segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fotoativa Convida: Roda de Conversa com Harley Silva (MG)

Nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, a Fotoativa abre as portas para o diálogo com a cidade com o pesquisador Harley Silva de Minas Gerais
Fotoativa Portas Abertas
Ao dar continuidade ao Portas Abertas, que celebra o retorno das atividades no Casarão, a Fotoativa recebe o pesquisador mineiro e doutorando em economia, Harley Silva, para provocar o debate e a reflexão junto com a cidade. Intitulada “Santa Maria de Belém do Grão Pará – cidade, natureza e desenvolvimento”, a roda de conversa acontece na próxima segunda-feira, dia 01 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Casarão Fotoativa, com entrada franca.
Segundo Harley, atualmente de passagem por Belém, em pesquisa para o doutorado, “o debate sobre o desenvolvimento na Amazônia se depara frequentemente com as relações contraditórias entre uso de recursos e conservação do bioma, e costuma aí se paralisar. O desenvolvimento, identificado com a expansão industrial, aparece como a negação da existência da floresta e das teias de vida natural e social que a tornam possível”.
Neste sentido, o pesquisador lança questões, “o fenômeno urbano se reduz à base para o funcionamento da indústria? Seria possível uma recuperação emancipatória e construtiva das relações entre cidade e natureza, por oposição a urbanização como supressão da vida natural, como norte da urbanização contemporânea? O que a experiência amazônica – anterior e posterior à época industrial – nos ensina?” e por fim “que caminhos podem se apontar por um diálogo com a arte e a fotografia e a reflexão sobre urbanização e desenvolvimento na Amazônia?”
Harley Silva é mineiro de Belo Horizonte. Possui formação em História e Economia pela UFMG, onde atualmente faz doutorado. Faz pesquisa e leciona questões em torno da relação cidade, natureza e alternativas de desenvolvimento na Amazônia.

SERVIÇO

Fotoativa Portas Abertas recebe bate-papo com Harley Silva (MG)
Santa Maria de Belém do Grão Pará – cidade, natureza e desenvolvimento 
na próxima segunda-feira dia 01 de fevereiro de 2016
a partir das 19 horasno Casarão Fotoativa – Praça das Mercês, 17, Centro Histórico de Belém

Nenhum comentário: