quinta-feira, 14 de agosto de 2014

IAP lança livro sobre a história da dança em Belém

IAP lança livro sobre a história da dança em Belém


“Classicistas e Transgressores – a história da dança em Belém”, da bailarina Giselle Moreira é a nova publicação do Instituto de Artes do Pará”. Lançamento terá apresentação de espetáculos da Ballare Companhia de Dança e Companhia Moderna de Dança.

Nesta quinta-feira, 14 de agosto, A professora de dança e bailarina Giselle Moreira lança o livro “Classicistas e Transgressores – A história da dança em Belém do Pará”, que retrata duas vertentes da dança na cidade, no período de 1950 a 1990. O lançamento será realizado às 19h no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará, com apresentação de grupos de dança. A entrada é franca.

Com pesquisas sobre a história da dança em Belém do Pará realizadas há 19 anos, o livro é resultado da tese de doutorado da bailarina e pesquisadora Giselle Moreira. O trabalho traz um recorte histórico no período de 1950 a 1990.

Giselle explica que a necessidade da publicação veio a partir de uma inquietação particular, em relação as origens do movimento da dança em Belém: “Fiquei muito inquieta em relação ás origens da dança na região e de quem disseminou ela aos demais”. Durante a pesquisa, a doutora afirma que descobriu vários movimentos dentro da dança na cidade, porém dedicou-se a falar somente sobre duas vertentes: classicistas e os transgressores.

Toda a teoria acadêmica da bailarina foi reproduzida em textos coloquiais na publicação. Seu passeio pelo modo como os bailarinos, tanto os clássicos quanto os “transgressores”, levaram seus conhecimentos para as salas de dança na cidade, é o que move as páginas da obra.

O livro inclui ainda entrevistas com profissionais de destaque na dança no Estado. Vera Torres, Clara Pinto, Eni Corrêa e Teka Sallé, são alguns destes nomes. De acordo com Giselle, em seus depoimentos, as bailarinas relatam aspectos sobre os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, além de um apanhado sobre os espetáculos nas épocas.

A expectativa de Giselle é que o livro possa alcançar, sobretudo, os apreciadores da dança, das artes e da cultura em geral. “É um livro que não trata somente da dança, mas também sobre a abordagem histórica da época. É um registro de memória da cidade.”, conclui.


Serviço:
Lançamento do Livro “Classicistas e Transgressores – A história da dança em Belém do Pará” de Giselle Moreira
Quinta-feira, 14 de agosto de 2014 – 19h, no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará.
Apresentação de trecho do Balé de Repertório (Pas de Deux) “Giselle”, com a Ballare Escola de Dança, e fragmento do espetáculo "Lírica Morada", com a Companhia Moderna de Dança.
O IAP fica na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Entrada franca.


Equipe Ascom - IAP
Telefones: 4006-2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Site: www.iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa

Nenhum comentário: