segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Marcelina 4 e Marcelina 5

chamadas de artigos para o 1º e o 2º semestre de 2010

Em 2010, a revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina
(FASM, São Paulo, unidade Perdizes)
se programa com antecedência para a organização temática de suas duas edições.
NÃO PERCA as datas de envio e participe!
Tema: Arte: um aprendizado possível na Faculdade?PRAZO MÁXIMO PARA ENVIO: 5 de abril de 2010 (para marcelina 4)
Nos últimos anos, até mesmo um país como o Brasil, com metas ainda incompletas no campo da alfabetização, protagonizou o fenômeno da “profissionalização” de seus artistas. Qual o significado simbólico dessa constatação? Seria a arte uma profissão que se ensina e se aprende em escolas, uma vez superados os mitos do “gênio criador” e da “inspiração”? Como avaliar e medir o sucesso de um artista? E para onde deve se dirigir o jovem aspirante ao trabalho artístico, diante de um mercado que tem oferecido uma pleiade de oportunidades de encontro com artistas renomados, críticos e curadores? Como deveria o ensino superior atualizar um currículo ainda vinculado às técnicas das Belas-Artes? A revista marcelina 4 pretende enfrentar essas questões espinhosas a fim de ampliar um debate acadêmico ainda tímido frente à complexidade da cultura globalizada.
Tema: Walter Benjamin, uma aura que comemora 70 anosPRAZO MÁXIMO PARA ENVIO: 1 de setembro de 2010 (para marcelina 5)
Mestre da transmissão da modernidade, Walter Benjamin (1892-1940) continua sendo o filósofo mais lido nos departamentos de história e crítica de arte. A revista marcelina 5 prepara para o segundo semestre de 2010 uma homenagem com textos que procuram desvendar as possíveis causas da posteridade inesperada de um dos pensadores mais originais da experiência estética na urbe. De onde vem a pertinência de sua reflexão sobre a fotografia, a despeito de todas as invenções tecnológicas, rupturas e radicalidades dos movimentos artísticos? Como explicar a longevidade de figuras conceituais como o flâneur, o narrador e o colecionador, entre muitos outros? Teria Benjamin deixado alguma metodologia para a era do virtual e do digital?
***********************************************************************
A revista marcelina é a publicação semestral do programa de pós-graduação em artes visuais da Faculdade Santa Marcelina (FASM). Estamos preparando os nº 4 e 5, após marcelina [antropofágica], marcelina [ficções] e marcelina [eu-você, etc.].
O objetivo dessa publicação consiste em divulgar pesquisas acadêmicas em andamento nas universidades e faculdades brasileiras, a fim de agilizar a troca de ideias e debate em todos os Estados, permitindo acolher reflexões que não têm um espaço próprio para manifestar seu ponto de vista.
Ainda que de caráter científico, marcelina publica também artigos com uma linguagem menos formal (relatos de experiências de ensino, por exemplo) e contempla atividades culturais já inseridas no circuito de consumo, preservando o espírito crítico.
A conversa dialógica com um curador já configurou uma seção fixa na qual tenta-se delinear as premisas, tarefas e estratégias de uma prática experimental em busca de um pensamento curatorial. Outra sessão fixa publica uma arguição em destaque, como estímulo à produção de pensamento durante a defesa do mestrado que geralmente fica restrita entre paredes.
Lembre-se que somente trabalhos inéditos em território nacional serão analisados e que o rigor das citações e das fontes é indispensável para garantir a qualidade da leitura oferecida.Enviar artigo ou dúvidas para Secretaria do Mestrado em Artes Visuais: Marina Noguti pos-graduacao@fasm.edu.br Coordenação do Mestrado: Profª Drª Mirtes Marins de Oliveiramirtes.oliveira@fasm.edu.br Informações sobre os critérios de publicação: link-se http://tr2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaClick?1746,228,29533,2537,17c49daebe93d3f5638ca82d3cae880d,aHR0cDovL3d3dy5mYXNtLmVkdS5ici8/dXRtX3NvdXJjZT1WaXJ0dWFsK1RhcmdldCZ1dG1fbWVkaXVtPWVtYWlsJnV0bV9jb250ZW50PSZ1dG1fY2FtcGFpZ249TWFyY2VsaW5hKzQrZStNYXJjZWxpbmErNSZ1dG1fdGVybT1ldGV0dWJhQGdtYWlsLmNvbQ==,2Faculdade Santa MarcelinaFaculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes Rua Dr. Emilio Ribas, 89CEP 05006-020São Paulo - SP

Nenhum comentário: