terça-feira, 22 de setembro de 2015

Fotoativa convida para Lab.Círio - Laboratório de Criação em Narrativas Visuais

Últimas vagas para o Lab.Círio - Laboratório de Criação em Narrativas Visuais.
Últimas vagas para Lab.Círio - Laboratório de Criação em Narrativas Visuais
A Associação Fotoativa realiza este ano a segunda edição do Lab.Círio – Laboratório de Criação em Narrativas Visuais, que toma como propósito estimular a produção de conteúdo autoral a partir do Círio de Nazaré. Com mediação de Cinthya Marques, o primeiro encontro será no dia 29 de setembro, e seguirá com atividades antes, durante e depois do Círio. As inscrições estão abertas (clique aqui) e as vagas são limitadas.
De acordo Cinthya, membro do Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa, o Lab. Círio surgiu com a proposta de “desenvolver um laboratório para que fotógrafos e interessados que gostam de trabalhar com a visualidade do círio possam se reunir, discutir, e também pensar sua produção de forma autoral no sentido de desenvolver um ensaio, uma narrativa sobre essa manifestação”. Assim, o laboratório oferece um espaço de troca de experiências entre artistas, pesquisadores e profissionais, voltado para a criação de um ensaio que poderá integrar fotografia, texto e/ou outras mídias.
Este ano, conta com a participação do professor, historiador e fotógrafo Michel Pinho e do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, que irão expor relatos sobre a sua experiência estética com o Círio de Nazaré. A proposta é de direcionar olhares mais cuidadosos e atentos sobre a maior manifestação cultural da cidade de Belém, e uma das maiores do mundo. Para o pesquisador Michel Pinho “a fotografia é uma linguagem e como tal ela pode ser estudada, debatida e aprimorada e o Lab. Círio tem essa característica de um pensamento sobre as diversas práticas durante o Círio”, comenta.
Os encontros anteriores ao Círio serão de compartilhamento das impressões sobre o tema, pensar dinâmicas introdutórias e elaborar projetos pessoais e/ou coletivos propostos pelos integrantes. Em seguida, haverá dois encontros para relatos de experiências e discussão sobre edição dos trabalhos desenvolvidos, incluindo atividades relacionadas a edição de material captado e processos para montagem de um ensaio visual. Confira o PDF explicativo.
Destinado ao público interessado em experimentar processos de criação em diálogo com outros artistas e pesquisadores, o laboratório prevê um total de 6 encontros, com início no dia 29 de setembro às 19h. As inscrições serão feitas através do formulário online, com pagamento direto na sede da Fotoativa – Rua Frutuoso Guimarães, 615, Bairro da Campina, ou via depósito bancário.
Cinthya Marques (1987, Macapá – AP). Fotógrafa e artista visual. Mestre em Artes pelo Instituto de Ciências da Arte/PPGARTES (2015). Atua como educadora na Associação Fotoativa em diversas atividades em parceria com o Núcleo de Formação e Experimentação (NFE) e do grupo de estudos Pedagogia da Luz, coordenando do projeto Pinhole Day Belém e o Lab.Círio: Laboratório de Criação em Narrativas Visuais (2014). Participa das exposições Mulheres Líquidas (2012) Xumucuís (2013) e da coletiva “Pequenas cartografias (e duas performances)” no Museu da UFPA parte integrante do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (2014). É premiada com o 1o lugar na 23º Mostra de Arte Primeiros Passos realizado pelo CCBEU – Belém com a obra “Desejo de Estrangeiro” (2014). Desenvolve projetos de pesquisa com ênfase em processos de atuação em artes, criação e crítica.
Fotoativa convida para Café Fotográfico com Keyla Sobral

SERVIÇO

Lab.Círio 2015 – Laboratório de Criação em Narrativas Visuais
Carga Horária: 18 horas/aula
Período: 29 de setembro, 01, 06, 08, 13 e 15 de outubro
Horário: 19h às 22h
Nº de vagas: até 15 participantes
Mediação: Cinthya Marques
Valor: R$260 (até 4x no cartão) e R$230 à vista
Release escrito por Flávia Cortez
Cartaz por Vilson Vicente
Foto de Allan Maués



Associação Fotoativa


desenvolvido por
Núcleo de Comunicação e Difusão

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Frutuoso Guimarães, 615 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: