencedor de 5 prêmios internacionais onde se incluem os dos festivais de Cannes, Berlim e o Bafta inglês, o filme é o mais festejado do diretor Clouzot, um dos cineastas que filmaram durante a ocupação alemã desafiando o regime. Também é o primeiro papel dramático do cantor Yves Montand.Clouzot era casado com a brasileira Vera Amado, participante neste filme e também no posterior “A Diabólicas”. Ele foi recentemente lembrado em “Bastardos Inglórios” de Quentin Tarantino, com seu nome ganhando a marquise de um cinema durante a 2ª.Guerra Mundial

Serviço:

O salário do medo,de Henri-Georges Clouzot (FRA/ITA, 1953)

Sábado - 07/08- às 16h - Entrada Franca

Programação: ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

Título original: Le Salaire De La Peur. Direção: Henri-Georges Clouzot. País/ano: França/1952. Gênero: Drama/Suspense. Roteiro: Henri-Georges Clouzot e Jérôme Géronimi, baseado em livro de Georges Arnaud Música: Georges Auric. Produção: Raymond Boderie e Henri-Georges Clouzot. Elenco: Yves Montand , Charles Vanel , Peter van Eyck , Antonio Centa , Luis de Lima . Cor: P&B Duração: 131 min. Classificação etária: 10 anos.

Sinopse: Quatro homens desempregados e miseráveis, que vivem em condições quase desumanas em um pequeno vilarejo da Guatemala, aceitam uma perigosa e desafiadora missão: transportar uma carga altamente explosiva de nitroglicerina em caminhões sem nenhuma estrutura para tanto, ao longo de estradas em péssimas condições, até um incêndio que está acontecendo em um poço de petróleo de uma extratora estadunidense. Filme vencedor da Palma de Ouro e do Urso de Ouro, respectivamente, prêmios dados no festival de Cannes e de Berlin.




CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com

Nenhum comentário: