sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mini curso para Professores de artes e interessados.

______________________

O projeto Rios de Terras e Águas: navegar é preciso foi selecionado e financiado pelo Programa Petrobras Cultural na categoria Formação/Educação para as Artes: Materiais e Documentação. Teve como proponente a Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e como parceira beneficiária a Universidade da Amazônia (UNAMA). O projeto foi idealizado e elaborado petos pesquisadoras Janice Lima, coordenadora de arte e educação. Marisa Mokarzel, coordenadora técnica e Simone Moura.
O objetivo do "Rios de Terras e Águas: navegar é preciso" foi documentar e difundir a obra de seis artistas do Pará, que se encontram interligadas pó-questões patrimoniais, culturais e artísticas e apresentam-se em um contexto cultural local, em que estes buscam suas referências, articulando-as ao espaço mais amplo da arte contemporânea.




Os seis artistas se inserem em um campo identitário diversificado, no qual se discutem questões relativas à memória da cidade observada por Mariano Klautau Filho, o patrimônio imaterial representado pela festa religiosa do Círio interpretada por Jocatos, a memória dos remanescentes dos quilombos captada pelas lentes de Paula Sampaio e a cerâmica marajoara, herança ancestral indígena, reinventada por Lise Lobato. Nestas discussões também se inclui a questão de gênero, que pode ser identificada nas imagens criadas por Elieni Tenório e o processo lúdico provocado pelos tradicionais brinquedos de miriti, que ganham grandes dimensões e readquirem novos significados nas propostas de intervenção de Armando Queiroz.

Material de Apoio
Para a compreensão do projeto que pretendeu desenvolver questões sobre a arte contemporânea, pouco difundida no âmbito do Pará, foram realizados materiais de apoio aos educadores e agentes culturais, compostos por: um livro educativo, contendo imagens e textos referentes aos artistas, sua obra e os referenciais culturais por eles utilizados, e uma proposta pedagógica; um documentário em mídia digital (DVD), mantendo o mesmo princípio que rege o livro e 12 pranchas compostas com: imagens da obra de cada artista e do ambiente que serve de referencial.

Inscrição
As inscrições são GRATUITAS até o dia 26 de fevereiro, sendo feitas pelo site http://www.riosdeterraseaguas.com/ onde você pode baixar a ficha de inscrição para a cidade de Belém, Santa Izabel, Ananindeua ou Abaetetuba.
Na ficha, escolha o dia que quer fazer a oficina (dias 2, 3, 4 ou 5 de Março de 2010).
Após preencher tudo, mande para riosdeterraseaguas@gmail.com.
Cada turma terá duração de oito horas num único dia.

Locais
Belém: Unama Alcindo Cacela - 10 turmas (400 vagas) - 02 a 05 . mar
Ananindeua e Santa Izabel: Unama BR - 1 turma (40 vagas) - 02. mar
Abaetetuba: local indefinido - 1 turma (40 vagas) - 02. mar

INFORMAÇÕES

Nenhum comentário: