sexta-feira, 29 de maio de 2009

BICICLETAS BRANCAS VOLTARÃO AS RUAS


Nesta sexta-feira dia 29 de maio a partir da 17h, a exposição Deslocamentos do artista visual Murilo Rodrigues estará deixando as dependências do Banco da Amazônia. Na ocasião, será lançado o catálogo da exposição e ocorrerá o terceiro momento do trabalho, em que as bicicletas brancas deixam o Espaço Cultural do Banco da Amazônia e voltam às ruas, passando a integrar os movimentos ciclísticos e ciclos-ativistas existentes na Grande Belém, propiciando visibilidade aos milhares de ciclistas por opção ou por necessidade que se aventuram no trânsito caótico e atroz que assola nossa cidade.

Esse trabalho surgiu da inquietação acerca dos problemas urbanos que atormentam as metrópoles contemporâneas, neste caso a falta de políticas públicas que beneficiem meios de transporte não poluentes, colocando em risco a vida de quem precisa ou anseia se locomover sobre duas rodas. A excessiva poluição ambiental e sonora provocada pelos engarrafamentos aumenta o caos dos espaços urbanos de grande concentração de serviços, dificultando igualmente o deslocamento, se contrapondo a sua função original de encurtar as distâncias tornando-se mais veloz. “É preciso estimular o uso de bicicletas e criar condições para isso.”

Dessa vez é o movimento BICICLETADA que convida você a participar (pedalar) desta Intervenção Urbana que não é uma particularidade de Belém, uma vez que já vem sendo difundida em praticamente todas as metrópoles brasileiras, tornando-se cada vez mais notória sua existência por agregar diferentes pessoas que se dedicam expressivamente ao movimento e humanização das cidades pelo uso de um meio de transporte não poluente, sintetizado sua fala através do lema “um carro a menos”, sempre que ganha mais um integrante.

No entanto, cabe lembrar que nesse terceiro momento, mais uma vez cada integrante volta a ser autor da obra DESLOCAMENTOS, podendo participar efetivamente de sua materialização. Afinal de contas, é preciso compreender a cidade como um bem de todos!

Uma homenagem aos Provos, ao Critical Mass, ao Bicicletada, ao CicloAtivo, à EART e especialmente a todos e todas que utilizam a bicicleta por necessidade!


OBS.: Indicação de texto para dúvidas quanto aos Provos e Massa Crítica (Critical Mass)
http://www.rizoma.net/interna.php?id=165&secao=mutacao

Nenhum comentário: