sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ATRÁS DAS PORTAS (“Behind Doors”), do fotógrafo sueco Love Ekenberg aponta a eminência do acontecimento


ATRÁS DAS PORTAS (“Behind Doors”), do fotógrafo sueco Love Ekenberg aponta a eminência do acontecimento

São infinitas as possibilidades de acontecimentos antes do fato efetivamente se manifestar e algo ocorrer. O que não foi vivido perde- se para sempre. E isto acontece o tempo todo e nossa percepção é limitada. São posturas e contextos, escolhas e observações que constituímos a cada momento e, nessa conjuntura o evento torna-se de menor importância do que a percepção que podemos ter acerca dos acontecimentos.
É sobre essa partícula diminuta de temporalidade que a obra de Love Ekenberg debruça-se, enquanto a volatilidade presente em tudo que podemos experienciar, nos leva a perder, simplesmente, boa parte da existência por nós percebida. Isso faz parte da natureza humana; cometemos diversos erros, fazemos interpretações errôneas, simplificamos e perdemos vários momentos de vida.
Muito em nossas vidas é justamente perdido assim. Tornamo-nos irreceptíveis à impressões e idéias ignorando, assim, muitas coisas que poderiam enriquecer nossa existência passageira. Perdemos história e somos lançados à próxima dissimulação. A vida constitui-se de curtos fragmentos onde nós construímos nossas inter-relações.


A imagem fixa detém um importante poder ao enfatizar particularidades presentes em cenas, em acontecimentos, assim como em objetos, nas coisas do mundo. Pode-se tratar de adorno, retratamento, consolidação, idealização, deterioração, informação, formação, entretenimento. Pode-se tratar de muito mais... cristalizado no congelamento do tempo. A imagem supostamente captura o que, inevitavelmente, iremos perder e o que, muitas vezes, interpretamos erroneamente. A fotografia dá-nos uma nova oportunidade de reelaborar o tempo e de “recuperarmos” algo perdido, suas interpretações e possibilidades. E se formos afortunados, seremos capaz de intuir que existiu algo antes do momento capturado e antes das portas dessa história fecharem-se.
Em Behind Doors Love Ekenberg busca reter, justamente, momentos antes de um acontecimento e, muitas vezes, nos deixando o mistério. Suas imagens, captadas em vários países diferentes, sugerem uma prática documental – impressões do fotógrafo em sua passagem. Isto, entretanto, é completamente secundário ao fato das imagens conterem um elemento de perda que não nos é revelado e que apenas podemos presumir. O fotógrafo trabalha consistentemente com estruturas rígidas e claras criando campos de foco dentro das imagens desassociadas dos objetos simples e frequentemente banais que, de fato, deveríamos ver. Aqui o fotógrafo tenta resgatar o contexto subjacente, em oposto ao objeto em si. E nesse campo intervalar que
as questões de Ekenberg parecem se manifestar. Lá, onde algo aconteceu, o observador é levado a se perguntar sobre o que acabou de perder. São indícios, vestígios de um acontecimento.

Love Ekenberg vive maior parte de seu tempo em Estocolmo. Ele é matemático, pesquisador e fotógrafo com PhD em duas disciplinas, Professor Titular em quatro disciplinas e é responsável pela formação em fotografia digital e teoria de imagem na Universidade de Estocolmo. Love está constantemente envolvido em vários projetos que levam-lhe a viajar pelo mundo. Behind Doors é um pequeno conjunto dentro de um trabalho desenvolvido ao longo de 5 anos de fotografias tiradas pelo seu traslado por diversos países, onde tenta capturar suas impressões sobre aquilo que está presente para além do intervalo fotográfico. Seu trabalho está publicado em diversos livros, sites e periódicos.

SERVIÇO:
Exposição Atrás das Portas Artista Love Ekenberg Edição Orlando Maneschy

Abertura 15/01/2014
Período de 15 de JAN. a 25 de FEV. 2014. (de segunda a sexta, das 09 às 17h)

Local Galeria Fidanza — Museu de Arte Sacra
Praça Frei Caetano Brandão, S/N, Cidade Velha, Belém, PA cep: 66020-310 - Belém-Pará - Brasil Contatos e agendamentos de visita
(91) 4009-8845 
CONTATO DO ARTISTA:
Love Ekenberg love@sinemetu.se 

(91)91131012 (entre 5/1 e 17/1/2014)

Um comentário:

Adriele Silva da Silva disse...

Não tem o horário da abertura =/