segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Exposição de fotografia “On Joue sur la Terre” na Aliança Francesa

Exposição Fotografica
A exposição traz o trabalho de 45 artistas, dentre eles um paraense.


A capital paraense hospeda, de 7 a 27 de agosto, a exposição internacional de fotografia“On joue sur la Terre” (O mundo joga), no Salão Cultural da Sede da Aliança Francesa em Belém. O lançamento aconteceu em Paris, na Cité Internationale des Arts de Paris, e a mostra reúne os 45 melhores trabalhos de fotografia do concurso, selecionados nas unidades dos cinco continentes das Alianças Francesas. Em Belém, o coquetel de lançamento acontece dia 7 de agosto, na sede da AF Belém, às 19h.

Na etapa paraense, a seleção dos candidatos contou com um júri de profissionais da fotografia, como o fotógrafo francês Bruno Pellerin, o fotógrafo franco-brasileiro Patrick Pardini, Rafael Araújo (vencedor da edição 2012 deste concurso de fotografia), Miguel Chikaoka e Walda Marques, ambos condecorados pela Ordem do Mérito Cultural em 2012 e 2013, respectivamente.

O vencedor da etapa local foi Adan Bruno Costa da Silva, selecionado entre os 20 melhores na etapa mundial. O trabalhado dele também está presente na exposição internacional, e faz parte de um catálogo apresentado em todas as Alianças Francesas. Além disso, Adan foi premiado com uma bolsa integral na Aliança Francesa de Belém para o curso regular 2014.

O mexicano Omar Imenez, que ganhou o primeiro lugar mundial, apresentou seu trabalho em uma exposição em Paris, e ganhou uma semana de estadia com tudo pago. Além disso, os cinco primeiros colocados ganharam um ano de assinatura da revista francesa Photo, que aborda o lado artístico da fotografia.

A exposição consiste em fotografias ilustrativas do tema  “On joue sur la Terre”, ou seja, trata da representação de jogos nas suas esferas sociais e culturais. Como, por exemplo, jogos eletrônicos, de dinheiro, em áreas abertas ou competições esportivas, o que também reflete a evolução das práticas lúdicas no mundo.

Em Belém a exposição é patrocinada pela Empresa Imerys e conta com o apoio do laboratório MaxColor.

   
Serviço:
Exposição de fotografia - “On Joue sur la Terre”
Período: 7 a 27 de agosto
Local: Sede da Aliança Francesa de Belém – Rui Barbosa, 1851
Entrada franca

Nenhum comentário: