sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FOTOATIVA - Inscrições abertas para 'A Carne da Imagem' com Ricardo Mello

Inscrições abertas para 'A Carne da Imagem' com Ricardo Mello
A Associação Fotoativa e o PPGARTES/UFPA abrem inscrições para oficina A Carne da Imagem com Ricardo Mello (RS), professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, doutor em Poéticas Visuais pela UFRGS. Inscreva-se já! Destinada a entusiastas da fotografia analógica, a oficina acontece em duas turmas, com doze vagas cada, sendo a primeira entre novembro e dezembro de 2015 e a segunda entre fevereiro e março de 2016.
A oficina tem como objetivo realizar discussões e instaurar produções práticas que visem um aprofundamento sintático, semântico e conceitual da produção de imagens no campo da fotografia analógica. Em formato prático-reflexivo, serão realizados seis encontros de três horas, totalizando uma carga horária de dezoito horas/aula.
A Carne da Imagem traz como proposta o resgate histórico do percurso técnico da fotografia analógica ao longo do século XX. Pretende analisar o processo químico de formação da imagem na película fotográfica, proporcionando a experiência com diferentes processos de revelação química da película fotográfica.
Segundo Ricardo “ao produzir imagens fotográficas a partir destas experiências analógicas, pretendemos suscitar discussões e reflexões acerca da construção deste tipo de imagem, de sua superfície, de suas particularidades e especificidades visuais” e completa “além de debater sobre as implicações do uso deste meio específico como meio de produção de uma experiência visual”.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a oficina A Carne da Imagem estão abertas até o dia 25/10 e podem ser realizadas via formulário online (logo abaixo). O resultado da seleção será por mailing eletrônico e Rede Fotoativa no dia 28/10. A data limite para confirmar a inscrição é dia 30/10. O pagamento pode ser efetivado via depósito bancário ou na própria sede da instituição.
No momento, Ricardo Mello presta Estágio Pós-Doutoral no PPGARTES da UFPA, orientado pela Prof.ª Drª. Valzeli Sampaio. É Professor Adjunto do Centro de Artes da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e trabalha juntos aos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura, Design Gráfico e Design Digital. Doutor em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2002 obteve Menção Especial no 59º Salão Paranaense (MAC/PR). Em 2008 foi um dos artistas selecionados no Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009, tendo exposto através deste em São Paulo (Itaú Cultural), Brasília (Espaço ECCO) e Rio de Janeiro (Paço Imperial).
Inscrições abertas para 'A Carne da Imagem' com Ricardo Mello

SERVIÇO

Inscrições abertas para oficina A Carne da Imagem com Ricardo MelloTurma 1 de 05/11 a 10/12/2015 – quintas pela manhã, de 9h às 12h.
Turma 2 de 18/02  a 24/03/2016 – quintas pela noite, de 19h às 22h.
Valor: R$180  em até 3 vezes  no cartão ou R$160 à vista
Carga horária: 18 horas (6 encontros de 3 horas cada)
Local: Casarão Fotoativa – Praça Visconde do Rio Branco, 19 (Mercês – Bairro da Campina – Belém do Pará)
Realização: Associação Fotoativa e Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufpa – PPGARTES.



Associação Fotoativa


desenvolvido por
Núcleo de Comunicação e Difusão

 

Frutuoso Guimarães, 615 · Campina · Belém · Pará · Brasil


Nenhum comentário: