segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

“Orgânicos” de Luciana Magno

Foto: Afonso Gallindo
Nesta terça-feira, dia 7, às 10h, a artista visual Luciana Magno inicia a instalação do projeto “Orgânicos”, que será montado no jardim do Instituto de Artes do Pará. Resultado do edital de bolsas 2013, o projeto integra o Circuito das Artes do IAP e permanece em execução até o dia 31 de janeiro de 2014.
 “Orgânicos” é um exercício relacional entre vídeo, performance, biologia, agronomia e geologia. A pesquisa realizou ações nas regiões de Bragança, Ajuruteua, Fordlândia, Belterra, Santarém, Alter do Chão, Carajás, Serra Pelada, Marabá, Altamira e Xingu. Lugares escolhidos devido as interferências sofridas nas paisagens por conta do deslocamento do curso do rio, causadas pelas obras da Usina Hidroelétrica de Belo Monte. Em Belém, o projeto é desenvolvido nos arredores da cidade e nas Ilhas do Combu.
A instalação no IAP é o resultado desse processo de busca pelo entorno do rio. No dia 7, além da exibição do processo de pesquisa e do registro das performances, haverá ainda um bate bato com o público às 19h. “Desde o início da bolsa, venho plantando algumas mudas, junto com a equipe do IAP, tentando manter uma área mais natural, sem grandes interferências do paisagismo. Os vídeos vão ser exibidos no jardim, porque todo o processo veio da natureza, queria que a mostra comungasse disso também”, informa Luciana.
O registro das performances foi feito pelos artistas Luciana Lemos e Solon Ribeiro. O projeto contou ainda com o apoio dos pesquisadores Amintas Lopes e Luiza Antunes; assim como do Instituto Chico Mendes, do campus da Universidade Federal do Pará em Bragança, do Centro de Pesquisa em Mangue, coordenado pelo professor Marcos Emanuel, e do Departamento de Cartografia e Geologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Belém.
Aberto ao público.

Gerência de Artes Plásticas e AudiovisuaisInstituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont, 236 (Ao lado da Basílica de Nazaré)
66035-140 / Belém - Pará
(91) 4006-2904/2910/2911

Nenhum comentário: