terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Mundo de Dentro Pra Fora – pinturas de Michelle Cunha


Michelle Cunha – O mundo de dentro pra fora

Um universo muito pessoal, criado à partir de atravessamentos, visões, andanças e perambulações, alimentado por relações interpessoais, e diálogos com outros mundos que existem. Eis o que a artista visual Michelle Cunha vem compartilhar nesse momento, na mostra O Mundo de Dentro Pra Fora, que fica em cartaz de 7 a 29 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 19h, na Galeria Theodoro Braga - FCPTN.

“O título faz referência também aos espaços por onde meu trabalho percorre, desde o atelier, as ruas e também os espaços expositivos. Isso diz respeito a forma como transito por eles, de dentro pra fora, de fora pra dentro, talvez sem saber definir muito se existem de fato estas fronteiras, ou se tudo não é uma coisa só”, define a artista.

A inquietude criativa de Michelle percorre as linguagens da arte gráfica, intervenção urbana, xilogravura, e arte conceitual, e na rua tem encontrado respostas fluidas a suas buscas estéticas, estabelecendo uma iconografia que se tornou uma sua assinatura. É o que aconteceu com a séria de corujas que vem grafitando desde sua temporada em Brasília: “No momento em que comecei a pichá-las na cidade as pessoas começaram a manifestar muito carinho por elas, e identificá-las como uma espécie de símbolo da cidade. Agora elas acabaram se tornando uma assinatura, sempre deixo uma por onde vou, por aqui também, embora não tenham a cara de Belém. Acho que agora elas têm a minha cara”.

Sendo a rua e o espaço fechado da galeria bastante distintos, definidos por Michelle como “o mundo a ser conquistado” e “o cubo branco”, a artista propõe-se a um comportamento específico em cada ambiente, sem perder o foco de suas convicções artísticas:“Ainda que eu vá utilizar dentro da galeria técnicas que utilizo na rua, no caso o grafite, a linguagem se modifica em função desse espaço que é outro, e também a forma de apresentação e de acolhimento pelo público. Então, não posso chamar de arte de rua aquilo que coloco na galeria, mas é uma citação, uma referência ao que é feito na rua”.

Bastante concentrada nas ações e proposições de sua arte, Michelle se diz pouco afeita a restrições conceituais ou rótulos para o que faz, preferindo deixar a construção dos discursos estéticos a outrem: “(...) talvez minhas ações possam refletir algo que as pessoas podem chamar de alguma coisa, até de arte contemporânea, se assim acharem conveniente. O fato é que sou muito inquieta e fico sempre buscando novos meios de produzir, às vezes por uma necessidade de expandir as fronteiras, de experimentar novas situações, e de alguma forma conseguir maneiras diferentes de me aproximar das pessoas”.

Os afetos cumprem uma função crucial em seu trabalho, estabelecendo empatias e trocas bastante humanas, aprofundando a construção de narrativas visuais instigantes. Michelle se percebe com um olhar amoroso, até romântico, em relação ao mundo que a rodeia: “Costumo dizer que a cidade é de quem ama, então minhas ações na rua, por exemplo, falam desse meu envolvimento afetivo com os lugares e pessoas que cruzam meu caminhar”. Sobre a importância de expor individualmente pela primeira vez na galeria mais antiga de sua cidade natal, depois de percorrer o mundo – ou mundos – Michelle reafirma sua vocação cosmopolita, e sua inquietude nata: "Quando penso no que faço, penso como artista, independente do lugar onde eu vá atuar, apenas sinto que estes lugares (a rua e a galeria) são diferentes e que exigem de mim outro modo de me colocar. Não costumo me nomear artista de rua porque acho que isso restringe o que sou, enquanto artista posso decidir o lugar que quero estar e o modo de estar, eu realizo isso porque preciso, aqui, ali, algum lugar que me caiba. Por isso a importância de estar numa galeria pode ser a mesma de estar na rua, o que importa é minha capacidade de estar em movimento".
               
Serviço:
O Mundo de Dentro Pra Fora – pinturas de Michelle Cunha
Abertura: 07 de agosto de 2014 – 19h
Visitação: de 08 a 29 de agosto de 2014
De segunda a sexta, das 9h às 19h
Galeria Theodoro Braga – FCPTN
Av. Gentil Bittencourt, 650 (subsolo)
galeriatheodorobraga@gmail.com
contatos da artista:
avisaesonho@gmail.com
michelle-cunha.blogspot.com
(91) 8272 1350


--
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

Nenhum comentário: