segunda-feira, 26 de abril de 2010

RESULTADO BOLSAS DE PESQUISA, EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA 2010



INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ


IAP divulga resultado das Bolsas para

Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010

Foram contemplados 14 projetos, nas áreas de

Artes Visuais, Música, Dança e Teatro

O Instituto de Artes do Pará (IAP) divulgou ontem, dia 23, o resultado da Bolsa para Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010, um dos principais incentivos à produção artística em todo o Brasil. Foram contemplados 14 artistas, sendo seis de Artes Visuais, dois de Música, três de Dança e três de Teatro. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Na área de Artes Visuais, os contemplados são: Raimundo Nonato da Silva (Mestre Nato), com o projeto “Sagrado Sincretismo”; Rui Mário Cruz de Albuquerque (Ruma), com “Recortes”; Elaine Andrade Arruda, com “Elucubrações”; Lila Rosa de Sousa Bemerguy, com “Olhares Cruzados”; Laércio Cruz Esteves, com “Eclipse”; e Danielle Fonseca do Nascimento, com “As Ondas: Um encontro de escorrego entre arte e surf”.

Na área de Música, foram contemplados os artistas Fábio Gonçalves Cavalcante, com o projeto “As músicas de domínio público do folclore santareno”; e Leonardo Vieira Venturieri, com “Symphonia Glogulifera: Microtonalismo e timbres florestais”. Em Dança foram premiados os artistas Ana Flávia de Mello Mendes, com o projeto “Quem não viu vai ver agora: o poeta e o samba na capital paraense”; Danilo Bracchi, com “Curimbó”; e Marina Alves Mota, com “Sincronicidade”.

Em Teatro as Bolsas do IAP serão destinadas aos seguintes artistas: Elizangila Eleutério Dezincourt, com o projeto “O fantástico expressionismo do imaginário amazônico”; Lucimary Gouvêa Maués, com “Soul da Rua: O papel do ator – Dramaturgia à cena no teatro de rua de Belém”; e Marcelo Siqueira David, com “Máscaras: Uma linguagem popular”.

Ao todo foram inscritos 121 projetos, sendo 53 na área de Artes Visuais, 18 em Teatro, 30 em Música e 20 em Dança. Vale ressaltar que a área de Artes Visuais agrupa pintura, gravura, fotografia, vídeo e projetos multimídia, por isso aparentemente concentra um número maior de propostas.

Armando Sobral, gerente de Artes Visuais do IAP, diz que os projetos inscritos nesta área configuram uma mostra heterogênea, mas é possível identificar o interesse dos artistas pela inserção no território das cidades, saindo um pouco dos ambientes institucionais voltados à arte. Ele cita como exemplos três dos projetos contemplados. “Mestre Nato sai da ocupação formal de uma galeria e vai para um terreiro de candomblé; Danielle Fonseca sugere uma reflexão filosófica a partir da imersão no ambiente de uma paisagem costeira; e Lila Bemerguy revisita Santarém, trabalhando com conceitos de tempo, espaço e geografia”, diz ele.

De uma forma geral, pode-se dizer que os projetos em Artes Visuais estão muito mais voltados aos processos artísticos, aos deslocamentos, à imersão na realidade. “Os artistas buscam dados do real, seja a partir de aspectos antropológicos ou sociológicos. Isso significa que estão atentos à sua realidade”, explica Armando, acrescentando que nos projetos de Artes Visuais ganhadores da Bolsa do IAP foram contemplados videoarte, animação, fotografia, gravura, pintura tridimensional e objetos.

Na área de Dança, o IAP tem observado, ano a ano, o crescimento do número de projetos inscritos. “Verificamos a participação de projetos muito interessantes, o que para nós significa o desdobramento do trabalho realizado pelo próprio instituto: o diálogo com os artistas, as oficinas, os debates, as parcerias com o MinC, a Funarte, a UFPA, além do Dança em Foco, que tem suscitado entre os artistas o desejo de trabalhar com a linguagem da videodança”, diz Ana Costa, da gerência de Artes Cênicas e Musicais.



Sobre a Bolsa IAP

Direcionada a artistas residentes ou domiciliados no Pará há pelo menos três anos, a Bolsa para Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do IAP premia anualmente projetos inéditos cujos objetivos acentuem o caráter experimental da pesquisa, valorizem a inventividade e a inovação dos meios de produção e criação artística e considerem a linguagem como um processo dinâmico e atual.

A cada ano são destinadas até 14 bolsas, cada uma no valor de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Cada bolsa tem duração de sete meses. Graças a ele, artistas recebem recursos para o desenvolvimento e finalização de projetos de pesquisa, experimentação e criação artística, desde sua concepção até o produto final, nas linguagens de Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.

--
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563) Tylon Maués (9942-2806)
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

Nenhum comentário: