quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fotografia Paraense Aporta (aportou) em São Paulo

A fotografia paraense ocupa um lugar de destaque no território brasileiro, alcançando repercussão internacional, e uma das referências para esta projeção é a atuação da Associação Fotoativa, iniciada nos anos 1980.
Um pouco desta produção chega neste mês ao SESC – SP, especificamente nas unidades Santana (dia 19) e Pompéia (dia 20), com o projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”, que além de duas exposições, oferecerá ao público seis oficinas e uma série de palestras e debates com artistas, curadores, teóricos e pesquisadores de Belém, Rio de Janeiro e São Paulo (cronograma em anexo). Entre eles estão Angela Magalhães (fotógrafa e pesquisadora), Eder Chiodetto (jornalista), Rosely Nakagawa Matuck (arquiteta e pesquisadora), Rubens Fernandes Junior (pesquisador), Tadeu Chiarelli (pesquisador).
Segundo Mariano Klautau Filho, um dos curadores do evento (ao lado de Orlando Maneschy e Patrick Pardini), a iniciativa “revela diversas vertentes: desde projetos coletivos, relacionados à imagem e cidadania, propostos em oficinas nas quais o processo é o princípio condutor, até a poética de autores que trabalham a fotografia como modo particular de perceber o mundo”.
As mostras, que reúnem 43 artistas, entre figuras renomadas e jovens realizadores, apresentam produções que vão da técnica artesanal Pinhole, passando pelas apropriações da imagem digital e apontando para novos discursos voltados para a condição híbrida das artes, assuntos que também permeiam as demais atividades do evento, fruto de uma parceria inédita entre o SESC e a Fotoativa.
O projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas” acontece no ano em que a associação completa 25 anos de existência e integra a programação do SESC para o Mês Internacional da Fotografia de São Paulo.
Fundada em Belém do Pará, em 14 de agosto de 1984, a Associação Fotoativa é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como uma das mais atuantes e criativas entidades do Brasil que trabalham com o processo de aprendizado e prática da fotografia voltada para a construção e exercício da cidadania. Com uma metodologia singular e atenta aos paradigmas emergentes, a Fotoativa desenvolve um leque de atividades práticas e reflexivas sobre o fazer fotográfico e suas possibilidades, constituindo-se em uma referência importante na formação de várias gerações de fotógrafos e educadores que atuam na cena cultural paraense.Mais informações sobre a entidade estão disponíveis pelo http://www.fotoativa.blogger.com.br/ ou pelos contatos (91) 3225-2754 e fotoativa@amazon.com.br.
Serviço: Projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”: exposições de trabalhos de 43 artistas nas unidades do SESC Santana (a partir de 19.05) e Pompéia (a partir de 20.05), até 05.07, e mais palestras, oficinas e debates durante os meses de maio e junho. Informações: (11) 3871-7700 (SESC Pompéia); 2971-8700 (SESC Santana) ou http://www.sescsp.org.br.
Sugestões para entrevistas:
Mariano Klautau Filho – (91) 8871-9521 / marianokf@uol.com.br
Michel Pinho (presidente da Associação Fotoativa) – (91) 9131-3469 / michelpinho@gmail.com
Engraçado que recebi esse texto por email, de várias pessoas, as quais também estão na exposição, mas não sei quem é o autor, nem mesmo quando foi publicado no Jornal Diário do Pará no sábado 16/05. Bruno Cantuária

Nenhum comentário: