terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AGENDA DE EVENTOS DO IAP EM DEZEMBRO



LITERATURA

Inscrições abertas para o Prêmio IAP de Artes Literárias 2009. Este ano, o prêmio oferece inscrições em duas modalidades: Prêmio IAP de Edições Culturais, destinada à publicação em livro de obras inéditas nos gêneros Auto Popular, Cordel e Ensaio; e Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias. Inscrições até dia 2 de janeiro de 2010, no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Informações: 4006 2906/ 4006 2921.


SALÃO

O 2º Salão Sesc Universitário de Arte Contemporânea permanece aberto no Instituto de Artes do Pará até dia 23 de dezembro. O IAP fica na Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica. Informações: 4006 2911.


DANÇAS CIRCULARES

Projeto Roda de Danças Circulares, que divulga a dança de diversas etnias para celebrar a vida. Dias 7 e 21 de dezembro, a partir das 18h30, na sala de dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Não é necessário efetuar inscrição prévia. Parceria com o Instituto Ocara. Entrada franca. Informações: 4006-2914/ 2915/ 2916.


CINECLUBE

O Cineclube Alexandrino Moreira exibe o que há de melhor na produção da sétima arte mundial, sempre às segundas-feiras, às 19h, no auditório do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica); Dia 7: “Houve Uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado (acervo Programadora Brasil); Dia 14: O Anjo Exterminador, de Luis Bunuel. Entrada franca. Informações: (91) 4006 2947.


ARTE.MOV

O IAP recebe de 10 a 12 de dezembro o Circuito Vivo Arte.mov, evento que promove novas perspectivas da produção audiovisual contemporânea e discute as novas tendências das artes em mídias móveis. A programação de Belém inclui mostras de vídeos e palestras com Rodrigo Minelli e Lucas Bambozzi. Informações: 4006 2911/ 2904


BAILE

O Instituto de Artes do Pará (IAP) recebe dia 13 de dezembro, a partir das 17h, o I Baile Circular das Rodas de Belém. Ingresso: material de primeiros socorros e/ou material de higiene pessoal, que serão doados para o Abrigo João de Deus.


SEMINÁRIO

Seminário sobre a obra de Georges Wambach. Ministrante: Aldrin Figueredo. Dia 15 de dezembro, às 15h, no auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Informações: 4006 2904.


FOTOGRAFIA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP abre a exposição de fotografias “Lugares Imaginários”, de Octavio Cardoso. Abertura dia 10 de dezembro, às 19h, na Fotoativa (Praça das Mercês, nº 19). A exposição fica aberta ao público até dia 29 de janeiro. Entrada franca.


XILOGRAVURA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará - IAP abre a exposição de xilogravuras “Matrizes Urbanas”, de Egon Pacheco. Abertura dia 11 de dezembro, às 19h, na Galeria Theodoro Braga (Gentil Bittencourt, nº. 650, subsolo do Centur). A exposição fica aberta ao público até dia 30 de dezembro. Entrada franca.


VISUAIS

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará - IAP abre no dia 15 de dezembro, às 19h, as exposições “Performações Urbanas”, de Carla Evanovitch e “Pra sempre...”, de Daniel Cruz, no Museu Casa das Onze Janelas (Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha). As exposições ficam abertas ao público até dia 29 de janeiro. Entrada franca.


VÍDEO

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 16 de dezembro o vídeo “Cinema Aleatório”, de Flávia Abtibol. Exibição às 19h30, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


PALHAÇO

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 16 de dezembro “Diário de um Palhaço”, vídeo e performance de Cássio Tavernard. Apresentação às 20h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


VISUAIS II

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP abre apresenta dia 18 de dezembro as exposições “Entre cores e música, o brega é arte e saudade”, de Jair Júnior e “Visualidade Ambulante”, de Marcone Moreira. Abertura às 19h, no Fórum Landi (Praça do Carmo). As exposições ficam abertas ao público até dia 29 de janeiro.


MÚSICA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 19 de dezembro o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística em Música: “Suíte Guitarradas Amazônicas”, de André Macleure; “Carimbó Lata”, de Kleber Moraes; e “Ver-o-Peso, suíte para quintetos”, de Argentino Neto. A partir das 19h, na tenda no Anfiteatro do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


TEATRO E DANÇA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 20 de dezembro o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística em Teatro e Dança: “Makunaima – herança da gestualidade e sonoridade indígena no povo paraense”, de Alberto Silva Neto; “Do dia-a-dia à cena, ao som do tecnobrega”, de Maurício Franco; e “Vem-de-som - práticas híbridas das artes na vivência dos vendedores ambulantes”, de Ercy Souza. A partir das 18h, no IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


VIDEODANÇA

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 22 de dezembro o videodança “Dança Líquida”, de Waldete Brito. Apresentação às 18h, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.


BONECOS

O Circuito das Artes 2009 do Instituto de Artes do Pará – IAP apresenta dia 22 de dezembro o resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística “Teatro com bonecos, como atua o ator do grupo In Bust teatro com bonecos e outras possibilidades”, de Paulo Ricardo Nascimento. Apresentação às 19h, na Sala de Dança do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca.

Nenhum comentário: