quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ainda Hoje 22/04...

IAP apresenta exposição “Estética sem Fronteiras”
Quatro artistas plásticos. Quatro diferentes formas de conceber a arte visual. Cléberson Menezes, Gabriel dos Reis, Hugo Francês e Rui Ventura Filho apresentam sua obras ao público durante a exposição “Estética sem Fronteiras”, que o Instituto de Artes do Pará (IAP) abre nesta quinta-feira, dia 22, às 17h.
Esta é a primeira vez que os quatro artistas expõem juntos. As pinturas revelam traços abstratos, impressionistas, figurativos ou naïf. Em comum, os quatro artistas têm o desafio de enfrentar, no cotidiano, as limitações impostas por algum tipo de necessidade especial.
Armando Sobral, gerente de Artes Visuais do IAP, diz que o projeto surgiu de uma necessidade observada pelo próprio instituto, de valorizar a produção artística, independentemente da condição física de quem a produz. “É uma forma de estimular a reflexão sobre a arte dentro de uma perspectiva mais ampla, para além dos modelos normativos”, explica.
Essa arte sem barreiras, diz Armando, precisa ser vista e valorizada pelo seu potencial criativo. “Ao pensar nesta exposição, tentamos fugir ao máximo da visão paternalista, mas sim tratar o indivíduo como artista, com responsabilidade e respeito”, complementa.
A curadoria da exposição coube a Emanuel Franco. Ele buscou observar a produção pessoal de cada um, para compor uma coletiva que ressaltasse o valor de cada obra. Entre os quatro artistas, Rui Ventura Filho é o que possui maior experiência com mostras e salões de arte. Cléberson Menezes era artista de teatro, e passou a se dedicar à pintura após sofrer um acidente. Gabriel vem de Marabá e traz em seu trabalho uma rica estética visual, enquanto Hugo tem se dedicado bastante à pintura abstrata.
Emanuel Franco diz que, diante das obras, as deficiências físicas são irrelevantes. “Nesse sentido, a arte se configura como um renascimento, com instrumento para se expressar o que se deseja, independentemente das limitações de cada um”.
“Estética sem Fronteiras” poderá ser visitada até dia 04 de junho, sempre de segunda a sexta, de 8h às 14h, no horário de funcionamento regular do instituto.
--
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563) Tylon Maués (9942-2806)
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

&

MESA REDONDA COM ARMANDO QUEIROZ, JOCATOS E MARIANO KLAUTAU FILHO
Os organizadores do projeto RIOS DE TERRAS E ÁGUAS: navegar é preciso, convidam interessados para uma conversa com os artistas ARMANDO QUEIROZ, JOCATOS e MARIANO KLAUTAU FILHO, hoje (QUINTA-FEIRA), dia 22 de abril, às 19h, na Galeria de Arte Graça Landeira - UNAMA Alcindo Cacela .
Janice Lima, Marisa Mokarzel e Simone Moura

Nenhum comentário: