quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Fim de ano



Estaremos de volta em Janeiro de 2010.
Que todos tenham um ótimo final de ano, saúde, paz e dinheiro no bolso. Até mais!

Exposição "Recortes", de RUMA.

Recado dado! Hoje!

Caros Amigos,
Estou inaugurando uma exposição individual e bem modesta, mas muito legal e só com o material de recortes em madeira e papel, por isso recebeu o nome RECORTES.
Vai ser no Dona Dica, Cheiros e Sabores, lá na Feliz Luzitânia, Cidade Velha, Belém - PA.
Vale a pena ir conferir pelo trabalho que escolhi com todo carinho para mostrar, como também pelo lugar que é muito especial em termos de sabores regionais.
Dona Jurídica que me desculpe, mas lá eu provei o mais delicioso tacacá dos últimos tempos´e um inédito suco de jambo.
Estou aguardando sua visita no dia da abertura que vai ser na próxima quarta-feira, dia 23 de dezembro ou no do decorrer desse finzinho de dezembro e janeiro de 2010.
Adorarei receber sua ajuda na divulgação e na energia positiva.
Beijão,
Ruma.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Creative Commons





Creative Commons (tradução literal:criação comum também conhecido pela sigla CC) pode denominar tanto um conjunto de licenças padronizadas para gestão aberta, livre e compartilhada de conteúdos e informação (copyleft), quanto a homônima organização sem fins lucrativos norte-americana que os redigiu e mantém a atualização e discussão a respeito delas.


Finalidade das licenças Creative Commons

As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copyleft.

As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Isso pode ser operacionalizado por meio de um sortimento de módulos standard de licenças, que resultam em licenças prontas para serem agregadas aos conteúdos que se deseje licenciar.

Os módulos oferecidos podem resultar em licenças que vão desde uma abdicação quase total, pelo licenciante, dos seus direitos patrimoniais, até opções mais restritivas, que vedam a possibilidade de criação de obras derivadas ou o uso comercial dos materiais licenciados.

História do projeto

Prêmio Golden Nica, concedido ao projeto Creative Commons

A filosofia imanente às licenças Creative Commons encontra antecedentes na Open Publication License (OPL), na GNU General Public License (GPL) e na GNU Free Documentation License (GFDL). A GFDL foi criada precipuamente para o licenciamento de documentação de projetos de software, mas passou também a ser utilizada em outros projectos (como a Wikipedia).

As licenças Creative Commons, no entanto, diferenciam-se de tais iniciativas por não incluírem necessariamente dentre os direitos disponibilizados ao público (conforme o tipo de licença que se esteja a tratar) a possibilidade de manipulação do conteúdo por meio de código aberto. Tais licenças, nestas hipóteses, acabam permitindo unicamente a livre manipulação, distribuição, compartilhamento e replicação destes conteúdos.

O projeto Creative Commons foi lançado oficialmente em 2001. Lawrence Lessig, professor da Universidade de Stanford, fundador e presidente da Creative Commons, começou a organização como um método adicional de conseguir os objectivos do seu caso no Supremo tribunal, Eldred v. Ashcroft.

A primeira proposta de licenças Creative Commons[1] foi publicada em 16 de Dezembro de 2002.

O projecto foi premiado com o Golden Nica Award[2] no Prix Ars Electronica[3] na categoria "Net Vision" em 2004.

Outras informações relevantes

A entidade disponibiliza ainda metadados RDF/XML, que descrevem as licenças de forma a tornar mais fácil localizar e processar em rede obras licenciadas pelo padrão da entidade.

Implicações legais

As principais licenças Creative Commons foram redigidas levando em consideração o modelo legal norte americano, o que leva a concluir que as licenças podem, eventualmente, não se integrarem perfeitamente com a legislação de outros países.

Ainda que se considere que as licenças são meros contratos standard entre o autor e o público, usar tais modelos sem levar em consideração as leis locais poderia tornar as licenças inutilizáveis. Por essa razão, a entidade desenvolveu o projecto iCommons (International Commons), visando uniformizar a redação das licenças por ela disponibilizadas, de acordo com as especificidades normativas de cada país.

No Brasil, as licenças já se encontram traduzidas e totalmente adaptadas à legislação brasileira. O projeto Creative Commons é representado no Brasil pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Em Portugal, as licenças estão também adaptadas à legislação portuguesa, sendo o projecto de adaptação capitaneado pela Universidade Católica Portuguesa, UMIC e INTELI.

Atualmente, as licenças Creative Commons já foram adaptadas às legislações nacionais de mais de 30 países, tais como França, Alemanha, Itália, Espanha e outros.

Projetos e obras que utilizam as licenças Creative Commons

Desde o lançamento do projeto, o crescimento do catálogo de obras audiovisuais e textuais licenciados por um ou outro tipo de licença Creative Commons, foi exponencial. Alguns dos mais conhecidos projectos licenciados com as licenças CC incluem, exemplificativamente:

  • Todo o conteúdo da Agência Brasil, da Radiobrás (notícias, fotos e vídeos produzidos pela operadora de TV e Rádio do Governo Federal do Brasil)
  • O livro de Lawrence Lessig Free Culture (2004), primeiro livro licenciado sob CC.
  • A ficção de Cory Doctorow.
  • O portal jurídico Groklaw.
  • MIT OpenCourseWare - Sebentas (apostilas) académicas do MIT.
  • Três dos livros de Eric S. Raymond, The Cathedral and the Bazaar (o primeiro livro completo e comercialmente lançado por O'Reilly & Associates[4] sob uma licença CC), The New Hacker's Dictionary, e The Art of Unix Programming.
  • Public Library of Science
  • Um vasto sortimento de fotografias publicadas no portal de compartilhamento Flickr.
Ricardo Macêdo


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Convocação para VOTAÇÃO

Convoco a todos os componentes da cadeia produtiva de artes visuais do Estado do Pará para participarem da Assembléia Geral de Eleição dos três delegados representantes do nosso Estado que terão assento à Pré-Conferência Setorial de Artes Visuais, agendada para janeiro de 2010, sob a iniciativa da FUNARTE/ MINC.

Informo que, na última reunião realizada no dia 14/12, no Museu de Arte Sacra/ Igreja de Santo Alexandre, foram indicados, e aprovados, os nomes de ARTHUR LEANDRO, MARIA CHRISTINA, ORLANDO MANESCHY e ANTONIO BOTELHO, como concorrentes aos cargos.

Conto com a participação de todos.

Data: 21/12/09
Horário: 17h
Local: Auditório do Instituto de Artes do Pará - IAP

Emanuel Franco
Representante da Região Norte no Colegiado de Artes Visuais/ FUNARTE

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vídeos no IAP

Mais resultados da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística, do Instituto de Artes do Pará - IAP. Vídeos Diário de um Palhaço de Cássio Tavernard e Cinema Aleatório de Flávia Abtibol.
Locais: sala de dança e auditório do IAP – Instituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré http://www.iap.pa.gov.br/blog/
Entrada Franca!
Para saber mais:




segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


ENTREVISTAS


Em janeiro o blog "Novas médias!?" estará com uma novidade em sua programaçao mensal!! Estaremos, eu (Ricardo Macêdo) e o Sr. Bruno Cantuária, entrevistando artistas locais e nacionais. Vamos tentar facilitar e intermediar o pensamento daqueles que fazem arte na terra da chuva. Pensamentos líquidos, instáveis, precoces... esperamos a visita de vocês! See you later!


Ricardo Macêdo

"100 X FRANCE" - De Nièpce aos dias atuais


Encerrando de forma espetacular, a programação em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Aliança Francesa e o Sistema Integrado de Museus , através do Museu Casa das Onze Janelas, exibem “100 X France”, mostra , que conta a história da fotografia no país europeu. Ao todo, integram a exposição 100 imagens fotográficas escolhidas dentre milhares de cópias conservadas na Biblioteca Nacional da França, no Museu d’Orsay e no Centro Pompidou em Paris, três das mais ricas coleções públicas existentes no mundo. O Ministério da Cultura Francês, a Escola Nacional de Belas Artes de Paris, a Fundação Jacques Henri Lartigue, o Estate Brassaï, colecionadores particulares, fotógrafos, artistas ou os seus detentores de direitos autorais acompanharam a realização da mostra que tem a curadoria de Sophie Schmit. A exposição já passou por países asiáticos e várias cidades brasileiras e, chega a Belém, contando a história francesa desde o século XIX até os dias atuais.

Em 1826 Nièpce fotografa uma paisagem na comuna Saint-Loup de Varennes
Um dos destaques da mostra é a imagem da primeira fotografia da história. Em 1826, a partir de uma janela na comuna Saint-Loup de Varennes, Nicéphore Niépce fotografou uma paisagem francesa. Depois de mais de 20 anos de pesquisa, Niépce conseguiu registrar uma imagem permanente. Nos experimentos anteriores, o inventor francês era capaz de registrar apenas imagens que sumiam após um tempo. A fim de realizar o feito, Nièpce deixou seu precário equipamento fotográfico exposto durante oito horas. E o resultado foi uma das imagens mais marcantes do século XIX. Para muitos, a fotografia de Niépce é apenas um borrão. No entanto, a imagem simboliza um grande passo para o desenvolvimento da fotografia.

Theóphile Féau fotografou a construção da Torre Eiffel no século XIX
Em contraste com o registro de Nièpce, a exposição “100 X France” apresenta imagens recentes. Como é o caso da fotografia de Bertrand Lavier que traz a figura de Fabien Barthez, ex-goleiro da seleção francesa de futebol. Além disso, outra obra de destaque é a “Torre Eiffel em Construção”, um conjunto de três fotografias de Teóphile Féau mostrando o processo de montagem do maior símbolo da França.
Cada uma dessas imagens é apresentada com um texto que conta a respectiva história da fotografia e do seu autor, da França e dos franceses; como também de Paris. Escolher apenas uma obra por artista permitiu que fossem expostos ao lado dos gênios da fotografia francesa como Nicéphore Niépce, Louis-Adolphe Humbert de Molard, Gustave Le Gray, Charles Nègre, Eugène Cuvelier, Henri Cartier-Bresson, Félix Nadar , Eugène Atget e Man Ray , fotógrafos menos conhecidos como Édouard Baldus, Charles Marville ou Auguste Collard, e também imagens de amadores anônimos ou célebres como Jacques Henri Lartigue ou o conde Robert de Montesquiou.

No entanto, não se entenderia a fotografia sem o acompanhamento da evolução de sua técnica. No início de sua história, esta técnica é pouco a pouco elaborada por ricos inventores apaixonados por fotografia. Com a evolução das técnicas (reprodutibilidade de cópias, diminuição do tempo de exposição…), ela passa a ser comercializada por fotógrafos talentosos como Félix Nadar e Mayer & Pierson. Ferramenta da propaganda imperial de Napoleão III (1852-1870), ela testemunha ao longo de sua existência as mudanças urbanísticas (grandes obras de Paris), políticas (a Comuna), sociais (êxodo rural) de uma sociedade em constante mutação.

Mas a fotografia oscila igualmente entre arte e ciência. Em 1839, o ministro e cientista François Arago prevê-lhe um papel científico. “Repertório de imagens”, ela pode ser selecionada, classificada, comparada, analisada pelos irmãos Henry, astrônomos; Alphonse Bertillon, fundador do serviço parisiense da Identidade Judiciária; o doutor Raviart, psiquiatra, ou o fisiologista Jules Marey. Outro fisiologista, Duchenne de Boulogne quer colocar o seu “repertório de expressões” à serviço dos estudantes da Escola de Belas Artes de Paris.

Extraordinários fotógrafos franceses como Charles Nègre e Gustave Le Gray foram grandes pintores. Artistas de grande prestígio tais como Eugène Delacroix ou Edgar Degas a utilizaram para criar um “repertório de poses iconográficas”.

No início do século XX os pictorialistas, dentre os quais Constant Puyo, quiseram, pela adição de materiais à composição de suas obras, obter um aspecto próximo ao da pintura. Após o caos da guerra de 1914-1918, os surrealistas brincam com experimentos de novas técnicas. Com Man Ray, Dora Maar ou Raoul Ubac, a fotografia não é mais apenas “representação”, ela é também “objeto” de criação.

Entretanto, à partir de 1930, fotógrafos humanistas como Brassaï, André Kertész, Robert Doisneau vão ao encontro de uma Paris poética, aquela das crianças, dos delinquentes e dos amantes. Com o desenvolvimento da imprensa, Janine Niépce e Sabine Weiss, que se tornaram repórteres fotográficos, cobrem a atualidade política e social. A fotografia é onipresente em revistas e livros. Ela também se mostra nos muros das cidades. Para suas fotografias de moda, Frank Horvat prefere a rua aos estúdios. As agências se multiplicam. Dentre os fundadores da agência Magnum em 1947, Henri Cartier Bresson procura o “instante decisivo”. Ao lado de Martine Franck e de Raymond Depardon, o fotógrafo controla diretamente a utilização e a comercialização de suas obras. “Fotógrafo jornalista”, Gilles Caron cobre a mais perigosa atualidade, chegando assim a perder a sua vida. Jeanloup Sieff divulga suas fotografias retraçando sua obra. Agnès Varda imortaliza Gérard Philipe sobre o palco do festival de Avignon antes de se lançar no cinema e na “criação contemporânea”.

A fotografia estava a um passo das artes plásticas. Com Bernard Faucon, Patrick Tosani, Valérie Belin, Frank Perrin, Valérie Jouve, a fotografia torna-se um meio de criação, uma ferramenta a serviço dos artistas plásticos. Ela é “memória” com Bernard Plossu e Georges Rousse. Ela se transforma em “Quadro” com Jean-Marc Bustamante. Quanto à Bertrand Lavier, ele nem é fotógrafo.

Essa exposição deseja destacar a extraordinária vitalidade de uma criação iniciada na França ha menos de dois séculos. Ela deseja principalmente permitir a cada um de nós que testemunhe uma história.


Sophie Schmit, curadora da exposição, é historiadora de arte, jornalista e curadora independente. Suas últimas exposições foram: Paris em Xangai (Paris à Shanghai); Três Gerações de Fotógrafos Franceses (Trois Générations de Photographes Français) – Musée des Beaux-Arts, Xangai, 2005; Os Fantasmas de Odessa (Les Fantômes d’Odessa) de Christian Boltanski – Bienal de Arte Contemporânea, Moscou, 2005; O Terceiro Olho (Le Troisième Œil); A Fotografia e o Oculto (La Photographie et l’Occulte – Maison Européenne de la Photographie, Paris, 2004-2005 e Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, 2005-2006.

Fotógrafos que integram a mostra 100 X France: Bernard Plossu, Frank Horvat, Nicéphore Niepce, Agnes Varda, Bertrand Lavier, Meurisse, Gilles Caron, Denise Colomb, Auguste-Hippolyte Collard, Maurice Guibert, Achille Quinet, Comte Olympe Aguado De Las Marismas, Gustave Le Gray, Eugene Durieu, Etienne-Jules Marey, Comte Robert De Montesquiou-Fezensac, Alphonse-Justin Liebert, Felix-Jacques-Antoine Moulin, Charles Aubry, Paul Berthier, Edgar Degas, Andree Kertesz, Martine Franck, Raymond Depardon, Henri Cartier-Bresson, Albert Peignot, Janine Niepce, Rene Jacques, Adrien Tournachon & Felix Nadar, Louis Adolphe Humbert De Molard, Etienne Clementel, Louis Philippe - Duc D’Orleans, Charles Negre, Constant Puyo, Henry Frères, Constantin Brancusi, Marcel Duchamp, Dora Maar, Claude Cahun, Eli Lotar, Lucien Lorelle, Raoul Ubac, Hippolyte Bayard, Felix Nadar, Pierre Louis Pierson, Theophile Feau, Pierre Bonnard, Bernard Faucon, Jacques-Henri Lartigue, Jean-Marc Bustamante, Neurdein Frères, Seeberger Frères, Eugene Cuvelier, Louis Camille D’olivier, Louis-Auguste & Auguste-Rosalie Bisson, Louis Jean Delton, Louis-Adolphe-Eugene Disderi, Pierre-Ambroise Richebourg, Andre Garban, Etienne Neurdein & Louis Antonin Neurdein, Auguste-Hippolyte Collard, Eugene Atget, Charles Marville, Delmaet Et Durandelle, Adolphe Braun, Man Ray, Constant Famin, Maurice Tabard, Florence Henri, Maurice Guibert, Jean-Loup Sieff, Georges Rousse, Patrick Tosani, Robert Doisneau, Valerie Belin, Valerie Jouve, Guillaume Duchenne De Boulogne, Leopold-Ernest Mayer & Pierre Louis Pierson, Philippe Regnier, Duc De Massa, Alexandre Ferrier, Adolphe Braun, Alphonse Bertillon, Rene Barthelemy, Frank Perrin, Brassaï, Sabine Weiss, Dr G. Raviart, Georges Tairraz.

Serviço:

“100 X France” - abertura com coquetel , dia 16 de dezembro às 19h.
Local: Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas
Visitação: de 17 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010.
Hórário : das 10h às 16h, de terça a domingo. Ingresso do Museu para visita às quatro exposições em exibição: R$2,00, terças-feiras entrada franca, crianças e maiores de 65 anos não pagam, bem como grupos agendados e turmas de instituições educativas da rede de ensino.

Agendamento: 40098845/8818.
O Museu Casa das Onze Janelas fica na Praça frei Caetano Brandão s/ nº- Complexo Feliz Lusitânia , Belém-PA.

“PERFORMAÇÕES URBANAS” DE CARLA EVANOVITCH

Abre no próximo dia 15 de dezembro, no Laboratório das Artes – Casa das Onze Janelas, a exposição Performações Urbanas, da artista visual Carla Evanovitch, a mostra é o resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística, do Instituto de Artes do Pará - IAP.

Durante o ano de 2009, Carla Evanovitch entrou nos ônibus da Região Metropolitana de Belém a fim de estabelecer diálogo com os personagens urbanos, focando seu olhar especialmente nas pessoas que entram no transporte coletivo distribuindo papéis que relatam histórias tristes e pedem ajuda em dinheiro aos passageiros.
Carla relaciona esse procedimento urbano com a linguagem artística performance, por compreender que existe um potencial performático muito intenso nessas ações, ainda que executadas sem essa compreensão.

Trabalhando elementos de memória visual e auditiva, Carla chama a atenção para essas narrativas que de tão difundidas no meio urbano já fazem parte do imaginário coletivo. Na última parte da pesquisa, a artista entrou em diversos coletivos para registrar a performance executada por um ator, que na ocasião distribuía papéis que traziam a foto de Carla e uma história criada pela mesma, colocando-se através desse texto como pedintes, potencializando sua ação inspirada nas comoventes histórias de vidas registradas em objetos e entrevistas realizados na decorrer do projeto.


Deste modo, em sua segunda exposição individual, abordando questões urbanas, Carla Evanovitch afirma que não é possível dizer com toda certeza o que se passa por esse universo urbano, visto que apesar de suas semelhanças, cada um desses sujeitos pesquisados carrega seu próprio universo, com peculiaridades e pesares que apesar do ponto em comum, são únicos e inteiramente carregados de subjetividades.



Como resultado da pesquisa, a artista leva para o espaço expositivo recortes de histórias coletadas em forma de depoimentos e os textos que os mesmos entregam nos ônibus, coletados durante a pesquisa e denominados: Objetos Performáticos. Termo criado para definir um procedimento urbano intrinsecamente ligado a esses personagens da cidade, relatando parte de sua rotina, através de uma ação que beira ao ficcional, ao dramatúrgico, na mesma medida em que Carla afirma a respeito dessas narrativas: O que não é real é verossímil, e isso basta. Há entre essas histórias, inclusive, outros personagens fictícios criados pela artista.

Murilo Rodrigues
Artista Visual e Arquiteto Urbanista

http://www.flickr.com/photos/murilorodrigues/
_______________________

SERVIÇO:
RESULTADO DA BOLSA DE PESQUISA, EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO ARTISTICA DO INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ - IAP.
Local: Casa das Onze Janelas (Laboratório das Artes)
Abertura: 15 de Dezembro de 2009
Período: 15 de Dezembro a 31 de Janeiro
Contatos: (91) 8133 7908

domingo, 13 de dezembro de 2009

Café Fotográfico com Miguel Chikaoka na Fotoativa



Este mês, termina a série especial do Café Fotográfico, em comemoração aos 25 anos da Fotoativa. No encerramento, o evento recebe Miguel Chikaoka, um dos idealizadores da Associação. O fotógrafo conversará com o público sobre sua trajetória na apresentação “Fototaxia – Em busca do elo perdido...”, falando de momentos e movimentos significativos na sua trajetória como fotográfo e arte-educador, pontuando referências norteadoras do seu processo de trabalho. O tema do bate-papo faz referência ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a estímulos luminosos. Serviço: Café Fotográfico com Miguel Chikaoka, segunda (14), às 19h, na Galeria Fotoativa.

Entrada franca..

FUNARTE - Assembléia Geral para escolha dos três delegados, representantes da área de Artes Visuais do Estado do Pará

Dirceu Maués, Sem Título - Fotografia - 160X42cm


Prezados(as)

Convido para reunião que antecederá a Assembléia Geral para escolha dos três delegados, representantes da área de Artes Visuais do Estado do Pará, na Pré-Conferência Setorial programada para janeiro de 2010.

Informo que a citada reunião foi definida, e agendada, pelos participantes do encontro Regional da FUNARTE, em Belém, no dia 01 de dezembro, com a presença de Ricardo Rezende, Diretor do Centro de Artes Visuais.

Data: 14/12/09
Local: Museu de Arte Sacra/ Igreja de Santo Alexandre
Hora: 17h

Pauta:

a) Apresentação do relatório final elaborado pelos membros da Câmara Setorial de Artes Visuais, atual Colegiado de Artes Visuais, concluído em 2006, com o objetivo de formular propostas e subsidiar o Plano Nacional de Cultura a ser implementado pelo Governo Federal.

b) Definição das estratégias para eleição dos três delegados do Estado do Pará, a serem definidos em Assembléia Geral, ainda neste mês de dezembro.

c) Inscrição de pessoas concorrentes a função de delegado.

Aguardo a presença de todos, solicitando que divulguem a reunião.

Cordial abraço.

Emanuel Franco
Representante da Região Norte no Colegiado de Artes Visuais / FUNARTE

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Exposição CONVERGÊNCIAS de Tchello D´Barros


A Universidade da Amazônia-UNAMA, sob a organização do Núcleo Cultural/Galeria de Arte Graça Landeira, convida para a abertura da exposição CONVERGÊNCIAS - Poemas Visuais - do artista visual TCHELLO D' BARROS que será realizada no dia 15 de dezembro, às 19h, no ESPAÇO DA MEMÓRIA, anexo à Galeria de Arte Graça Landeira, Av. Alcindo Cacela, 287, Umarizal, Belém-Pará.
_____________________________________________________
Tchello d'Barros (Brunópolis/SC, 1967) é escritor, artista visual e viajante. Residiu em 12 cidades, percorreu 20 países em constantes pesquisas na área cultural e desde 2004 está radicado em Maceió/AL, onde produz obras em desenho, pintura, infogravura, fotografia, instalação e poesia visual. Publica textos regularmente em jornais, revistas, sites e eventualmente ministra palestras, oficinas literárias e cursos de desenho.

Na Literatura, publicou cinco livros de poesia e vários Cordéis. Também publicou textos em mais de 30 coletâneas e antologias. Foi sócio-fundador e presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo criado e realizado diversos projetos literários. Foi ainda idealizador e um dos coordenadores do Fórum Brasileiro de Literatura.

Nas Artes Visuais, participou de cerca de 50 exposições, entre individuais e coletivas. É curador independente, tendo realizado várias exposições individuais e coletivas. Como designer, desenvolveu criações gráficas para agências de publicidade, desenhos para a indústria têxtil e ilustrações para o meio editorial.


‘Convergências’ é atualmente um projeto de itinerância por cidades brasileiras, expondo sua produção em Poesia Visual, devendo resultar posteriormente na publicação de um livro.



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CIRCUITO DAS ARTES 2009


“Lugares Imaginários”, de Octavio Cardoso. 2009

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CIRCUITO DAS ARTES 2009

Dia 10/12, quarta-feira

Artes Visuais:

Exposição “Lugares Imaginários”, de Octavio Cardoso

Abertura às 19h, na Fotoativa (Praça das Mercês, nº 19)

A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro


Dia 11/12, sexta-feira

Artes Visuais:

Exposição “Matrizes Urbanas”, de Egon Pacheco

Abertura às 19h, na Galeria Theodoro Braga (Gentil Bittencourt, nº. 650, subsolo do Centur)

A exposição fica aberta ao público até dia 30 de dezembro


Dia 15/12, terça-feira

Artes Visuais:

Exposição Performações Urbanas”, de Carla Evanovitch. (foto ao lado)

Abertura às 19h, no Laboratório das Artes – Museu Casa das Onze Janelas (Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha)

A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro

Exposição “Pra sempre…”, de Daniel Cruz

Abertura às 19h, na Sala Gratuliano Bibas – Museu Casa das Onze Janelas (Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha)

A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro


Dia 16/12, quarta-feira

Artes Visuais:

“Cinema Aleatório”, vídeo de Flávia Abtibol

Exibição às 19h30, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)

“Diário de um Palhaço”, vídeo e performance de Cássio Tavernard

Apresentação às 20h, na Sala de Dança do IAP


Dia 18/12, sexta-feira

Artes Visuais:

Exposição “Entre cores e música, o brega é arte e saudade”, de Jair Júnior

Abertura às 19h, no Fórum Landi (Praça do Carmo)

A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro

Exposição “Visualidade Ambulante”, de Marcone Moreira

Abertura às 19h, no Fórum Landi (Praça do Carmo)

A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro


Dia 19/12, sábado

Música:

“Suíte Guitarradas Amazônicas”, de André Macleure

Apresentação às 19h, na tenda no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)

“Carimbó Lata”, de Kleber Moraes

Apresentação às 20h, na tenda no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)

“Ver-o-Peso, suíte para quintetos”, de Argentino Neto

Apresentação às 21h, na tenda no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)


Cássio Tavernard - Frame de A Turma da Pororoca em O Rapto do Peixe (Anima Mundi 2009). que pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=hXXo64IoxeQ (parte 1) e http://www.youtube.com/watch?v=z5x2Wps6euA&feature=related (parte 2)


Dia 20/12, domingo

Teatro:

“Makunaima – herança da gestualidade e sonoridade indígena no povo paraense”, de Alberto Silva Neto

Apresentação às 18h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)

“Do dia-a-dia à cena, ao som do tecnobrega”, de Maurício Franco

Apresentação às 19h, na tenda no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)

Dança:

“Vem-de-som - práticas híbridas das artes na vivência dos vendedores ambulantes”, de Ercy Souza

Apresentação às 20h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)


Foto de Daniel Cruz


Dia 22/12, terça-feira

Dança:

Videodança “Dança Líquida”, de Waldete Brito.

Apresentação às 18h, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica)

Teatro:

“Teatro com bonecos, como atua o ator do grupo In Bust teatro com bonecos e outras possibilidades”, de Paulo Ricardo Nascimento

Apresentação às 19h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica).


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Circuito Vivo arte.mov - DEZEMBRO 2009



Dando continuidade ao Vivo arte.mov realizado entre 11 e 15 de novembro, o Circuito Vivo arte.mov compreende uma série de iniciativas descentralizadas em diversas capitais brasileiras que tem como objetivo difundir as novas perspectivas da produção audiovisual contemporânea e discutir as novas tendências das artes em mídias móveis

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, o Circuito retorna a Belém em novo formato composto de mostras audiovisuais e palestras sobre mídias locativas e realidade aumentada.


Confira a programação:


10/12 – quinta-feira

19:00 - Mostra Impakt (Holanda)

20:30 - Mostra Competitiva VIVO arte.mov 1


11/12 – sexta-feira

19:00 - Palestra: Apropriação artística das mídias móveis com Rodrigo Minelli

20:30 - Mostra Competitiva VIVO arte.mov 2


12/12 – sábado

19:00 - Palestra: Microcinema com Lucas Bambozzi

20:30 - Mostra Competitiva VIVO arte.mov 3


Local: auditório do IAP – Instituto de Artes do Pará

Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré http://www.iap.pa.gov.br/blog/

http://www.artemov.net/

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AGENDA DE EVENTOS DO IAP EM DEZEMBRO



LITERATURA

Inscrições abertas para o Prêmio IAP de Artes Literárias 2009. Este ano, o prêmio oferece inscrições em duas modalidades: Prêmio IAP de Edições Culturais, destinada à publicação em livro de obras inéditas nos gêneros Auto Popular, Cordel e Ensaio; e Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias. Inscrições até dia 2 de janeiro de 2010, no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Informações: 4006 2906/ 4006 2921.


SALÃO

O 2º Salão Sesc Universitário de Arte Contemporânea permanece aberto no Instituto de Artes do Pará até dia 23 de dezembro. O IAP fica na Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica. Informações: 4006 2911.


DANÇAS CIRCULARES

Projeto Roda de Danças Circulares, que divulga a dança de diversas etnias para celebrar a vida. Dias 7 e 21 de dezembro, a partir das 18h30, na sala de dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Não é necessário efetuar inscrição prévia. Parceria com o Instituto Ocara. Entrada franca. Informações: 4006-2914/ 2915/ 2916.


CINECLUBE

O Cineclube Alexandrino Moreira exibe o que há de melhor na produção da sétima arte mundial, sempre às segundas-feiras, às 19h, no auditório do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica); Dia 7: “Houve Uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado (acervo Programadora Brasil); Dia 14: O Anjo Exterminador, de Luis Bunuel. Entrada franca. Informações: (91) 4006 2947.


ARTE.MOV

O IAP recebe de 10 a 12 de dezembro o Circuito Vivo Arte.mov, evento que promove novas perspectivas da produção audiovisual contemporânea e discute as novas tendências das artes em mídias móveis. A programação de Belém inclui mostras de vídeos e palestras com Rodrigo Minelli e Lucas Bambozzi. Informações: 4006 2911/ 2904


BAILE

O Instituto de Artes do Pará (IAP) recebe dia 13 de dezembro, a partir das 17h, o I Baile Circular das Rodas de Belém. Ingresso: material de primeiros socorros e/ou material de higiene pessoal, que serão doados para o Abrigo João de Deus.


SEMINÁRIO

Seminário sobre a obra de Georges Wambach. Ministrante: Aldrin Figueredo. Dia 15 de dezembro, às 15h, no auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Informações: 4006 2904.


FOTOGRAFIA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP abre a exposição de fotografias “Lugares Imaginários”, de Octavio Cardoso. Abertura dia 10 de dezembro, às 19h, na Fotoativa (Praça das Mercês, nº 19). A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro. Entrada franca.


XILOGRAVURA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará - IAP abre a exposição de xilogravuras “Matrizes Urbanas”, de Egon Pacheco. Abertura dia 11 de dezembro, às 19h, na Galeria Theodoro Braga (Gentil Bittencourt, nº. 650, subsolo do Centur). A exposição fica aberta ao público até dia 30 de dezembro. Entrada franca.


VISUAIS

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará - IAP abre no dia 15 de dezembro, às 19h, as exposições “Performações Urbanas”, de Carla Evanovitch e “Pra sempre...”, de Daniel Cruz, no Museu Casa das Onze Janelas (Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha). As exposições ficam abertas ao público até dia 29 de janeiro. Entrada franca.


VÍDEO

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 16 de dezembro o vídeo “Cinema Aleatório”, de Flávia Abtibol. Exibição às 19h30, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


PALHAÇO

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 16 de dezembro “Diário de um Palhaço”, vídeo e performance de Cássio Tavernard. Apresentação às 20h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


VISUAIS II

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP abre apresenta dia 18 de dezembro as exposições “Entre cores e música, o brega é arte e saudade”, de Jair Júnior e “Visualidade Ambulante”, de Marcone Moreira. Abertura às 19h, no Fórum Landi (Praça do Carmo). As exposições ficam abertas ao público até dia 29 de janeiro.


MÚSICA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 19 de dezembro o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística em Música: “Suíte Guitarradas Amazônicas”, de André Macleure; “Carimbó Lata”, de Kleber Moraes; e “Ver-o-Peso, suíte para quintetos”, de Argentino Neto. A partir das 19h, na tenda no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


TEATRO E DANÇA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 20 de dezembro o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística em Teatro e Dança: “Makunaima – herança da gestualidade e sonoridade indígena no povo paraense”, de Alberto Silva Neto; “Do dia-a-dia à cena, ao som do tecnobrega”, de Maurício Franco; e “Vem-de-som - práticas híbridas das artes na vivência dos vendedores ambulantes”, de Ercy Souza. A partir das 18h, no IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


VIDEODANÇA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 22 de dezembro o videodança “Dança Líquida”, de Waldete Brito. Apresentação às 18h, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


BONECOS

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 22 de dezembro o resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística “Teatro com bonecos, como atua o ator do grupo In Bust teatro com bonecos e outras possibilidades”, de Paulo Ricardo Nascimento. Apresentação às 19h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Exposição 'Penumbra' de Ary Souza



Nesta quarta-feira 09, O Espaço Cultural Banco da Amazônia inaugura às 18 horas a Exposição “PENUMBRA”, do Fotógrafo paraense ARY SOUZA. Esta é a última mostra da seleção do Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais deste ano.

A exposição reunirá 20 imagens fotográficas da sua produção mais recente e a curadoria está a cargo do também Fotógrafo e Pesquisador Mariano Klautau Filho.

"Para essa mostra, o artista tornou-se um atento observador de cenas, mais calmo e reflexivo, descobrindo surpresas propostas pela luz que se reflete nos trilhos do bonde da Cidade Velha ou que se esgueira por uma fresta e forma outra imagem quando projetada sobre o corpo de uma criança. A luz assume papel de moldura trazendo da escuridão imagens para ver-se às claras."
Para mais informações:
http://www.portalcultura.com.br/?site=2&pag=conteudo&mtxt=13182&cabeca=Exposi%E7%E3o%20)

Exposição “Penumbra”, do fotógrafo Ary Souza
Vernissage: 09 de dezembro - 4ª feira
Horário: 19 horas
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia
Endereço: Av. Presidente Vargas, 800 – Campina

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SEMINÁRIOS ARTE PARÁ 2009


SEMINÁRIOS ARTE PARÁ 2009
Museu da Universidade Federal do Pará

04 DE DEZEMBRO DE 2009, sexta-feira, às 19h
TEMA: Territorios da arte e tecnologia ou a mutação das identidades.
Participante: Val Sampaio e Armando Queiroz
Mediadores: Marisa Mokarzel e Orlando Maneschy

17 DE DEZEMBRO DE 2009, quinta-feira, às 19h
TEMA: Processos de Criação
Participantes: Berna Reale e Lu Magno
Mediadores: Marisa Mokarzel e Orlando Maneschy

18 DE DEZEMBRO DE 2009, sexta-feira, às 19h
TEMA: O processo de curadoria, seleção e premiação das obras;
Participantes: Marisa Mokarzel, Orlando Maneschy e Tadeu Costa

OBS: O MuFPA fica na Avenida Governador José Malcher, esquina com Generalíssimo Deodoro, nº 1192.
Tel: (0XX)91 3224 - 0874
Fax: (0XX)91 3242 - 8340

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ROCK NA ARENA

Nó cego



DATA: 08/12 & 09/12
LOCAL: WALDEMAR HENRIQUE
HORA: 19h
INGRESSOS: R$ 5,00 (antecipados) & R$ 10,00 (no dia)

BANDAS: BABYLOYDS E NOVOS CAMALEÕES - 08/12
INSOLÊNCIA PÚBLIKA E NÓ CEGO - 09/12

DJ's: COLETIVOS CONTROL E DANÇA NO ESCURO
LANÇAMENTO DO LIVRO "ADOLESCENDO SOLAR", DE LUIZAN PINHEIRO

EXPOSIÇÃO: QUADRINHOS DO ROCK -COM TRABALHOS DE MARCELO MARAT, EMANUEL THOMAZ E EDSON REDIVAN

Insolência Pública
Nó cego
Baby Loyds
Baby Loyds