segunda-feira, 17 de maio de 2010

Belém recebe Festival Internacional de Videodança

INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ - ASSESSORIA DE MARKETING CULTURAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL
 
Evento terá exibição de vídeos, oficina e bate-papo com ocurador nacional do evento, Paulo Caldas
 
A partir desta terça-feira, dia 18, Belém será a capital brasileira da videodança, o encontro da dança contemporânea com a linguagem do vídeo. Graças à parceria com a Caixa Cultural, pelo terceiro ano consecutivo o Instituto de Artes do Pará recebe o Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, um dos mais importantes eventos mundiais dedicados à linguagem da videodança.

A programação começa às 19h, com a Mostra Internacional de Videodança, que exibirá programas inéditos de diversos países. A mostra segue até dia 21, com sessões de 19h às 21h. Também no dia 21, às 17h, haverá a mesa-redonda “Olhares sobre a Videodança”, com Paulo Caldas, curador nacional do evento, e os paraenses Ana Flávia Mendes e Armando Queiroz. O Dança em Foco realiza ainda a oficina Videodança e Haikai, com Luciana Ponso, mas as vagas já foram preenchidas.

Paulo Caldas explica que a terceira realização consecutiva do festival em Belém se dá pela relação da cidade tanto com a dança quanto com o audiovisual. “Procuramos nos aproximar de cidades que preferencialmente tenham histórico com dança e audiovisual. A partir daí a ideia sempre foi instigar essas expressões artísticas para que elas cresçam ainda mais. Esse é um dos objetivos do festival”, diz o curador.

Para o IAP, a realização do Dança em Foco em Belém trouxe aos artistas a possibilidade de trabalhar com novas ferramentas. “A partir do festival, vários intérpretes criadores passaram a se interessar mais pela videodança. No ano passado, dois bolsistas tiveram seus projetos realizados e este ano, o projeto ‘Sincronicidade’, de Maria Alves Mota, que é de videodança, foi contemplado com uma bolsa”, diz Ana Cláudia Costa, da gerência de Artes Cênicas e Musicais do instituto.

“Foram duas edições importantíssimas no IAP, com oficinas que dão embasamento a quem tem interesse pelo assunto. Na UFPA há um grupo de estudo para essa linguagem, o que só confirma a importância do Dança em Foco em Belém”, completa.

SOBRE O FESTIVAL
Criado no Rio de Janeiro em 2003, o Dança em Foco chega à sua terceira itinerância por quatro capitais brasileiras. Além de Belém, recebem o evento as cidades de Goiânia, Porto Alegre e Teresina. A Mostra Internacional de Videodança é hoje uma das mais importantes plataformas internacionais de exibição de produções criadas a partir desta linguagem. O Dança em Foco promove ainda, em cada cidade, ações de formação, como palestras, debates e oficinas. Mais sobre o festival podem ser encontradas no site do evento: http://www.dancaemfoco.com.br/.

SERVIÇO:
Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança. De 18 a 21 de maio, com Mostra Internacional de Videodança, oficina e mesa redonda, no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré). Entrada franca. Informações: 4006-2913/ 2915 ou através do e-mail teatroedancaiap@gmail.com.

Márcia Carvalho (9999-4563)

Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social/ IAP

Nenhum comentário: