sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Exposição "O Brasil de Poteiro" de Antonio Poteiro no CCBEU

O CCBEU em parceria com o Instituto Antônio Poteiro reservou o mês de outubro para coroar o aniversário deste querido artista, com a primeira exposição dele em Belém, na Galeria de Artes do MABEU, no dia 26 de outubro às 19h.


Poteiro imprimiu característica próprias e singulares nas esculturas e telas que produziu. Amava flores, animais, anjos, crianças… dizia que anjos assemelhavam-se à crianças, seres angelicais. Gostava de cantigas de roda e contava muitas histórias aos inúmeros grupos de crianças que o visitaram. Via nos pequenos, um raio de esperança para um mundo melhor.
ANTÔNIO POTEIRO nasceu em 10 de outubro de 1925, e nasceu  para colorir e encher de alegria nossa arte brasileira.

Estarão presente na abertura da exposição o curador Enock Sacramento e o neto do artista, Antonio Poteiro Neto

Antonio Batista de Souza 
(Aldeia de Santa Cristina da Pousa, Braga, Portugal 1925 - Goiânia GO 2010).

Escultor, pintor, ceramista. Imigra com a família para São Paulo em 1926. Mais tarde, reside em Araguari e Uberlândia, em Minas Gerais, onde inicia a atividade de ceramista, realizando peças utilitárias. Monta duas fábricas de cerâmica, que vão à falência, e passa um longo período entre os índios na Ilha do Bananal, em Goiás. Passa a residir em Goiânia. Em 1957, adota o apelido de Antonio Poteiro por sugestão da folclorista Regina Lacerda, que o orienta a assinar seus bonecos de barro. Gradualmente passa a apresentar, em suas obras, motivos regionais e temas bíblicos. Em 1972, já como conhecido ceramista, é estimulado a pintar por Siron Franco (1947) e Cleber Gouvêa (1942). Expõe seus trabalhos em mostras no Brasil e no exterior. Leciona cerâmica no Centro de Atividades do Sesc e nas cidades de Hannover e Düsseldorf, na Alemanha. Em 1985, recebe o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, na categoria escultura. Em 1997, é homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, Brasil.

Nenhum comentário: