segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Café Fotográfico com Pedro David e Lançamento do livro Rota Raiz.

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, o Instituto de Artes do Pará e o Fotoativa prepararam uma programação especial que encerra as atividades da Semana da Fotografia, com o lançamento do livro “Rota Raiz”, a exibição do vídeo “Imagens em Trânsito” e Café Fotográfico com Pedro David.
Você é nosso convidado!



Rota Raiz
Fotografias de Pedro David
Texto e edição de imagens de Rui Cezar dos Santos
Projeto gráfico de Fred Paulino e Pedro David
Produção gráfica de Isabel Santana Terron
Editora Tempo D’Imagem – 2013 (R$ 80)

128 páginas – capa dura
70 fotografias em cor


Lançamento + Café Fotográfico

Onde? IAP – Instituto de Artes do Pará
Quando? Dia 19 de agosto, Segunda-feira.

Lançamento do livro: 17h30min
Café Fotográfico: 19h

Pedro David participa do Dia Mundial da Fotografia em Belém
Tido como um dos mais talentosos fotografos do cenário atual,  o mineiro está em uma programação intensa, que inclui o lançamento do livro "Rota Raiz"

Nesta segunda, 19, data em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia, o Instituto de Artes do Pará e o Fotativa prepararam uma programação especial que encerra as atividades da Semana da Fotografia, com o lançamento do livro “Rota Raiz”, a exibição do vídeo “Imagens em Trânsito” e Café Fotográfico com Pedro David.
 
“Fotografia de busca” é o tema que o fotografo mineiro descortina no encontro com o público, no início da noite, no Teatrinho do IAP. Autor de imagens belas e instigantes que tem como cenários o amplo Vale do Jequitinhonha e a solidão de um apartamento alugado, ele é um dos representantes do estilo fotográfico denominado ‘Documental Imaginário’, ao lado de conterrâneos como João Castilho e Pedro Motta, com os quais despontou no mundo artístico através do trabalho “Paisagem Submersa”.


Desde então, Pedro David vem buscando um trabalho autoral que mostre a sua visão contemporânea da temporalidade, do sertão, usando um repertório recheado de imagens que realizava nos caminhos, nas paradas, nos hotéis, nas noites solitárias e estradas desertas. 
 
Fotografias que logo passaram a chamar veementemente para si a atenção de seu autor, e levaram-no a refletir sobre suas inquietações, sobre a vontade de conhecer melhor a região, sobre a necessidade de sair em viagens cada vez mais longas, e até mesmo sobre a escolha por enveredar pelos sais de prata, e pigmentos coloridos da fotografia, nos caminhos do interior de seu estado natal.

Na ocasião, o fotógrafo ainda fará o lançamento local do livro “Rota Raiz”, que passou a ser sua tentativa de materializar as imagens latentes, criadas durante a infância pelos casos de seus pais, que muito viajaram também pelos ermos do norte de Minas, e trouxeram, durante todas sua infância, relatos vívidos.
 
“Rota Raiz” contou com a edição rigorosa do professor e curador de fotografia Rui Cezar dos Santos, amigo pessoal, seu antigo parceiro e mestre, que escreve um texto direto, e ao mesmo tempo poético e contextualizador do trabalho na história da fotografia. Um guia conceitual para o visitante, iniciado ou não no mundo da fotografia expressiva.



 
Sobre Pedro David
Fotógrafo/artista visual, graduado em jornalismo pela PUC, MG, 2001, cursou pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG, 2002). Publicou os livros Paisagem Submersa (Cosac Naify 2008), O Jardim (Funceb 2012), e Rota Raiz (Tempo D’Imagem 2013); De suas participações em exposições coletivas, destacam-se as realizadas no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza-CE, 2012) Ex-Teresa arte Actual (México D.F., 2011), Geração 00 (Sesc Belenzinho – São Paulo, 2011); Noordelicht Photogallery (Groningen, Holanda, 2008), 5ª Bienal de Fotografia e Artes Visuais de Liége (Mammac – Liége, Bélgica, 2006). Realizou mostras individuais no Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador, 2012), na Fauna Galeria (São Paulo, 2012), Centro Municipal de Fotografia de Montevideo (Uruguay, 2008), Palácio das Artes (Belo Horizonte – 2008). Recebeu os prêmios: Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte – 2012; Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia; II Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea; Arte Pará (2012), Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2011), o Prêmio União Latina – Martín Chambi de Fotografia (2010) e o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia (2005). Vive com a esposa e o filho em Nova Lima (MG).  

SERVIÇO:
IAP e Fotoativa apresentam programação do Dia Mundial da Fotografia: Café Fotográfico com Pedro David às 19h, no Teatrinho do IAP (Praça Justo Chermont, 216 -  ao lado da Basílica de Nazaré). Antes, às 17h30, o fotógrafo faz sessão de autógrafos do livro "Rota Raiz". Saiba mais em: fotoativa.org.br.

Nenhum comentário: