quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dona Onete reencontra o público paraense

Dona Onete reencontra o público paraense
Diva do carimbó chamegado é atração
no dia 16, domingo, no Mormaço


Depois de se apresentar em várias cidades brasileiras e também no exterior, Dona Onete começa o ano de 2014 com um show especial dedicado aos fãs paraenses. Domingo, dia 16, às 19h, a cantora e compositora leva ao palco do Mormaço seu repertório recheado de carimbós chamegados que tem conquistado o público por onde ela passa.


Acompanhada por Pio Lobato (guitarra), Vovô (bateria), Argentino Neto (teclado e sopros), Breno (contrabaixo) e Gorayeb (percussão), Dona Onete vai interpretar sucessos como “Moreno Morenado” e “Jamburana”, canções que compõem seu disco de estreia, “Feitiço caboclo”, lançado no ano passado e que teve ótima recepção entre a crítica musical.

O show terá participação especial de Mestre Laurentino, “o roqueiro mais antigo do Brasil”, da cantora Natália Matos, uma das revelações da cena contemporânea paraense, e ainda do percussionista Douglas Dias. A abertura será com Juca Culatra e o encerramento, com o grupo de carimbó Sancari.  
2013 foi um ano especial para a cantora e compositora Ionete Gama. Em março, ela foi atração em Lisboa, dentro da programação do Ano do Brasil em Portugal. Em maio, foi a vez de encantar o público mineiro, no projeto Conexão BH, em Belo Horizonte. Em junho, ela fez uma participação especial no show de Aíla Magalhães, em Araraquara (SP). As duas, aliás, dividiram a cena no videoclipe de “Proposta indecente”, canção de Dona Onete gravada pela jovem artista.

No mês seguinte, Dona Onete participou do documentário “Visceral Brasil”, da TV Brasil, e voltou a Minas Gerais, para o Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina. Ainda em julho, a capital federal recebeu a diva do carimbó chamegado no show de lançamento do disco “Cheia de graça”, da cantora amapaense Emília Monteiro, que também gravou duas músicas da compositora.

O segundo semestre começou com o lançamento da biografia "Menina Onete - Travessias & Travessuras", do antropólogo Antônio Maria de Souza Santos e da pedagoga Josivana de Castro Rodrigues. A agenda de shows se estendeu e chegou ao Circo Voador (RJ), ao Festival Mimo (Ouro Preto/ MG) e ainda ao Festival Internacional Folklore Buenos Aires, na Argentina. E, finalmente, no último dia 15 de dezembro, foi a vez da capital paulista receber Dona Onete, para uma apresentação gratuita no Centro Cultural São Paulo.

Biografia
Natural de Cachoeira do Arari, Ionete Gama foi professora de História, secretária de Cultura e fundadora de grupos de dança e música regionais. Foi “descoberta” pelo Coletivo Rádio Cipó e fez sucesso entre o público mais jovem com suas letras cheias de sensualidade. Aos 72 anos, lançou o primeiro CD solo, “Feitiço caboclo”, totalmente autoral. Interpretou uma cantora de carimbó no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” e se apresentou em grandes eventos, como os festivais Rec-Beat (PE) e Terruá Pará.

SERVIÇO
Baile da Dona Onete, a diva do carimbó chamegado. Dia 16, domingo, às 19h, no Mormaço. Ingressos a R$ 10. Informações: 3229-1291. Produção: Amplicriativa. Patrocínio: Vivo, através da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Estado do Pará.


Nenhum comentário: