sexta-feira, 21 de março de 2014

Instituto de Artes do Pará celebra convênio para bolsas de dança


Instituto de Artes do Pará celebra convênio para bolsas de dança

A partir do dia 24, crianças e adolescentes de baixa renda poderão se inscrever para a seleção. São 200 bolsas para aulas de dança, mantidas pelo Instituto de Artes do Pará e Pro Paz, através da Secretaria de Estado de Promoção Social. As aulas serão no Centro de Dança Ana Unger Unidade Ananindeua. Podem se inscrever crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, devidamente matriculados na rede pública de ensino e com renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos.


A partir do dia 24 de março, 200 crianças e adolescentes de baixa renda serão beneficiados com o convênio celebrado entre o Instituto de Artes do Pará e o Centro de Dança Ana Unger, com o Projeto “Criança que Dança é Mais Feliz”. São bolsas integrais para aulas de dança clássica, jazz, teatro, circo, hip hop e dança para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). 

Durante uma semana professores do Centro de Dança Ana Unger farão a seleção dos candidatos. O horário é das 15h às 18h, no Ginásio de Esportes de Ananindeua, conhecido como “Abacatão”. As aulas iniciam em abril e a bolsa vigora durante todo o ano de 2014. “Vamos iniciar as audições no próximo dia 24 e assim que concluirmos as aulas já começam”, garante Ana Unger.

De acordo com o presidente do Instituto de Artes do Pará, Fábio Souza, a intensão em patrocinar o projeto surgiu quando um número crescente de talentos passou a ser descoberto nos dentro das ações desenvolvidas nos polos do Pro Paz nos Bairros, gerenciados pelo IAP. “Nós entendemos que esses talentos precisam ser desenvolvidos, por isso a decisão em patrocinar”.

O projeto

Era o final de 2013 quando a menina Maíra Eduarda Alcântara, então com 10 anos, subia pela primeira vez ao palco do Teatro da Paz. Numa estreia dupla, como integrante de uma apresentação de dança e também como solista, a nova bailarina se apresentava no espetáculo de final de ano da Companhia de Dança Ana Unger, na qual estava ingressando. Maíra foi uma das crianças selecionadas entre os 5 polos do Pro Paz nos Bairros que numa ação inédita, se apresentava dentro do corpo de dança da Companhia.

Durante dois meses, professores da Companhia trabalharam com alunos dos polos do Pro Paz nos Bairros especialmente para a apresentação. Três anos antes, Ana Unger já havia selecionado uma primeira bailarina para ingressar na Companhia: Vitória Silva, vinculada ao polo Pro Paz da UFPa e hoje com 11 anos de idade. Ambas, Maíra e Vitória são bolsistas integrais da Companhia, onde ficarão até concluir os estudos.

A experiência bem sucedida com os alunos do Pro Paz, e os talentos descobertos em Maíra e Vitória, foi o impulso para que um novo projeto pudesse ser  formatado. Assim nasceu o “Criança que Dança é Mais Feliz”, para beneficiar 200 crianças e adolescente, de 6 a 18 anos de idade, que receberão bolsas integrais fornecidas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Promoção Social, via IAP. Entre as modalidades de dança oferecidas, estão a dança clássico, dança de salão, hip hop e até mesmo teatro e circo.

Para participar, a criança ou adolescente precisa estar regularmente matriculado em uma escola da rede municipal ou estadual e comprovar a renda familiar de até 2 salários mínimos. As audições serão realizadas entre os dias 24 e 28 de março.

Serviço:
Projeto “Criança que Dança é Mais Feliz”
Audições de 24 a 28 de março de 2014
Local: Ginásio de Esportes João Paulo II (Abacatão)
Horário: 15h às 18h
Informações para inscrições: (91) 3275 8233
Realização: Instituto de Artes do Pará, Pro Paz, Secretaria de Estado de Promoção Social, Governo do Estado.
Apoio: Prefeitura Municipal de Ananindeua – Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude.
Parceria: Centro de Dança Ana Unger

Dani Franco - Jornalista DRT-Pa 1749
Assessora de Imprensa - Instituto de Artes do Pará
(91) 4006 2918 / 8883 7611
FB: Instituto de Artes do Pará
@iap_pa

Foto: Ascom IAP/Laíra Mineiro

Nenhum comentário: